O que é a paginação de pisos?

Para a correta execução de um projeto de arquitetura sem erros e com resultados satisfatórios para os arquitetos e clientes, é necessário um bom planejamento de todas as etapas, e isso inclui a paginação de pisos.

A prancha de paginação de pisos guia a escolha do tamanho, quantidade, cor e disposição das peças de piso a serem instaladas em um projeto.

Paginação de pisos
Paginação de pisos

Normalmente essa etapa está inclusa no detalhamento de projetos executivos de interiores, e conta com informações aprofundadas sobre o piso escolhido para o ambiente, seja ele cerâmico, porcelanato ou madeira.

Juntamente com essa prancha, o detalhamento de interiores também apresenta pranchas de mobiliários de interiores e planta de iluminação de interiores, por exemplo.

Se você está finalizando a elaboração de um projeto, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a paginação de pisos, o que é e como fazer.

Como esse artigo está estruturado

Qual a importância da paginação de pisos

A paginação orienta o assentamento dos pisos no ambiente, além disso também fornece a metragem da área de cada item e, consequentemente, a quantidade necessária do material.

Tipos de paginação de pisos
Tipos de paginação de pisos

Dessa forma, com a prancha detalhada da paginação de pisos você consegue calcular uma parte do custo da obra, evitando o desperdício de material.

Um projeto de paginação completo também contribui com outro fatores além da estética, como por exemplo com a permeabilidade do solo, em áreas externas, ou com o conforto ambiental e sustentabilidade.

Tipos de paginação de pisos
Tipos de paginação de pisos

Quais são as etapas do processo de paginação de pisos

Dependendo do porte do projeto, a paginação pode se dividir entre vários desenhos, para contemplar todos os ambientes.

Independente do ambiente ou espaço, o processo da paginação de pisos conta com as mesmas etapas, que são:

  1. Escolha do piso
  2. Adequação ao ambiente
  3. Cálculo quantitativo

1. Escolha do piso

De acordo com o projeto, o arquiteto deve escolher o piso que melhor se encaixe nas diretrizes projetuais.

Para espaços expostos a intempéries é importante considerar fatores como a permeabilidade do piso, ou seja, quanto de água ele permite que escoe para o solo.

Outro fator para pisos externos, é a durabilidade, uma vez que você deve fazer escolhas viáveis para o projeto, que exijam menos manutenção e tenham uma boa durabilidade.

No caso de ambientes protegidos da luz direta do sol e águas pluviais, você ainda deve considerar o fluxo de pessoas e a atividade realizada no local.

Por exemplo, a escolha do piso de uma sala residencial é diferente da escolha do piso de um shopping ou loja de rua.

Paginação de pisos residencial
Paginação de piso residencial

Após analisar esses pontos, você deve escolher as especificações técnicas de cada piso, como o tamanho, o tipo e o formato.

2. Adequação ao ambiente

Para que o projeto seja executado de maneira correta e evitando ao máximo desperdícios e sobras, você deve planejar a adequação do piso escolhido ao ambiente.

É fundamental que você realize um estudo em projeto para saber qual a melhor maneira de assentar o piso escolhido no ambiente.

Na prancha detalhada de paginação de pisos você deve indicar o desenho da paginação e o ponto inicial de onde o piso começa a ser colocado.

Ao desenhar a paginação você deve priorizar a instalação de peças inteiras nas áreas de maior circulação, deixando as peças cortadas em locais com menos visibilidade, como cantos de parede e locais que sejam sobrepostos por mobiliários.

Geralmente a paginação é iniciada a partir da porta principal do ambiente, porém é fundamental que você escolha baseado na melhor adequação ao seu projeto, evitando o desalinhamento, afundamento ou quebras.

Projeto de paginação de pisos
Projeto de paginação de pisos

Para paginação com placas de cerâmica a instalação é recomendada a partir do fundo do ambiente, para que o instalador não pise sobre as peças depois de instalar.

3. Cálculo quantitativo

No projeto final dos ambientes você deve calcular a área total do piso para que seja feito o cálculo quantitativo de materiais.

Projeto de paginação de pisos
Projeto de paginação de pisos

Com a área, você faz o cálculo baseado na dimensão do piso escolhido, para encontrar a quantidade exata de material necessária para o ambiente.

Apesar do cálculo fornecer a metragem exata, recomenda-se a compra de 10% a 15% a mais de material, para eventuais cortes, quebras ou reformas.

Isso previne problemas futuros, como a falta de disponibilidade do produto no mercado, caso seja necessária uma reposição após iniciar a instalação.

Quais são os tipos de paginação de pisos

A escolha projetual do tipo de paginação de piso influencia diretamente na estética do projeto, uma vez que essa paginação pode definir o desenho do paisagismo, da área externa de lazer ou de divisão de ambientes internos.

Tipos de paginação de pisos
Tipos de paginação de pisos

Separamos alguns tipos mais comuns de paginação de piso para você se inspirar:

  1. Vertical ou horizontal
  2. Diagonal
  3. Espinha de peixe
  4. Transpassado

1. Vertical ou horizontal

Esse tipo é mais comum em ambientes residenciais, como salas e quartos, pois é discreto e funcional.

A disposição das peças acontece de maneira simples e é resolvida com facilidade, evitando desperdícios.

Paginação de pisos
Paginação de pisos

2. Diagonal

Peças dispostas em diagonal podem promover uma percepção bem diferente do ambiente, sendo aplicada em banheiros ou demais áreas molhadas.

Paginação de pisos
Paginação de pisos

3. Espinha de peixe

A paginação em espinha de peixe pode se estender também para as paredes em alguns casos. Podendo criar uma percepção de continuidade no ambiente.

Paginação de pisos
Paginação de pisos

4. Transpassado

O transpassado é muito utilizado em paisagismo e urbanismo, para definir os caminhos de médio a grande porte.

Paginação de pisos
Paginação de pisos

Isso influencia diretamente na vivência e caminhabilidade.

Como se preparar para fazer a paginação de pisos

Após conhecer todas as etapas para a elaboração da paginação de pisos, vamos te dar algumas dicas para que seu projeto seja entregue sem erros.

Projeto executivo de arquitetura, paginação de pisos
Projeto executivo de arquitetura

Os softwares mais utilizados para desenhos técnicos são o AutoCAD, Revit e ArchiCAD.

Apesar de todos esses softwares produzirem o mesmo resultado, o Revit é o que entrega mais ferramentas avançadas, com maior produtividade para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

E isso se dá pelo uso da metodologia BIM, que une alguns processos, acelerando e facilitando a adequação de um projeto arquitetônico a sua execução.

Lembre-se que a planta de paginação de piso guia a execução de revestimentos dos ambientes.

Portanto, preparamos uma lista com dicas importantes para a sua paginação:

  • A utilização de peças claras e lisas pode favorecer a percepção de ampliação do ambiente.
  • Priorize sempre o uso de peças inteiras nas áreas de maior circulação, deixando as peças cortadas para áreas de menor visualização.
  • Quando o assentamento for tipo convencional, calcula-se 10% a mais de produto, e 15% para peças posicionadas em diagonal.

Conclusão

Entregar um trabalho de qualidade até nos detalhes é fundamental para que você se torne um arquiteto de destaque e tenha sucesso na execução dos seus projetos.

Lembre-se que uma paginação bem planejada pode mudar completamente a percepção de um ambiente, sendo usada a seu favor para proporcionar as sensações que você propõe em projeto.

Procure sempre se especializar na sua área de interesse em arquitetura com cursos de especialização prática, pois dessa forma você garante que seu trabalho seja viável e esteja de acordo com as expectativas dos seus clientes.