O que é o Software Vray?

O Vray é um renderizador que tem como objetivo atribuir realismo aos projetos 3D. Este software é muito utilizado por arquitetos e designers de interiores em seus projetos, tornando-os mais compreensíveis para os clientes. Uma das grandes especificações para garantir resultados mais fotorrealistas é a configuração da iluminação do Vray.

O Vray é um dos renderizadores mais utilizados atualmente no mercado, principalmente como complemento do Software SketchUp, o qual realiza a modelagem 3D.

Através deste renderizador, realiza-se a configuração de diferentes materiais, elementos e objetos utilizados na modelagem 3D. Desta forma, a partir dele, vidros, alvenarias, metais, espelhos, móveis, iluminação, entre outros elementos, se tornam mais próximos da realidade, aprimorando o modelo 3D já existente.

Imagem renderizada no Vray ilustrando a noite e o dia dentro da cena
Imagem renderizada no Vray ilustrando a noite e o dia dentro da cena

Como esse artigo está estruturado

Qual a Importância do Vray para os Projetos?

Com a utilização do Vray nos projetos, os profissionais podem transformar um trabalho sem realismo, em um projeto que se assemelhe ao máximo ao que será construído na obra. Este fator é de grande importância ao realizar um trabalho de arquitetura ou design de interiores.

É a partir deste renderizador ou de outros renderizadores existentes, que o cliente consegue compreender melhor o que é proposto, qual será o resultado final do projeto e a emoção que ele transmitirá, tornando-se um projeto de arquitetura e design de interiores mais didático ao cliente.

Imagem de um projeto de arquitetura renderizado com Vray.
Imagem de um projeto de arquitetura renderizado com Vray

Ao transformar o projeto em algo mais compreensível e didático, o profissional está evitando futuros transtornos e decepções que podem ocorrer se houver falta de entendimento por parte do cliente, em relação aos materiais e estética do ambiente, tornando-se o render essencial para a complementação do projeto.

É com o objetivo de transmitir uma experiência única ao cliente, que também alguns arquitetos têm utilizado a Realidade Virtual, com ela o cliente tem a sensação de estar dentro do ambiente projetado e ela pode ser criada através de imagens renderizadas pelo Vray.

Além deste fator, com a utilização do Vray, há a possibilidade de testar diferentes aspectos projetuais, o que permite diferentes análises do ambiente para que não haja receio e dúvidas nas escolhas do projeto ao finalizá-lo e iniciar sua obra.

Imagem de um espaço interno renderizado com Vray
Imagem de um espaço interno renderizado com Vray

Iluminação no Vray

Aprender a utilizar o Vray demanda tempo, vontade e muito estudo para obter resultados cada vez melhores e realistas. Dessa forma, o vray possui métodos para configurar as cenas, materiais, iluminação, e outros fatores que são importantes na busca por compreensão pelo profissional.

No caso da iluminação, a influência é grande no resultado da imagem renderizada, interferindo em questões que fazem a diferença ao apresentar o projeto para o cliente. Entre estas questões, estão alguns fatores como:

  • Qualidade da imagem;
  • Cor dos objetos;
  • O que o ambiente quer transmitir aos frequentadores;
  • Luz e sombra.

Dessa maneira, ao realizar a configuração da iluminação, há a possibilidade de configurar pelo render, tanto a iluminação natural como a artificial do projeto que está sendo realizado, complementando a cena. Isto acontece através de ferramentas com diferentes formas de iluminação do Vray Light.

Cena renderizada com Vray, utilizando diferentes tipos de iluminação
Cena renderizada com Vray, utilizando diferentes tipos de iluminação

Como configurar o V-Ray Lights

A iluminação pode interferir no Projeto de Arquitetura e Design de Interiores demasiadamente. Desta maneira, deve-se analisar inicialmente qual o melhor tipo de iluminação para o ambiente, sua potência, sua estética e a emoção que o local deve passar ao frequentador do espaço de acordo com seus costumes.

Após a análise e decisão do profissional de como ficará o projeto em relação ao ambiente e a iluminação, e a execução do projeto em 3D, que pode ser efetuado em softwares como SketchUp Pro 3D Studio Max, inicia-se a renderização da imagem, para torná-la mais próxima da realidade do resultado final da obra.

Aconselha-se dessa maneira que ao configurar a iluminação no Vray, a cena não possua blocos, o que possibilita ao Vray uma renderização mais rápida e a possibilidade de analisar melhor a iluminação no ambiente.

