O que é Bioarquitetura?

A Bioarquitetura consiste em um conjunto de técnicas que buscam atribuir às construções beleza, conforto e funcionalidade se integrando de forma harmônica com o meio ambiente.

Casa usando Bioarquitetura
Exemplo de construção que utiliza a Bioarquitetura

De acordo com a ONU, aproximadamente 85% da população global deverá estar habitando as grandes cidades até o final da década de 2020. Este fato representa impactos ambientais que serão causados nos grandes centros urbanos futuramente.

Além disso, é importante salientar que a indústria da construção civil é um dos setores responsáveis por causar grandes danos ao meio ambiente, através da geração de resíduos e poluição ambiental decorrentes de suas atividades.

Em razão disso, é necessário entender todos estes impactos e planejar o futuro das construções repensando os métodos tradicionais de construção, buscando alternativas sustentáveis, que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam as principais características da Bioarquitetura, entendendo suas vantagens, reconhecendo os materiais empregados, os métodos construtivos empregados, bem como ocorre o seu desenvolvimento no Brasil.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a Importância da Bioarquitetura?

Como antes mencionado, a Bioarquitetura consiste em um grupo de características utilizadas para construção de edificações, cujo objetivo é promover seu autossustento e que gerem o menor impacto ambiental possível.

Para isso, é necessário utilizar diretrizes baseadas na preservação ambiental, através da adoção de algumas medidas tais como: aproveitamento de recursos locais, desperdício mínimo, adaptação da arquitetura as condições climáticas locais e gerenciamento dos resíduos.

Todas essas características têm a finalidade de atuar na diminuição dos impactos que a construção civil acarreta ao meio ambiente e ao mesmo tempo garantir a preservação de recursos naturais as futuras gerações.

Além disso, deve ser levado em consideração a alta demanda populacional que crescerá nos anos seguintes, trazendo impactos às grandes cidades e consequentemente em suas habitações futuras.

cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo é um exemplo de grande centro urbano

O surgimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável, em meados da década de 1970, acendeu a discussão a respeito dos inúmeros prejuízos causados ao meio ambiente decorrentes das atividades humanas, incluindo o âmbito da construção civil.

Uma das finalidades desse conceito é garantir o equilíbrio entre as atividades da construção civil e a manutenção do meio ambiente.

esquema desenvolvimento sustentavel
O Desenvolvimento Sustentável visa garantir o equilíbrio entre o meio ambiente e as atividades humanas

Diante disso, é necessário entender e buscar novas alternativas construtivas que reduzam os danos causados pela indústria da construção civil, e que simultaneamente proporcionem a criação de construções de qualidade.

Bioarquitetura e Sustentabilidade

A Bioarquitetura está relacionada com os conceitos da sustentabilidade. Apesar disso, é importante entender que a Bioarquitetura não é a mesma coisa que sustentabilidade.

A Sustentabilidade é entendida como a busca pela harmonia entre o suprimento das necessidades básicas do ser humano e a preservação dos recursos naturais, promovendo a manutenção desses recursos para as gerações futuras.

Os conceitos da sustentabilidade são amplos e englobam diversos fatores dentro dos campos: ambiental, social e econômico.

Bioarquitetura em uma edificação
A Bioarquitetura faz parte de um dos conceitos da Sustentabilidade

Logo, a Bioarquitetura apenas faz parte de alguns desses conceitos, sendo que ela por si própria não é capaz de garantir a sustentabilidade, mas atua auxiliando a chegar neste objetivo.

Características da Bioarquitetura

A Bioarquitetura tem como função principal a realização de construções que buscam aproveitar os materiais do próprio local, reduzir ao mínimo o uso de recursos naturais, gerenciar corretamente os resíduos e adequar as construções de acordo com as condições climáticas onde estão inseridas.

Por esse motivo ela está diretamente relacionada com a Arquitetura Vernacular, que valoriza as condições locais onde a edificação está inserida e com a Bioconstrução que emprega técnicas construtivas de baixo impacto ambiental.

Os principios da arquitetura vernacular pode ser utilizada na Bioarquitetura
A Palafita é um exemplo de Arquitetura Vernacular na região norte brasileira

A diferença entre elas é que a Arquitetura Vernacular deve ser obrigatoriamente edificada utilizando materiais e técnicas pertencentes ao povo e as regiões onde ela se insere, enquanto a Bioconstrução utiliza soluções construtivas que não precisam necessariamente pertencer a um determinado povo ou região.

A Bioconstrução possui técnicas que podem ser usadas na Bioarquitetura
Exemplo de edificação sendo construída utilizando uma das técnicas da Bioconstrução

Desse modo, a Bioarquitetura funciona a partir da junção desses dois conceitos, pois ela busca adequar a arquitetura ao ambiente na qual ela se insere, ao mesmo tempo que utiliza técnicas de baixo impacto em sua construção, podendo ser edificada em qualquer local.

A seguir, as principais características adotadas na Bioarquitetura:

Materiais e Técnicas Construtivas

A Bioarquitetura busca utilizar materiais naturais e preferencialmente presentes nos próprios locais da construção a depender do tipo de projeto.

