O que é o croqui na arquitetura?

Catedral de Brasília - Oscar Niemeyer
Catedral de Brasília – Oscar Niemeyer

O croqui na arquitetura é a representação inicial do projeto, em forma de esboço.

Geralmente feito a mão, esse desenho auxilia na expressão das ideias que surgem durante a concepção inicial do projeto, permitindo sua comunicação para clientes e demais profissionais da área, sejam arquitetos ou engenheiros.

Croqui de Lúcio Costa para Brasília
Croqui para concurso de Brasília – Lucio Costa

O croqui é a maneira de traduzir no papel as ideias que estão sendo concebidas sobre o projeto. Por isso, permite um traço livre, linhas sinuosas, desenhos abstratos. Desde que não se fuja do objetivo de representar o projeto, é possível fazer uso da criatividade para criá-los.

Museu Guggenheim Bilbao - Frank Gehry
Museu Guggenheim Bilbao – Frank Gehry

Muitas vezes, um projeto finalizado não corresponde aos croquis desenvolvidos inicialmente. Isso porque o croqui não é a representação definitiva do projeto. Podem ocorrer várias alterações, em etapas posteriores.

À esquerda: croqui de Zaha Hadid para o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea. À direita: o mesmo projeto, finalizado
À esquerda: croqui de Zaha Hadid para o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea. À direita: o mesmo projeto, finalizado

Como esse artigo está estruturado

  1. Qual a importância e para que serve o croqui na arquitetura?
  2. Para ser arquiteto é preciso saber desenhar a mão livre?
  3. Quais são os materiais para elaborar croquis na arquitetura?
  4. Passo a passo para criar croquis de arquitetura:
  5. E depois do croqui?
  6. Quais softwares eu posso utilizar para fazer os projetos de arquitetura?
  7. Conclusão

1. Qual a importância e para que serve o croqui na arquitetura?

O croqui na arquitetura serve não somente para representação, como também auxilia a criação do projeto.

Uma vez que permite ao arquiteto materializar suas ideias no papel, é possível analisá-las para perceber se as respostas que vem apresentando atendem as necessidades do projeto.

Ou seja, através do croqui é possível avaliar diferentes condicionantes, como topografia, incidência solar, relações de forma e função, luz e sombra, relação de edificação com o entorno, dentre outros.

Com essas percepções, ocorre o aperfeiçoamento o projeto.

Croqui de Paulo Mendes da Rocha - Museu da Escultura
Museu Brasileiro da Escultura – Paulo Mendes da Rocha

2. Para ser arquiteto é preciso saber desenhar a mão livre?

É preciso conseguir expressar suas ideias no papel. Isso não exige necessariamente ser um exímio desenhista à mão livre. Sobre esse aspecto, tenha em mente que: 

Primeiramente, os cursos de arquitetura e urbanismo incluem matérias relacionadas ao desenho, onde são abordados conceitos como:

  • Forma e proporção;
  • Luz e sombra;
  • Perspectiva, volumetria, dentre outros.

Logo, é possível adquirir a base necessária através da faculdade. 

Outro ponto é a possibilidade de uso de diferentes softwares para desenvolvimento de croquis. Ferramentas como o ilustrator e o photoshop, podem auxiliar na criação de croquis diferentes e criativos. É possível apresentá-los de formas inovadoras, como colagens, por exemplo.

Arte gráfica de Wissan Bou Chahine
Arte gráfica – Wissan Bou Chahine

Ou seja, o mais importante, como dito, é passar a informação, independente de por qual ferramenta, e com qual nível de técnica para o desenho. 

3. Quais são os materiais para elaborar croquis na arquitetura? 

Naoshima - Tadao Ando
Naoshima – Tadao Ando

É possível realizar excelentes esboços apenas com papel, lápis, borracha e caneta. Contudo, sempre há a possibilidade de investir na diversidade e qualidade desses materiais, para melhorar o croqui.

Papéis 

Os papéis mais comumente empregados para desenho são o sulfite e o canson. A diferença entre ambos é a gramatura do papel, ou seja, sua espessura.  

