Os programas de arquitetura utilizados tanto para o desenvolvimento do desenho técnico quanto para modelagem computacional 3D, vem se tornando cada vez mais importantes para profissionais da área de construção civil.

Desenhos de Arquitetura
Desenhos de Arquitetura

Com eles, é possível desenvolver projetos, além de acompanhar todo o processo de criação e até mesmo fazer planos orçamentários, por exemplo. Por isso, a Projetou preparou a seguir uma lista detalhada dos 10 programas de arquitetura que todo arquiteto deveria conhecer em 2021:

Como esse artigo está estruturado

  1. AutoCad
  2. Revit Architecture
  3. Archicad
  1. SketchUp
  2. Promob
  1. V-Ray
  2. Lumion
  3. Twinmotion
  1. Corew Draw
  2. Photoshop

Desenho Técnico: Tecnologia CAD x BIM

desenho técnico deve mostrar com exatidão as particularidades de uma obra a ser realizada. Desde a estrutura, passando pelo levantamento das paredes, esquadrias, cobertura, detalhamento, etc.

Quando uma nova peça nasce da ideia de um engenheiro, arquiteto ou técnico, é com o desenho técnico que o seu pensamento pensamento toma forma, se transformando em imagem. No entanto, com o avanço da tecnologia, não é mais necessário recorrer apenas ao desenho à mão, por isso, existem alguns softwares que todo arquiteto deve dominar.

Evolução do desenho técnico: à mão, Autocad e Revit
Evolução do desenho técnico: à mão, Autocad e Revit

Além disso, nos últimos anos entrou em destaque o Building Information Modeling (BIM), uma metodologia que permite que se trabalhe o desenho técnico em equipe, de forma integrada e simultânea, viabilizando estudos e análises do projeto e da sequência da construção, comportando também o orçamento e planejamento da obra. O BIM também é um instrumento que serve para otimizar a manutenção da edificação.

1. Autocad

Criado pela Autodesk, o Autocad é um programa de arquitetura que foi desenvolvido pensando em projetos de peças mecânicas para engenheiros, mas caiu nas graças dos profissionais da construção civil como um todo. O Autocad é um dos programas mais tradicionais no meio da arquitetura, difundido mundialmente por sua clareza, pois possui fácil manipulação e agilidade na produção de desenhos arquitetônicos que vão desde plantas baixas a detalhamento de interiores.

Planta Baixa desenvolvida com o AutoCad
Planta Baixa desenvolvida com o AutoCad

2. Revit Architecture

O Revit é um programa de arquitetura também de autoria da Autodesk e vem se destacando cada vez mais no mercado e ocupando os escritórios de arquitetura e engenharia. O diferencial do Revit é a utilização da metodologia BIM, que assim permite que todo o projeto de construção seja desenvolvido utilizando apenas um software, desde o projeto estrutural, passando pela relação de materialidade, esquadrias, projetos de móveis, etc.

Projeto de Interior de Banheiro criado com o Programa de Arquitetura Revit
Projeto de Interior de Banheiro criado com o Revit

3. Archicad

O ArchiCAD é um programa desenvolvido pela Graphisoft e serve para modelagem 3D e detalhamento de projetos em 2D. Hoje é visto como um dos melhores softwares BIM no mundo, competindo apenas com o Revit. Por isso, aprender esse software é um diferencial para a carreira de todo arquiteto e também de outros profissionais da construção civil.

Render feito com o Archicad
Render feito com o Archicad

Modelagem 3D

Com a produção de maquetes 3D, a arquitetura e a sustentabilidade se tornaram ainda mais unidas, pois a representação gráfica desta forma, auxilia você a simular todos os detalhes de um espaço de acordo com a realidade e observar se eles poderão funcionar, o que economiza tempo, materiais e pode evitar gastos desnecessários, porque a probabilidade de errar passa a ser bem menor.

Dentro do conceito de modelagem 3D, esses são os softwares que mais se destacam no mercado:

1. Sketchup

O Sketchup é um dos programas mais desejados do mercado por arquitetos e desingners quando o assunto é modelagem 3D. Ele é utilizado para design de interiores, criação de móveis, desenvolvimento de games e de produtos em geral, além disso, também pode ser utilizado para uso pessoal, pois estimula a criatividade e possui fácil manipulação.

Projeto  3D de quarto produzido com o auxílio do Sketchup
Projeto 3D de quarto produzido com o auxílio do Sketchup

2. Promob

O Promob é um programa usado para a criação de mobiliário planejado, pois, com ele é possível compreender como o móvel se comportará inserido no ambiente. Além disso, permite definir a quantidade de material utilizado no projeto.

