O que são os estilos arquitetônicos?

A noção de estilos arquitetônicos é considerada uma criação do século XIX e da disciplina de História da Arquitetura.

O historiador suíço Heinrich Wölfflin é o maior nome associado ao conceito de “estilo”. Wölfflin criou um método de rigor quase científico definindo cinco pares de conceitos opostos que, segundo ele qualquer historiador da arquitetura poderia classificar o estilo de uma obra e mapear sua progressão ao longo do tempo. São eles:

  1. Linear/pictórico;
  2. Plano/profundidade;
  3. Forma fechada/forma aberta;
  4. Multiplicidade/unidade;
  5. Clareza absoluta/clareza relativa.

Entretanto, críticos a teoria de Wölfflin apontam que a partir dessa concepção os artistas e arquitetos eram relegados ao papel de meros atores seguindo um roteiro estilístico pré-determinado. Assim, os historiadores da arquitetura assumiram uma perspectiva sócio histórica com um olhar mais completo sobre a arquitetura.

Portanto, estilo arquitetônico deve ser entendido em um sentido amplo. Podemos utilizar tal termo para agrupar e analisar construções com traços particulares e semelhantes bem como, para destacar determinadas tendências culturais ou estratégias arquitetônicas que aproximam obras a primeira vista distintas.

Linha do tempo dos estilos arquitetônicos
Linha do tempo estilos arquitetônicos

Como esse artigo está estruturado?

  1. Arquitetura Clássica
  2. Arquitetura Medieval
  3. Arquitetura Barroca
  4. Arquitetura Neoclássica
  5. Arquitetura Moderna
  6. Arquitetura Contemporânea
  7. Conclusão

Arquitetura Clássica

Arquitetura Clássica sinônimo de beleza e riqueza de detalhes, é característica da Antiguidade Clássica, séculos VII a.C. e VI a.C., apresenta predominantemente construções de grande porte como, templos e palácios.

Panteão Romano
Estilos arquitetônicos - clássico
Panteão Romano

A origem do Classicismo está nas civilizações da Antiguidade, Grécia e Roma. Em tais sítios nos deparamos com a grandiosidade e esplendor desse estilo arquitetônico.

Principais características do estilo clássico

A base do Classicismo está em três conceitos: harmonia, proporção e racionalismo. A combinação de tais conceitos nos leva a entender o equilíbrio proposto entre os elementos construtivos e o resultado exuberante das obras. A partir dos conceitos base, outras características compositivas do estilo se aplicam, são elas:

  1. Ordem;
  2. Simetria;
  3. Geometria;
  4. Criação de perspectiva;
  5. Imponência;
  6. Sobriedade;
  7. Materiais nobres como mármore, madeiras e pedras preciosas;
  8. Verticalização.

Partenon (447 a.C. – 438 a.C.)

O Partenon, construídos entre os anos de 447 a.C. e 438 a.C. na Acrópole de Atenas, Grécia, é um dos mais importantes exemplares da Arquitetura Clássica.

Partenon
Estilos arquitetônicos: clássico
Partenon

Em proporção grandiosa, o edifício mede aproximadamente 70 m de comprimento por 30 m de largura. Na vertical, divide-se em Base (embasamento), Corpo (colunas com capitéis) e Coroamento (Frontão), construídos em mármore branco do Monte Petélico. Ao longo das fachadas frontal e posterior, foram distribuídas 8 colunas em cada e nas fachadas laterais, 17 colunas em cada.

Atualmente o Partenon está em processo de restauração.

Arquitetura Medieval

A Arquitetura Medieval ou Arte das Catedrais engloba dois estilos arquitetônicos semelhantes, Românico e Gótico. Receberam a denominação de Arquitetura Medieval devido ao fato de estarem inseridos no período histórico da Idade Média, séculos XI e XV.

Estilos arquitetônicos: gótico
Catedral Gótica

Tais estilos são marcados por construções grandiosas, em sua maioria com motivos religiosos. Na Idade Média, a arquitetura representou papel fundamental na construção social. A partir das construções demonstrava-se a segurança, robustez, e superioridade divina.

Principais características do estilo medieval

Arquitetura Românica abarca o período entre os séculos X e XII, já a Arquitetura Gótica os séculos XII e XV.

Como a segurança nesse período era um fator relevante, os castelos e as igrejas eram as principais tipologias construtivas e conformavam-se como fortificações. A seguir, listamos as características predominantes do estilo arquitetônico medieval:

  1. Planta Baixa em formato de cruz latina;
  2. Utilização de arcos plenos e ogivais;
  3. Colunas;
  4. Abóbadas de berço, aresta e cruzeta;
  5. Arcobotantes;
  6. Elementos decorativos: florões, vitrais, rosáceas e gárgulas.

