O que é Briefing?

O Briefing de Arquitetura é entendido como orientações que devem ser dadas a alguém com o propósito de elaboração de um documento ou projeto. No entanto, esse termo também é utilizado nos campos do designer, marketing, publicidade e outros. 

O uso do Briefing se aplica as mais diversas áreas, especialmente na Arquitetura e Designer de Interiores, pois ele orienta de maneira eficaz e auxilia na identificação de questões inerentes aos projetos.

pessoas trabalhando em um projeto é necessário fazer o briefing Arquitetura para obter sucesso.
O Briefing é uma importante ferramenta na orientação da concepção do projeto arquitetônico

Em razão disso, o Briefing Arquitetura é considerado uma importante ferramenta na tomada de decisões e no planejamento do projeto como um todo.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam os principais aspectos presentes em um Briefing eficiente, a fim de entender como deve ser feita a sua elaboração e aplicação em projetos arquitetônicos e de interiores.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a Importância da elaboração de um Briefing de Arquitetura?

Como dito anteriormente, um Briefing é solicitado a fim de reunir o maior número possível de informações que irão determinar os aspectos a serem seguidos em um projeto. A sua principal função é criar um projeto que atenda às necessidades do cliente.

Por isso, um bom Briefing deve ser consultado e revisado quantas vezes forem necessárias, por todos os envolvidos no projeto e na obra e até mesmo pelo próprio cliente.

Quanto maior for o número de informações presentes no Briefing, maiores serão as chances de acertar e entregar o projeto com qualidade dentro do tempo estimado.

Planejar e reunir informações no briefing Arquitetura é essencial
Um Briefing eficiente deve conter o maior numero de informações possíveis

Na Arquitetura e no Designer de Interiores isso é de extrema importância, pois pode impactar no encaminhamento do projeto desde a concepção até a entrega final.

Portanto, um Briefing bem elaborado é a garantia de sucesso de qualquer projeto.

Vantagens na elaboração de um Briefing de Arquitetura

A correta elaboração de um briefing possibilitará definir um caminho a ser traçado na concepção do projeto. Por isso vamos conhecer algumas de suas principais vantagens:

Direcionamento

A criação de um briefing auxilia a responder questionamentos como: Qual revestimento deveria ser utilizado? Qual estilo deve ser empregado neste ambiente? entre outras. Somente o próprio cliente pode responder a estes questionamentos, pois o projeto (produto) está sendo direcionado a ele.

pessoa escrevendo, a escrita é importante para o Briefing Arquitetura
O Arquiteto deve saber direcionar o cliente através de questionamentos

Entender as necessidades do cliente é o mesmo que direcionar o projeto para o caminho correto.

Otimização do tempo

Para iniciar o desenvolvimento do projeto é importante conhecer as necessidades e preferências do cliente, isso auxilia a não perder tempo e ir direto ao ponto, fazendo com que as demais etapas sigam como o planejado.

Briefing Arquitetura é importante no processo do projeto
A otimização do tempo é aliada no momento de seguir as etapas do projeto

Evita o retrabalho

Com o direcionamento e a otimização do tempo, ajudamos a evitar o retrabalho por conta de alguma decisão equivocada, já que o uso do Briefing contendo as informações corretas, reduz as chances de insatisfação, acabando assim com o retrabalho.

projeto arquitetonico sendo desenvolvido
Evitar o retrabalho é primordial para o encaminhamento do projeto

Otimização do trabalho

Ao montar um briefing de maneira correta, evita-se criar duas versões do mesmo projeto, afinal com o uso de informações corretas e precisas não haverá necessidade para isso. Assim, as chances de o cliente aprovar o projeto serão maiores.

projeto arquitetônico deve ser realizado a partir do Briefing Arquitetura
A otimização do trabalho contribui para que o projeto seja entregue dentro do tempo estimado

Organização e gerenciamento

Reunir todas as informações importantes e corretas contendo as necessidades do cliente, possibilita a organização e o gerenciamento do projeto como um todo.

pessoas reunidas realizando Briefing Arquitetura
A organização é um elemento de extrema importância para o sucesso do projeto como um todo

Aspectos fundamentais em um Briefing Arquitetura

A seguir alguns dos mais importantes aspectos a ser analisados no momento de elaborar um Briefing voltado para a Arquitetura e para o Designer de Interiores.

Objetivos

Ao buscar um Arquiteto ou Designer para realizar o projeto os clientes tendem a possuir um objetivo. Estes objetivos podem ser inúmeros e dependem de diversos fatores.

Por exemplo, um cliente pode estar se mudando de uma casa maior para um apartamento menor ou quer realizar uma reforma com o intuito de alugar o apartamento, dentre outras razões.

Apartamento passando por reforma
Exemplo de reforma em um apartamento

Entender o objetivo do cliente é crucial para saber quais os questionamentos que serão direcionados a ele, a fim de alcançar o objetivo que ele busca.

