O que é planta humanizada? 

A planta humanizada, comumente utilizada na apresentação do projeto de arquitetura ao cliente, se caracteriza como uma versão mais realista do desenho técnico. Antes de mais nada, permite ao observador comum, sem conhecimento sobre arquitetura, entender e visualizar com mais facilidade a proposta projetual. 

Exemplo de Planta Humanizada, com cores, textura e iluminação.
Planta Humanizada

Dessa forma, a planta humanizada se torna essencial para profissionais ou estudantes da área da construção civil, como arquitetura e engenharia civil, visto que facilita a compreensão do projeto pelo cliente de forma mais didática, evitando desentendimentos e posteriores alterações em etapas mais avançadas. O setor imobiliário também costuma fazer uso desse elemento para auxiliar nas vendas de projetos que ainda estão na planta. 

Da mesma forma que a planta baixa, também podem ser “humanizados” outros desenhos, desde a planta de situação, que segue os mesmo princípios, até cortes e elevações, que além das informações citadas acimas, costumam ter a representação de figuras humanas, ou escala humana.  

Exemplo de corte humanizado, com cores, textura, iluminação e escalas humanas.
Corte Humanizado

Como esse artigo está estruturado 

Por que é importante apresentar os seus projetos com planta humanizada? 

A planta humanizada é essencial para melhor entendimento do projeto pelo cliente, visto que este não possui os mesmos conhecimentos técnicos que o autor do projeto e pode ter dificuldade em compreender um desenho arquitetônico como a planta baixa. 

Ao usar esse artifício nas apresentações, por facilitar a assimilação das informações, garante-se melhor comunicação entre projetista e cliente, de forma que quaisquer alterações necessárias se tornam perceptíveis numa etapa muito anterior. Assim, pode-se dizer que o uso das plantas humanizadas otimiza o tempo

Exemplo de Planta Humanizada, com cores, textura e iluminação.
Planta Humanizada

Além disso, a planta humanizada se torna não só uma peça de assistência em apresentações, mas também um elemento gráfico e forma de expressão da visão do arquiteto. Cada projeto pode ter personalidade individual, mas seguindo sempre a mesma linha de pensamento.

Principais vantagens de utilizar a planta humanizada nos seus projetos arquitetônicos:

  • Melhor compreensão do cliente 
  • Aumenta o interesse do cliente no projeto
  • Leitura clara da organização dos ambientes 
  • Fácil interpretação das dimensões  
  • Visualização imediata da função dos ambientes
  • Representação fiel aos detalhes  
Exemplo de Planta Humanizada, com cores, textura e iluminação.
Planta Humanizada

Quais as principais diferenças entre a planta humanizada e planta baixa técnica? 

Como citado anteriormente, a planta baixa é um desenho mais técnico, que possui informações referentes ao projeto e sua execução. Desenvolvida a partir de uma seção na vista superior, mostra as medidas reais do espaço.  

Exemplo de desenho técnico da Planta Baixa
Planta Baixa

Portanto, a planta baixa permite a visualização da estrutura, paredes, portas, janelas, vãos e demais detalhes. Aparecem também dados como cotas de nível, legenda dos ambientes, revestimentos e paginação do piso, acessos da edificação (pedestres e veículos) e por vezes o layout. 

Se representam os elementos do desenho de acordo com sua situação. Objetos cortados aparecem em linha mais grossa, como paredes e estrutura. Da mesma forma, componentes em vista se reproduzem com linha mais fina. Essa hierarquia de espessuras é o que permite uma boa legibilidade da planta. 

A partir da planta baixa, temos a leitura da conexão entre ambientes internos e externos, acessos, circulação e relação entre os diferentes espaços internos. Posteriormente, ela serve como base para os projetos complementares, que seriam o projeto estrutural, hidráulico, elétrico, interiores, gesso, paisagístico, entre outros, a depender de cada situação.  