O sulfite é o mais popular, encontrado facilmente nas papelarias, sendo largamente utilizado em escolas e escritórios. Sua gramatura mais comum é a de 75g/m², mas também existem os de 90g/m². 

Já o canson é mais utilizado por artistas e designersPor ser um papel mais espesso, torna-se mais resistente. Com isso, permite uma maior variedade de uso de materiais, como marca textos e tintas.  

Suas gramaturas usualmente encontradas são 140 g/m², 270 g/m² e 300 g/m², sendo que as duas últimas podem ser empregadas para desenhos em aquarela, por exemplo.  

Imagem demonstrando o papel canson
O papel canson possui maior gramatura

Lápis 

O lápis, assim como o papel, é ferramenta básica para um croqui, podendo servir tanto ao rascunho inicial, como para ao croqui finalizado.  

Existem diferentes classes de lápis de cor. De acordo com o tipo de grafite, é possível obter diferentes efeitos e traços.  

Tipos de grafite e suas graduações
Tipos de grafite e suas graduações

Os lápis da família H possuem cor mais clara, e maior dureza. São mais utilizados para desenhos técnicos.  

O tipo F e HB são intermediários, sendo menos firmes, porém ainda de cor mais clara. Isso os tornam bons para os primeiros traços de um esboço, onde cabem correções. Também são bons para a escrita. 

Já os da família B são mais macios, recomendados para desenhos artísticos. O 2B, por exemplo, pode ser empregado para dar maior definição ao desenho, enquanto os 4B, 6B e 8B, para acabamento. 

Borracha limpa tipo 

Esse modelo de borracha é recomendada para gerar efeitos de luz, pois pode clarear áreas onde o grafite foi aplicado. Além disso, também é usada para esfumar desenhos, além de apagar pequenas áreas. Por ser maleável, permite uma maior precisão. 

Demonstração da possibilidade de efeito obtida com a borracha limpa tipo
Possibilidade de efeito obtido com a borracha limpa tipo

Canetas 

A caneta esferográfica pode ser uma ótima opção para esboços rápidos, assim como o lápis comum. É possível usar a criatividade com esse material simples e acessível, e desenvolver ótimos esboços. 

Outro tipo de caneta é a nanquim, porém essa exige maior destreza. Existem as canetas que imitam a nanquim, mais acessíveis e fáceis de utilizar, que produzem efeito parecido com o da original. 

Caneta com efeito similar a nanquim
Caneta com efeito similar a nanquim

As canetas marca texto são uma ótima opção para quem deseja colorir seus esboços, trazendo mais versatilidade ao desenho. Contudo, é recomendado que sejam utilizadas nos papéis tipo Canson, para que não manchem o croqui. 

4. Passo a passo para criar croquis na arquitetura 

Tenha atenção com escala e proporção 

Para que o croqui possa ser interpretado por quem o observa, é importante que sejam respeitadas as relações de proporção encontradas na realidade. Pode ser feito o uso do escalímetro, ou empregada uma escala arbitrária.

Um importante instrumento de proporção é a escala humana. Isso porque, através dessa, é possível transmitir a dimensão de uma edificação ou espaço frente a relação com as pessoas representadas.  

Além disso, permite representar a função do espaço, de acordo com a forma como as figuras humanas são retratadas e se relacionam com o ambiente, e os percursos que podem realizar nesse meio

Croqui de Paulo Mendes da Rocha
Croqui de Paulo Mendes da Rocha

Outros instrumentos importantes de proporção são as vegetações, veículos, e equipamentos públicos. 

Croqui da casa de Vila Artigas
Casa Vilanova Artigas

Prefira usar poucas cores 

Com relação aos croquis, podemos dar razão a Mies Van der Rohe e dizer que menos é mais. O uso excessivo de cores pode poluir a representação, dificultando a transmissão da mensagem, em vez de auxiliar. 

Ao empregar cores em um croqui, é importante que essas realmente sejam úteis a representação, retratando, por exemplo, os materiais empregados para revestimentos, projeção de luz em um espaço, tipos de vegetações, dentre outros. 

