O que são as cenas do Sketchup?

Criar cena no Sketchup tem sido uma dificuldade para você? Para quem ainda não conhece,SketchUp é um software desenvolvido pelo Google para a realização de modelagem 3D. Muito utilizado por arquitetos, design de interiores e paisagistas, permitindo a criação de projetos com mais facilidade.

Ao realizar um projeto 3D no SketchUp, nota-se que a modelagem possui diferentes ângulos e vistas. Dessa forma, as cenas fazem parte do conjunto de ferramentas, que proporcionam ao arquiteto a possibilidade de representar estas vistas ao apresentar o projeto ao cliente.

Ao realizar as cenas, acontece o “congelamento” de diferentes ângulos da maquete eletrônica, tornando possível salvar vistas do modelo. Estas vistas referem-se à imagens, que representarão o projeto.

Estas imagens, depois de executadas, tornam-se parte da apresentação do trabalho realizado pelo profissional, deixando-o mais completo e didático, ajudando o cliente na compreensão do que está sendo proposto.

Cena realizada no SketchUp
Cena realizada no SketchUp

Como esse artigo está estruturado

Qual a Importância das Cenas para o projeto?

As cenas do SketchUp tem extrema importância ao facilitar a apresentação do projeto ao cliente, proporcionando a execução de diferentes vistas do projeto. O que é essencial pelo fato de muitos projetos já terem sido negados por contratantes por não compreender o que o profissional propunha, devido a sua má apresentação gráfica.

Com as cenas, o cliente consegue entender melhor o que é proposto, em todos os ângulos, desde a área interna até a área externa da construção, e o paisagismo existente. Assim, fica mais fácil evitar decepções que podem ocorrer se houver falta de entendimento por parte do contratante em relação aos materiais e estética do ambiente.

Além de tornar o projeto mais compreensível ao cliente, ele também possui sua importância ao executar a obra. A partir das cenas no projeto executivo, os profissionais presentes na obra conseguem tirar dúvidas do projeto e evitar problemas em sua execução. Assim as cenas complementarão o projeto executivo, deixando-o mais didático.

Cena realizada no SketchUp
Cena realizada no SketchUp

Como realizar uma cena de qualidade?

A qualidade das cenas são importantes para a execução de um trabalho bem feito. Com a utilização adequada das cenas há a possibilidade do cliente compreender de forma mais fácil o projeto e gostar de sua estética. Dessa forma, antes de criá-las, existem algumas dicas práticas que podem ser utilizadas para ajudar em sua execução.

Entre as dicas, é necessário compreender a importância da altura do observador ao realizar a cena. Precisa-se encontrar uma altura ideal, de acordo com cada projeto, onde o observador não esteja nem tão alto, nem tão baixo. Caso a altura esteja muito inadequada, pode interferir na qualidade da imagem.

Cena do SketchUp
Cena realizada no SketchUp

A porcentagem de zoom na cena, também pode influenciar no seu resultado final. Ao realizar o zoom aconselha-se ficar atento para que sua porcentagem não seja maior que 65%, pois o zoom, se realizado com valor mais alto, pode distorcer a imagem.

Além disso, antes de Salvar a Cena no SketchUp, o profissional precisa finalizar e observar o modelo 3D, para reparar se não há algo faltando ou sobrando no projeto. Torna-se necessário levar em consideração que os elementos escolhidos para a cena impactarão no tempo de renderização da imagem, como acontece no Vray.

De qualquer forma, caso seja necessária alguma modificação na cena, o profissional possui a alternativa de apagar e criar novas cenas sempre que precisar, o que ajuda a realização do seu trabalho.

Como Criar Cena no SketchUp?

Muitos profissionais se perguntam como criar cena no SketchUp. Com isso, pode-se dizer que apesar de muitas pessoas acreditarem ser complexo e demorado, para realizar a execução de uma cena do modelo 3D, é mais simples do que se parece.

A partir do momento que o profissional compreende como realizar este método, com o passar do tempo desenvolve-se mais prática e a possibilidade de que seja feito de forma mais rápida.

A seguir será explicado o passo-a-passo para que o profissional consiga realizar este método em sua modelagem.

Para criar uma cena no SketchUp, clique no ícone “Adicionar cena”. Após clicar neste ícone, a cena aparecerá em uma caixa de diálogo nomeada “Cenas”, com o nome padrão de “Cena 1“.

Cena 1 criada na caixa de diálogo Cenas
Cena 1 criada na caixa de diálogo Cenas

Ao clicar na Cena 1, aparecem algumas opções que o SketchUp possibilita realizar em relação a cena, como a possibilidade de Renomear e Excluir a Cena clicada.

Além de Renomear a Cena, na mesma janela pode-se adicionar uma descrição e selecionar as propriedades que o profissional deseja salvar com a cena:

Janela com propriedades da Cena 1
Janela com propriedades da Cena 1

Com isso, além desta maneira de criá-la, também há a possibilidade de posicionar a câmera, da forma que o profissional preferir para realizar a cena desejada.