Exemplo de Planta Humanizada, com cores, textura e iluminação.
Planta Humanizada

Já na planta humanizada, costumam aparecer apenas elementos essenciais para compreensão do ambiente, alinhados a uma representação realista do mobiliário e materiais utilizados, assim como demonstrações de luz e sombra. Dessa forma, o corte das paredes e estrutura permanece, assim como a paginação do piso. 

Ou seja, na planta humanizada se mantém as leituras de dimensão e relação entre os espaços, mas o foco se volta para como esses ambientes se apresentarão após a finalização do projeto, através da representação gráfica

Quais recursos podem ser utilizados para elaboração de uma planta humanizada? 

Tradicionalmente, as plantas humanizadas, assim como perspectivas e demais desenhos, eram elaborados a mão, fazendo uso de marcadores e nanquim para composição de um croqui bastante realista. Esses desenhos facilitavam a visualização do projeto, e eram essenciais quando não existiam softwares capazes de reproduzir estas imagens.  

Exemplo de Planta Humanizada a mão, com cores, textura e iluminação.
Planta humanizada a mão

Apesar de que os croquis feitos a mão não são tão comuns atualmente para as apresentações, por demandarem um conhecimento prático de técnicas de desenho, ainda existem muitos arquitetos que trabalham com esse tipo de representação.  

Quanto aos softwares disponíveis para o desenvolvimento da planta humanizada, existem diversas opções, organizadas dentro dos seguintes grupos: 

CAD 

Mais tradicional no mercado para o desenvolvimento dos desenhos técnicos, mas sendo aos poucos ultrapassado pelos sistemas BIM, em programas como o AutoCAD costumam se desenvolver os desenhos em 2D, apesar de possuírem também a opção do 3D. 

É possível produzir uma planta humanizada diretamente no programa, a partir de blocos detalhados e hachuras ou exportar posteriormente as linhas base. Essas informações exportadas são levadas para outros programas, usados para modelagem, render ou humanização dos desenhos. 

BIM 

Programas que fazem uso da tecnologia BIM, costumam se tornar mais vantajosos, pois contam com mais de uma função dentro do mesmo sistema operacional.

Ao desenhar o projeto em 2D, softwares como o Revit, automaticamente criam um modelo em 3D, reduzindo o tempo de trabalho e facilitando a elaboração de diferentes materiais.  Dessa forma, economiza-se tempo e até mesmo dinheiro, pois se torna necessário o uso de menos aplicativos. Outro programa com o sistema BIM, comumente usado é o ArchiCad.

Softwares de modelagem 3D 

Em alguns casos, para a planta humanizada, se usa a modelagem em 3D, com a vista superior ativada e uma seção. Dessa forma, o mesmo arquivo vai servir para produção da planta humanizada e das perspectivas. Um dos programas mais intuitivos para modelagem é o SketchUp, mas outros softwares como 3ds Max e Rhinoceros 3D possuem algumas vantagens a depender do tipo de modelagem. 

Os arquivos modelados em 3D também podem ser renderizados para apresentação de perspectivas realistas ao cliente, sendo que a planta humanizada pode ser feita através de uma renderização da vista superior no ambiente. Essa é uma opção que apresenta um resultado mais realista, visto que os programas fazem cálculos reais de iluminação e contam com o uso de texturas e modelagens o mais aproximadas dos objetos reais.  

O V-ray, considerado um dos melhores renderizadores de modelos eletrônicos, é um plugin que pode ser instalado em diferentes programas usados para modelagem. Já o Lumion, possui um uso mais fácil para iniciantes e parecido com o V-ray, funciona com modelos produzidos em outros softwares, a partir da importação para o Lumion.

