Os programas de arquitetura utilizados tanto para o desenvolvimento do desenho técnico quanto para modelagem computacional 3D, vem se tornando cada vez mais importantes para profissionais da área de construção civil.
Com eles, é possível desenvolver projetos, além de acompanhar todo o processo de criação e até mesmo fazer planos orçamentários, por exemplo. Por isso, a Projetou preparou a seguir uma lista detalhada dos 10 programas de arquitetura que todo arquiteto deveria conhecer em 2021:
Como esse artigo está estruturado
Desenho Técnico: Tecnologia CAD x BIM
O desenho técnico deve mostrar com exatidão as particularidades de uma obra a ser realizada. Desde a estrutura, passando pelo levantamento das paredes, esquadrias, cobertura, detalhamento, etc.
Quando uma nova peça nasce da ideia de um engenheiro, arquiteto ou técnico, é com o desenho técnico que o seu pensamento pensamento toma forma, se transformando em imagem. No entanto, com o avanço da tecnologia, não é mais necessário recorrer apenas ao desenho à mão, por isso, existem alguns softwares que todo arquiteto deve dominar.
Além disso, nos últimos anos entrou em destaque o Building Information Modeling (BIM), uma metodologia que permite que se trabalhe o desenho técnico em equipe, de forma integrada e simultânea, viabilizando estudos e análises do projeto e da sequência da construção, comportando também o orçamento e planejamento da obra. O BIM também é um instrumento que serve para otimizar a manutenção da edificação.
1. Autocad
Criado pela Autodesk, o Autocad é um programa de arquitetura que foi desenvolvido pensando em projetos de peças mecânicas para engenheiros, mas caiu nas graças dos profissionais da construção civil como um todo. O Autocad é um dos programas mais tradicionais no meio da arquitetura, difundido mundialmente por sua clareza, pois possui fácil manipulação e agilidade na produção de desenhos arquitetônicos que vão desde plantas baixas a detalhamento de interiores.
2. Revit Architecture
O Revit é um programa de arquitetura também de autoria da Autodesk e vem se destacando cada vez mais no mercado e ocupando os escritórios de arquitetura e engenharia. O diferencial do Revit é a utilização da metodologia BIM, que assim permite que todo o projeto de construção seja desenvolvido utilizando apenas um software, desde o projeto estrutural, passando pela relação de materialidade, esquadrias, projetos de móveis, etc.
3. Archicad
O ArchiCAD é um programa desenvolvido pela Graphisoft e serve para modelagem 3D e detalhamento de projetos em 2D. Hoje é visto como um dos melhores softwares BIM no mundo, competindo apenas com o Revit. Por isso, aprender esse software é um diferencial para a carreira de todo arquiteto e também de outros profissionais da construção civil.
Modelagem 3D
Com a produção de maquetes 3D, a arquitetura e a sustentabilidade se tornaram ainda mais unidas, pois a representação gráfica desta forma, auxilia você a simular todos os detalhes de um espaço de acordo com a realidade e observar se eles poderão funcionar, o que economiza tempo, materiais e pode evitar gastos desnecessários, porque a probabilidade de errar passa a ser bem menor.
Dentro do conceito de modelagem 3D, esses são os softwares que mais se destacam no mercado:
1. Sketchup
O Sketchup é um dos programas mais desejados do mercado por arquitetos e desingners quando o assunto é modelagem 3D. Ele é utilizado para design de interiores, criação de móveis, desenvolvimento de games e de produtos em geral, além disso, também pode ser utilizado para uso pessoal, pois estimula a criatividade e possui fácil manipulação.
2. Promob
O Promob é um programa usado para a criação de mobiliário planejado, pois, com ele é possível compreender como o móvel se comportará inserido no ambiente. Além disso, permite definir a quantidade de material utilizado no projeto.
No entanto, não é possível criar imagens realistas com o Promob, porém, é possível exportar o projeto para outro software que crie renders com mais qualidade.
Renderizadores
Com o processo de renderização, o arquiteto pode prever com uma precisão impressionante como o projeto se comportará quando estiver concluído.
É um recurso muito importante, tanto para atrair o olhar do cliente quando para o a satisfação do profissional, pois facilita a visualização de cada ambiente e do espaço ocupado pelo mobiliário escolhido. Por isso, todo arquiteto deve conhecer e dominar os seguintes programas renderizadores:
1. V-Ray
O V-Ray não é um programa de arquitetura qualquer, ele funciona como uma extensão para o Sketchup e outros programas de modelagem, para gerar renders fotorrealistas e profissionais. É conhecido por seus recursos diversificados, permitindo a criação de imagens fotorrealistas geradas a partir de diferentes softwares, como o Sketchup ou Revit.
