Projeto de apartamento pequeno aconchegante e funcional

Apartamentos pequenos são uma realidade cada vez mais comum, especialmente nas grandes cidades. E o papel do arquiteto está em buscar soluções inteligentes e estratégicas para tornar o ambiente mais aconchegante e funcional.

No último ano a demanda por projeto de apartamento pequeno cresceu consideravelmente, uma vez que devido a pandemia do Covid-19 as pessoas começaram a passar mais tempo em casa.

Esses projetos podem ser desafiadores, pois precisam de bastante atenção para atender todas as necessidades e tornar o ambiente bem resolvido, além da estética.

Portanto, preparamos um artigo com as principais dicas para projeto de apartamento pequeno, e como trazer soluções inteligentes e estratégicas.

Como esse artigo está estruturado

Quais são os tipos de apartamentos pequenos

Os apartamentos pequenos são classificados entre kitnet, loft e apartamento, e as principais diferenças entre eles são a metragem quadrada total e as divisões internas.

Independente do tipo de imóvel, ambientes pequenos exigem maior atenção na hora de projetar, pois devem atender ao que foi decidido no estudo preliminar com o cliente, além da estética desejada.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

Uma das soluções mais comuns, que podem ser implementadas em qualquer tipo de edificação, são os móveis projetados, pois são confeccionados de acordo com a medida exata do local, e contém os espaços necessários.

Preparamos as soluções mais utilizadas em kitnets, lofts e apartamentos.

  1. Kitnet
  2. Loft
  3. Apartamento padrão

1. Kitnet

O kitnet se popularizou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, principalmente nos centros urbanos, devido a demanda de habitação próxima ao trabalho ou estudo.

Tem a configuração de um apartamento padrão, porém possui até 50m² divididos entre um cômodo que serve como quarto e sala, uma cozinha e um banheiro.

Esse espaço apresenta uma solução simples para quem está indo morar sozinho e busca um orçamento baixo. Além disso, por ser menor, tem mais facilidade de decorar e resolver os ambientes.

Planta baixa de kitnet
Planta baixa de kitnet

Para a integração da sala e do quarto no mesmo cômodo, você pode optar por um móvel para a tv que sirva como divisória entre os espaços.

Kitnet com divisórias
Kitnet com divisórias

Além disso, você pode integrar o móvel da tv com um espaço de estudos ou home office.

2. Loft

O conceito do loft surgiu inspirado em galpões que seriam convertidos para uso residencial e profissional para artistas e arquitetos, pois era um espaço de planta livre que permitia um melhor aproveitamento do espaço.

No entanto, hoje o loft se tornou um imóvel mais sofisticado, tendo geralmente pé direito duplo e divisórias móveis.

Loft com pé direito duplo
Loft com pé direito duplo

As divisórias funcionam bem para delimitar os ambientes e a privacidade necessária em cada cômodo. Você pode optar por divisórias com móveis e prateleiras, dessa forma economiza espaço e integra funções.

3. Apartamento padrão

Os apartamentos possuem metragem quadrada acima de 50m² e tem seus ambientes divididos por alvenaria, sendo geralmente sala, cozinha, área de serviço, banheiro e quartos.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

Os apartamentos pequenos surgiram a partir da demanda de mais espaço nas kitnets, porém ainda com um custo de baixo orçamento.

Com os cômodos divididos o ideal é elaborar móveis projetados para cada ambiente, de acordo com o programa de necessidades do cliente.

Etapas para um projeto de apartamento pequeno

O projeto executivo de arquitetura segue a mesma configuração para todo tipo de obra, sendo necessárias reuniões iniciais com os clientes, briefing, concepção de projeto e projeto executivo com detalhamento de interiores.

Para projetos de reforma podem ser necessários planta luminotécnica e hidrossanitária, caso seja proposta mudanças.

Veja o que não pode faltar em cada uma das etapas de projeto de apartamento pequeno:

  1. Briefing
  2. Concepção de projeto
  3. Projeto executivo
  4. Detalhamento de interiores

1. Briefing

O briefing é o resultado das primeiras reuniões com os clientes, onde eles guiam o conceito do projeto, pois é nesse primeiro momento que o cliente passa seu programa de necessidades e o que ele espera do projeto.

reuniao e briefing
Reunião e briefing de arquitetura

Esteja atento para anotar todas as demandas, você também pode elaborar um questionário para que o cliente preencha com suas expectativas.

2. Concepção de projeto

Cada arquiteto ou designer de interiores escolhe a melhor forma de iniciar a concepção de um projeto, porém iniciar pelo fluxograma pode ajudar a entender melhor as necessidades do cliente e como atendê-las.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

É importante que você desenvolva em paralelo a planta baixa e a modelagem, pois dessa forma você consegue ter uma visão geral do projeto.

