Apresentar projetos com render de excelente qualidade tornou-se obrigação para os profissionais de arquitetura que desejam se diferenciar no mercado, mas quase todos sofrem com o mesmo problema: O V-ray demorando muito para renderizar.

Os renders fotorrealistas além de facilitar a compreensão do projeto pelos clientes, são responsáveis por encantar e persuadir, agregando maior valor ao trabalho. No entanto, muitos profissionais perdem muito tempo para atingir um alto nível de qualidade.

V-ray demorando muito para renderizar? O passo a passo

Para renderizar mais rápido no V-ray, você deverá os seguir os seguinte passos:

  1. Utilizar Blocos de Alta Qualidade
  2. Otimizar a Iluminação no V-ray
  3. Utilizar o Photoshop para Pós-Produção
  4. Utilizar o Modo Progressivo
  5. Utilizar o Render Híbrido
  6. Desativar o Ambiente Occlusion
  7. Eliminar Detalhes Desnecessários
  8. Pensar como Fotógrafo
  9. Testar em Baixa Resolução
  10. Especializar-se

A velocidade com que o V-ray produz imagens fotorrealistas é fundamental para aumentar a produtividade do seu trabalho e atingir bons resultados, conciliando eficiência e qualidade. Surpreendentemente, muitos profissionais de arquitetura imaginam que necessitam de um novo computador para obter uma alta qualidade nos renders em menor tempo. No entanto, é provável que a lentidão do processo de renderização seja causada pela configuração do Vray.

Portanto, preparamos esse guia com 10 passos para você renderizar 10 vezes mais rápido e obter resultados ainda mais fotorrealistas.

1. Utilizar Blocos de Alta Qualidade

O primeiro ponto para obter bons resultados e acelerar o processo de renderização diz respeito à modelagem 3D criada no Sketchup, Revit ou em outros softwares. A parte mais importante é a escolha de blocos ideais para importar ao projeto, já que irão definir a qualidade da renderização, velocidade, e agilidade de configuração. Opte por utilizar blocos que tenham:

  • Alta qualidade
  • Materiais especificados, com atribuições de propriedades como: brilho, reflexão, cores e texturas.
  • Materiais bem organizados e detalhados.

Se o V-ray está demorando muito para renderizar, utilizar os blocos ideais facilita e agiliza a configuração da renderização no V-ray, além de evitar eventuais bugs.

2. Otimizar a Iluminação no V-ray

Uma boa variedade nos formatos de iluminação proporciona maior realismo ao resultado final do render. No entanto, muitos pontos de iluminações atrasam o processo de renderização. Desse modo, encontre o equilíbrio entre qualidade e eficiência para garantir bons resultados e manter a produtividade do seu trabalho.

O cálculo da iluminação global do ambiente é realizado por dois motores de render, o Brute Forte (BF) ou o Irradiance Map (IM). As versões mais atuais do Vray vem com a opção do Brute Forte habilitado, sendo que este, faz os cálculos da iluminação global o mais precisamente possível.

O propósito da imagem é demonstrar as configurações do uso do irradiance map no v-ray para otimização do tempo de renderização.
Configuração Irradiance Map

Com uma boa configuração do Irradiance Map, é possível obter resultados próximos do Brute Force, no entanto, de modo muito mais otimizado.

Em relação a iluminação, alguns pontos são importantes a serem considerados se o V-Ray está demorando muito para renderizar:

  • Para agilizar o processo de configuração, utilize pacotes de iluminação com predefinições prontas ou crie sua própria predefinição;
  • Use os Emissive Materials apenas para garantir o aspecto de luminosidade de determinados materiais e evite valores muito altos;
  • Para iluminação do ambiente, prefira as Vray Lights que fazem um trabalho de excelente qualidade e de modo mais otimizado.

3. Utilizar o Photoshop para Pós-Produção

Tentar atingir níveis de altíssima qualidade e hiper-realidade, apenas utilizando o V-Ray pode exigir um grande tempo ou máquinas muito potentes. Por isso, o Photoshop é um grande aliado para elevar o realismo e a qualidade das cenas se o V-ray está demorando muito para renderizar.

No Photoshop, é possível acentuar luzes e sombras, fazer a iluminação noturna de uma cena, corrigir cores, brilho e textura. Por isso, se você ainda não sabe otimizar o seu tempo utilizando este software, a Projetou criou um curso do zero ao avançado em Photoshop Para Arquitetura, clique aqui para conferir.

4. Utilizar o Modo Progressivo

No modo progressivo, é possível acompanhar a renderização em tempo real. Dessa forma, se antes do tempo máximo especificado, o render já estiver com a qualidade esperada, é possível pausar a renderização e salvar a imagem.

Utilizando o modo progressivo, recomendamos a utilização do denoiser, um render element que auxilia na diminuição do ruído da imagem. Para obter resultados muito mais rápidos, com excelente qualidade e definição, deixe a frequency do denoiser em um valor entre 5 e 10.

O propósito da imagem é demonstrar a utilização do denoiser, um render element que auxilia na diminuição de ruído da imagem.
Configuração Denoiser

5. Utilizar o Render Híbrido

A partir da versão 3.6, o Vray disponibilizou a opção de renderização híbrida, permitindo a utilização do processador em conjunto com a placa de vídeo. Anteriormente a essa versão, o Vray utilizava apenas o processador da máquina para renderização.

Dessa forma, até então, ter placas de vídeos potentes não acelerava o processo de renderização. No entanto, nas versões mais atuais, com a configuração de render híbrido, é possível obter resultados muito mais otimizados, dependendo da placa de vídeo disponível na sua máquina.

