Qual a importância de construir um portfólio de arquitetura?

Um portfólio de arquitetura atraente com trabalhos com boa apresentação tem um papel essencial para que você conquiste a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Seja para um estágio durante a faculdade, ou para ingressar em um escritório de arquitetura depois de formado, o Portfólio é de extrema importância na avaliação inicial para uma seleção.

Além de preparar um currículo com a descrição das suas habilidades e experiências profissionais e acadêmicas, é preciso construir um portfólio de qualidade, sendo capaz de expressar de maneira visual e clara a sua identidade arquitetônica, mostrando graficamente a aplicação das suas competências.

Imagem de portfólio em revista
Portfólio de arquitetura

Como o portfólio é a primeira imagem que você passa para o escritório, ele tem a função de apresentar você. Ou seja, através do seu trabalho você mostra como pode agregar na equipe e quais atribuições está capacitado para exercer.

É comum surgirem dúvidas no começo da construção do seu portfólio, como: Quais projetos devo colocar? Quais etapas de projeto devem estar no meu portfólio de arquitetura? Posso expor projetos acadêmicos? Como montar um portfólio sem ter experiências profissionais?

E por esse motivo, montamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para montar um Portfólio de Arquitetura atraente.

Como esse artigo está estruturado?

Passo a passo para criar um portfólio de arquitetura

O portfólio de arquitetura é o local que abriga a sua criatividade, ou seja, o documento que você expressa a sua representação arquitetônica e comprova a aplicação das suas habilidades.

Imagem com diversas opções de representação gráfica.
Representação gráfica

Você pode construir o seu portfólio de diversas formas, dependendo de como quer apresentá-lo. Para portfólios online existem sites como o Adobe Portfólio e o Behance, que te permitem buscar inspirações e construir um catálogo próprio com os seus projetos.

Esses sites também podem ser vinculados ao seu currículo de arquitetura online, como por exemplo no Linkedin, onde as pessoas tem acesso ao link do seu portfólio online. Mas antes disso, é necessário a construção do portfólio:

  1. Defina o objetivo do seu portfólio
  2. Defina a identidade visual
  3. Defina o que vai ser utilizado
  4. Comece o seu portfólio de arquitetura com o CV
  5. O portfólio é uma experiência visual, o que eu preciso mostrar?

1. Defina o objetivo do seu portfólio

O primeiro passo é saber com qual finalidade você está construindo o seu portfólio, ou seja, para qual vaga você está se candidatando e quais os requisitos necessários.

Por exemplo, se a vaga é para Detalhamento de Interiores, você deve expor no seu portfólio projetos que condizem com o que a empresa precisa. Desse modo, você mostra que tem habilidade prática na área e que se preocupa em preparar um documento de apresentação personalizado e pensado para o que o escritório está buscando.

Detalhe construtivo em corte humanizado
Detalhe construtivo em corte

Isso pode fazer você se destacar entre os outros candidatos, pois também mostra traços da sua personalidade e te ajuda a mostrar o seu valor como pessoa e profissional, sendo objetivo, claro e poupando o tempo do recrutador na hora de selecionar quem realmente se encaixa para a vaga ofertada.

2. Defina a identidade visual

A identidade visual do seu portfólio expressa um pouco da sua visão do mundo, com o que você se identifica na arquitetura e qual o seu estilo de representação. Isso é visto, também, como uma apresentação pessoal.

Imagem de planta humanizada
Identidade visual

Entre os seus projetos e as informações necessárias, você pode atribuir ao seu portfólio de arquitetura a sua personalidade, contando quais seus gostos e hobbies, como fotografia, arte, ilustração ou design gráfico.

Lembrando de equilibrar o conteúdo de forma criativa, sem evidenciar demais aspectos pessoais, esquecendo de ligá-los com a arquitetura e o seu objetivo inicial. Embora possa ser interessante trazer aspectos pessoais, é importante sempre relacioná-los aos aspectos profissionais.