As ideias recolhidas no briefing servem para você elaborar o estudo preliminar e apresentar para o cliente. O anteprojeto representa a finalização da concepção do projeto.

3. Projeto executivo

O projeto executivo de interiores é uma das etapas finais do projeto, pois consiste no conjunto de pranchas com todos os desenhos técnicos necessários para a execução da obra.

É fundamental a compatibilização de todos os desenhos para a entrega final, para garantir a correta execução.

Projeto executivo
Projeto de apartamento pequeno

Alguns arquitetos também oferecem o serviço de acompanhamento de obra, para fiscalizar e guiar o andamento da obra, evitando erros e desperdícios.

Geralmente os serviços solicitados mais comuns para apartamentos pequenos são: reformas de interiores, móveis planejados e design de interiores.

Alguns tipos de projetos exigem que o projeto executivo inicie com um projeto de aprovação da prefeitura, ou seja, uma autorização de que o projeto está sendo executado de maneira legal.

4. Detalhamento de interiores

O detalhamento é necessário quando você propõe móveis projetados ou elementos que precisam ser executados sob medida.

Projeto de apartamento pequeno
Detalhamento de interiores

Os desenhos de detalhamento geralmente estão em uma escala maior e possuem mais indicações, como materiais, fornecedores e dimensões.

Quais as melhores soluções para um projeto de apartamento pequeno

A escolha dos materiais e cores pode influenciar positivamente ou negativamente em um projeto de apartamento pequeno, por isso é importante prestar atenção em todos os detalhes e elaborar um moodboard para guiar as escolhas do projeto.

Portanto, preparamos uma lista com estratégias para você usar no seu projeto de apartamento pequeno:

  1. Escolha dos revestimentos
  2. Uso de espelhos
  3. Iluminação natural
  4. Espaços integrados
  5. Organização

1. Escolha dos revestimentos

Dê preferência para materiais claros e monocromáticos, pois isso cria a sensação de ampliação do espaço, deixando o ambiente com aspecto de ser maior do que ele de fato é.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

As cores claras refletem a luz e, por isso, passam a sensação de amplitude. O ideal é que você crie uma paleta de cores e use como base para a escolha dos revestimentos e mobiliários. Uma opção é montar um moodboard para que você tenha um guia da escolha dos materiais, cores e revestimentos.

2. Uso de espelhos

Os espelhos também são um truque para criar a sensação de amplitude em um ambiente, pois o reflexo pode deixar o local visualmente mais aberto e arejado.

Decoração com espelhos
Decoração com espelhos

Por isso, vale usar desde espelhos colocados estrategicamente nos cômodos, até mesmo uma parede inteira espelhada. As variadas impressões geométricas e lineares podem favorecer a ilusão de comprimento e largura.

3. Iluminação natural

A luz muda completamente a percepção de um espaço e o conforto dentro da edificação, portanto, favoreça a entrada de iluminação natural.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

Você pode reforçar isso com o uso de espelhos e os revestimentos claros, pois refletem a claridade.

4. Espaços integrados

Para os diferentes tipos de apartamentos pequenos você pode trabalhar com a integração entre os espaços, seja entre a sala e a cozinha ou o quarto e o escritório, por exemplo.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

Dessa forma você aumenta a multifuncionalidade e atende todas as necessidades mesmo com um espaço pequeno. Os móveis projetados podem auxiliar muito nesse sentido, uma vez que são elaborados sob medida.

5. Organização

Outra estratégia com móveis projetados é facilitar a organização do espaço. Um cômodo pequeno precisa de estratégias de composição e disposição dos objetos.

Projeto de apartamento pequeno
Projeto de apartamento pequeno

Para integrar ambientes é fundamental que você tenha uma estruturação da ordem e disposição dos objetos. Você também pode classificar a organização de acordo com os usos.

Ou seja, objetos mais usados podem ficar com o acesso mais fácil do que objetos que não são usados com tanta frequência.

Conclusão

Arquitetos devem sempre buscar especializações técnicas na sua área de interesse para atender as demandas e se destacar no mercado de trabalho.

Para criar um projeto de apartamento pequeno eficiente e funcional você deve criar ambientes compactos que abriguem todas as necessidades dos seus clientes.

A estética pode ser adicionada posteriormente, afinal, a principal demanda é a solução dos espaços.

Após seguir esse passo a passo você está pronto para criar o seu projeto de apartamento pequeno com soluções inteligentes e funcionais.