O que é a inclinação do telhado?

A Inclinação do telhado é um valor medido em porcentagem que indica a posição exigida para que as telhas possam ser instaladas de acordo com o plano do telhado.

Casa que utiliza inclinação de telhado
Exemplo de edificação com telhados em diferentes inclinações

Dessa forma, torna-se possível instalar as telhas corretamente de acordo com o tipo de telhado escolhido para a construção.

Assim, ao realizar o cálculo da inclinação do telhado de maneira correta evita-se problemas posteriores para a edificação.

Por esse motivo, é importante que os Arquitetos e Engenheiros saibam como deve ser realizado o cálculo da inclinação do telhado de acordo com cada tipo de telha a ser utilizada em seus projetos.

Para isso, é preciso entender como funciona na prática a estrutura de um telhado e como calcular sua inclinação corretamente, a fim de compreender como ele pode ser executado nos projetos e posteriormente nas edificações.

Como este Artigo está estruturado

Como é formada a cobertura de um telhado?

Antes de saber como se deve calcular a inclinação do telhado, é importante entender como é formada a cobertura de um telhado.

esquema de elementos que compõe a cobertura, muito importante para entender a inclinação do telhado
Esquema que demonstra os elementos que compõe a cobertura

A cobertura do telhado é geralmente formada por:

  • Fiada: é a fileira de telhadas dispostas na direção da largura, estando instaladas verticalmente às terças;
  • Água: é a inclinação de um telhado, ela determina por quais direções a água irá escorrer;
  • Cumeeira: é o ponto onde as águas se unem, geralmente está na parte mais alta do telhado;
  • Beiral: é o limite do telhado, sendo uma projeção que avança as paredes da edificação. É o local onde as calhas são instaladas, sua função básica é evitar que a água caia nas paredes externas ou entre pelas portas e janelas;
  • Espigão: Possui função semelhante a cumeeira, porém servindo para dividir as águas e não as unir como ocorre com a cumeeira. É encontrado nas diagonais separando uma água da outra.;
  • Rincão (água-furtada): Serve como um delimitador das águas, tendo formato côncavo, assim como o espigão possui função de dividir as águas;
  • Rufo: é responsável por evitar a infiltração da água, sendo instalado no encontro entre as paredes e o telhado.

Estrutura do telhado

A função da estrutura do telhado é sustentar toda a cobertura, para isso é composto por:

  • Tesoura: é responsável por definir a inclinação das águas, atribuindo o formato triangular na parte frontal do telhado. É constituída de 4 partes: Linha, pendural, diagonal e chapuz.
  • Ripas: são pequenas peças localizadas na longitudinal do telhado. Funcionam como apoio para as telhas e lançam o peso das telhas pelos caibros.
  • Caibros: se encontram entre as terças e as ripas perpendicularmente a elas. Funcionam como suporte para as ripas e são presos às terças.
  • Terças: sustentam a estrutura superior do telhado constituída pela cobertura, ripas e caibros, também lançam o peso dos elementos para as tesouras, que são o suporte estrutural do telhado.
esquema que mostra a  estrutura do telhado, é importante conhecer pois influencia na inclinação do telhado
Esquema que demonstra os elementos que compõe a estrutura do telhado

Qual a importância de calcular corretamente a inclinação do telhado?

Agora que já sabemos como funciona a cobertura do telhado e como é composta a sua estrutura, é importante entender por que é preciso calcular corretamente sua inclinação.

A principal função do telhado é realizar o correto escoamento da água da chuva. Um telhado cuja inclinação foi incorretamente dimensionada, tende a causar diversos problemas que irão prejudicar a edificação e consequentemente seus usuários.

Dentre os principais problemas podemos citar: infiltrações, goteiras e eventuais vazamentos que resultam em problemas de umidade para edificação, que prejudica o conforto térmico acarretando aos moradores problemas de saúde.

edificação sofrendo vazamento
Exemplo de vazamento proveniente em um telhado cuja inclinação provavelmente foi mal dimensionada

Além disso, o cálculo incorreto da inclinação tende a trazer prejuízos para a estrutura do telhado que pode ser destruído pela ação dos ventos.

telhado destruído por ventania provavelmente pelo calculo incorreto da inclinação do telhado
Telhado destruído pela ação dos ventos

Por estes motivos, torna-se importante realizar o cálculo da inclinação do telhado de maneira adequada.

