O que é Arquitetura Paisagística?

A Arquitetura Paisagística é uma solução para harmonização do espaço, ela surge como agente transformadora da paisagem de espaços, tanto internos como externos, e promove uma composição entre elementos naturais e os que são introduzidos pelo homem.

Sabemos o impacto que áreas verdes proporcionam nas cidades, com resultados positivos que vão além dos benefícios naturais mas que também são sociais. Porém, é necessário se atentar pois o Paisagismo não consiste em um plantio desordenado de espécies de plantas ornamentais mas sim, na criação com sensibilidade e equilíbrio.

Arquitetura Paisagística
Arquitetura Paisagística

Para isso, é necessário conhecimentos em diversos fatores como: botânica, ecologia, clima, solo, para que o local seja ordenado de forma correta e que seja convidativo, agradável e seguro. Por meio deste artigo, vamos explorar a Arquitetura Paisagística e suas possibilidades.

Como este artigo está estruturado

O que é Paisagismo?

O Paisagismo, também conhecido como Arquitetura de Paisagem, consiste na recomposição dos espaços geográficos afim de se alcançar harmonia e bem-estar. Para isso, baseia-se em conceitos de Arquitetura, Botânica, Ecologia e Artes.

Paisagismo Residencial

É comum associarmos Paisagismo a Jardinagem. Porém, um projeto paisagístico não se limita a criação de jardins e praças, ele planeja e preserva espaços livres, sejam eles públicos ou privados, urbanos ou rurais, fazendo com que eles sejam funcionais. Já a jardinagem, refere-se ao trabalho com a vegetação propriamente dita, como será o cultivo das plantas e a manutenção do jardim.

Paisagismo x Jardinagem
Paisagismo x Jardinagem

Para nós Arquitetos que pretendemos trabalhar com paisagismo aliado a Arquitetura, há diversas possibilidades de atuações entre elas estão:

  • Paisagismo Residencial
  • Paisagismo em Edifícios Públicos
  • Paisagismo em Edifícios Privados
  • Paisagismo em Espaços Públicos

É importante ressaltar que um Projeto de Paisagismo deve ser minimamente invasivo à natureza e é de responsabilidade do profissional responsável pelo projeto realizar um estudo ambiental e social reafirmando o compromisso de manter a natureza ainda mais forte e presente.

Características da Arquitetura Paisagística

A Arquitetura Paisagística tem forte relação com a sustentabilidade, por meio do uso de materiais que colaboram a favor da preservação ambiental, que evitem o desperdício, poluição e minimizem a utilização dos recursos naturais.

Arquitetura aliada a Sustentabilidade
Arquitetura aliada a Sustentabilidade

Também, em fatores relacionados ao equilíbrio ecológico, promove melhoria na qualidade do ar, controle natural de temperatura, manutenção dos índices pluviométricos, diminuição dos ruídos urbanos, criação de paisagens visuais e locais de relaxamento.

Bancos de Jardim - Arquitetura Paisagística
Bancos de Jardim – Arquitetura Paisagística

Muitas vezes podem surgir preocupações em escolher a vegetação correta, sobre a manutenção que os jardins podem necessitar para que preservem a beleza esperada, o crescimento das plantas podem influenciar em grandes problemas, para isso é recomendado que já no projeto seja estipulada a vegetação ao passar do tempo para que não tornem futuros problemas.

Cuidados necessários - Arquitetura Paisagística
Cuidados necessários – Arquitetura Paisagística

Quem pode atuar na Arquitetura Paisagística?

Segundo o CAU/BR, pode exercer a profissão de paisagista pessoas que são formadas nos cursos Paisagismo, Arquitetura da Paisagem, Composição Paisagística ou que possua pós-graduação em Paisagismo ou Arquitetura da Paisagem cumulados com graduação em Arquitetura, Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia ou Artes Plásticas.

Quem pode atuar com Arquitetura Paisagística?
Quem pode atuar com Arquitetura Paisagística?

Outras formações como biólogos, geógrafos e agrônomos não podem realizar projetos de paisagismo mas são colaboradores fundamentais na realização dos mesmos.

Como implementar a Arquitetura Paisagística

Para implementar a Arquitetura Paisagística existem diversas técnicas que definem o que é o Paisagismo na prática.

Elas foram elaboradas para que nós, ao ato de projetar, tenhamos um olhar construtivo sobre a área ao qual ocorrerá nossa intervenção. E também, visam a preservação de espécies, a exploração inteligente dos recursos para que o resultado final não seja somente estético mas que seja de forma consciente. Confira a seguir algumas delas:

Mobiliários para Jardins

Os mobiliários para jardins surgem com a proposta de proporcionar locais de convívio, recreação, contemplação e descanso nos jardins e praças. A técnica requer a escolha adequada dos móveis pois os mesmos ficarão expostos às alterações climáticas do local.

