O que é

Os projetos executivos arquitetônicos sempre geram um certo receio, e principalmente entre os arquitetos mais jovens. No caso dos projetos de interiores, uma das principais peças é o detalhamento de cada item que será feito.

Os projetos de detalhamento são um conjunto de plantas, cortes e vistas de detalhes que irão mostrar: ao engenheiro, mestre de obras, pedreiro, marceneiro, eletricista (e outros) exatamente como executar cada pequeno detalhe do projeto.

É um conjunto de desenhos técnicos que irão especificar os materiais, cores, revestimentos, gesso, iluminação, pintura, móveis, posicionamentos e encaixes, dimensões de peças e armários, montagem dos pisos, e muito mais.

Projeto de detalhamento de interiores

O que compõe um projeto de detalhamento de interiores?

O detalhamento de interiores pode ser muito simples ou muito complexo, e cada tipo de projeto exigirá algo um pouco diferente. Mas mesmo assim, alguns itens são muito importantes aparecem quase sempre:

  • Plantas de pontos e Layouts
  • Plantas de Alvenaria e Cotas
  • Plantas de pisos com cores e paginação
  • Planta de forro
  • Elevações internas do ambiente
  • Detalhes gerais e específicos
  • Imagens de exemplo
  • Tabelas de orçamento
  • Tabelas de materiais
  • Tabelas de especificações
  • E pode ir além.

Para cada item é necessário uma sessão própria do projeto, como : iluminação, gesso, mobília, etc.

Planta de detalhamento de interiores

O que, e como entregar?

Uma dúvida comum entre os arquitetos e designers iniciantes na carreira é como entregar este projeto de detalhamento para os executores da obra.

A forma ideal e padronizada é a montagem de um caderno de detalhamento, bem estruturado e diagramado.

A vantagem de criar seus projetos utilizando softwares inteligentes como o Autodesk Revit é que se torna muito mais fácil a criação e organização de um caderno. Principalmente por que a aplicação também possui ferramentas específicas que facilitam a vida dos arquitetos.

Sempre tenha em mente que um caderno de detalhamento deve ter as pranchas bem organizadas, as legendas padronizadas e os desenhos em uma ordem que facilite.

Memoriais descritivos ricos em informações, contendo os objetos e produtos de decoração, marcas e modelos, materiais que devem ser utilizados e outros, são também muito importantes.

Caderno de projeto executivo

Como desenvolver projetos de detalhamento de interiores com excelência?

A prática leva a perfeição, porém, é necessário estudo e técnica. As faculdades de Arquitetura e Urbanismo muitas vezes pecam no ensino de itens práticos.

Isso acaba gerando muita insegurança em arquitetos recém-formados, que precisam de informações e técnicas mais práticas para executar projetos no dia a dia.

Uma ótima opção, é a capacitação extracurricular, principalmente online, onde o arquiteto tem a chance de ver e rever o conteúdo diversas vezes. É importante que o instrutor seja um arquiteto da prática e não um professor de teoria.

A Projetou.com.br é um exemplo de plataforma de estudos, capacitação e especialização para arquitetos, onde é possível se preparar para diversas habilidades importantes para o mercado.

Você pode aprender tudo sobre detalhamentos de projetos de interiores, Revit, Projetos executivos, detalhamento de fachadas, e muito mais.

Projeto de detalhamento de interiores e de fachada