Imagem Renderizada criada com o Promob
Imagem Renderizada criada com o Promob

No entanto, não é possível criar imagens realistas com o Promob, porém, é possível exportar o projeto para outro software que crie renders com mais qualidade.

Renderizadores

Com o processo de renderização, o arquiteto pode prever com uma precisão impressionante como o projeto se comportará quando estiver concluído.

É um recurso muito importante, tanto para atrair o olhar do cliente quando para o a satisfação do profissional, pois facilita a visualização de cada ambiente e do espaço ocupado pelo mobiliário escolhido. Por isso, todo arquiteto deve conhecer e dominar os seguintes programas renderizadores:

1. V-Ray

O V-Ray não é um programa de arquitetura qualquer, ele funciona como uma extensão para o Sketchup e outros programas de modelagem, para gerar renders fotorrealistas e profissionais. É conhecido por seus recursos diversificados, permitindo a criação de imagens fotorrealistas geradas a partir de diferentes softwares, como o Sketchup ou Revit.

Imagem renderizada de cozinha utilizando Sketchup e V-ray
Imagem renderizada de cozinha utilizando Sketchup e V-ray

2. Lumion

Assim como o V-Ray, o Lumion é um software responsável pela renderização das modelagens 3D provenientes de outros softwares. Ele possui uma biblioteca bastante extensa, pois serve para inserção de objetos, mobiliário, vegetação, veículos, efeitos de iluminação, texturas e pessoas.

Imagem Renderizada feita com o Twinmotion
Imagem Renderizada feita com o Lumion

Além disso, ele conta com um diferencial em relação aos outros programas com essa característica, que é a produção de vídeos mais facilmente. No entanto, o render gerado a partir do Lumion não é tão fotorrealistas em comparação com o seu corrente V-Ray, desempenhando melhor potencial para cenas externas.

3. Twinmotion

Assim como o V-Ray e o Lumion, o Twinmotion, criado pela Unreal Engine, também é um software de extensão para programas de modelagem, em especial o Sketchup.

Imagem Renderizada criada com o programa de arquitetura Twinmotion
Imagem Renderizada criada com o Twinmotion

Esse programa de arquitetura possui uma dinâmica muito intuitiva e é capaz de produzir imagens, animações 3D, panoramas e vídeos padrão ou de 360º com muita qualidade, portanto, é ideal para profissionais de arquitetura, planejamento urbano, paisagismo e construção civil em geral.

Pós-Produção

A etapa de pós-produção de uma imagem deve ser valorizada pelos profissionais, pois pode agregar um grande valor para apresentação de um projeto e até mesmo modelar um contexto urbano com precisão e uma bela estética, por exemplo.

Também existe a possibilidade do cliente visualizar seus desenhos técnicos de projeto com muito mais clareza, não só em plantas baixas, como em cortes e elevações.

Os desenhos, quando representados de maneira aprimorada e mostrando a definição plástica, o peso gráfico, os efeitos de luz e sombras, além da adição de paisagismo, além de ser um diferencial impressionante para seus projetos, facilitam o entendimento por parte dos clientes.

1. Corew Draw

O Corew Draw não é especificamente um programa de arquitetura. Assim como o Photoshop, ele foi desenvolvido para a criação e edição de imagens, mas também pode ser utilizado por arquitetos, principalmente para a criação de folders, portfólios, banners e plantas humanizadas.

Colagem criada com o auxílio do Corew Draw
Colagem criada com o auxílio do Corew Draw

2. Photoshop

Criado pela Adobe, o Photoshop foi desenvolvido inicialmente para edição de imagens, mas tornou-se muito importante para arquitetos nos últimos anos. Com o auxílio dele, é possível realizar a pós-produção de imagens, diagramas, portfólios, plantas humanizadas, além de inúmeras outras utilidades.

Planta Baixa Humanizada criada com o programa de arquitetura Photoshop
Planta Baixa Humanizada criada com o Photoshop

Conclusão

Com o “boom” da construção civil nos últimos anos, o mercado da arquitetura expandiu e elevou o nível da sua concorrência, principalmente, para os estudantes e recém-formados em arquitetura.

Um ponto forte de diferenciação e destaque no mercado de trabalho, é a habilidade com os softwares descritos nesse artigo. Por isso, é imprescindível que estudantes e arquitetos mantenham-se sempre atualizados dentre as novidades do mercado.

Pensando nisso, por apenas R$ 9,90 nos três primeiros meses, a Projetou disponibiliza vários cursos completos com os programas mais requisitados vistos acima, além de outros vários cursos de arquitetura, engenharia e design de interiores:

Além disso, todos os cursos possuem certificado reconhecido em todo o território nacional para maioria das universidades e empresas. Além disso, todos os cursos disponibilizam material de apoio teórico e prático, assim como exercícios práticos.