Ao configurar a iluminação no Vray, é necessário conhecer as ferramentas nele existentes e os diferentes efeitos de iluminação que elas causam na imagem, conhecê-las economizará tempo ao renderizar a cena. Desta forma, fazem parte das ferramentas de iluminação do V-ray Lights:

Barra de V-Ray Lights no V-Ray para SketchUp
Ferramentas do V-Ray Lights

Rectangle Light

O Rectangle Light consiste em posicionar no projeto uma luz retangular ou elíptica. Ela é uma das luzes mais versáteis e é muito utilizada em leds, tela de projetor, spot de luz e janelas.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

Ao ser utilizado no projeto em seu formato padrão, ele emitirá luz por apenas um lado. Caso haja a necessidade de emitir iluminação dos dois lados da face do Rectangle Light, é necessário habilitar a opção “Double Sided”.

Este método é utilizado por alguns profissionais para se assemelhar a luz natural que entra pelas janelas. No momento que esta técnica é utilizada nas aberturas, para obter um melhor resultado, é aconselhável colocar o rectangle light pelo lado de fora do ambiente, isto trará mais naturalidade e realismo para a cena.

Imagem de um Rectangle Light, o qual é um Iluminação Vray
Imagem de um Rectangle Light

Sphere Light

O Sphere Light é uma luz esférica, a qual quando colocada no ambiente, transmite iluminação para todos os lados.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

Este tipo de iluminação proposto pelo Vray Light é diferente do Rectangle Light, já que o Rectangle possui formato distinto, e o Sphere Light, como possui ponto de luz multidirecional, é muito utilizado em abajour e lustres.

Porém, ao mesmo tempo, possuem como semelhança o fato de ambas, ao modificar seu tamanho na cena, causarem diferença na intensidade da luz emitida por elas, desta forma, é necessário cuidado ao colocar e dimensionar a luz no ambiente.

Imagem de uma Sphere Light
Imagem de uma Sphere Light

Spot Light

O Spot Light, ao ser colocado na cena, emite luz direcional, diferente da Sphere Light e do Rectangle Light.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

Esta ferramenta emite uma luz mais focada, em formato de “cone”, o qual pode controlar o tamanho da área de luz e penumbra pelo Cone Angle e Penumbra Angle.

Este tipo de iluminação utiliza-se em postes, spots, dando destaque a algo específico do ambiente, como a um quadro ou outro objeto decorativo, e luminárias de mesa.

Imagem de um Spot Light, , o qual é um Iluminação Vray.
Imagem de um Spot Light

IES Light

O IES Light é composto por arquivo .IES., o qual precisa ser carregado na cena. Este arquivo já possui sua configuração com formas e sombras variadas.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

Como pode-se notar, o IES Light diferencia-se das luzes anteriores, dependendo de um arquivo, o qual contém o formato, a direção e intensidade, buscando se aproximar ao máximo ao real.

Entretanto, ao utilizar esta iluminação na cena, apesar dela já estar configurada em relação a sua intensidade, pode-se controlar a intensidade separadamente também.

Geralmente, este tipo de luz utiliza-se nas cenas com spots e luminárias de trilho.

Imagem dos IES Light
Imagem dos IES Light

Omni Light

A Omni Light é uma luz que possui sua emissão de maneira multidirecional, semelhante ao que acontece com a Sphere Light.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

A diferença da Omni Light com a Sphere Light, está na intensidade. Ou melhor, a Omni Light, independente do seu tamanho, se aumentado ou diminuído, sua intensidade não sofre alterações, deixando as configurações intactas.

Este tipo de iluminação utiliza-se bastante em luminárias de jardim, e em outras luminárias dependendo da proposta que se deseja implantar no design e iluminação do ambiente.

Imagem do Omni Light
Imagem do Omni Light

Dome Light

A Dome Light ilumina a cena como se houvesse uma fonte de luz ao lado de fora dela.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

Este tipo de iluminação utiliza-se em conjunto com arquivos HDRs, com isso a iluminação baseia-se em imagens realistas, trazendo naturalidade para a cena, possibilitando a aplicação de um plano de fundo no render. Porém, outra maneira de usar este tipo de iluminação, é sem os arquivos, apenas com a cor que definí-la.

Este tipo de iluminação pode-se utilizar ao reproduzir a iluminação natural na cena e para homogeneidade na iluminação.

Imagem do Dome Light
Imagem do Dome Light

Mesh Light

A Mesh Light tem como objetivo criar luminárias em objetos de diferentes formatos. Isto acontecerá ao transformar o respectivo objeto em Componente ou Grupo, e posteriormente selecionar a opção Convert to Mesh Light.

Ferramentas do V-Ray Lights
Ferramentas do V-Ray Lights

Esta luz é nova no V-ray, sendo implantada na 3ª versão do software. A partir daí, os profissionais começaram a conhecê-la e entendê-la com o passar do tempo. Podendo utilizá-la em diferentes objetos, de diferentes maneiras.

Ao utilizar a ferramenta, há a necessidade de dosar seu uso, utilizando-a com consciência, pois se mal utilizada, pode impactar de forma considerável na velocidade da renderização. Dessa forma, uma solução para obter os mesmos resultados é investir na pós produção através do Photoshop.