 Pavilhão no Museu de Arte de Kimbell. Renzo Piano.
Pavilhão no Museu de Arte de Kimbell. Renzo Piano.

Abuse da luz e sombra 

A aplicação de luz e sombra permite transmitir a tridimensionalidade do desenho, pois evidencia volume e profundidade.

Leva a identificar como a posição da luz e a projeção da sombra se relacionam com um objeto. Com isso, auxilia bastante o estudo e aperfeiçoamento do projeto.

Estudos de luz e sombra. Joseph D.Amelio - perspective Drawing Handbook.
Estudos de luz e sombra. Joseph D.Amelio – perspective Drawing Handbook.

Perspectivas 

Os croquis em perspectiva enriquecem a representação do projeto, pois permitem a noção de profundidade. Além disso, esclarecem as diferentes faces de uma edificação ou elementos de um espaço.

Com isso, trazem mais detalhes ao projeto e facilitam sua interpretação e estudo.  

Croqui em perspectiva. Hotel em Gdansk - Pawel Podwojewski
Hotel em Gdansk – Pawel Podwojewski

5. E depois do croqui?

Para entender o que vem depois do croqui, é preciso compreender as fases de um projeto arquitetônico. Afinal, o croqui está incluso nessas fases. As etapas do projeto arquitetônico são norteadoras para arquitetos e urbanistas conceberam e representarem graficamente o projeto. Sendo elas:

  1. Levantamento
  2. Pré-Projeto ou Estudo Preliminar
  3. Representações 3D
  4. Anteprojeto (Projeto de Prefeitura)
  5. Projeto Executivo

1.Levantamento

Fase inicial do projeto arquitetônico, onde são feitas as pesquisas e sondagens relevantes para que se possa criar e gerar as representações gráficas do projeto.

Nesse momento são levantadas as características físicas do local e do entorno onde o projeto será realizado, como os limites do terreno, topografia, características do solo, incidência solar, orientação note-sul, sentido dos ventos, vegetação, presença de cursos d´água no terreno ou proximidades, características da vizinhança, dentre outros.

Também nessa fase são levantadas as legislações e documentos pertinentes que devem ser seguidos para a aplicação do projeto, como parcelamento do solo e zoneamento urbano, estudos de impacto de vizinhança, legislações ambientais, entre outros.

Além desses, temos a concepção do programa de necessidades, onde é feito o levantamento dos espaços que serão projetados, de acordo com as necessidades dos usuários do projeto. Pode ser feito através de textos, tabelas, fluxogramas, organogramas.

Programa de Necessidades
Programa de Necessidades

2.Pré-projeto ou Estudo Preliminar

À partir do estudo preliminar temos a representação dos elementos construtivos do projeto. Nessa etapa se encaixa o croqui, utilizado para expressar as ideias iniciais para a concepção projetual.

Casa de Vidro - Lina Bo Bardi
Casa de Vidro – Lina Bo Bardi

Esse estudo serve para apresentar o projeto aos clientes, para sua avaliação e aplicação de modificações se necessário. Segundo a NBR 6294 (Representação de Projetos de Arquitetura), nessa fase temos as seguintes representações:

Exemplo de estudo preliminar
Exemplo de estudo preliminar

3.Representações 3D

Planta isométrica. FP oficina de arquitetura +Camilo Foronda
Planta isométrica – FP oficina de arquitetura +Camilo Foronda

As representações 3D são cruciais dentro do projeto arquitetônico, pois permitem visualizar de forma mais elaborada a tridimensionalidade do projeto.

São uma ferramenta importante para garantir a aprovação do projeto, pois facilita a leitura e identificação de detalhes por parte dos clientes, uma vez que podem ter dificuldades para entender plantas e cortes.

Quanto mais atrativos visualmente, maiores são as possibilidades de aprovação de um projeto.

Primeiro lugar no concurso para Moradia Estudantil da Unifesp Osasco - H+F Arquitetos
Primeiro lugar no concurso para Moradia Estudantil da Unifesp Osasco – H+F Arquitetos

4.Anteprojeto (Projeto de Prefeitura)

Nessa etapa temos a definição do partido arquitetônico, bem como são utilizados os projetos complementares (estrutura, hidráulica, elétrica e outros) para a representação gráfica dos elementos construtivos.