Além disso, é através da diagramação do seu portfólio que você pode expor a sua habilidade de design gráfico, mostrando que você domina os conceitos de layout, esquemas e composição. Lembre-se de evitar a poluição visual, ou seja, não carregue as páginas com muita informação, pois desta forma a leitura se torna densa e cansativa

Perspectiva explodida
Perspectiva explodida

3. Defina o que vai ser utilizado

O seu portfólio de arquitetura deve ter um propósito bem definido, e dessa forma, você deve selecionar apenas o conteúdo que represente esse propósito.

Seja objetivo! Quem analisa o seu portfólio, provavelmente também está analisando outros, e essa pessoa valoriza a sua objetividade. Você deve mostrar o que é relevante e coerente com a vaga. Se a vaga está destinada a Imagens Fotorrealistas, não tem necessidade de acrescentar projetos de detalhamento de fachadas em 2D, por exemplo.

Portfólio de arquitetura com imagens renderizadas
Portfólio de arquitetura com imagens renderizadas

Você deve selecionar apenas os projetos e as etapas que fazem sentido para aquela vaga. O que você mais se orgulha é, certamente, o que mais chamará a atenção do escritório.

Portfólio com projeto executivo de arquitetura
Projeto executivo de arquitetura

Caso você não possua experiências profissionais ainda, invista em projetos acadêmicos ou projetos de estudos individuais. Mas vale lembrar que se você desenvolveu um projeto em grupo, você deve descrever pelo que você foi responsável.

Além disso, se você quer utilizar materiais desenvolvidos por você em um escritório que já trabalhou, é necessário pedir a autorização antes e atribuir os créditos da concepção do projeto, descrevendo também o que você desenvolveu.

Uma boa estratégia é criar uma narrativa para o seu portfólio, e isso também é guiado pelo objetivo que você definiu lá no início. Você pode criar uma linha cronológica, a fim de cativar o leitor, mostrando a sua evolução por meio de projetos desenvolvidos ao longo dos anos que você está na área, seja como estudante ou profissional.

Portfólio com projetos em linha do tempo
Portfólio com linha do tempo

Posicione os seus melhores projetos com estratégia. É importante chamar atenção logo no início, pois isso já inclina o recrutador ao seu favor, mas não esqueça de terminar com uma imagem marcante, para que ele finalize a leitura com uma boa impressão.

É de extrema importância que o seu portfólio tenha início, meio e fim.

4. Comece o seu portfólio de arquitetura com o CV

A sigla CV significa Curriculum Vitae, e vem de uma expressão em latim que quer dizer “trajetória de vida”.

Ou seja, o seu currículo deve mostrar a sua trajetória, incluindo experiências pessoais como trabalho voluntário, cursos de desenvolvimento pessoal e profissional, palestras e workshops.

Vamos listar os principais pontos que precisam constar no seu currículo de arquitetura:

  • Dados pessoais – Nome, idade, contato e em casos de vagas presenciais, a sua localização.
  • O seu objetivo profissional e pessoal – Como você pode agregar na empresa e o que você busca desenvolver com cada experiência.
  • Habilidades e qualificações – Nesse tópico você pode colocar suas habilidades comportamentais, assim como, suas qualificações técnicas para a área, como quais os softwares você domina.
  • Idiomas e cursos
  • Experiências – Aqui você pode colocar além das suas experiências profissionais e atividades extracurriculares que desenvolveu.
Modelo de currículo de arquitetura
Modelo de Curriculum Vitae

Após colocar todas essas informações no seu currículo de arquitetura, você está pronto para começar o seu portfólio. Pois desse modo você já sabe o que precisa mostrar e quais informações pode inserir sem deixar muito repetitivo e cansativo.

5. O portfólio é uma experiência visual, portanto, o que eu devo mostrar?

Dependendo da vaga para a qual você está se candidatando, você pode contextualizar o seu projeto de uma forma bem intuitiva, contendo imagens 3D, plantas humanizadas ou croquis.

Imagem modelo de projeto em portfólio de arquitetura
Contextualização visual de projeto de arquitetura

Existem muitas possibilidades para essa representação de acordo com o software que você utiliza para criar o seu portfólio, seja ele o InDesign, o Illustrator ou o Photoshop. Vamos listar algumas linguagens de representação gráfica para você se inspirar.