Os materiais mais habituais são: terra, pedra, areia, argila, tijolos de adobe, madeiras de reflorestamento e que possuem certificação, bambu, palhas, materiais provenientes da reciclagem, matérias primas dentre outros.

Além da valorização dos materiais, também são valorizadas as técnicas construtivas empregadas provenientes da Bioconstrução, que geralmente podem ser técnicas de adobe, superadobe, COB, pau a pique, taipa de pilão, coodwood etc.

Casa construida com materiais e técnicas da Bioarquitetura
Exemplo de ambiente interno construído utilizando materiais locais e uma das técnicas da Bioconstrução

Conforto Térmico

O conforto térmico é um elemento primordial a ser usado na Bioarquitetura, o fato de os projetos serem pensados para ser autossuficientes exigem a adoção de sistemas de ventilação e iluminação naturais.

A ventilação natural busca renovar continuamente o ar que circula no interior da edificação o que atribui ao ambiente interno salubridade e conforto.

ventilação natural é uma das características da Bioarquitetura
Esquema ilustrativo de como funciona a Ventilação Natural

Esse sistema ainda desempenha um papel que contribui para a minimização de energia, pois dispensa o uso de mecanismos como o ar-condicionado e ventiladores.

A ventilação cruzada ocorre através da adoção de amplas aberturas, que podem ser compostas por vãos, janelas, portas, e outros, por onde o ar passa e se dispõe contra paredes, permitindo a circulação regular do ar.

ventilação cruzada é uma das características da Bioarquitetura
Esquema Ilustrativo sobre ventilação cruzada

Para se obter sucesso com o uso da ventilação cruzada é importante a realização do estudo da direção, velocidade e frequência dos ventos da região.

A iluminação natural é outro sistema importante para o conforto térmico e para a racionalização energética da edificação. A utilização da luz natural depende do estudo a respeito da localização do terreno, observando a posição do sol em relação a edificação e a partir disso o aproveitamento da iluminação nos ambientes.

A iluminação natural é uma das características da Bioarquitetura
Exemplo de ambiente utilizando a iluminação natural

A adoção dos telhados verdes também é outra estratégia eficaz na contribuição do conforto térmico das edificações, ele é responsável pela diminuição das ilhas de calor e mantem a edificação refrescada por mais tempo.

telhado verde é uma das características da Bioarquitetura
Exemplo de edificação com telhado verde

Além de todas essas medidas é importante lembrar que os próprios materiais aliados as técnicas construtivas tendem a melhorar o conforto térmico das edificações podendo aquecê-las ou resfriá-las dependendo da região e do tipo de material usado.

Gerenciamento de resíduos

Os Projetos da Bioarquitetura buscam evitar o desperdício de resíduos, visando quando possível aplicá-los na própria edificação ou para uso dos habitantes.

Por isso é comum a adoção de sistemas que reutilizam as chamadas águas cinzas, que são águas residuais usadas anteriormente nos chuveiros, nas pias, nos tanques ou máquinas de lavar roupa.

o reaproveitamento de residuos é uma das características da Bioarquitetura
Exemplo de esquema ilustrativo de reaproveitamento de aguas cinzas

Essas águas podem ser tratadas novamente e utilizadas para finalidades não potáveis, como: lavar pisos, carros entre outros.

Gestão de Recursos Naturais

Assim como no gerenciamento de resíduos, projetos que utilizam a Bioarquitetura buscam aproveitar os recursos naturais existentes, evitando o desperdício, geralmente esses recursos são a captação da água da chuva e da energia solar.

Por isso, são adotadas nessas edificações sistemas que coletam a água da chuva, devendo estas serem usada para fins não potáveis.

Essa coleta acontece na cobertura para evitar contaminações, sendo captada pelas calhas e posteriormente filtrada. O uso da água das chuvas é regido pela NBR 15527 (Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis).

a captação de agua da chuva é uma das características da Bioarquitetura
Esquema ilustrativo de captação da agua da chuva

A energia solar abundante em um país tropical como o Brasil, pode ser captada por meio fotovoltaico ou térmico, através da instalação no telhado de painéis solares ou placas fotovoltaicas que recebem a luz do sol e a converte gerando energia elétrica que será utilizada pela edificação.

A captação de energia solar é uma das características da Bioarquitetura
Exemplo de placas solares instaladas no telhado para a captação de luz solar

Resumidamente, são características da Bioarquitetura:

  • Aplicação da Arquitetura Vernacular e da Bioconstrução;
  • Valorização da permacultura;
  • Redução de desperdícios na construção;
  • Valorização do uso de recursos e mão de obra locais;
  • Análise de vida dos recursos, optando pelo uso de materiais recicláveis, renováveis e reutilizáveis;
  • Priorização de materiais certificados;
  • Redução de materiais tóxicos e que demandam muita energia na produção;
  • Priorização do conforto térmico, através da adoção de sistemas de ventilação e iluminação naturais;
  • Uso de captação e aproveitamento de água;
  • Controle e gestão de resíduos;
  • Incentivo a reciclagem e reuso;
  • Entre outras.