Tipos de telhas e suas inclinações

Conhecer os principais tipos de telhas é essencial para realizar o cálculo da inclinação do telhado de maneira eficaz, pois a inclinação mínima da cobertura é determinada exatamente pelo tipo de telha que será utilizada.

Essa informação é fornecida pelos fabricantes de telhas e varia de acordo com os diferentes tipos a ser empregado em determinada construção.

A seguir alguns dos principais tipos de telha mais utilizados:

Telha Cerâmica

Esse tipo de telha é o tipo mais utilizado no Brasil. Elas são constituídas de material cerâmico, sendo bastante resistentes e propiciam maior isolamento térmico.

conjunto de telhas cerâmicas em um telhado
telhas cerâmicas

O emprego das telhas cerâmicas deve seguir a NBR 15310/2009 que trata dos requisitos mínimos para as telhas cerâmicas. A inclinação da maioria desse tipo de telha, com exceção do tipo francesa é de 30%.

Telha de fibrocimento

São telhas de grandes dimensões, utilizadas em casas cujo telhado é embutido e galpões. Tem como vantagens o fato de serem leves e duradouras, necessitando de poucas telhas para cobrir grandes áreas.

Graças a isso, apresentam melhor custo-benefício, possuindo variados formatos e tamanhos.

conjunto de telhas de fibrocimento em um telhado
telhas de fibrocimento

As normas que regem o uso de telhas de fibrocimento são a NBR 7581 (telha ondulada de fibrocimento) e NBR 15210 (telha ondulada de fibrocimento livre de amianto). A inclinação das telhas de fibrocimento é de 10% a 30% a depender do fabricante.

Telha de concreto

A telha de concreto é maior e possui mais resistência, peso e impermeabilidade em comparação com telhas cerâmicas, além de proporcionar melhor conforto térmico. Possui diversos modelos e cores.

conjunto de telhas de concreto
Telhas de concreto

A NBR 13858-2 (telhas de concreto) é responsável pela fabricação desse tipo de telha. A inclinação para telhas de cimento varia de 30 a 40%.

Telhas de PVC

São feitas de policloreto de vinil, o mesmo material utilizado em tubos e conexões hidráulicas. O formato desse modelo de telha é semelhante ao das telhas cerâmicas, porém também é comum encontrar modelos ondulados e trapezoidais.

conjunto de telhas de PVC em um telhado
telhas de PVC

Possuem como atributos a leveza e fácil instalação, mas não são indicadas para regiões muitos quentes nem muito frias. Sua inclinação deve ser entre 10 e 20%

Telha metálica

As telhas metálicas são constituídas por aço e sofrem o processo de galvanização a fim de garantir proteção e conservação. São bastante econômicas pelo baixo custo de produção e por cobrir grandes vãos de uma vez.

 telhas metálicas em diferentes formatos
Telhas metálicas

A produção desse tipo de telha é regida pelas normas: NBR 14513 (telhas de aço com seção ondulada) e NBR 14514 (telhas de aço trapezoidais). A inclinação mínima da telha metálica é de 5%.

Telha térmica ou sanduiche

A telha térmica ou sanduiche é um tipo de telha metálica criada a partir da combinação das duas telhas convencionais de aço (ondulada e trapezoidal)

conjunto de telhas termicas
telhas térmicas ou sanduiche

São conhecidas por possuir um excelente isolamento térmico e acústico, possuindo diversas cores e formatos. São fabricadas de acordo com a NBR 16373 (Telhas e painéis termo acústicos) A inclinação mínima desse tipo de telha é 5%.

Telha Shingle

Esse tipo de telha é utilizado em um sistema com placas OSB ou cimentícias, sendo compostas por uma manta asfáltica com reforço da fibra de vidro, o que lhe atribui maior impermeabilidade.

telhas shingle no telhado de uma casa
Conjunto de telhas shingle em um telhado

As telhas single são direcionadas para edificações que prezam por durabilidade e estética. A inclinação mínima para este tipo é de 18%.

