O que é o Software Vray?
O Vray é um renderizador que tem como objetivo atribuir realismo aos projetos 3D. Este software é muito utilizado por arquitetos e designers de interiores em seus projetos, tornando-os mais compreensíveis para os clientes. Uma das grandes especificações para garantir resultados mais fotorrealistas é a configuração da iluminação do Vray.
O Vray é um dos renderizadores mais utilizados atualmente no mercado, principalmente como complemento do Software SketchUp, o qual realiza a modelagem 3D.
Através deste renderizador, realiza-se a configuração de diferentes materiais, elementos e objetos utilizados na modelagem 3D. Desta forma, a partir dele, vidros, alvenarias, metais, espelhos, móveis, iluminação, entre outros elementos, se tornam mais próximos da realidade, aprimorando o modelo 3D já existente.
Como esse artigo está estruturado
- Qual a Importância do Vray para os Projetos?
- Iluminação no Vray
- Como configurar o V-Ray Lights
- Parâmetros Complementares de Iluminação
- Conclusão
Qual a Importância do Vray para os Projetos?
Com a utilização do Vray nos projetos, os profissionais podem transformar um trabalho sem realismo, em um projeto que se assemelhe ao máximo ao que será construído na obra. Este fator é de grande importância ao realizar um trabalho de arquitetura ou design de interiores.
É a partir deste renderizador ou de outros renderizadores existentes, que o cliente consegue compreender melhor o que é proposto, qual será o resultado final do projeto e a emoção que ele transmitirá, tornando-se um projeto de arquitetura e design de interiores mais didático ao cliente.
Ao transformar o projeto em algo mais compreensível e didático, o profissional está evitando futuros transtornos e decepções que podem ocorrer se houver falta de entendimento por parte do cliente, em relação aos materiais e estética do ambiente, tornando-se o render essencial para a complementação do projeto.
É com o objetivo de transmitir uma experiência única ao cliente, que também alguns arquitetos têm utilizado a Realidade Virtual, com ela o cliente tem a sensação de estar dentro do ambiente projetado e ela pode ser criada através de imagens renderizadas pelo Vray.
Além deste fator, com a utilização do Vray, há a possibilidade de testar diferentes aspectos projetuais, o que permite diferentes análises do ambiente para que não haja receio e dúvidas nas escolhas do projeto ao finalizá-lo e iniciar sua obra.
Iluminação no Vray
Aprender a utilizar o Vray demanda tempo, vontade e muito estudo para obter resultados cada vez melhores e realistas. Dessa forma, o vray possui métodos para configurar as cenas, materiais, iluminação, e outros fatores que são importantes na busca por compreensão pelo profissional.
No caso da iluminação, a influência é grande no resultado da imagem renderizada, interferindo em questões que fazem a diferença ao apresentar o projeto para o cliente. Entre estas questões, estão alguns fatores como:
- Qualidade da imagem;
- Cor dos objetos;
- O que o ambiente quer transmitir aos frequentadores;
- Luz e sombra.
Dessa maneira, ao realizar a configuração da iluminação, há a possibilidade de configurar pelo render, tanto a iluminação natural como a artificial do projeto que está sendo realizado, complementando a cena. Isto acontece através de ferramentas com diferentes formas de iluminação do Vray Light.
Como configurar o V-Ray Lights
A iluminação pode interferir no Projeto de Arquitetura e Design de Interiores demasiadamente. Desta maneira, deve-se analisar inicialmente qual o melhor tipo de iluminação para o ambiente, sua potência, sua estética e a emoção que o local deve passar ao frequentador do espaço de acordo com seus costumes.
Após a análise e decisão do profissional de como ficará o projeto em relação ao ambiente e a iluminação, e a execução do projeto em 3D, que pode ser efetuado em softwares como SketchUp Pro e 3D Studio Max, inicia-se a renderização da imagem, para torná-la mais próxima da realidade do resultado final da obra.
Aconselha-se dessa maneira que ao configurar a iluminação no Vray, a cena não possua blocos, o que possibilita ao Vray uma renderização mais rápida e a possibilidade de analisar melhor a iluminação no ambiente.
