Por ser um local de permanência reduzida, as dimensões do banheiro vem se tornando cada vez menores em detrimento dos demais ambientes da casa.

Como resultado, justamente pela sua dimensão e a quantidade de equipamentos e instalações hidráulicas, o projeto se torna bem complexo, onde cada centímetro pode fazer a diferença.

Foto interna de um banheiro pequeno.
Banheiro Pequeno

Assim, sendo os banheiros de extrema importância, se torna necessário um projeto bem elaborado para garantir a funcionalidade e conforto do espaço. 

Dessa forma, o arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto deve estar atento aos detalhes e questões técnicas, visto que reformas posteriores se tornam mais difíceis e podem ter um custo elevado.

Projetos de Banheiro: Linha do Tempo 

É difícil imaginar, mas no passado, os banheiros não faziam parte do projeto residencial. Em síntese, esses ambientes que hoje idealizamos como algo mais reservado passaram por uma evolução até chegarem na sua versão atual. Por exemplo, na civilização romana, seu uso era coletivo e as latrinas eram um lugar de socialização. 

Foto das latrinas romanas.
Latrinas romanas

Os banheiros privativos começam a surgir em casas europeias aristocráticas, mas até a década de 1920, o restante da população ainda usava sanitários comunitários. Contudo, preocupações com a privacidade acabaram por delinear esses equipamentos públicos, que se tornaram subdivididos e segregados. 

Aos poucos, essa estrutura hidráulica foi sendo implantada como um bloco anexo nas edificações como sobrados e casas térreas. Como resultado, é possível perceber essa evolução ao analisar sítios históricos preservados, através da leitura da planta baixa das edificações, ou até mesmo da planta de situação.

Posteriormente, os banheiros se integraram ao projeto residencial e se tornaram parte da nossa rotina. Mas suas dimensões e equipamentos ainda sofreram diversas mudanças, passando de ambientes largos, com peças sanitárias como bidês e banheiras até chegar ao modelo convencional atual, que costuma possuir apenas o essencial: lavatório, bacia sanitária e chuveiro. 

Foto interna mostrando o antes e depois de um banheiro antigo.
Banheiro antigo reformado

Como esse artigo está estruturado

Dimensões Banheiro: Como usar a arquitetura ao seu favor

Justamente pelas questões abordadas anteriormente nesse artigo, os banheiros se tornaram mais complexos de projetar. Em primeiro lugar, a escolha dos revestimentos e definição da iluminação são fundamentais para um bom projeto, especialmente quando as dimensões do banheiro são reduzidas.  

Os aparelhos e equipamentos definidos devem ser adequados para áreas internas molhadas, de acordo com as indicações do fabricante. Do mesmo modo, é importante verificar se alguma das especificações do projeto necessita de tratamento especial ou impermeabilização. 

Revestimentos

Na hora de decidir os materiais, antes de mais nada, deve-se garantir a segurança do usuário. Assim como em cozinhas, a recomendação é que se faça o uso de materiais antiderrapantes, já que por ser uma área molhada, a incidência de acidentes pode ser maior. 

Além disso, para o revestimento dos banheiros, é necessário considerar o ambiente como um todo, de forma que o material das diferentes superfícies (piso, teto, paredes) crie uma composição harmônica.

Foto interna de um banheiro com materiais de cores claras.
Banheiro com materiais de cor clara

paginação pode ser feita de diversas maneiras, se adaptando ao tipo da peça para criar soluções estéticas únicas. Por fim, é comum optar por cores claras, que facilitam a limpeza e dão uma sensação de amplitude.

Quais são os revestimentos e materiais mais utilizados nos projetos de banheiro?

Por possuírem maior umidade que os demais ambientes, nos banheiros, não é recomendado o uso de papéis de parede e tinta comum. Dessa forma, a tinta epóxi é a ideal para o caso de pinturas, por possuir alta resistência e fácil manutenção, sendo mais comumente utilizada em lavabos.