Mobiliários para jardim - Arquitetura Paisagística
Mobiliários para jardim – Arquitetura Paisagística

Desta forma, cabe também ao paisagista estudar quais os materiais que serão aplicados. Entre alguns exemplos podemos encontrar bancos de ferro, madeira, materiais sintéticos, entre qualquer outro material que seja duradouro e resistentes.

Jardins Verticais

Os Jardins Verticais são soluções paisagísticas para espaços que possuem pequenas áreas livres. A técnica de implementar plantas na posição vertical está muito presente em residências, muros e até apartamentos, mas eles podem ser implementados em qualquer outro ambiente.

Jardim vertical em apartamento - Arquitetura Paisagística
Jardim vertical em apartamento – Arquitetura Paisagística

O resultado é elegante e cria uma conexão humano-natureza, porém, é preciso se atentar a qual espécie de planta será implementada, necessidade de rega, substratos, desenvolvimento das raízes, incidência de chuvas, iluminação, para que ele se mantenha vivo e funcional.

Uma grande referência em Jardins Verticais é Stefano Boeri, o arquiteto trabalha com projetos voltados a questões ambientais e escassez de habitações, com a proposta de transformar as cidades em zonas mais verdes.

Stefano Boeri -Nanjing Towers - Arquitetura Paisagística
Stefano Boeri -Nanjing Towers – Arquitetura Paisagística

Para ele, os edifícios poderiam ser uma das respostas para a crise do planeta, como uma ferramenta para o reflorestamento urbano.

Caminhos

A circulação pode ser o elemento que integra o espaço à natureza, por meio de trilhas, recantos, caminhos, é possível criar oportunidades de reconexão ambiental e criar espaços mais verdes.

Caminhos - Arquitetura Paisagística
Caminhos – Arquitetura Paisagística

A técnica define os melhores percursos para se percorrer um jardim e aproveitar sem que hajam danos a vegetação. Normalmente são aplicadas lajotas, cascalhos e podem dar acessos a infraestruturas locais.

Uma referência de caminhos em meio a natureza é a revitalização do bosque em torno da Casa de Vidro da Arquiteta Lina Bo Bardi, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Caminhos - Casa de Vidro - Arquitetura Paisagística
Caminhos – Casa de Vidro – Arquitetura Paisagística

Criar Texturas

Criar texturas é brincar com as possibilidades e é uma técnica recorrente na Arquitetura Paisagística.

Criar texturas - Arquitetura Paisagística
Criar texturas – Arquitetura Paisagística

Harmonizar materiais como fibras sintéticas, tecidos, folhagens, madeiras, estruturas de forma que integre a natureza ao ambiente e o torne agradável. Além das tonalidades do verde, somado aos coloridos de flores e frutas, pode se usar em conjunto com os materiais em harmonia e solidariedade.

Gazebos e Fontes

Gazebo é uma estrutura aberta em todas as faces, normalmente composta por quatro colunas em madeira que sustentarão um pergolado. Nele podem ser apoiadas plantas, como trepadeiras, gerando um ambiente confortável e agradável para convivência.

Gazebo - Arquitetura Paisagística
Gazebo – Arquitetura Paisagística

Outra técnica é o uso de fontes, muito utilizada em espaços com uma maior incidência hídrica, o que evita a formação de charcos e acúmulos de água, pois assim, ela é controlada e direcionada. Mas não só por isso, as fontes também podem ser criadas exclusivamente com a finalidade ornamental.

Fontes - Arquitetura Paisagística
Fontes – Arquitetura Paisagística

O Projeto de Paisagismo

O Projeto de Paisagismo consiste em conhecimentos sobre topologia, arte, paisagem, cultura, biomas, patrimônio, aliado a fatores geográficos, hidrográficos, bióticos e humanos.

Ao paisagista cabe integrar os desenhos aliados ao acompanhamento projetual, onde os elementos construtivos vão além da vegetação, contemplando a iluminação, revestimentos de piso, espelhos d’água, pergolados, acessos, entre outros. Também deve ser considerada a paisagem urbana, vegetação presente, área construída, circulação de pessoas e os espaços livres presentes.

Projeto de Paisagismo
Projeto de Paisagismo

Ainda, é preciso criar a relação da Paisagem com a Arquitetura, dando funcionalidade, como por exemplo: um jardim em um edifício comercial também é um espaço para convivência e relaxamento.

Jardim Suspenso - Arquitetura Paisagística
Jardim Suspenso – Arquitetura Paisagística

Outro ponto de extrema importância é a escolha da vegetação, uma dica é priorizar as espécies nativas da região, pois assim facilita a manutenção do jardim. Além disso, deve-se considerar seu porte, altura, sombra e composição de espécies.