Catedral de Reims (1211-1275)

A Catedral de Reims construída entre os anos de 1211 e 1275 na França é considerada como a mais perfeita expressão da arquitetura gótica contudo, suas torres nunca foram concluídas.

Fachada oeste Catedral de Reims (França)
Estilos arquitetônicos: medieval
Fachada oeste Catedral de Reims (França)

Sua composição externa e interna em imensidão de detalhes, conta com abóbadas na nave central, pilares esculpidos e integrados, vitrais e a rosácea, conferindo uma espacialidade única a arquitetura.

Arquitetura Barroca

Arquitetura Barroca, com suas primeiras manifestações em Roma no século XVII, perdurou na Europa até meados do século XVIII. Já no cenário brasileiro, as obras barrocas datam do século XVIII ao início do século XIX.

Estilos arquitetônicos: Arquitetura barroca
Arquitetura barroca

Incentivada pelo movimento da Contrarreforma, a manifestação artística e construtiva do período barroco é conhecida por sua exuberância e teatralidade presente predominantemente em arquiteturas religiosas e palácios governamentais.

Principais características do estilo barroco

Igreja Católica e os monarcas absolutistas eram os principais financiadores da arte e da arquitetura nesse período. Através das obras monumentais e exuberantes objetivavam demonstrar poder e riqueza, concomitantemente, catequizar os fiéis por meio das pinturas e esculturas presentes nos templos religiosos.

O estilo barroco se expande desde a arte até a arquitetura e o urbanismo. As características preponderantes desse estilo são:

  1. Extravagância;
  2. Criação de cenários/teatralidade;
  3. Criação de perspectivas;
  4. Dualidade/Contradição;
  5. Humanismo;
  6. Utilização de formas curvas, cúpulas e colunas;
  7. Elementos decorativos em grande quantidade.

Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes (1638-1677)

A Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes, em Roma, Itália, projetada pelo arquiteto Francesco Borromini e construída entre os anos de 1638 e 1677 é considerada um marco do estilo Barroco.

Igreja São Carlos nas Quatro Fontes
Estilos arquitetônicos: barroco
Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes (Roma)

Borromini concebeu sua obra a partir de formas ovais, circulares, semicirculares e triangulares. Em seu interior, a igreja exprime a busca do barroco pelo movimento, gerando sobreposição dos elementos, fato que se torna ainda mais evidente com utilização do estuque branco na composição.

Arquitetura Neoclássica

Arquitetura Neoclássica, surge no século XVIII na Europa, com a intenção de promover um resgate dos princípios arquitetônicos da Arquitetura Clássica greco-romana.

Igreja de la Madeleine
Estilos arquitetônicos: neoclássico
Igreja de la Madeleine

Com os novos ideais Iluministas, as artes e a ciência ganharam maior valorização. Assim, o século XVIII foi considerado como “Idade das Luzes”.

Os estudos arqueológicos das ruínas greco-romanas, assim como a descoberta da cidade de Pompeia foram essenciais para que a Arquitetura Clássica se tornasse a principal referência ao novo estilo.

O novo estilo arquitetônico se espalha pelo mundo chegando aos Estados Unidos no final do século XVIII e também ao Brasil por iniciativa de Marquês de Pombal.

Principais características do estilo neoclássico

Devido ao fato do Neoclassicismo buscar a retomada dos princípios culturais e estéticos da antiguidade greco-romana a base dessa nova arquitetura também é muito semelhante ao Clássico: A seguir listamos as principais características desse estilo arquitetônico para você:

  1. Harmonia, proporção e racionalidade buscando equilíbrio entre os elementos da composição;
  2. Edifícios em escala grandiosa;
  3. Plantas Baixas retangulares;
  4. Simetria;
  5. Pouca ornamentação;
  6. Pórticos e colunas das ordens gregas (Dórica, Jônica e Coríntia);
  7. Frontões triangulares;
  8. Materiais construtivos: pedras em geral, mármores, granitos, madeiras, cerâmica e ferro fundido
  9. Arcos, abóbadas e cúpulas;
  10. Tetos planos.
Proporção Áurea
Proporção Áurea

Panteão de Paris (1764-1790)

Localizado em Paris, na França, o Panteão de Paris é um belo exemplar do Arquitetura Neoclássica.

Panteão de Paris
Estilos arquitetônicos: neoclássico
Panteão de Paris

Encomendado por Luís XV, o Panteão de Paris foi construído entre os anos de 1764 e 1790 seguindo o projeto de Jacques-Germain Soufflot. Entretanto, com sua morte em 1780, Jean-Baptiste Rondelet ficou responsável pela finalização da construção.

A basílica possui dimensões monumentais e colunas Coríntias que exprimem em suas formas a simplicidade e magnitude das construções da antiguidade, como o alvo de sua inspiração, o Panteão Romano.