2. Lumion
Assim como o V-Ray, o Lumion é um software responsável pela renderização das modelagens 3D provenientes de outros softwares. Ele possui uma biblioteca bastante extensa, pois serve para inserção de objetos, mobiliário, vegetação, veículos, efeitos de iluminação, texturas e pessoas.
Além disso, ele conta com um diferencial em relação aos outros programas com essa característica, que é a produção de vídeos mais facilmente. No entanto, o render gerado a partir do Lumion não é tão fotorrealistas em comparação com o seu corrente V-Ray, desempenhando melhor potencial para cenas externas.
3. Twinmotion
Assim como o V-Ray e o Lumion, o Twinmotion, criado pela Unreal Engine, também é um software de extensão para programas de modelagem, em especial o Sketchup.
Esse programa de arquitetura possui uma dinâmica muito intuitiva e é capaz de produzir imagens, animações 3D, panoramas e vídeos padrão ou de 360º com muita qualidade, portanto, é ideal para profissionais de arquitetura, planejamento urbano, paisagismo e construção civil em geral.
Pós-Produção
A etapa de pós-produção de uma imagem deve ser valorizada pelos profissionais, pois pode agregar um grande valor para apresentação de um projeto e até mesmo modelar um contexto urbano com precisão e uma bela estética, por exemplo.
Também existe a possibilidade do cliente visualizar seus desenhos técnicos de projeto com muito mais clareza, não só em plantas baixas, como em cortes e elevações.
Os desenhos, quando representados de maneira aprimorada e mostrando a definição plástica, o peso gráfico, os efeitos de luz e sombras, além da adição de paisagismo, além de ser um diferencial impressionante para seus projetos, facilitam o entendimento por parte dos clientes.
1. Corew Draw
O Corew Draw não é especificamente um programa de arquitetura. Assim como o Photoshop, ele foi desenvolvido para a criação e edição de imagens, mas também pode ser utilizado por arquitetos, principalmente para a criação de folders, portfólios, banners e plantas humanizadas.
2. Photoshop
Criado pela Adobe, o Photoshop foi desenvolvido inicialmente para edição de imagens, mas tornou-se muito importante para arquitetos nos últimos anos. Com o auxílio dele, é possível realizar a pós-produção de imagens, diagramas, portfólios, plantas humanizadas, além de inúmeras outras utilidades.
Conclusão
Com o “boom” da construção civil nos últimos anos, o mercado da arquitetura expandiu e elevou o nível da sua concorrência, principalmente, para os estudantes e recém-formados em arquitetura.
Um ponto forte de diferenciação e destaque no mercado de trabalho, é a habilidade com os softwares descritos nesse artigo. Por isso, é imprescindível que estudantes e arquitetos mantenham-se sempre atualizados dentre as novidades do mercado.
Pensando nisso, por apenas R$ 9,90 nos três primeiros meses, a Projetou disponibiliza vários cursos completos com os programas mais requisitados vistos acima, além de outros vários cursos de arquitetura, engenharia e design de interiores:
- Revit Arquitetônico do Zero ao Avançado
- V-ray para Sketchup
- Photoshop para Arquitetura
- Sketchup para Projeto Arquitetônico
- AutoCAD do Básico ao Avançado
- Lumion Avançado: Interior e Exterior
- Planta Humanizada Avançada no Corel Draw
- Renderização 3D com o Lumion
- Twinmotion 2020: Animações 3D em Arquitetura
Além disso, todos os cursos possuem certificado reconhecido em todo o território nacional para maioria das universidades e empresas. Além disso, todos os cursos disponibilizam material de apoio teórico e prático, assim como exercícios práticos.
[…] Se você está com dúvida sobre em qual programa deve se especializar para iniciar sua carreira na arquitetura, veja esse artigo dos 10 programas de arquitetura que todo arquiteto deveria saber. […]
[…] O Vray é um renderizador que tem como objetivo atribuir realismo aos projetos 3D. Este software é muito utilizado por arquitetos e designers de interiores em seus projetos, tornando-os mais compreensíveis para os clientes. Uma das grandes especificações para garantir resultados mais fotorrealistas é a configuração da iluminação do Vray. […]
[…] de Areia. Isto acontece pelo fato de haver a necessidade de habilitá-la nas configurações do Software, para que se torne visível na tela principal, em junção com outras […]
[…] em tempo real, capaz de produzir imagens realistas em 3D e passeios virtuais. Muito utilizado em Arquitetura e Design de Interiores, neste artigo você aprenderá o passo-a -passo para realizar o Download do […]
[…] Veja quais os 10 programas de arquitetura que todo arquiteto deveria saber. […]
[…] e vem sendo incorporado por profissionais nas apresentações de projetos aos clientes de arquitetura e design de […]