Foto interna de um lavabo, com pintura em uma das paredes.
Banheiro com pintura

Abaixo, um comparativo entre as diferentes opções de revestimento, com suas vantagens e desvantagens: 

Cerâmica
Mais econômica e acessível 
Mais comumente utilizada 
Variedade de cores, formas e dimensões 
Não é aconselhável se tiver resistência menor que PEI 3
Pastilhas
Variedade de cores, formas, dimensões e configurações 
Mosaicos de cerâmica, metal, vidro, plástico reciclado 
Marcas com design único e personalizado 
Em pisos, pode sofrer desgaste por sua baixa resistência ao impacto 
Precisam de mais rejunte 
Requer mais cuidado na manutenção e limpeza 
Ladrilhos Hidráulicos 
Exclusividade, resultados únicos de acordo com os pigmentos aplicados 
Versáteis, funcionam bem em qualquer ambiente 
Se feitos a mão, requerem cuidados específicos para instalação  
Atenção para a manutenção e limpeza, para evitar manchas 
Custo calculado pelo número de peças, aumentando o preço final  
Porcelanato
Opções semelhantes a madeiras e pedras naturais 
Bom custo em relação a resistência 
Menos escorregadios que os azulejos 
Absorvem menos água 
Excelente para bancadas 
Preço mais alto  
Requer mão de obra qualificada para instalação correta  
Vinílico
Muito usado em salas e quartos
Permite integrar totalmente o banheiro com os demais espaços 
Composto de PVC, é fácil de limpar e impermeável 
Muito maleável, pode ser danificado com maior facilidade 
Pode descolorir com a exposição a luz solar  
Pedras
Opção de aparência sofisticada 
Recomendado para bacadas 
Pode ser usado em pisos e paredes, criando uma unidade 
Requer manutenção e cuidados específicos 
Mancha com facilidade 
Preço mais alto 
Requer mão de obra qualificada para instalação correta 

Índice de Resistência

Para garantir a escolha do material ideal, o índice de resistência e durabilidade deve ser pesquisado, especialmente no caso do piso. A cerâmica é classificada de acordo com o índice PEI, enquanto os demais materiais serão avaliados a partir de sua matéria-prima. 

No índice PEI, existe uma variação da resistência que vai do 1 ao 5, onde o menor número representa as peças menos resistentes a abrasão e o maior número equivale a pisos que suportam alto tráfego.  

Ou seja, uma cerâmica com PEI 1 ou 2 é mais indicada para o revestimento das paredes, enquanto que a partir do número 3, podem ser usadas no piso. Da mesma forma, por terem maior resistência, peças com PEI 4 e 5 podem ser escolhidas até mesmo para áreas externas e de uso comercial, com maior fluxo de pessoas. 

Iluminação

A iluminação é responsável pela percepção que temos dos espaços e se adapta ao seu uso. Por isso, um ambiente bem iluminado pode gerar a sensação de conforto ou auxiliar no foco das atividades.

Dessa forma, o projeto de luminotécnica, com a quantidade de iluminação correta e potência das lâmpadas adequadas, considera as dimensões do ambiente e as atividades ali realizadas

Foto interna de um banheiro, mostrando a entrada da luz natural e a iluminação artificial.
Banheiro com iluminação natural e artificial

Em áreas molhadas, como os banheiros, a existência de aberturas para entrada da luz natural é de extrema importância, pois cumpre dupla função. Ao iluminar e arejar o recinto, garante a higiene e evita o aparecimento de mofos e bolores, assim como mau cheiro.  

Idealmente, a luz artificial seria um complemento, mas existem situações em que os banheiros não possuem janelas e dependem totalmente da iluminação artificial e ventilação mecânica.  

Como definir a iluminação no projeto de banheiro?

Para elaborar a iluminação, recomenda-se que o layout já esteja definido. Primeiramente, se decide a iluminação direta e geral, para depois locar pontos específicos e iluminação indireta.

Foto interna de um banheiro mostrando a iluminação geral embutida no forro e a iluminação direta dos spots.
Iluminação Geral x Direta

Então, para o cálculo de iluminância, o valor de referência seria de 200lux na iluminação geral e 500lux na área da bancada. 

Sobre os tipos de iluminação, listamos as seguintes características:

  • Embutidos no forro: Mais discreta e bastante funcional, essa é a forma mais comum para a iluminação geral. 
Foto interna de um banheiro, mostrando a iluminação embutida no forro.
Iluminação embutida no forro
  • Rasgo no forro: Os rasgos costumam trabalhar com perfis de LED embutidos.
Foto interna de um banheiro, mostrando a iluminação através de rasgo no forro.
Iluminação com rasgo no forro
  • Embutidas no espelho: Esse tipo de iluminação indireta amplia os ambientes e ajuda na rotina de higiene pessoal. Costuma ser feita com perfil de LED, preferencialmente nas laterais para maior eficiência.  
Foto interna de um banheiro, mostrando a iluminação embutida no espelho.
Iluminação embutida no espelho
  • Pendentes: São a escolha ideal para luz indireta, além de sua função estética. Podem gerar diferentes sensações a depender de como são posicionados. 
Foto interna de um banheiro, mostrando a iluminação com pendentes.
Iluminação com pendentes
  • Spots direcionáveis: Luz mais direcionada, que evita o aparecimento de sombras.
Foto interna de um banheiro, mostrando a iluminação com spots.
Iluminação com spots