Vantagens da Bioarquitetura

Após conhecer as principais características que compõe a Bioarquitetura, torna-se possível entender que a sua adoção tende a proporcionar uma série de vantagens, dentre elas podemos citar:

Custo-benefício

A recente difusão dos conceitos que abrangem a Arquitetura Sustentável cria uma ideia de que esta tipologia arquitetônica possua custos exorbitantes e que ela somente é utilizada em edificações de alto padrão.

Bioarquitetura e economia
A Bioarquitetura tende a tornar as edificações mais baratas, através da economia de recursos e energia

Contudo, o fato é que o uso da Bioarquitetura tende a baratear a construção, principalmente no longo prazo, através do uso de táticas que reduzam os custos gerados com energia, recursos e materiais.

Menor geração de resíduos

Estima-se que a indústria da construção civil é responsável pelo consumo de mais de 70% dos recursos naturais, gerando cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos.

Inegavelmente, o uso racional e a economia dos recursos naturais são uma das maiores vantagens para a construção de edificações voltadas para atender as necessidades humanas a longo prazo.

menor impacto na geração de resíduos
A menor geração de resíduos é um atributo importante para edificações

A Bioarquitetura prioriza essa característica através da utilização de técnicas e materiais voltados a essa finalidade.

Eficiência energética e hídrica

A Bioarquitetura possui preocupação com a eficiente energética e hídrica, além do desperdício de materiais.

diagrama de eficiência energética
A gestão eficiente de energia e água é algo valorizado na Bioarquitetura

Por isso, todas as fases de uma obra desse tipo possuem um planejamento que visa atuar na diminuição do desperdício energético e hídrico e na captação de fontes que a garantam naturalmente.

Demanda

Muito tem se discutido a respeito da manutenção futura das cidades e consequentemente de suas construções.

Devido aos impactos observados nos últimos anos, torna-se necessário que os profissionais da construção civil saibam lidar e busquem capacitação para atuar no ramo da Arquitetura Sustentável.

Exemplo de edifício que usa Bioarquitetura em Milão

Visando alcançar este objetivo, a admissão da Bioarquitetura às edificações atuais e futuras se torna cada vez mais necessária.

Investimento

A alta procura por edificações sustentáveis movimenta mercado imobiliário, que supervaloriza edificações com essas características.

mercado imobiliário e construção sustentável
O mercado imobiliário valoriza cada vez mais as edificações que usam os métodos da Bioarquitetura

Logo, construir edificações que utilizem a Bioarquitetura seja para uso próprio, para venda ou aluguel tem se tornado uma excelente forma de investimento.

Bioarquitetura no Brasil

A Bioarquitetura está se inserindo aos poucos no mercado da construção civil brasileira.

A urgente demanda por projetos que priorizem o equilíbrio entre o meio ambiente e as novas necessidades de habitar, justificam o crescimento pela procura de projetos que tenham a Bioarquitetura como pilar principal.

Outro fator determinante nesta busca é a demanda de edifícios que valorizem a saúde dos usuários, ao mesmo tempo que entregam a sensação de bem-estar ambiental.

Edifício jacarandá em SP
Edifício Jacarandá em São Paulo é um exemplo brasileiro de edificação sustentável certificado pelo Leed

O Brasil atualmente está na terceira posição entre os países que possuem mais edificações certificadas pelo Leed, um sistema estadunidense de certificação.

Este sistema avalia em uma construção aspectos como: uso eficiente de água, energia, materiais e recursos, qualidade interna dos ambientes etc.

Atualmente, existem no âmbito nacional, programas que incentivam construções que utilizem a Bioarquitetura e outras práticas sustentáveis.

Dentre eles é valido citar o Selo Casa Azul, um instrumento que classifica edificações habitacionais, influenciando a competitividade positiva entre as edificações que usam métodos construtivos sustentáveis.

selos do Casa Azul da Caixa
Selos do Casa Azul Caixa

Além disso, a NBR 15575 (Desempenho de Edificações Habitacionais) é a norma que rege e especifica as etapas e condições que devem ser seguidas buscando a otimização do desempenho das edificações.

Qualquer projeto pode utilizar a Bioarquitetura, desde habitações populares até edificações de alto padrão, devendo ser observado as principais necessidades e as práticas que podem ser adotadas de acordo com o tipo de projeto.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância da Bioarquitetura para a construção de edificações sustentáveis, suas características principais, bem como o seu impacto na preservação do meio ambiente e a contribuição para a melhoria da qualidade das edificações.

Projetos que utilizam a Bioarquitetura, além de auxiliar a reduzir os impactos ambientais causadas pela construção civil, tendem a longo prazo solucionar questões relacionadas as edificações que serão feitas para atender a futura demanda populacional global.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento sobre as características da Bioarquitetura, bem como as suas principais vantagens.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades deste tipo de projeto.

Se você quer aprender mais sobre a Bioarquitetura ou outros assuntos relativos à arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.