Porque o Photoshop é importante?

O Photoshop é um poderoso software de edição de imagens mundialmente conhecido. Criado pela Adobe, é usado por profissionais das áreas de fotografia, publicidade e propaganda, marketing, desenho artístico, computação gráfica, social media, design, arquitetura, entre outros.

Ao longo dos anos, ele ganhou várias reformulações e atualizações e hoje conta com versões em mais de 25 idiomas diferentes e possui também versões para smartphones e trabalho online.

Corte de Arquitetura pós-produzido com o auxílio do Photoshop
Corte de Arquitetura pós-produzido com o auxílio do Photoshop

Atualmente, diversos profissionais dependem do Photoshop para o desenvolvimento da identidade visual de suas empresas e produtos, por exemplo. Na construção civil, o Photoshop é utilizado principalmente para melhorar a qualidade de imagens renderizadas, projetos e criação de plantas baixas humanizadas.

Por isso, dominar o Photoshop se tornou cada vez mais imprescindível para quem trabalha com renderização, estudos volumétricos em 3D, etc. Por isso, a Projetou preparou um artigo com um passo a passo para você instalar o Photoshop do zero, sem erros!

Como esse artigo está estruturado

Quais são os requisitos para instalar o Photoshop?

Para instalar o Photoshop no Windows, é necessário que seu computador possua alguns requisitos básicos, garantindo o bom funcionamento do software. Essas informações são válidas principalmente para a versão de 2020 do programa, mas podem ser aproveitadas também para outras atualizações anteriores.

Sistema Operacional

O sistema operacional ideal é o Windows 7 com Service Pack 1 (64 bits) ou Windows 10 (atualização de outubro de 2018 – 64 bits – versão 1809 ou posterior)
Atenção: os documentos salvos na do Adobe Photoshop nuvem não são compatíveis com o Windows 7.

Processador

É preferível que sua máquina possua um processador Intel ou AMD que seja compatível com 64 bits, 2GHz ou mais rápido.

Placa de Vídeo

A placa de vídeo sugerida é a NVIDIA GeForce GTX 1050 ou equivalente (recomenda-se NVIDIA GeForce GTX 1660 ou Quadro T1000)

Memória Ram

É necessária uma Memória Ram com mais de 2 GB. No entanto, recomenda-se que sua máquina tenha pelo menos 8GB.

Espaço em Disco Rígido

É preciso ter pelo menos 3,1GB de espaço disponível em disco rígido para a instalação (requer espaço livre adicional durante o processo de utilização do software).

Resolução do Monitor

Seu monitor deve ter pelo menos 1280×800 píxels de resolução.

Open GL

Sua máquina precisa ser compatível com OpenGL 2.0 pelo menos.

Como instalar o Photoshop: passo a passo para baixar sem erros!

  1. Acesso
  2. Escolha do Pacote
  3. Verificação de Cadastro
  4. Instalar o Photoshop
  5. Inicializar o Photoshop

1. Acesso

Primeiro, acesse esse link. Faça gratuitamente o seu cadastro no site da Adobe para liberar a instalação. Depois, clique em “avaliação gratuita” e siga para a próxima página.

Página Inicial Adobe
Página Inicial Adobe

2. Escolha do Pacote

Escolha o Pacote Photoshop desejado e clique em “avaliar”. Você receberá uma avaliação grátis por sete dias e será redirecionado para a página de download automaticamente.

Planos e Preços Adobe Photoshop
Planos e Preços Adobe Photoshop

3. Verificação de Cadastro

A página seguinte fará a solicitação do seu nome de usuário e senha. Você pode conectar-se através do Facebook ou pela sua conta do Google. Você poderá também fazer a sincronização com outras contas, então, será preciso verificar o seu cadastro por e-mail.

Após a verificação, você estará conectado. Aceite os termos de verificação e uso e continue.

4. Instalar o Photoshop

Feita a verificação, surgirá uma caixa de diálogo com a pergunta “Deseja executar este arquivo?”, execute-o. A página de instalação abrirá. Não esqueça de escolher o idioma desejável e o local onde o arquivo será salvo.

Adobe Photoshop: Opções de Instalação
Adobe Photoshop: Opções de Instalação

Pronto! O download será feito automaticamente e o programa iniciará quando estiver concluído.

Download Photoshop Concluído.
Download Photoshop Concluído.

5. Inicializar o Photoshop

Abra-o e poderá começar a usá-lo. Lembrando que esta é apenas uma versão de teste, o que significa que após a contagem dos dias até expirar, será preciso pagar por uma versão definitiva.

Página de Início Photoshop
Página de Início Photoshop

É importante saber utilizar o Photoshop?