Nas bancadas, por exemplo, onde é feita a rotina de higiene pessoal, uma iluminação branca e mais direta, permite melhor visualização dos objetos e movimentos.

Em contrapartida, na área de banho, pode ser feita de forma mais indireta, com tonalidade mais amarela, tornando o ambiente aconchegante e relaxante. Essas diferentes funções podem ser distribuídas em circuitos distintos e o tipo de lâmpada deve ser especificado com cuidado.

Ao mesmo tempo, o tipo de revestimento usado no espaço também interfere na tomada de decisões para a iluminação. Enquanto superfícies claras e o uso de espelho aproveitam a luz natural, que é refletida dentro do ambiente, ao adotar cores mais escuras, se torna necessário escolher uma iluminação mais forte

ICR

O ICR (Índice de Reprodução de Cores) é o valor que representa quanto determinada luz permite a visualização das cores com precisão. Assim, a escala varia de 0 a 100, onde 100 se refere a uma maior qualidade da reprodução das cores. O índice também se encontra como “Ra” na descrição das lâmpadas.  

Contudo, a variação desse valor não tem relação com a temperatura de cor da lâmpada, de forma que pode se fazer uso tanto das brancas quanto amarelas, sendo recomendado um valor de ICR superior a 80. Em relação a temperatura, recomenda-se optar por lâmpadas entre 3000k e 4000k.

Grau de Proteção IP

Já o grau de proteção IP (International Protection) é um padrão internacional que classifica o nível de proteção para objetos eletrônicos. Visa impedir danos físicos ao usuário como choques e queimaduras, assim como proteger o próprio equipamento contra avarias.  

O IP vem acompanhado por dois números, sendo o primeiro referente a proteção contra poeiras e objetos sólidos, enquanto que o segundo se refere a água. Quanto maior o número, maior a resistência. Dessa forma, na área do chuveiro recomenda-se as lâmpadas seladas e resistentes a vapor, com IP65, do tipo PAR 20 (lâmpadas menores, usadas para foco interno mais pontual). 

IPProteção contra corpos sólidos
0Sem proteção
1Proteção contra corpos superiores a 50mm
(ex: contatos involuntários da mão)
2Protegido contra corpos sólidos superiores a 12mm
(ex: dedos da mão)
3Protegido contra corpos sólidos superiores a 2,5mm
(ex: ferramentas, cabos)
4Protegido contra corpos sólidos superiores a 1mm
(ex: ferramentas finas, pequenos cabos)
5Protegido contra pó (sem sedimentos prejudiciais)
6Totalmente protegidos contra o pó
Índice de Proteção – Primeiro Algarismo
IPProteção contra líquidos
0Sem proteção
1Protegido contra as quedas verticais de gota de água (condensação)
2Protegido contra quedas de águas com direção até 15º na vertical
3Protegido contra a água da chuva com direção até 60º na vertical
4Protegido contra as projeções de água em todas as direções
5Protegido contra jatos de água em todas as direções
6Protegido contra os jatos de água semelhantes a golpe do mar
7Protegido contra a imersão
8Protegido contra os efeitos prolongados da imersão sob pressão
Índice de Proteção – Segundo Algarismo

Medidas Mínimas Banheiro

Em primeiro lugar, as medidas mínimas para banheiros são aquelas que incluem a circulação dos usuários e a colocação das peças sanitárias adequadas, sendo essenciais apenas o vaso sanitário, lavatório e chuveiro. Do mesmo modo, o espaço livre ao redor das peças sanitárias não deve ser desconsiderado.

As dimensões ideais são consideradas a solução mais confortável para o usuário, mas ainda podem ser reduzidas, enquanto que as medidas mínimas são aquelas irredutíveis para um bom funcionamento do layout. Por isso, para se fazer um projeto mínimo, é necessário ter como referência algumas medidas, podendo se chegar a diferentes soluções de planta.