  • Desenhos minimalistas

O minimalismo é o conceito de reduzir ao mínimo a quantidade de elementos ou recursos utilizados, e para um portfólio de arquitetura, esse conceito pode ser muito interessante para dar mais foco a uma determinada característica do projeto.

Portfólio minimalista com projeto de arquitetura
Portfólio minimalista
  • Colagens

A colagem é uma técnica que pode ser feita a mão ou através de softwares, com a utilização do conceito de composição visual e sobreposição de texturas.

Você pode utilizar essa técnica para mostrar diferentes materiais de um projeto ou para inserir um edifício no seu entorno, dessa forma mantendo o foco principal e a maior parte da representação no projeto em si.

Imagem com colagem representativa para projeto de arquitetura
Colagem de projeto arquitetônico em corte

Os esboços são geralmente onde estão as ideias que guiaram todo o projeto arquitetônico, contudo eles não precisam ser apenas um rascunho, como podem compor o seu portfólio de arquitetura, sendo parte da linha do tempo do processo de determinado projeto ou como representação final.

Desenho de esboço feito a mão
Croqui de arquitetura

O importante é escolher algo que se conecte com o que você quer passar e com o trabalho que você irá desenvolver na empresa, demonstrando a sua competência técnica para a vaga.

Apresentação do portfólio de arquitetura

O seu portfólio deve ser, sobretudo, acessível. E isso quer dizer que você deve se preparar para que qualquer dispositivo possa abrir o seu documento e ler as informações da maneira que você as organizou, sem imprevistos e distorções.

Apesar de a maioria dos dispositivos atuais apresentarem proporções Widescreen, ou seja, o formato mais retangular de 16:9, ainda existem muitas telas usando uma proporção mais quadrada, chamada de Fullscreen, no formato de 4:3 ou 5:4.

Isso está ligado principalmente com a qualidade da imagem, mas se você não preparar o seu arquivo da forma adequada, isso pode prejudicar a sua diagramação.

Imagem de revista com portfólio de arquitetura.
Portfólio de arquitetura

Outro ponto importante é a resolução. Dê prioridade a 1920 x 1080 pixels, esses valores são os que entregam um resultado melhor na maioria dos computadores, celulares e tabletes.

Recomendações importantes para o seu portfólio de arquitetura

Embora a criatividade seja um dos fatores que guiam a construção do seu portfólio de arquitetura, é necessário que você seja profissional e apresente informações legíveis, tanto escritas quanto gráficas.

Para finalizar o seu portfólio e currículo de arquitetura, você precisa prestar atenção no tamanho do arquivo.

Como trabalhamos geralmente com imagens e desenhos grandes, você deve selecionar e redimensionar alguns trabalhos para isso não influenciar negativamente no tamanho do seu arquivo, impossibilitando que ele seja enviado por e-mail, por exemplo.

O ideal é que o seu PDF esteja com até 15mb, assim ele pode ser baixado por qualquer dispositivo com facilidade.

Portfólio de arquitetura
Portfólio de arquitetura

E para melhorar a sua impressão no escritório, você pode escrever uma breve carta de apresentação no e-mail, junto com o anexo do seu currículo e portfólio de arquitetura. Aproveite a oportunidade para ser um pouco mais informal e falar sobre a sua motivação para a candidatura.

Conclusão

Ao seguir esse passo a passo você terá um portfólio de arquitetura completo para enviar para as vagas que você tem interesse, lembrando sempre de personalizá-lo conforme necessidade das vagas.

Lembre-se também de revisar tudo antes finalizar, corrigindo possíveis erros de ortografia, verificando a ordem e qualidade das imagens. E por fim, é sempre interessante ter opiniões de amigos ou professores, assim você pode saber como o leitor se sente com o seu portfólio e melhorar alguns pontos.

Apesar de trabalhoso, ter um portfólio de arquitetura atraente é a chave certa para abrir a porta para novas oportunidades no mercado de trabalho, além do desenvolvimento constante de suas habilidades técnicas.

Invista tempo e criatividade na produção do seu portfólio e se sinta cada vez mais preparado para atuar na área que você almeja.