Alguns dos questionamentos válidos podem ser:

  • O que é essencial para o desenvolvimento do projeto?
  • O projeto será novo ou será uma reforma?
  • O cliente possui ideias do que ele quer que seja feito?
  • Entre outros.

Perfil do Cliente

Traçar o perfil do cliente é um fator importante na definição de um Briefing. Isso auxiliará a entender seus gostos pessoais e orientar o estilo arquitetônico a ser seguido no projeto. Portanto analisar cada detalhe é essencial.

Por isso, é interessante manter um diálogo agradável com o cliente, demonstrando empatia para conseguir com que ele se abra e dê informações de relevância que não podem ser conseguidas em uma conversa rápida.

o dialogo cliente arquiteto é importante para Briefing Arquitetura
O diálogo transparente com cliente é muito importante na realização do Briefing Arquitetura

Alguns questionamentos interessantes podem ser:

  • Qual o estilo de vida do cliente?
  • O cliente é casado ou solteiro?
  • O que poderia ter nesse projeto que agradaria o cliente?

Entender a rotina do cliente e da família também é importante:

  • Quantas pessoas vivem na casa?
  • O que costumam fazer no tempo livre?
  • Quais os hobbies?
  • Tem animais de estimação?
  • Entre outros.

Essas informações fazem muita diferença no momento de definir layouts, na decoração, nos materiais que serão utilizados e até mesmo no mobiliário.

As decisões que serão tomadas na concepção do projeto podem depender da rotina das pessoas que vivem na casa. Afinal de contas é para elas que o projeto está sendo destinado.

Por exemplo, ao realizar o projeto de uma cozinha é importante saber os hábitos alimentares da família, se gostam de cozinhar ou sair para comer fora, caso a família goste de cozinhar em casa, este fato influenciará na escolha do tipo de fogão e no mobiliário que estará presente na cozinha.

cozinha compacta
Exemplo de projeto de cozinha

Desejos e necessidades

Compreender as necessidades básicas e os desejos dos clientes é outro fator de muita relevância e que precisa estar presente na elaboração do Briefing.

As necessidades são entendidas como pontos de essencial valor e não devem ser negligenciados na concepção do projeto arquitetônico, os desejos têm relação os gostos e com as condições financeiras do cliente.

Por isso, o Arquiteto precisa avaliar se as exigências feitas pelo cliente devem ser itens de obrigatoriedade para o projeto, se tem relação com algo que é necessário ou se pode ser dispensável.

arquiteto pensando em uma obra
O Arquiteto deve saber orientar o cliente a respeito de suas necessidades e desejos

Por exemplo, um cliente pode acreditar que é necessário possuir duas cubas em uma área de serviço, mas na realidade ele vive sozinho ou se quer faz uso constante da área de serviço de sua casa, seja por qualquer motivo.

Logo, o Arquiteto precisa saber explicar que não haverá necessidade de ter mais que uma cuba em sua área de serviço.

Alguns questionamentos a respeito de necessidade:

  • O cliente trabalha em casa?
  • O cliente realiza por si próprio as tarefas domésticas?
  • Por que este item seria indispensável?
  • Entre outras.

Alguns questionamentos a respeito de desejos:

  • O cliente possui fotos de referência de algum cômodo específico (que pode ser cozinha, quarto, sala de estar etc.)
  • O cliente possui algum estilo arquitetônico que gostaria que fosse empregado ao projeto?
  • Entre outros.

Orçamento

Trabalhar com um orçamento fixo é fundamental para o projeto, devendo este ponto ser discutido com o cliente. É preciso manter um diálogo claro e direto para evitar frustrações posteriormente.

Ao entender a importância da discussão do orçamento com o cliente, o Arquiteto não corre o risco de especificar itens que o cliente não terá condições de arcar.

orçamento é um ponto importante no Briefing Arquitetura
Falar sbre o orçamento é crucial na elaboração do Briefing Arquitetura e para o andamento do projeto

Desse modo, é preciso saber explicar ao cliente a importância de ser claro a respeito das condições financeiras para o orçamento do projeto em questão.

Alguns questionamentos sobre orçamento:

  • Quanto o cliente está disposto a investir no projeto?
  • Quanto o cliente gostaria de investir na construção?
  • Já realizou algum orçamento antes?
  • Entre outras.

Dados Técnicos

Nesta fase, será solicitado todas as informações técnicas fundamentais para o desenvolvimento do projeto arquitetônico ou de interiores. Na maioria das vezes, o cliente não será capaz de fornecer todas as informações cabendo ao Arquiteto direcioná-lo.

Alguns exemplos de informações técnicas relevantes:

  • Dados a respeito do terreno a ser utilizado: localização, dimensões, entorno, clima, vegetação etc.;
  • Disponibilização de outras plantas técnicas;
  • Quantidade e disposição dos ambientes;
  • Entre outras.