Escolha da vegetação
Escolha da vegetação

Em um projeto, a orientação do norte é de extrema importância, no projeto de paisagismo é imprescindível, pois nos indica a variação da iluminação solar, o que formará áreas de luz e sombra, além da direção dos ventos que predominam na área.

Luz e sombra
Luz e sombra

Uma tendência muito utilizada em Projetos Paisagísticos é o Lighting Design que trata da elaboração de projetos de iluminação aliando a estética com a funcionalidade da luz. Através deste método, atribui-se valor e conforto aos espaços, utilizando recursos de luz e sombra.

Um projeto de paisagismo é a representação gráfica que consta de forma detalhada todas as informações necessárias para a realização do projeto e assim, como a elaboração de qualquer projeto, o Projeto Paisagístico também contém etapas que devem ser seguidas, descreveremos cada uma delas a seguir:

Estudo Preliminar

Estudo Preliminar - Projeto Paisagístico
Estudo Preliminar – Arquitetura Paisagística

O estudo preliminar é o momento de entender as necessidades do cliente, pautar o que o cliente pode esperar do projeto e como o mesmo pode contribuir. Também por meio de referências.

Assim, já é possível levantar dados relativos a área, qual será a presença em volumes naturais (árvores, vegetações, rios) e edificados (casas, edifícios, muros). Desta forma, pode-se estipular as sombras, criando ambientes com mais ou menos sombras.

É o momento de analisar também a necessidade de incluir equipamentos complementares, como iluminação, irrigação e qualquer outra estrutura que se faça necessária.

Entre os levantamentos básicos necessários relativos ao local podemos elencar:

  • Documentação fotográfica;
  • Localização;
  • Clima;
  • Solo;
  • Topografia;
  • Vegetação existente;
  • Proposta a ser alcançada;
  • Necessidade dos meus usuários;
  • Áreas e dimensões;
  • Características construtivas;
  • Entorno;
  • Acesso a água;
  • Orçamento disponível.

Anteprojeto

Anteprojeto - Arquitetura Paisagística
Anteprojeto – Arquitetura Paisagística

No Anteprojeto, todos os dados que foram levantados são utilizados para a elaboração de plantas e detalhes de aspectos estéticos e funcionais. Este é o momento de deixar a criatividade aflorar e propor as melhores soluções encontradas.

Explore as cores, formas, volumes, composições e também dê sugestões de mobiliários e elementos adicionais como fontes, pergolados, redários, cascatas, plantas artificiais, entre outros.

O Anteprojeto pode ser realizado em softwares próprios para paisagismo ou nos convencionais de projeção como o Revit, Sketchup e Autocad e pode ser realizado da seguinte forma:

  • Dimensionamento das áreas de uso;
  • Acessos e circulação;
  • Composição da proteção aos ventos e sol da tarde;
  • Organização dos espaços que compõe o projeto;
  • Locação dos pontos de irrigação, iluminação, água potável;
  • Adequar as escalas e apresentar por meio de diagramas, plantas e cortes esquemáticos;
  • Apresentação, discussão e alterações com o cliente.

Projeto Executivo

Projeto Executivo - Arquitetura Paisagística
Projeto Executivo – Arquitetura Paisagística

Nesta etapa, projetos complementares são adicionados, como por exemplo iluminação e irrigação. Aqui também são compatibilizadas informações sobre manutenção, orçamento, tempo de execução, espécies, materiais, adubação, tamanho da cova e tudo o que for necessário de acordo com a especificidade do projeto.

A depender da complexidade da obra, pode neste momento ser necessária a inclusão de outros profissionais além do paisagístico, incluindo projetos como:

  • Arquitetônico;
  • Urbano;
  • Botânico;
  • Civil;
  • Hidráulico;
  • Elétrico;
  • E qualquer outro que se faça necessário para implantação e manejo da área.

Assim, chega o momento de colocar em prática.

Memorial Descritivo

Um Memorial Descritivo reúne todos os aspectos importantes de uma obra, desde a fundação ao acabamento, na Arquitetura Paisagística o mesmo deve relatar os elementos de relevância para a implantação e manutenção que não estão presentes nos desenhos (planta baixa), mas que são de extrema necessidade.

Arquitetos Paisagistas no Brasil

Alex Hanazaki

Alex Hanazaki, arquiteto paisagista e artista plástico, é um dos maiores nomes do paisagismo contemporâneo nacional. Seus projetos são ricos em diversidade, contemplando soluções atemporais, com ideias modernistas, brutalistas, baseadas no tropicalismo brasileiro.

Hotel Carmel Taíba - Alex Hanazaki
Hotel Carmel Taíba – Alex Hanazaki

O arquiteto busca explorar experiências sensoriais por meio de formas, texturas e cores, trazendo a ideia de sons, movimentos e representação de elementos naturais (terra, fogo, metal, madeira e água).