Com isso, temos o projeto apto para aprovação pela prefeitura. Para a NBR 6294, as seguintes peças gráficas devem compor o projeto de prefeitura:

  • Planta de situação e localização
  • Plantas baixas, cortes e elevações
  • Memorial justificativo (abrangendo aspectos construtivos)
  • Discriminação técnica com quadro geral de acabamentos (facultativo)
  • Documentos para aprovação em órgãos públicos e lista preliminar de materiais.
Exemplo de Anteprojeto
Exemplo de Anteprojeto

5.Projeto Executivo

No projeto executivo temos as informações necessárias para que o projeto seja executado.

Nessa fase também ocorre a compatibilização entre os projetos complementares e de arquitetura, o que garante a aprovação do projeto pela prefeitura, além de estar apto para o canteiro de obras.

Por ser utilizado para a etapa construtiva, é necessário maior nível de detalhe e precisão. Além disso, para que seja executado exatamente o que foi discriminado em projeto é de extrema importância o acompanhamento e gerenciamento da obra.

Projeto executivo. Teatro oficina de Lina Bo Bardi
Teatro Oficina – Lina Bo Bardi

6. Quais softwares eu posso utilizar para fazer os projetos de arquitetura?

Revit e Archicad

O Revit e o Archicad são softwares fundamentados na metodologia BIM. Permitem desenvolver de forma simultânea os projetos 2D e 3D, além de gerar o registro dos materiais construtivos e suas especificações. Por conta disso, trazem agilidade e otimizam o elaboração dos projetos.

Além de possuir suas famílias internas, que são bibliotecas de componentes já inseridas no programa, é possível exportar e editar famílias externas, voltadas para funções como hidráulica, elétrica, mecânica, entre outros. Também há a possibilidade de parametrizar famílias, o que permite trazer informações sobre um modelo ou alterá-lo facilmente.

Por suas vantagens, se mostram ferramentas extremamente eficazes ao projeto arquitetônico, pois aceleram o processo de elaboração dos projetos, tornando o trabalho mais rápido e dinâmico.

Projeto modelado no Revit
Projeto modelado no Revit

Combo Autocad + Sketchup

O Autocad é uma das ferramentas mais populares para desenho técnico, sendo o programa mais utilizado no mundo para criação de projetos. Prático e intuitivo, pode ser usado tanto para composições em 2D como em projetos tridimensionais.

Projeto arquitetônico no Autocad
Projeto arquitetônico no Autocad

É largamente utilizado para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, engenharia e até pela indústria automobilística. Também permite a interação com o sketchup, sendo possível exportar e importar projetos entre esses softwares.

Enquanto o Autocad é a ferramenta mais popular para projetos 2D, o Sketchup é a mais utilizada para criar modelos tridimensionais. Sua grande vantagem é ser um programa fácil e simples de manipular. Além disso, possui uma vasta biblioteca de modelos fáceis de adquirir, inclusive em versões gratuitas, bem como a praticidade de suas ferramentas.

Projeto modelado no Sketchup
Projeto modelado no Sketchup

Conclusão

Nesse artigo, pudemos aprender o que é um croqui, para que serve e qual sua importância dentro da arquitetura. Além disso, identificamos qual o nível de habilidade técnica necessária para realizá-los, os materiais usualmente empregados para fazê-los, e todas as etapas do projeto arquitetônico que ocorrem após sua realização.

O croqui é apenas uma ferramenta de estudo e de representação gráfica da concepção que o arquiteto desenvolveu para o projeto. Com isso, tenha sempre em mente que não é necessário ser um grande desenhista para realizá-lo, e sim possuir o nível de conhecimento suficiente para materializar suas ideias no papel e transmitir a mensagem desejada para quem o observa.

Além disso, explorar diferentes softwares de desenho e fazer uso da criatividade permite que seus croquis saltem aos olhos de quem os vê, garantindo o sucesso de sua representação arquitetônica.