O Photoshop é ideal para quem deseja apresentar seus projetos com mais profissionalismo e agregar valor com a qualidade das imagens apresentadas, uma vez que ele tem diversas utilidades na arquitetura, como a pós-produção de imagens renderizadas a partir do Sketchup, V-ray, Revit, Lumion, Twinmotion, ArchiCAD, entre outros.

Inclusive, se você deseja alcançar resultados mais realistas em suas renderizações, recomendamos a leitura desses dois outros posts:

Com o Photoshop, você será capaz de tornar as imagens de seus projetos mais realísticas sem depender apenas dos resultados dos renderizadores, trabalhando com efeitos de iluminação e inserção da figura humana, além de objetos diversos.

Listamos algumas das utilidades do Photoshop para arquitetos e urbanistas:

Planta Humanizada

Humanizar as plantas técnicas é muito importante para estabelecer a comunicação e explicitar ideias para os clientes, além de impressionar e agregar valor ao projeto. Além disso, quando seus projetos são publicados em portfólio, sites ou mostruários, a qualidade de suas plantas é o seu cartão de visita e precisa chamar atenção do público.

Planta Baixa Humanizada
Planta Baixa Humanizada

Fachada Humanizada

Assim como a planta baixa, a fachada humanizada serve para que o cliente tenha uma melhor visualização do projeto, além de ficar esteticamente agradável em portfólios ou postagem nas redes sociais, sendo possível fazer o mesmo com os cortes.

Fachada pós-produzida com o Photoshop
Fachada pós-produzida com o Photoshop

Portfólio de Arquitetura

Um portfólio de qualidade é o cartão de visita do bom arquiteto. Ele é capaz de expressar de maneira visual e clara a sua identidade, mostrando suas competências de forma objetiva. Com o Photoshop, é possível criar Portfólios muito profissionais com características que traduzam sua essência com facilidade.

Portfólio de Arquitetura criado com o Photoshop
Portfólio de Arquitetura criado com o Photoshop

Banners de Arquitetura

Com as ferramentas de colagem do Photoshop, é possível criar lindos banners, que servem tanto para concursos, quanto para apresentar projetos universitários ou exibir em reuniões profissionais. O software permite diversas diagramações e esquemas de cores, o que é ideal para planta de situação e projetos de paisagismo, por exemplo, como na imagem abaixo:

Banner de Arquitetura criado com o Photoshop

Diagrama de Arquitetura

Os diagramas são muito utilizados para representação de ideias na arquitetura. Eles estão associados aos últimos passos do processo do projeto, quando já está pronto para ser apresentado, mas também é uma relevante ferramenta de análise para o desenvolvimento do desenho, por exemplo. Quando aplicados, os diagramas podem elevar o projeto arquitetônico não só na técnica, como na estética. Os diagramas possuem diversos usos, como:

  • Distribuição do programa de necessidades;
  • Listagem de atividades;
  • Representação da implantação;
  • Representação Climática;
  • Construção da Volumetria;
  • Somente para esquemas de estudo;
  • Representação estrutural e da materialidade da edificação;
Diagrama de Arquitetura
Diagrama de Arquitetura – Distribuição do Programa de Necessidades

Caso você ainda não tenha domínio do Photoshop e queira elevar o nível de suas apresentações, a Projetou disponibiliza um curso de Photoshop para Arquitetura, no qual você poderá se capacitar, do zero ao profissional, podendo criar imagens incríveis e aprimorar suas habilidades de maneira fácil e prática.

No curso, você poderá aprender:

  • Utilizar as ferramentas de edição e criação do Photoshop.
  • Fazer tratamento de imagens renderizadas
  • Inserir pessoas, vegetação e objetos diversos em imagens 3D.
  • Criação de efeitos de luz, iluminação, sombras e reflexos.
  • Editar plantas humanizadas com Photoshop
  • Criar cortes humanizados de projetos, com Photoshop.
  • Transformar um render diurno em imagem noturna.
  • Trabalhar com camadas, pincéis, ferramentas de recorte, e outras.

Conclusão

As habilidades desenvolvidas com o curso de Photoshop para arquitetura da Projetou, podem ser utilizadas tanto para uso pessoal, quanto para prestação de serviços para escritórios e construtoras. A Projetou também oferece outros cursos nas áreas de Pós-Produção e Design Gráfico para arquitetos, como:

Além do desenvolvimento dessas habilidades no software, o curso possui certificado aceito nas grandes empresas e instituições de ensino. Por fim, a maioria dos arquitetos que procuram emprego, não possuem habilidades com softwares de pós-produção e design gráfico, sendo uma ótima oportunidade de explorar um diferencial e se destacar no mercado.