Ao configurar a iluminação no Vray, é necessário conhecer as ferramentas nele existentes e os diferentes efeitos de iluminação que elas causam na imagem, conhecê-las economizará tempo ao renderizar a cena. Desta forma, fazem parte das ferramentas de iluminação do V-ray Lights:
- Rectangle Light, a qual se conhece também como Plane Light
- Sphere Light
- Spot Light
- IES Light
- Omni Light
- Dome Light
- Mesh Light
Rectangle Light
O Rectangle Light consiste em posicionar no projeto uma luz retangular ou elíptica. Ela é uma das luzes mais versáteis e é muito utilizada em leds, tela de projetor, spot de luz e janelas.
Ao ser utilizado no projeto em seu formato padrão, ele emitirá luz por apenas um lado. Caso haja a necessidade de emitir iluminação dos dois lados da face do Rectangle Light, é necessário habilitar a opção “Double Sided”.
Este método é utilizado por alguns profissionais para se assemelhar a luz natural que entra pelas janelas. No momento que esta técnica é utilizada nas aberturas, para obter um melhor resultado, é aconselhável colocar o rectangle light pelo lado de fora do ambiente, isto trará mais naturalidade e realismo para a cena.
Sphere Light
O Sphere Light é uma luz esférica, a qual quando colocada no ambiente, transmite iluminação para todos os lados.
Este tipo de iluminação proposto pelo Vray Light é diferente do Rectangle Light, já que o Rectangle possui formato distinto, e o Sphere Light, como possui ponto de luz multidirecional, é muito utilizado em abajour e lustres.
Porém, ao mesmo tempo, possuem como semelhança o fato de ambas, ao modificar seu tamanho na cena, causarem diferença na intensidade da luz emitida por elas, desta forma, é necessário cuidado ao colocar e dimensionar a luz no ambiente.
Spot Light
O Spot Light, ao ser colocado na cena, emite luz direcional, diferente da Sphere Light e do Rectangle Light.
Esta ferramenta emite uma luz mais focada, em formato de “cone”, o qual pode controlar o tamanho da área de luz e penumbra pelo Cone Angle e Penumbra Angle.
Este tipo de iluminação utiliza-se em postes, spots, dando destaque a algo específico do ambiente, como a um quadro ou outro objeto decorativo, e luminárias de mesa.
IES Light
O IES Light é composto por arquivo .IES., o qual precisa ser carregado na cena. Este arquivo já possui sua configuração com formas e sombras variadas.
Como pode-se notar, o IES Light diferencia-se das luzes anteriores, dependendo de um arquivo, o qual contém o formato, a direção e intensidade, buscando se aproximar ao máximo ao real.
Entretanto, ao utilizar esta iluminação na cena, apesar dela já estar configurada em relação a sua intensidade, pode-se controlar a intensidade separadamente também.
Geralmente, este tipo de luz utiliza-se nas cenas com spots e luminárias de trilho.
Omni Light
A Omni Light é uma luz que possui sua emissão de maneira multidirecional, semelhante ao que acontece com a Sphere Light.
A diferença da Omni Light com a Sphere Light, está na intensidade. Ou melhor, a Omni Light, independente do seu tamanho, se aumentado ou diminuído, sua intensidade não sofre alterações, deixando as configurações intactas.
Este tipo de iluminação utiliza-se bastante em luminárias de jardim, e em outras luminárias dependendo da proposta que se deseja implantar no design e iluminação do ambiente.
Dome Light
A Dome Light ilumina a cena como se houvesse uma fonte de luz ao lado de fora dela.
Este tipo de iluminação utiliza-se em conjunto com arquivos HDRs, com isso a iluminação baseia-se em imagens realistas, trazendo naturalidade para a cena, possibilitando a aplicação de um plano de fundo no render. Porém, outra maneira de usar este tipo de iluminação, é sem os arquivos, apenas com a cor que definí-la.
Este tipo de iluminação pode-se utilizar ao reproduzir a iluminação natural na cena e para homogeneidade na iluminação.
Mesh Light
A Mesh Light tem como objetivo criar luminárias em objetos de diferentes formatos. Isto acontecerá ao transformar o respectivo objeto em Componente ou Grupo, e posteriormente selecionar a opção Convert to Mesh Light.
Esta luz é nova no V-ray, sendo implantada na 3ª versão do software. A partir daí, os profissionais começaram a conhecê-la e entendê-la com o passar do tempo. Podendo utilizá-la em diferentes objetos, de diferentes maneiras.
Ao utilizar a ferramenta, há a necessidade de dosar seu uso, utilizando-a com consciência, pois se mal utilizada, pode impactar de forma considerável na velocidade da renderização. Dessa forma, uma solução para obter os mesmos resultados é investir na pós produção através do Photoshop.
