O que é a Ventilação Cruzada?

A Ventilação Cruzada acontece quando as aberturas de uma construção se localizam em paredes opostas ou adjacentes, ocasionando a circulação de ar dentro do respectivo espaço. Esta é uma técnica muito utilizada em arquitetura e totalmente funcional.

Imagem de uma residência projetada utilizando o sistema de Ventilação Cruzada
Imagem externa de uma residência que utiliza Ventilação Cruzada

A Ventilação Cruzada é um dos tipos de sistema de Ventilação Natural mais aconselhável para construções que se localizam em áreas de clima mais elevado.

As aberturas localizadas e dimensionadas de forma correta, permitem o ambiente realizar a troca de ar do espaço tornando-o mais fresco, ventilado, renovável, saudável e economicamente mais barato, proporcionando uma menor utilização de sistemas de ventilação artificial, como ventiladores e ar-condicionado.

Como esse artigo está estruturado

Qual a importância da Ventilação Cruzada?

Com o passar dos anos, a sustentabilidade adquiriu uma importância cada vez maior. Governos e pessoas em geral têm debatido formas de tornar a civilização mais sustentável, buscando um futuro melhor.

Com isso, há a procura de formas para utilizar da melhor maneira os recursos naturais que a natureza proporciona. A arquitetura também preocupa-se com a sustentabilidade e utiliza técnicas para tornar seus projetos mais ecologicamente viáveis, é o caso da Ventilação Natural.

A Ventilação Natural, que busca utilizar os ventos como meio de ventilação dentro das construções, de forma renovável e sem custos, ocasiona a junção do conforto com a sustentabilidade, já que diminui a utilização de recursos de ventilação como ar-condicionado e ventiladores.

A Ventilação Natural Cruzada é um tipo de sistema de Ventilação Natural que pode ser utilizado nos projetos arquitetônicos, e é de grande importância para tornar o ambiente um espaço mais sustentável e confortável, por este motivo merece atenção especial. 

Ventilação Cruzada Horizontal e Vertical

Há a realização da Ventilação Cruzada tanto de forma vertical, como horizontal. Suas aberturas não precisam estar na mesma altura, possuir o mesmo tamanho e estar necessariamente uma de frente para a outra.

O que acontece é que como o ar frio é mais denso que o ar quente, o ar quente sobe e é eliminado pelas aberturas mais altas, gerando o conforto térmico do local, este fenômeno também é conhecido como efeito chaminé.

Geralmente há muita utilização do efeito chaminé em edifícios verticais. Estes edifícios muitas vezes possuem aberturas no meio do projeto fazendo com que o ar circule até sua cobertura. Dessa maneira, o vento se retira por lanternins, aberturas zenitais ou exaustores eólicos.

Imagem da Ventilação Cruzada Horizontal e Vertical
Imagem da Ventilação Cruzada Horizontal e Vertical

Ao realizar um Projeto Arquitetônico, existem diversas estratégias Bioclimáticas que podem ajudar no conforto do ambiente, a Ventilação Cruzada é uma delas, seja vertical ou horizontal, sua utilização em um projeto é importante para o conforto térmico.

Para conhecer mais estratégias Bioclimáticas que sejam indicadas especificamente para sua cidade, você pode acessar o site da Projeteee, e obter maiores informações sobre o local onde reside, assim você saberá qual a melhor forma de ventilação para ser utilizada no seu projeto.

Como utilizar a Ventilação Cruzada no Projeto Arquitetônico?

Apesar do clima distinto em diferentes regiões do Brasil, e também do mundo, ocasionar a mudança dos ventos, como por exemplo deixá-lo mais forte ou mais fraco, geralmente a Ventilação Cruzada tem sua eficácia. Para isso, o estudo do local da construção, juntamente com o estudo da organização do espaço é muito valioso.

É importante analisar alguns tópicos que são relevantes para a eficácia da Ventilação Cruzada dentro do Projeto Arquitetônico, são eles:

  • Estudo da Localização da Construção
  • Posição das Aberturas
  • Dimensionamento das Aberturas

            O estudo desses tópicos na utilização do sistema de Ventilação Cruzada dentro de uma construção, causa a consolidação mais incisiva do objetivo do projeto, trazendo assim um espaço pensado para o conforto do cliente.  