Telha ecológicas

São fabricadas com fibras vegetais ou materiais reciclados, possuindo leveza e de fácil instalação. Possuem diversos modelos e geralmente seu formato é ondulado. A inclinação mínima desse tipo de telha é de 18%. 

telhas ecológicas em diferentes cores
telhas ecológicas

Telha de fibra de vidro

Esse tipo de telha é fabricado utilizando uma espécie de poliéster reforçado, são translucidas com considerável opacidade, por isso permitem a passagem de iluminação natural. Possuem diferentes tipos de modelos. Sua inclinação é de geralmente 30%.

exemplo de telha de fibra de vidro
telha de fibra de vidro

Como calcular a inclinação de qualquer telhado?

Agora que já conhecemos os principais tipos de telhas e suas respectivas inclinações, podemos finalmente entender como realizar corretamente o cálculo da inclinação de uma determinada cobertura.

Primeiro, é importante entender que o cálculo da inclinação do telhado está relacionado com a determinação de como será o projeto da cobertura, consequentemente a altura da cumeeira e a área da cobertura.

Como visto anteriormente nos tipos de telhas, para medir a inclinação da cobertura é preciso usar a medida em porcentagem (%).

É necessário lembrar que é preciso converter metros em centímetros para realizar o cálculo logo, 1 metro será igual a 100 centímetros.

Telhado com inclinação de 10%

Vamos tomar como exemplo um telhado com inclinação de 10%

10% é o mesmo que 10 dividido por 100. Ao converter para unidade em centímetro (cm) temos:

10% = 10cm/100cm, ou seja, a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado subirá 10cm na vertical.

Diagrama que representa a inclinação do telhado de 10%
Diagrama que representa o telhado com inclinação de 10%

Telhado com inclinação de 30%

O mesmo raciocínio vale para um telhado cuja inclinação é de 30%

30% é o mesmo que 30 dividido por 100. Ao converter para unidade em centímetro (cm) temos:

30% = 30cm/100cm, ou seja, a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado subirá 30cm na vertical.

Diagrama que representa a inclinação do telhado de 30%
Diagrama que representa o telhado com inclinação de 30%

Exemplo 1: altura da cumeeira de um telhado de 2 águas com largura L= 1000cm e inclinação de 30%

Agora vamos calcular a altura da cumeeira em uma situação em que o telhado possua 2 águas com 10 metros de largura e inclinação de 30%, de acordo com especificação do fabricante.

Se o telhado tem 10 metros de largura e duas águas, a cumeeira estará no ponto mais alto no meio a 5 metros de largura

Sendo a inclinação do telhado de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1 metro de largura, logo, a cada 5 metros de largura temos: 30cm x 5m = 150 cm ou 1,50 m

Logo, a cumeeira está a uma altura de 150cm ou 1,50m.

Diagrama que representa o calculo da cumeeira de um telhado de 10 metros e inclinação de 30%
Diagrama que representa o calculo da cumeeira de um telhado de 10 metros e inclinação de 30%

Exemplo 2: Cálculo da inclinação em um telhado já existente

Em casos como reformas, em que é necessário realizar as trocas das telhas, para encontrar a inclinação da telha é preciso dividir a altura do telhado pelo comprimento.

Diagrama que representa um telhado de 8 metros de largura e 1 metro de altura
Diagrama que representa um telhado de 8 metros de largura e 1 metro de altura

Vamos tomar por exemplo uma situação em que temos um telhado com altura de 100cm e largura de 8,0m:

Logo, 100cm / 8m = 12,5

Neste caso, a inclinação do telhado será de 12,5%. Sendo indicado então, o uso de qualquer telha cuja inclinação mínima seja de 10%.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância da e como realizar o cálculo da inclinação do telhado.

Ao mesmo tempo também pudemos aprender mais sobre os vários tipos de telhas existentes e suas respectivas inclinações e aplicabilidades de acordo com as necessidades de cada edificação.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito do cálculo da inclinação de telhados, abordando alguns exemplos práticos e orientações que podem ser empregadas em projetos de coberturas.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar as principais normas utilizadas com esta finalidade, sendo fundamental observar as principais necessidades deste tipo de projeto.

Se você quer aprender mais sobre cálculo de inclinação de telhado ou outros assuntos ligados a projetos arquitetônicos, entender como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.