Para utilizar a câmera, passe o mouse sobre o Ícone “Câmera“, selecionando a opção “Posicionar Câmera“, com isso clique em sua modelagem e será possível arrastar e ajustar a visualização da cena de acordo com o que deseja-se representar.

Local para selecionar a Câmera
Local para selecionar a Câmera

Ao finalizar o ajuste da câmera na Cena, o profissional deve clicar no ícone de seta (⇒) e selecionar para adicionar cena com combinação de foto.

Dessa forma, ao lado aparecerá a Cena 1, a qual foi criada sem o uso da câmera, como primeiro exemplo proposto no texto e a Cena 2, executada com a ajuda da câmera do SketchUp.

Como Exportar Cena do SketchUp?

Após posicionar o ângulo desejado do modelo e efetuar a criação das Cenas no SketchUp, há a necessidade de salvar a cena, podendo adicioná-la posteriormente à apresentação do projeto realizado pelo profissional.

O SketchUp possibilita Exportar uma Imagem na extensão ‘jpg’, ‘jpe’ ou ‘jpeg’. Para realizar a exportação da cena é simples, basta seguir os seguintes passos:

O profissional deve criar quantas cenas achar necessário para apresentar seu trabalho e posteriormente deve escolher a Cena que deseja Exportar. No exemplo abaixo é escolhido a Cena 2.

Com isso, clique em “Arquivo” e “Exportar”. Após realizar estas etapas aparecerá “exportar gráfico 2D”, clique neste tópico e será aberta uma janela, local onde coloca-se um nome ao arquivo que será salvo, seleciona “jpeg” como o tipo de exportação e clique em “Salvar Como”.

Imagem explicativa, onde a Cena 2 foi selecionada para a Exportação, e o "Arquivo" trata-se do local onde clica-se para Exportar a Cena.
Imagem explicativa, onde a Cena 2 foi selecionada para a Exportação, e o “Arquivo” trata-se do local onde clica-se para Exportar a Cena

Após efetuar estas etapas, a imagem estará salva no computador, com o nome, o tipo de exportação e no local escolhido pelo profissional.

Tipos de Cena no SketchUp

Ao criar a Cena no SketchUp, há a possibilidade da execução deste método de várias maneiras, cada uma com o seu objetivo, mostrando ao cliente o necessário para que ele possua uma noção maior do projeto dele.

Dessa forma, o Software procura proporcionar ao profissional a chance de realizar o projeto, da melhor forma possível, com recursos que proporcionam compreensão e ilustram tudo o que julga-se importante pelo profissional.

Entre essas variadas maneiras de realizar a cena, existem formas como:

  • Corte do Projeto
  • Perspectiva do Projeto
  • Fachadas do Projeto

Corte do Projeto

Criar cortes no Projeto, faz com que ele torne-se ainda mais didático e explicativo ao cliente. Com ele, há a possibilidade de exibir espaços do projeto com facilidade, que com o modelo 3D sem o corte não seria possível.

Espaço de uma construção com Seção, onde torna-se possível visualizar a parte interna do local
Espaço de uma construção com Seção, onde torna-se possível visualizar a parte interna do local

Dessa forma, para conseguir executar o Corte no modelo, para posteriormente poder criar a cena no SketchUp, necessita-se compreender como se faz a Seção no 3D.

Para obter acesso à ferramenta Seção, presente no SketchUp, é necessário ir até o menu “Visualizar”, e clicar em “Barra de Ferramentas”.

Menu Visualizar
Menu Visualizar

Dentro da janela que será aberta da Barra de Ferramentas. Para ter acesso a Seção na tela principal em junção às outras configurações já presentes, ative a opção Seção, para que o painel fique visível.

Janela das Barras de Ferramenta, uma forma de apresentação exitente para ser utilizada e posteriormente, Criar Cena no SketchUp
Janela das Barras de Ferramenta

Dessa forma estará disponível a Seção, para que esta seja utilizada na modelagem. Para utilizá-la, insira este Plano de Seção quadrado laranja ilustrado na imagem abaixo no local que será cortado, podendo ser horizontal ou vertical. Assim o corte estará feito na modelagem.

Plano de Seção, uma forma de apresentação exitente para ser utilizada e posteriormente, Criar Cena no SketchUp
Plano de Seção

No painel Seção que ficará visível, existem 3 opções disponíveis:

  • Plano de Seção: Possui como finalidade criar o plano que permitirá realizar a seção e visualizar a parte interna do modelo.
Plano de Seção
Plano de Seção
  • Exibir Planos de Seção: Possui como finalidade a capacidade de ocultar ou exibir o plano de seção, de acordo com o que o profissional preferir, e sua necessidade.
Exibir Planos de Seção
Exibir Planos de Seção
  • Exibir Cortes de Seção: Possui como finalidade a possibilidade de ativar ou desativar a exibição do corte no modelo, que ocorreu a seção.
Exibir Cortes de Seção
Exibir Cortes de Seção

Perspectiva do Projeto

A perspectiva geralmente é muito utilizada ao apresentar um projeto, complementando-o e tornando-o didático em junção com as plantas, os cortes e as fachadas. Além disso, utiliza-se muito estas cenas para apresentar a estética externa e interna dos ambientes.