Diagrama para dimensionamento dos banheiros com as referências de dimensão ideal e medidas mínimas das peças sanitárias essenciais: vaso sanitário, lavatório e chuveiro.
Referências para dimensionamento

Dimensões Mínimas: Banheiro Retangular 

No caso de layout retangular, a circulação se torna um pouco mais restrita, ao mesmo tempo que o chuveiro se torna mais espaçoso. As peças costumam estar distribuídas em uma linha única, e é indicado que em frente a porta se localize o lavatório, pois se considera mais agradável se deparar com este, em oposição ao vaso sanitário.  

Diagrama mostrando dimensionamento dos banheiros em formato retangular, com as referências de dimensão apresentadas acima.
Exemplo de banheiros com layout retangular

Esse formato se adequa melhor às dimensões padrão de dormitórios e por isso, se torna mais fácil de integrá-lo, seguindo os alinhamentos do projeto. 

Dimensões Mínimas: Banheiro Quadrado 

Em situações de layout quadrado, é possível chegar a dimensões menores, mas a área do chuveiro costuma ficar um pouco comprometida, por depender de uma abertura em esquina, com portas de correr ou dobradiça. Então, a organização do espaço se faz a partir da subdivisão do quadrado em 4 zonas, onde em uma delas se encontra a porta de acesso e área de circulação, enquanto que as demais ficam ocupadas pelas peças sanitárias. 

Diagrama mostrando dimensionamento dos banheiros em formato quadrado, com as referências de dimensão apresentadas acima.
Exemplo de banheiros com layout quadrado

Banheiro para Demi Suíte

Por outro lado, quando o projeto conta com uma Demi Suíte (banheiro que pode ser acessado através de dois quartos), é preciso tomar um cuidado especial com a circulação, garantindo um bom acesso e fluxo para ambos os ambientes que estarão conectados ao banheiro. 

A disposição dos equipamentos irá depender então da posição das portas de entrada. Conforme a necessidade, pode-se fazer a divisão do banheiro em duas partes, onde a primeira seria a área do acesso e lavatório, estando o vaso sanitário e chuveiro anexados ao lado. Essa solução também garante mais privacidade.  

Banheiro Acessível: Quais as dimensões mínimas do banheiro? 

O acesso aos banheiros deve ser garantido a todos os indivíduos, com autonomia, de forma que os critérios da NBR 9050 devem ser seguidos no projeto. Para isso, precisamos seguir o desenho universal, ou seja, projetar considerando as necessidades de todos os usuários e prever um bom funcionamento do espaço para estes, independente de suas condições individuais. 

As dimensões do banheiro são um ponto fundamental, mas além disso, vários outros elementos precisam ser considerados. Áreas molhadas como os banheiros, por serem frequentemente apertados e escorregadios, são um local comum de acidentes.

Por isso, dentro do grupo de mobilidade reduzida, os idosos são os que mais costumam sofrer com esse problema. Um banheiro acessível deve então ser também pensado para segurança desses usuários.  

Dimensionamento 

Primeiramente, deve-se certificar que as dimensões do banheiro sejam suficientes para o giro livre (360º) na manobra da cadeira de rodas, com um diâmetro mínimo de 1,5 metros. Ao mesmo tempo, caso o usuário seja uma pessoa idosa, o ideal seria considerar a presença de um cuidador. Dessa forma, o ambiente tende a ser mais amplo, o que também facilita a circulação e evita quedas. 

Diagrama mostrando um banheiro com giro livre de 1,5 metros para cadeira de rodas.
Medidas para banheiro acessível. Fonte: NBR 9050

As bacias sanitárias e assentos não podem ter abertura frontal e devem estar a uma altura entre 43 e 45 centímetros do piso.

Nos lavatórios, é necessário uma altura frontal livre, tanto na parte superior como inferior, de ao menos 80 centímetros, para o encaixe da cadeira de rodas. Ao escolher as torneiras, devemos pensar na facilidade do uso, por isso, as de alavanca ou sensor elétrico são mais indicadas. 

Diagrama mostrando um banheiro com lavatório acessível.
Lavatório para banheiro acessível. Fonte: NBR 9050

Além disso, todos os elementos devem estar ao alcance manual, sejam estes torneiras, válvula de descarga, barras, maçanetas, ou quaisquer outros. Os espelhos, por sua vez, devem estar ao alcance visual. 