O propósito de imagem é demonstrar onde é possível no Asset Editor do V-ray fazer a ativação para o render híbrido, caso o v-ray esteja demorando muito.
Ativação Render Híbrido CPU + GPU

6. Desativar o Ambiente Occlusion

O Ambiente Occlusion (AO) é uma configuração utilizada para reforçar as sombras de contato. No entanto, mesmo quando utilizado é preciso moderação, por ser um comportamento “falso” e inexistente no mundo real.

O propósito da imagem é demonstrar para que o ambiente occlusion no v-ray serve. Reforçando as sombras de contato e criando efeitos um tanto fictícios, além de prejudicar a otimização do render.
Ambiente Occlusion V-ray

Deixar essa opção ativada para cenas com objetos de muitas faces, como vegetações e tapetes, resulta em um processo de renderização extremamente lento, devido ao cálculo da sombra de contato entre as faces. Portanto, a recomendação se o V-ray está demorando muito para renderizar, é deixar essa opção desativada e ativá-la apenas em casos necessários.

7. Eliminar Detalhes Desnecessários

Todos os profissionais desejam alcançar em suas apresentações um excelente nível de realismo, a fim de impactar o cliente e facilitar o entendimento do resultado final. No entanto, é preciso equilíbrio entre acrescentar detalhes e a otimização do tempo

Além do excesso de elementos resultar em um processo de renderização mais lento, o processo de modelagem 3D também pode ficar comprometido.

Outro ponto de atenção, é que muitos blocos 3D possuem alguns bugs que podem comprometer o resultado final do render. Por isso, quanto menos elementos na cena, menor a chance de erros. Dar um purge antes de iniciar o render também ajuda a eliminar possíveis bugs.

Portanto, simplifique o máximo possível, evitando, principalmente, objetos com muitos detalhes que não estejam em foco na cena e materiais com acabamento glossy, espelhado ou transparente, pois exigem a renderização da luz refletida.  

Imagem renderizada no V-ray de uma cozinha residencial, mostrando o excesso de detalhes que ao mesmo tempo não possuem destaque na cena, atrapalhando a otimização do render.
Excesso de detalhes na imagem podem comprometer a otimização do render

8. Pensar como Fotógrafo

No momento de definição das cenas, é preciso pensar como fotógrafo e evitar ângulos muito abertos. Quando há excesso de informações, como luzes, materiais e sombras, o tempo gasto no processo de renderização da imagem aumenta consideravelmente.

Desse modo, foque em detalhes e, se possível, esconda objetos que não estarão visíveis na câmera no momento, isso otimiza o processo e permite uma renderização muito mais rápida.

Imagem demonstrando que no momento de definição das cenas, deve-se evitar ângulos muito abertos e se concentrar em detalhes específicos, escondendo objetos que não estarão visíveis na cena.
Imagens com ângulos mais fechados, ajudam a renderizar mais rápido no V-ray

9. Testar em Baixa Resolução

Caso esteja apenas testando configurações de materiais e iluminação a fim de encontrar uma boa qualidade, e se o V-ray estiver demorando muito, uma boa alternativa é diminuir o tamanho das imagens. As imagens, além de ficarem prontas mais rapidamente, não atrapalham a visualização dos efeitos desejados.

Portanto, deixe para produzir imagens de alta qualidade apenas quando tiver realizado todos os ajustes e tiver clareza que atingirá o resultado final desejado.

Imagem demonstrando a diferença do teste em baixa resolução e a imagem pronta. Deixar para produzir imagens de alta qualidade apenas quando tiver realizado todos os ajustes e tiver clareza que atingirá o resultado final desejado.
Render Finalizado x Render Teste

10. Especializar-se

A Equipe Projetou acredita que o nosso desenvolvimento como profissionais nunca termina. Desse modo, mesmo que você já tenha dominado as ferramentas do software com tutoriais gratuitos como esse, aconselhamos que, se você quer melhorar a produtividade do seu trabalho e entregar imagens mais fotorrealistas, que você invista no nosso curso completo de Vray para Sketchup para todos os níveis.

O curso de Vray aborda do básico ao avançado, ensinando todas as configurações oferecidas na ferramenta com o intuito de criar imagens mais atraentes, de modo muito mais rápido e otimizado e que ajudem a vender suas ideias de projeto.

A Projetou oferece este e mais de 70 cursos nas áreas de maquetes 3D, design de interiores, projetos e obras, gestão e marketing que impulsionarão sua carreira dentro da arquitetura. Portanto, se você deseja aprender de forma ilimitada, de onde quiser e o que é realmente importante e valorizado pelo mercado de trabalho, clique aqui para saber mais.

Conclusão

Dessa forma, se o V-ray está demorando muito para renderizar, sugerimos que siga o passo a passo para obter resultados mais rápidos e fotorrealistas.

Inicie pela otimização da modelagem 3D, optando sempre por utilizar blocos de alta qualidade e evitando detalhes, elementos e objetos desnecessários que podem comprometer o tempo de renderização. Pacotes de iluminação predefinidas também aceleram o processo de configuração.

A otimização da configuração do V-ray, é um dos pontos principais para acelerar o processo, tais como: a utilização do render híbrido, do modo progressivo e a desativação do ambiente occlusion.

E por fim, é de extrema importância, testar as configurações desejadas em baixa resolução, pensar como fotógrafo no momento de definição das cenas e utilizar o Photoshop para pós-produção.

Seguindo todos esses passos, e especializando-se ainda mais com o nosso curso completo de V-ray, você sem dúvida, obterá resultados ainda mais extraordinários e muito mais rápidos.