Ao utilizar o Photoshop na pós produção da imagem, obtém-se uma complementação da renderização, tornando a cena ainda mais completa e realista, porém, é preciso cuidado para não deixá-la exagerada, e não acabar com um bom render.

Imagem do Mesh Light
Imagem do Mesh Light

Parâmetros Complementares de Iluminação

Além das ferramentas de V-Ray Lights já estudadas, existem outros parâmetros que completam a cena e a configuram para se tornar mais realista. O conhecimento desses parâmetros tornam a renderização da cena mais rápida e de melhor qualidade.

Entre os parâmetros mais utilizados nas cenas para sua iluminação, estão:

Sunlight

O Sunlight é um outro parâmetro muito utilizado ao iluminar uma cena, ele possui como objetivo, simular a luz solar no projeto. Dessa forma, como ele está linkado com a sombra do SketchUp, ao realizar a troca de horário, o Sunlight se modifica automaticamente, alterando as sombras existentes na imagem.

Para acessá-lo, há a necessidade de clicar no ícone do Asset Editor e posteriormente clicar no desenho da lâmpada existente na janela, quando o Asset Editor é aberto. Ao clicar na lâmpada aparecerá a opção de habilitar o Sunlight.

Imagem explicando a localização do Sunlight, e os tópicos nele presente
Imagem explicando a localização do Sunlight, e os tópicos nele presente

Dentro do Sunlight aparecerá alguns tópicos que poderão sofrer modificações de acordo com as necessidades do projeto, entre esses tópicos, alguns se destacam, são eles:

Color Mode: Pode utilizá-lo para modificar a cor da luz solar;

Intensity Multiplier: Pode utilizá-lo para modificar o brilho do sol;

Size Multiplier: Possui como objetivo causar a difusão da sombra em mais dura ou menos dura na cena;

Ozone: Ao utilizá-lo será afetada a cor da luz solar, podendo a luz tornar-se mais amarelada ou azulada.

Todas estas modificações influenciarão no resultado final da imagem, tornando sua iluminação parte essencial do projeto. Por este motivo que é tão importante adquirir conhecimento e atenção ao configurar uma cena.

Exposure

O Exposure aparece quando é aberta a janela da renderização, a qual se chama Frame Buffer. Esta janela tem como objetivo melhorar e corrigir falhas na iluminação da cena.

Para configurar o Exposure, é necessário habilitar a sua opção. A partir desde momento, aparecerão o exposure, Highlight Burn e o Contrast.

Imagem exibindo o Exposure, o qual faz parte das configurações de Iluminação Vray
Imagem exibindo o Exposure
  • Exposure

O Exposure possui como objetivo configurar a cena se esta estiver muito clara ou muito escura, dessa forma, ao aumentar e diminuir o valor do Exposure, a cena poderá clarear-se ou escurecer.

  • Highlight Burn

O Highlight Burn utiliza-se para diminuir o excesso de luz presente na imagem, porém há a necessidade de tomar cuidado ao utilizá-lo para que a cena não fique com a iluminação estranha, parecendo chapada. Aconselha-se dessa forma não zerar o Highlight Burn da imagem.

  • Contrast

Ao utilizar o Contrast na imagem, o contraste entre a luz e sombra da cena aumenta. Dessa forma, ao configurar todo o Exposure, incluindo o Contrast, a cena ficará mais completa e realista.

Antes e depois da iluminação da cena no ambiente renderizado, mostrando a Iluminação Vray
Antes e depois da iluminação da cena no ambiente renderizado

Ao configurar o Exposure de forma correta, a imagem terá suas cores realçadas e sua iluminação melhorada, trazendo assim mais realismo e contraste para a cena.

Conclusão

Ao estudar a Iluminação do Vray, nota-se que há diversas ferramentas com o objetivo de produzir uma imagem de qualidade, apesar de inicialmente o render parecer difícil, após a compreensão do profissional sobre o que cada ferramenta pode modificar na imagem, torna-se mais fácil e rápida a realização da renderização.

Ao realizar uma cena renderizada, é necessário ter o conhecimento de todos os pontos importantes do render. Com isso, a compreensão da iluminação do Vray é um dos primeiros passos para buscar entender e executar uma imagem realista.

Pode-se dizer assim que a renderização é a soma de configurações que juntas se complementam, desde a iluminação, até as formas dos objetos e os materiais na cena existente.

Caso você queira aprofundar os seus conhecimentos e aprender a fazer renderizações fotorrealistas, a Projetou preparou para você o Curso de V-ray para Sketchup, em que você irá aprender as ferramentas básicas e avançadas do Vray; iluminação interna e externa; criação, edição e configuração de materiais.