O box necessita de um mínimo de 80 centímetros de largura e se evita a colocação de banheiras, pois seu uso se torna difícil pela mobilidade reduzida, podendo causar acidentes. O chuveirinho é uma opção para facilitar o banho, assim como um banco de apoio. Este pode ser dobrável e sua altura deve estar a 46 centímetros do chão.  

Foto interna de um banheiro acessível, com vão livre acima e abaixo do lavatório e barras de apoio. No box, além das barras, presença do banco dobrável.
Banheiro acessível

Piso 

Antes de mais nada, os pisos devem ser nivelados, antiderrapantes e contar com o posicionamento das grelhas e ralos fora da área de manobra e transferência. Ou seja, no caso de diferença de alturas no acesso, é indispensável o uso de rampa. Hoje, praticamente todos os pisos do mercado possuem essa opção, sejam eles cerâmicos, placas cimentíceas, epóxi ou até mesmo pisos emborrachados.

Os tapetes, aparentemente inofensivos, precisam ser adequados para evitar escorregões. Por isso, devem ser emborrachados na área de encontro ao piso, uma vez que o atrito com a superfície é maior. 

Barras de apoio 

As barras de apoio irão servir de auxílio para o deslocamento e devem ser feitas com acessórios próprios para essa função. Geralmente de alumínio ou aço inox, precisam estar muito bem fixadas nas paredes, a uma distância mínima de 40mm entre sua base de suporte e face interna da barra, além de suportar uma carga mínima de 150kg.  

Com uma altura entre 1,10m e 1,30m, são colocadas próximas do chuveiro e bacia sanitária, garantindo a transferência lateral, perpendicular e diagonal. Conforme o tamanho do banheiro, pode-se instalar as barras também nas paredes livres, ao longo do espaço de circulação que leva até esses pontos estratégicos.  

Junto ao vaso sanitário, é instalada uma barra reta horizontal com no mínimo 80 centímetros de comprimento, posicionada na horizontal, a 75 centímetros do piso acabado e a uma distância de 50 centímetros da borda frontal da bacia. É instalada também uma barra vertical, a 10 centímetros de distância da horizontal, com comprimento mínimo de 70 centímetros, localizada a 30 centímetros de distância da borda frontal da bacia.

Diagrama demonstrando o posicionamento das barras.
Posicionamento das barras junto ao vaso sanitário. Fonte: NBR 9050
CotasAdulto
(m)
Criança
(m)
A0,750,60
B0,400,25
C0,460,36
D0,300,15
Legenda

Rota acessível 

Da mesma forma que o banheiro, a rota de acesso até ele precisa ser acessível. Por isso, o caminho precisa estar livre, sem barreiras e é recomendado a locação de pontos de luz no percurso, com interruptores bem localizados, facilitando o seu uso. 

Assim como os demais elementos, as portas devem abrir de forma intuitiva, sendo as maçanetas de alavanca mais simples, com altura de ao menos 80 centímetros. O giro preferencialmente será feito para o lado de fora, uma vez que em situações de emergência, o acesso ao espaço para socorro é facilitado. 

Sistemas de segurança 

Os sistemas de alerta são uma opção para garantir a segurança, porque em casos de acidentes, o uso de botões de emergência servem para o usuário sinalizar qualquer problema. Estes precisam ficar a uma altura mais baixa, na distância de 40 centímetros do piso, de forma a assegurar seu uso mesmo em situações nas quais o indivíduo não tenha como se levantar.  

Conclusão 

Principalmente quando lidamos com espaços reduzidos, o dimensionamento do banheiro e demais decisões projetuais pode se tornar bastante complexo, pela quantidade de elementos que devem ser considerados. Por isso, precisamos entender cada etapa do processo e ter conhecimento sobre as questões de acessibilidade para garantir um layout funcional, que atenda a todos.

Além do dimensionamento e posicionamento das peças sanitárias, a escolha do revestimento adequado e uma iluminação bem elaborada são peças chave para o projeto do banheiro. Contudo, cada uma delas abrange diversas especificidades que podem ser estudadas a fundo e devem ser pensadas com cuidado e bastante atenção.

Esse artigo tem como propósito servir como um guia completo para as questões essenciais no desenvolvimento de um projeto de banheiro, mas essa leitura não dispensa a consulta à norma, assim como a pesquisa individual.

Caso você ainda tenha dúvidas em alguma etapa projetual, estudar sobre a elaboração de Projetos Executivos de Arquitetura e conhecer a Plataforma Projetou.com.br pode te ajudar!