Programas para edição de imagem 

Quando se possui os desenhos do projeto prontos para humanização, é necessário exportar esses arquivos para um programa de edição de imagens, que permite maior expressão gráfica. Neste, será possível fazer todas as alterações estéticas necessárias para uma boa representação e entendimento do projeto

O Photoshop é o programa líder no mercado para edição de imagens, trabalhando com imagens do tipo raster. Além dele, o Ilustrator, também da Adobe, trabalha com imagens vetoriais e traz outras possibilidades para humanização. Outro software bastante conhecido para esse fim, é o Corel Draw, considerado um programa de desenho vetorial.

Assim como com as perspectivas, no caso de plantas humanizadas através da modelagem ou render, ainda podem se fazer pequenas correções e ajustes com os programas de edição, melhorando a qualidade do produto final. 

Como fazer a planta humanizada? 

Existem diferentes formas de trabalhar com a planta humanizada, a depender do gosto pessoal do autor e mesmo do tipo de cliente para o qual esta será apresentada. As plantas com visualização mais minimalista estão em tendência e tornam o entendimento do espaço ainda mais didático.  

Exemplo de Planta Humanizada, com cores, textura e iluminação.
Planta Humanizada com paleta de cores em tons terrosos

Primeiramente, é preciso ter informações claras e bem definidas a respeito do projeto, além de saber qual software será usado para o desenvolvimento. A planta baixa deve estar pronta e “limpa”, sem elementos desnecessários para a apresentação ao cliente. Com essa base organizada, se insere o material do piso, seguindo a paginação decidida no projeto. As demais etapas variam de acordo com o programa usado. 

Layout

Em seguida, inserem-se os blocos do mobiliário. Independente do software escolhido, é importante que os blocos sejam de boa qualidade, representando da melhor forma possível como aquele elemento seria em realidade. Não se pode esquecer de conferir se esses objetos se encontram dentro da escala do projeto, evitando passar uma impressão falsa sobre o espaço real e suas dimensões. 

Exemplo de bloco para humanização no Photoshop, com cores e textura realistas.
Bloco para humanização no Photoshop

No caso de plantas desenvolvidas em CAD para serem humanizadas em outro programa, é possível demarcar o layout com blocos mais simplificados que depois serão substituídos, ou mesmo delimitar a área destes com linhas representativas das suas dimensões.  

Iluminação

Posteriormente, se adicionam as luzes e sombras. Assim como os blocos, essa etapa depende muito do tipo de programa utilizado. No caso de modelagens e renderização, as luzes são configuradas de acordo com o projeto e serão automaticamente desenvolvidas pelo software.  

Mas caso a humanização seja feita a partir da edição de imagem, é possível trabalhar de forma similar a um croqui a mão, fazendo uso dos pincéis e ajustando a opacidade das camadas. Em alguns casos, são feitas formas mais geométricas, que conseguem representar bem os contrastes de luz e sombra. 

Por fim, recomenda-se atenção ao preenchimento de todas as áreas do desenho com representação adequada, não deixando espaços em branco que possam tirar atenção do todo. Paredes podem ser preenchidas com cores sólidas e áreas fora do projeto delimitadas com cores diferentes e mais esmaecidas.  

Exemplo de Planta Humanizada, com cores, textura e iluminação.
Planta Humanizada

Conclusão

Então, você já sabe o que é uma planta humanizada e como incluí-la nas suas apresentações. Esse elemento de extrema importância para o diálogo entre profissional e cliente pode desenvolver-se a partir de diferentes software, tendo sempre diferentes opções para sua elaboração, conforme suas necessidades e habilidades.  

Para que cumpra sua função, é necessário que a planta seja feita de acordo com o projeto, representando de forma fiel e o mais real possível todos os elementos presentes. Da mesma forma, podem se humanizar os demais desenhos técnicos do projeto.  

Esse artigo pretende auxiliar na compreensão de como desenvolver uma planta humanizada, assim como quais softwares estão disponíveis, mas a pesquisa de referências é essencial para entender qual a melhor forma de apresentar esse conteúdo, assim como a prática.