Arquitetura Moderna

A Arquitetura Moderna faz parte do movimento artístico e cultural Modernista, marcado pela Semana de Arte Moderna de 22, no século XX. As vanguardas modernistas propunham a utilização de novos materiais aplicados de forma mais otimizada e focada na funcionalidade das edificações.

Casa das Canoas - Oscar Niemayer
Estilos arquitetônicos: modernista
Casa das Canoas – Oscar Niemayer

Tal transformação sócio cultural foi resultado dos novos meios de produção incorporados na Revolução Industrial, assim como, da urgência na reconstrução dos países no cenário pós-guerra.

Principais características do estilo modernista

A Arquitetura Moderna explora as formas, materiais e composições em suas essências, transformando-as de maneira racional. Dessa forma, os principais arquitetos modernistas foram capazes de criar vivências espaciais ricas e complexas. A seguir listamos as principais características do estilo modernista:

Farnsworth House - Mies Van der Rohe
Estilos arquitetônicos: modernista
Farnsworth House – Mies Van der Rohe
  1. Uso de formas geométricas simples;
  2. Purismo;
  3. Racionalismo;
  4. Moderação de ornamentos;
  5. Utilização de novos materiais: aço, vidro e sobretudo o concreto armado;
  6. Busca pela essência do material.

Villa Savoye (1929)

Le Corbusier, um dos principais arquitetos modernistas foi autor do projeto da Villa Savoye em 1929. Localizada em Poissy, na França é considerada um ícone da Arquitetura Moderna.

Villa Savoye - Le Corbusier
Estilos arquitetônicos: modernista
Villa Savoye – Le Corbusier

A residência do casal Pierre e Eugenie Savoye contempla Os Cinco Pontos da Arquitetura Moderna criados por Le Corbusier: Planta Livre, Pilotis, Fachada Livre, Janelas em Fita e Terraço Jardim.

A Villa Savoye, além de representar com maestria os preceitos da época, ainda explicita o conceito Corbusiano de “casa como máquina de morar” através da composição e design arquitetônico preocupados com a funcionalidade e adaptabilidade a escala humana.

Arquitetura Contemporânea

Arquitetura Contemporânea, compreendida entre a década de 1980 até os dias atuais, é definida como pluralista. Reinterpretando características e padrões dos diversos estilos arquitetônicos anteriores é capaz de mesclar as influências e tendências gerando unidade nas produções arquitetônicas. 

Royal Ontario Musuem Crystal – Daniel Libeskind
Estilos arquitetônicos: contemporâneo
Royal Ontario Musuem Crystal – Daniel Libeskind

A característica vanguardista da Arquitetura Contemporânea está desde o questionamento dos princípios rígidos do modernismo, até a criação de um design dinâmico, preocupado com o conforto térmico, a economia verde e a sustentabilidade.

Principais características do estilo contemporâneo

O estilo arquitetônico contemporâneo visa compreender a proposta arquitetônica para além da obra, analisando todo o entorno, contexto e impactos da nova construção. Dessa forma, há o foco na funcionalidade como no modernismo contudo, a exploração espacial, a potencialização dos espaços abertos estimulando fluidez e liberdade são marcos desse estilo.

Através do design arrojado, a arquitetura contemporânea trás consigo alguns conceitos importantes, são eles:

  1. Sustentabilidade;
  2. Contraste de Estilos;
  3. Desconstrutivismo;
  4. Minimalismo;
  5. Elementos de alto padrão;
  6. Tecnologia.

Museu Guggenheim Bilbao (1997)

Arquiteto contemporâneo de destaque, Frank Gehry, foi ganhador do prêmio Pritzker. Reconhecido por sua habilidade desconstrutivista, o arquiteto desenvolveu o projeto do Museu de Guggenheim, localizado em Bilbao explorando a irregularidade da forma.

Museu de Guggenheim
Estilos arquitetônicos: contemporâneo
Museu de Guggenheim

Inserido no contexto urbano industrial, o intuito da construção era gerar fonte de renda através do turismo para a cidade, fazendo parte de um plano de desenvolvimento urbano de renovação e modernização.

Em sua obra, Gehry explora a complexidade das formas e sua materialidade, atendendo a um programa de necessidades extenso.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que os estilos arquitetônicos são o reflexo do período histórico vigente. Assim, estudando a arquitetura ampliamos nossa compreensão social, cultural e dos fatos históricos de determinado contexto.

Dessa forma, aproveitamos para ressaltar a importância dos órgãos de preservação histórica como o IPHAN. Cuidar do patrimônio é preservar nossa cultura e história. Para saber um pouco mais sobre patrimônio histórico na arquitetura clique aqui e confira o texto que preparamos para você.

Se você quer aprender mais sobre os estilos arquitetônicos e como implementá-los em seus projetos arquitetônicos, a Projetou conta com o curso de Design de Interiores e Decoração Residencial para te ajudar.