Estudo da Localização da Construção

A diferença climática existente nas distintas localizações, interfere na circulação dos ventos nelas presentes. Dessa forma, o estudo do local onde será construído o projeto é de grande importância para saber a força e direção dos ventos.

Imagem respresentativa do estudo de volumetria, incidência solar e ventilação da construção, realizada a partir de um esquema.
Imagem respresentativa do estudo de volumetria, incidência solar e ventilação da construção
Imagem respresentativa do estudo de volumetria e ventilação
Imagem respresentativa do estudo de volumetria e ventilação

Juntamente com a direção da ventilação da área, é necessário saber o norte do projeto e sua incidência solar. Com estas informações, ficará mais fácil organizar a volumetria do projeto arquitetônico junto com sua organização interna e externa, e as aberturas nele necessárias.

Posição das Aberturas

Sabendo a direção e força dos ventos, assim como o norte e consequentemente a direção solar, o projetista consegue organizar de forma correta onde se localizarão as aberturas do projeto e suas dimensões adequadas.

Imagem ilustrativa do estudo de interferência da ventilação e incidência solar no espaço interno do projeto arquitetônico
Imagem ilustrativa do estudo de interferência da ventilação e incidência solar em um corte do espaço interno do projeto arquitetônico

A partir da criação da volumetria, desenvolvem-se os espaços internos e externos de acordo com as necessidades e desejos do cliente, com isso, as aberturas do projeto devem posicionar-se de forma estratégica e da melhor maneira possível.

O intuito é suprir a demanda do projeto, levando em consideração a direção da ventilação da área, juntamente com a incidência solar. Desta forma, é possivel compreender qual a melhor alternativa em relação às aberturas, para cada espaço criado, levando em consideração o conforto térmico e a sustentabilidade do projeto.

Dimensionamento das Aberturas

O dimensionamento das aberturas é de extrema importância para a ventilação da construção, já que são suas dimensões que determinam o volume do fluxo de ar, ou melhor, o número de trocas de ar que passarão através do ambiente.

Imagem exibindo as diferentes aberturas da construção
Imagem exibindo as diferentes aberturas da construção

A velocidade do ar que adentra a construção pode ser maximizada e ajustada ao analizar-se a direção dos ventos, projetando as entradas e saídas de ar de forma a aproveitar esses fluxos.

O aumento da velocidade do ar acontece quando as áreas de aberturas de saída do ar, as quais possuem uma pressão negativa, é maior que as áreas que proporcionam as aberturas de entrada do ar, estas com pressão positiva.

Tipos de Aberturas

As aberturas possuem diversos formatos e materiais para a escolha, de acordo com cada necessidade e projeto. 

As portas, as quais são um tipo de abertura colocada nas construções, possuem diferentes classificações. Podendo ser porta de abrir, de correr, basculante, pivotante, sanfonada, veneziana, entre outros modelos, os quais influenciam de forma diferente na circulação de ar do ambiente.

Um exemplo da influência das portas na ventilação do ambiente, é a porta veneziana, esta possui aberturas horizontais que causam a entrada de ar no interior do espaço, geralmente utiliza-se em sacadas, ou onde há pouca ventilação.

Porta Veneziana, imagem para mostrar as entradas de ar na porta presente.
Porta Veneziana

Além das portas, outro tipo de abertura das construções, são as janelas. Estas também podem possuir diferentes dimensões e materiais, como madeira, aço, alumínio, PVC, plástico ou vidro, igual acontece com as portas.

As janelas também possuem diferentes nomeações, entre elas há a de abrir, a basculante, de correr, maxim-mar, veneziana e fixa. Cada modelo de janela interfere bastante na ventilação do ambiente.

As janelas de correr, por exemplo, causam entrada de ar direta no interior da construção, ela deve possuir no mínimo duas folhas as quais permitem a regulagem da ventilação.

Janela de Correr localizada em uma residência para iluminação e ventilação da mesma.
Janela de Correr

A janela basculante, muito utililizada em banheiros, cozinhas e áreas de serviço também permite a entrada regulada da ventilação no ambiente. Esta pode diminuir sua intensidade e direção.