Ao utilizar o Photoshop na pós produção da imagem, obtém-se uma complementação da renderização, tornando a cena ainda mais completa e realista, porém, é preciso cuidado para não deixá-la exagerada, e não acabar com um bom render.
Parâmetros Complementares de Iluminação
Além das ferramentas de V-Ray Lights já estudadas, existem outros parâmetros que completam a cena e a configuram para se tornar mais realista. O conhecimento desses parâmetros tornam a renderização da cena mais rápida e de melhor qualidade.
Entre os parâmetros mais utilizados nas cenas para sua iluminação, estão:
Sunlight
O Sunlight é um outro parâmetro muito utilizado ao iluminar uma cena, ele possui como objetivo, simular a luz solar no projeto. Dessa forma, como ele está linkado com a sombra do SketchUp, ao realizar a troca de horário, o Sunlight se modifica automaticamente, alterando as sombras existentes na imagem.
Para acessá-lo, há a necessidade de clicar no ícone do Asset Editor e posteriormente clicar no desenho da lâmpada existente na janela, quando o Asset Editor é aberto. Ao clicar na lâmpada aparecerá a opção de habilitar o Sunlight.
Dentro do Sunlight aparecerá alguns tópicos que poderão sofrer modificações de acordo com as necessidades do projeto, entre esses tópicos, alguns se destacam, são eles:
Color Mode: Pode utilizá-lo para modificar a cor da luz solar;
Intensity Multiplier: Pode utilizá-lo para modificar o brilho do sol;
Size Multiplier: Possui como objetivo causar a difusão da sombra em mais dura ou menos dura na cena;
Ozone: Ao utilizá-lo será afetada a cor da luz solar, podendo a luz tornar-se mais amarelada ou azulada.
Todas estas modificações influenciarão no resultado final da imagem, tornando sua iluminação parte essencial do projeto. Por este motivo que é tão importante adquirir conhecimento e atenção ao configurar uma cena.
Exposure
O Exposure aparece quando é aberta a janela da renderização, a qual se chama Frame Buffer. Esta janela tem como objetivo melhorar e corrigir falhas na iluminação da cena.
Para configurar o Exposure, é necessário habilitar a sua opção. A partir desde momento, aparecerão o exposure, Highlight Burn e o Contrast.
- Exposure
O Exposure possui como objetivo configurar a cena se esta estiver muito clara ou muito escura, dessa forma, ao aumentar e diminuir o valor do Exposure, a cena poderá clarear-se ou escurecer.
- Highlight Burn
O Highlight Burn utiliza-se para diminuir o excesso de luz presente na imagem, porém há a necessidade de tomar cuidado ao utilizá-lo para que a cena não fique com a iluminação estranha, parecendo chapada. Aconselha-se dessa forma não zerar o Highlight Burn da imagem.
- Contrast
Ao utilizar o Contrast na imagem, o contraste entre a luz e sombra da cena aumenta. Dessa forma, ao configurar todo o Exposure, incluindo o Contrast, a cena ficará mais completa e realista.
Ao configurar o Exposure de forma correta, a imagem terá suas cores realçadas e sua iluminação melhorada, trazendo assim mais realismo e contraste para a cena.
Conclusão
Ao estudar a Iluminação do Vray, nota-se que há diversas ferramentas com o objetivo de produzir uma imagem de qualidade, apesar de inicialmente o render parecer difícil, após a compreensão do profissional sobre o que cada ferramenta pode modificar na imagem, torna-se mais fácil e rápida a realização da renderização.
Ao realizar uma cena renderizada, é necessário ter o conhecimento de todos os pontos importantes do render. Com isso, a compreensão da iluminação do Vray é um dos primeiros passos para buscar entender e executar uma imagem realista.
Pode-se dizer assim que a renderização é a soma de configurações que juntas se complementam, desde a iluminação, até as formas dos objetos e os materiais na cena existente.
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[…] dois tópicos em junção com a utilização de uma boa modelagem 3D, e uma boa iluminação, proporcionam uma imagem de qualidade, com a cena transmitindo um espaço renderizado. […]
Olá boa tarde estou com problemas no asset editor, já coloquei as luzes no meu projeto, porém quando abro o asset editor nada aparece por lá como se estivesse vazio. Vc pode me ajudar?