Como referência, trouxemos o Hotel Carmel Taíba, localizado no Ceará, o hotel conta com 12.000,00 m² em áreas externas, o que fez com que os espaços vazios fossem contemplados com áreas de jardim, percursos e equipamentos de lazer.

Hotel Carmel Taíba - Alex Hanazaki
Formas e Texturas – Hotel Carmel Taíba – Alex Hanazaki

O arquiteto buscou criar relações do concreto com o natural, vemos isso na piscina que se abre para o mar a mesma perspectiva que é possível ver o pôr do sol. Também pelos percursos que interagem com planos verticais de totens e muros, o trabalho com as cores, com as sombras das palmeiras e pergolados.

Luz e Sombra -  Hotel Carmel Taíba - Alex Hanazaki
Luz e Sombra – Hotel Carmel Taíba – Alex Hanazaki

Neste projeto contém mais de setenta espécies vegetais, tropicais em sua totalidade, que proporcionam a beleza botânica.

Planta Baixa -  Hotel Carmel Taíba - Alex Hanazaki
Planta Baixa – Hotel Carmel Taíba – Alex Hanazaki

Gilberto Elkis

Gilberto Elkis, o renomado paisagista da atualidade, no mercado a mais de 35 anos, estudou a flora típica de várias partes do mundo. Seus projetos contemplam sustentabilidade e valorização espacial com escalas e tipologias diversificadas.

Residência Quinta da Baronesa - Gilberto Elkis
Residência Quinta da Baronesa – Gilberto Elkis

Em escala residencial temos uma referência do paisagismo contemporâneo empregado pelo arquiteto, contemplando a vista para a paisagem e a criação de um mirante. O projeto também conta com ventilação e iluminação natural, além do uso de materiais de baixo impacto ambiental.

Vistas - Residência Quinta da Baronesa - Gilberto Elkis
Vistas – Residência Quinta da Baronesa – Gilberto Elkis

Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx é um dos maiores nomes do paisagismo brasileiro, consagrado mundialmente, é considerado um dos percursores do modernismo da arquitetura brasileira. O arquiteto valoriza as plantas nativas e tem influência no estilo humanista.

Autodidata, realizou pesquisas sobre a flora brasileira e rejeitava projetos de floras exóticas, que são as espécies importadas, entre seus projetos de paisagismo encontram-se a Praça das Fontes, o Itamaraty e o jardim externo do Palácio da Justiça.

Projetos Burle Marx
Projetos Burle Marx

O arquiteto realizou até o fim da vida mais de 2.000 projetos, seguindo a experimentação. A seguir, podemos observar o terraço-jardim projetado para o Edifício Gustavo Capanema, conceito arquitetônico cuja cobertura do edifício é utilizada como um espaço de convivência e lazer.

Terraço Jardim -  Edifício Gustavo Capanema - Burle Marx
Terraço Jardim – Edifício Gustavo Capanema – Burle Marx

O projeto é definido por formas sinuosas e vegetação nativa e também, foi considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro, contemplando uma configuração inédita no país.

Terraço Jardim -  Edifício Gustavo Capanema - Burle Marx
Terraço Jardim – Edifício Gustavo Capanema – Burle Marx

Rosa Grena Kliass

Rosa Kliass é a paisagista que representa as mulheres entre os paisagistas brasileiros mais renomados. Fundadora da ABAP (Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas), entre seus trabalhos estão o plano urbanístico de Curitiba e em São Paulo, a reforma do Vale do Anhangabaú e o paisagismo do Parque da Juventude, antigo Carandiru.

Parque da Juventude - Rosa Grena Kliass
Parque da Juventude – Rosa Grena Kliass

Podemos ver no Parque da Juventude, o paisagismo presente em toda a área, criando percursos que geram integração com os equipamentos de apoio e o Parque Central.

Conclusão

Sabemos que a Arquitetura Paisagística está a cada dia ganhando mais visibilidade pois tem reflexos diretos na qualidade de vida do usuário e por isso, investir no Paisagismo e trabalhar com esse conceito é uma ferramenta determinante para se destacar no mercado da Arquitetura.

Também, restabelecer parte do equilíbrio rompido da natureza é uma forte forma de conscientizar as pessoas da importância do planejamento e projeto paisagístico. Afinal, ele é o responsável por proporcionar a qualidade de vida que só a natureza pode oferecer.

Se você tem interesse em aprender e elaborar projetos sob os campos do conforto ambiental e sustentabilidade, não deixe de conferir nosso curso Construção de Arquitetura Eficiente e Sustentável e também temos um curso específico para Projetos de Paisagismo, onde você aprenderá a criar projetos de paisagismo de forma profissional, desde a sua concepção ao projeto executivo!