Cronograma

O estabelecimento de um cronograma com prazos fixos é essencial para o acompanhamento das etapas do projeto. Os prazos possuem relação com a precificação do projeto.

o cronograma é um assunto muito importante ao discutir o Briefing Arquitetura
Estabelecer e respeitar prazos é essencial para o andamento de qualquer projeto

Caso o cliente tenha pressa na elaboração do projeto, o Arquiteto deve entender que outras tarefas serão deixadas de lado para atendê-lo e que isso deve refletir no preço final cobrado.

Nesse sentido, também é importante deixar claro ao cliente e determinar o tempo necessário para o desenvolvimento do projeto, a fim de evitar frustrações e garantir o cumprimento das etapas e dos prazos.

Referências

Um Briefing bem elaborado necessita possuir em si referências de projetos que fazem parte do gosto do cliente. Podendo, ele próprio fornecer essas informações ou o Arquiteto reunir exemplos baseados nas informações traçadas no perfil do cliente.

moodboard de interiores
Realizar Moodboards pode ser muito útil para captar referencias em um projeto

Como elaborar um Briefing de Arquitetura e Interiores?

Agora que já sabemos todos os aspectos fundamentais que devem estar presentes em um Briefing eficiente, podemos entender de maneira clara como elaborar um briefing voltado para a Arquitetura e para o Designer de Interiores.

Como são áreas parecidas, alguns dos questionamentos serão basicamente os mesmos, porém deve se prestar atenção nas diferentes características de cada um.

Briefing para Projeto de Arquitetura

O programa de necessidades pode ser considerado o briefing do projeto de arquitetura. Logo, ele pode variar de acordo com o tipo de projeto: se é residencial, comercial, institucional e outros.

projeto de arquitetura
Existem diversos tipos de projetos arquitetônicos, o programa de necessidades varia de acordo com eles

A maneira mais prática de realizar um briefing é fazer um checklist com perguntas direcionadas para captar as informações necessárias.

Vamos tomar como exemplo, uma família constituída por um casal jovem com um filho pequeno que pretende construir uma casa. Podemos direcionar as seguintes questões:

  • Quantidade de ambientes desejados;
  • Planos futuros em relação a família: se pretendem ter mais filhos, se tem ou querem ter animais de estimação etc.;
  • Frequência desejada para o uso da casa;
  • Atividades e hobbies dos membros da família;
  • Ambientes que serão mais e menos utilizados;
  • Entre outros.

Lembrando que o uso do briefing envolve a tomada de decisões de ambas as partes, por isso deve ser analisado com cautela. É importante também esclarecer ao cliente que mudanças posteriores são permitidas e podem ocorrer nas fases do projeto preliminar e no anteprojeto.

Briefing para projeto de Designer de Interiores

Apesar da ideia do briefing ser semelhante nas áreas de projeto de arquitetura e designer de interiores existem algumas diferenças entre eles.

No projeto arquitetônico existe uma preocupação com a edificação como um todo. Em contrapartida, no designer de interiores o foco é mais individualizado e varia de acordo com cada ambiente que será projetado.

Por exemplo, no momento de criação do Projeto de Designer de Interiores em uma casa cuja família possui filhos de diferentes idades, as expectativas, gostos e desejos deles serão diferentes uns dos outros.

Cada filho terá diferentes necessidades e desejos em seus respectivos quartos.

quarto para duas crianças
Exemplo de quarto para um casal de irmãos de diferentes idades

Nesse sentido, é necessário que o Designer saiba mais a respeito da rotina e dos gostos dos membros da família.

Assim como no projeto arquitetônico, ao realizar um briefing voltado para o projeto de interiores é importante ter referências para entender o gosto dos clientes. 

Alguns dos questionamentos válidos para um briefing de design de interiores:

  • Número de pessoas que moram na casa;
  • Suas idades;
  • Seus principais hobbies;
  • Se praticam atividades físicas;
  • Como é a rotina (horários para a alimentação, de saída e chegada etc.);
  • Se trabalham ou estudam;
  • Número e frequência que recebem visitas;
  • Planos futuros em relação a edificação;
  • Preferencias por determinados tipos de revestimentos, materiais etc.;
  • Entre outros.

Dependendo do tipo de projeto, pode ser necessário realizar perguntas bastante pessoais aos clientes a fim de captar necessidades que podem ser essenciais em algum ponto do projeto.

Um exemplo disso é buscar saber se o cliente possui preferência por ler quando está no banheiro, este fato pode ser determinante para incluir no banheiro um local para guardar revistas ou livros.

Banheiro que possui espaço de leitura
Exemplo de banheiro que possui um espaço com livros para leitura

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância do uso do Briefing na Arquitetura e no Designer de Interiores, entendendo seus aspectos principais, bem como deve ser sua elaboração.

Aprendemos ainda através de alguns exemplos alguns questionamentos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de projeto que será elaborado.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento de como criar um briefing eficiente voltado para as áreas da Arquitetura e Designer de Interiores.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, sendo importante entender que os exemplos vistos ao longo do texto visam apenas contribuir para sua criação, não existindo uma regra específica para perguntas no Briefing, devendo cada profissional ajustar o Briefing de acordo com seu estilo de trabalho.

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