Imagem de uma cozinha com janelas basculante.
Imagem de uma cozinha com janelas basculante

A janela fixa, ao contrário das outras, não possui entrada ou saída de ar, esta é utilizada apenas para iluminação do ambiente, e contato visual entre o interno com o externo.

Imagem de um ambiente com janela fixa
Imagem de um ambiente com janela fixa

Dessa forma, é preciso escolher com cautela não só as janelas e portas, mas tudo o que influencia no projeto arquitetônico e sua funcionalidade.

Elementos Arquitetônicos Utilizados para Ventilação

Além das janelas e das portas, há também a utilização de brises e cobogós nas construções, os quais fazem parte dos elementos arquitetônicos que permitem a ventilação e iluminação do ambiente.

  • Cobogós

Os cobogós, muito utilizados para a Ventilação Cruzada de ambientes internos, são elementos construtivos vazados, existentes em diferentes formatos, materiais e cores.

É comum sua utilização no espaço interno das contruções, pois é um elemento que soma o design com a sua utilidade, que é a passagem do ar e da iluminação pelo ambiente, dividir espaços e ser um elemento estético. Além dos espaços internos, há a utilização dos cobogós também em fachadas.

Imagem de um cobogó dividindo dois ambientes da residência
Imagem de um cobogó dividindo dois ambientes da residência
  • Brises

Os Brises são elementos arquitetônicos que protegem o interior de uma construção da incidência solar, porém além desse ponto possitivo, os brises também permitem a entrada de ar, causando a ventilação do ambiente. Este elemento arquitetônico é muito útil para o sistema de Ventilação Cruzada.

Apesar de no Brasil seu nome ser “Brise”, o termo original é “brise-soleil”, o qual vem do francês e significa “quebra-sol”. O formato mais famoso deste elemento são as lâminas, nomeadas como “aletas”, as quais são utilizadas em janelas e fachadas.

Além de influenciar no conforto térmico do projeto, os brises têm um papel importante na estética da construção, eles podem ser verticais ou horizontais, possuir diversas cores e materiais.

Imagem dos brises influenciando na estética do edifício
Imagem dos brises influenciando na estética do edifício

Vantagens da Ventilação Cruzada

As vantagens de espaços contemplados pelas técnicas de ventilação cruzada são muitas, não só em relação ao conforto físico e econômico, mas também ao psicológico das pessoas, inclusive de animais, que ali frequentam.

A ventilação cruzada torna o espaço mais arejado, fresco e iluminado, trazendo conforto visual e físico, principalmente quando a arquitetura é combinada com o design de interiores e o paisagismo.

Dentre as vantagens citadas existentes, há outros pontos positivos ao utilizar a Ventilação Cruzada nas construções, são elas:       

  • Sustentabilidade
  • Diminuição de consumo e consequentemente de gastos de energia elétrica, já que a ventilação cruzada diminui ou até mesmo pode dispensar o uso de ventiladores, ar-condicionado, dentre outros meios de ventilação que necessitam de energia elétrica.
  • Conforto térmico, já que a temperatura do local torna-se agradável para quem ali frequenta.
  • Praticidade, pois ao contrário de alguns sistemas de ventilação, a ventilação cruzada é natural, e não precisa de manutenção.
  • Ar puro, pois o ar está em constante renovação, tornando-o higienizado. 
Imagem de uma construção que possui Ventilação Cruzada
Imagem de uma construção que possui Ventilação Cruzada

O arquiteto deve explicar as vantagens da Ventilação Cruzada ao discutir um projeto com os clientes, priorizando espaços amplos e aberturas em seus projetos.

Conclusão

Dessa forma, a Ventilação Cruzada é um dos sistemas arquitetônicos mais utilizados para o conforto térmico e para a sustentabilidade.

Portanto, é preciso um profissional capacitado para desenvolver o sistema de Ventilação Cruzada. Ele deve entender do assunto e realizar todos os estudos necessários para a boa funcionalidade do projeto, unindo as necessidades e desejos do cliente, ao conforto e melhor distribuição dos espaços e das aberturas nele presentes.           

Os profissionais estão procurando orientar-se cada vez mais sobre o conforto ambiental e a sustentabilidade, por este motivo, caso haja dúvidas sobre o assunto apresentado, a Projetou possui diversos cursos que podem auxiliar na capacitação de profissionais e estudantes de arquitetura, design de interiores e engenharia civil.