Perspectivia do Projeto. uma forma de apresentação exitente para ser utilizada e posteriormente, Criar Cena no SketchUp
Perspectiva do Projeto

Para realizar a perspectiva do projeto, pode-se utilizar o “Conjunto Grande de Ferramentas”, que é possível encontrar e tornar visível na tela principal, ao selecioná-lo na janela das “Barras de Ferramentas“, como já foi ensinado.

No “Conjunto Grande de Ferramentas”, encontram-se algumas ferramentas importantes para a organização da perspectiva, entre elas situam-se:

Conjunto Grande de Ferramentas, uma forma de apresentação exitente para ser utilizada e posteriormente, Criar Cena no SketchUp
Conjunto Grande de Ferramentas
  • Orbitar: Possui como finalidade a capacidade de rotacionar a câmera do cenário em volta do modelo já existente.
  • Panorâmica: Possui como finalidade a possibilidade de mover a câmera no campo de visão, para qualquer lado desejado. Seja ele para direita ou esquerda e para cima ou para baixo.
  • Zoom: Possui como finalidade a capacidade de aumentar ou diminuir o campo de visão existente na cena.
  • Modelo Centralizado: Possui como finalidade a capacidade de centralizar o campo de visão do modelo. Costuma-se utilizá-lo quando o modelo desaparece da tela e o profissional necessita de uma referência.

Além destas ferramentas, há as ferramentas da câmera, a qual já foi a ensinado anteriormente como utilizá-la para criar Cena no SketchUp.

Fachadas do Projeto

As Fachadas, assim como o Corte e as Perspectivas, são utilizadas para a complementação do projeto. Muito utilizadas pelos profissionais, são essenciais em uma apresentação.

Elas são compostas pelas vistas do projeto, desde as laterais, até a visualização da modelagem de cima para baixo.

Vista Frontal da Construção
Vista Frontal da Construção

Com a ferramenta de “Exibições”, a qual também encontra-se nas “Barras de Ferramentas”, é possível o profissional visualizar o modelo de diferentes maneiras, proporcionando a apresentação das diferentes vistas da modelagem.

Na ferramenta Exibições encontram-se:

Janela de Exibições. uma forma de apresentação exitente para ser utilizada e posteriormente, Criar Cena no SketchUp
Janela de Exibições
  • Isométrica: Possui como finalidade a capacidade de mover a câmera para a vista isométrica mais próxima do modelo 3D.
  • Topo: Possui como finalidade a possibilidade de deixar a vista de cima para baixo, em planta, do modelo 3D.
  • Frontal: Possui como finalidade a capacidade de mover a câmera para a vista de frente para o modelo 3D.
  • Direita:  Possui como finalidade a capacidade de mover a câmera para a vista da direita do modelo 3D.
  • Posterior: Possui como finalidade a capacidade de mover a câmera para a vista posterior do modelo 3D.
  • Esquerda: Possui como finalidade a capacidade de mover a câmera para a vista da esquerda do modelo 3D.

Conclusão

A Cena dentro do Projeto, seja ele de Arquitetura, Interiores ou Paisagismo, proporciona qualidade ao trabalho do profissional, através dela há a possibilidade de representar a maquete eletrônica, de diferentes ângulos e formas, de acordo com a necessidade do projeto.

Ao executar uma cena no SketchUp, é necessário conhecimento de como criá-la dentro do software. O que leva o profissional a buscar compreender como acontece o passo-a-passo da criação de uma cena, sendo esta uma etapa importante para sua realização.

Porém além disso, existe também a experiência que o profissional precisa adquir com o tempo de trabalho e estudos, de como organizar o modelo 3D, compreendendo o que deverá aparecer ou não na cena e observar qual o melhor posicionamento da imagem, para a cena ser realizada.

Dessa forma, o profissional precisa pensar qual melhor ângulo e tipo de imagem é necessário para representar o que ele necessita do projeto. Isto é, se para representar seu objetivo da cena, a melhor opção de posicionamento é uma perspectiva, uma vista, ou um corte.

Para complementação, o Blog da Projetou dispõe de Posts que podem ajudar a adquirir diferentes conhecimentos e mais informações sobre o SketchUp e outros renders que o complementam, transformando as imagens da maquete 3D, com realismo, como acontece quando utiliza-se o Software Vray por exemplo.

Além disso, o SketchUp trata-se de um software muito utilizado, e muitos profissionais buscam se capacitar e obter conhecimento sobre ele. Com isso, a Projetou oferece diversos cursos como Sketchup para Projeto Arquitetônico, Sketchup para Interiores, Sketchup para Projeto Arquitetônico na Prática com o objetivo de melhorar a sua colocação profissional.