Porque o Sketchup 2020 é importante?

O Sketchup 2020 é um dos softwares mais requisitados do mercado quando o assunto é construção civil. Utilizado para criar projetos em 2D e 3D por arquitetos, designers de interiores, de móveis, de produtos, de games, engenheiros e técnicos das mais variadas vertentes, além de poder também ser utilizado para uso pessoal, por ser muito intuitivo e divertido. 

Maquete modelada através do Software e imagem renderizada.
Maquete modelada através do software e imagem renderizada.

Esse software tem possibilidade de ser utilizado em várias fases do projeto arquitetônico com funcionalidades específicas. Conhecer a fundo esses recursos faz com que profissional da construção civil possa aproveitar bastante potencial incrível do programa, trabalhando com mais eficiência e qualidade.

Acompanhando a evolução das tecnologias inteligentes, o SketchUp 2020 está há alguns anos em aplicativos para celulares e tablets, que favorecem aos modelos criados em computador, de qualquer lugar, de modo que a alteração nos projetos se tornou cada vez mais prática.

O Sketchup 2020 apresenta duas versões: o SketchUp Pro — que precisa da compra de uma licença de uso e oferece diversas funcionalidades — e o SketchUp Make — que é uma versão gratuita, que conta com grande parte dos comandos de desenho da versão paga, com exceção da importação e exportação de arquivos, por exemplo.

Como esse artigo está estruturado

Quais são os requisitos para baixar o Sketchup 2020?

Existem vários planos de assinatura para o Sketchup, mas neste post falaremos especificamente sobre a modalidade  do Sketchup 2020. 

Sistema Operacional

Para baixar o Skechup Estudante 2020, recomenda-se utilizar versões de 64 bits do Windows 10 ou superiores.

Processador

O processador ideal para o download do Sketchup 2020 precisa ter pelo menos 1 GHz, mas, para um bom funcionamento, é recomendado que o computador tenha 2 ou mais GHz.

Placa de Vídeo

Placa de vídeo ideal precisa ser de classe 3D com 512 MB de memória ou mais, além de suporte para aceleração de hardware. Não esqueça de verificar se o driver da placa de vídeo suporta OpenGL 3.1 ou maior e se está atualizado.

Memória Ram

Para o download do Sketchup, o mínimo é que o computador possua 4 GB de RAM, no entanto, para que o programa rode com 100% do seu funcionamento, recomenda-se que a máquina tenha 8 GB de RAM.

Importante

Para baixar o Sketchup e utilizar a maioria dos seus recursos, é necessário estar conectado à Internet. Prefira a Microsoft® Internet Explorer 9.0 ou superior. Além disso, o SketchUp Pro requer o .NET Framework versão 4.5.2, pois Boot Camp, VMWare e Parallels não são ambientes suportados. Se desejar, para testar a compatibilidade da sua placa gráfica, pode fazer o download e execute o aplicativo de verificação do SketchUp neste link .

Algumas pessoas tiveram problemas com placas baseadas em Intel com o SketchUp, por isso, não recomendamos o uso dessas placas gráficas.

Como fazer o download Sketchup 2020: passo a passo para baixar sem erros!

  1. Acesso
  2. Escolha de Uso
  3. Criação de Cadastro
  4. Finalização de Cadastro
  5. Download do Sketchup 2020
  6. Inicialização Sketchup 2020

1. Acesso

Acesse este link. Ele irá te redirecionar para a página oficial do Sketchup, se necessário você pode traduzi-la para o português para facilitar o entendimento antes de ir para o próximo passo. 

Página Inicial Trimble
Página Inicial do Trimble

2. Escolha de Uso

Siga para a sessão “Planos e Preços”, onde precisará escolher o tipo de uso. Para a versão do Sketchup 2020, escolha  as opções pessoal ou profissional.

Planos e Preços SkecthUp
Planos e Preços SketchUp

3. Criação de Cadastro

Caso já possua uma conta no Trimble, é só clicar em entrar. Caso não tenha, você precisará criá-la. O portal requer algumas informações, como nome, sobrenome, e-mail e senha.

Assim que estiver concluído o cadastro, você receberá uma solicitação de verificação de conta em seu e-mail.

Criação de conta no Trimble
Criação de conta no Trimble

4. Finalização de Cadastro

Após a verificação do e-mail, irá finalizar o cadastro informando qual a sua ocupação. Depois, siga para a próxima página.

Sinalização Sketchup Estudante
Sinalização Sketchup Estudante

5. Download Sketchup 2020

Após concluir o cadastro, você será redirecionado para a página de download. Clique em “Get Instructions on how to Stall SketchUp” e a caixa de download aparecerá instantaneamente. Caso não execute automaticamente, clique nela. Será necessário permitir que o programa faça alterações em seu computador.

Clique em "Get Instructions on how to Stall SketchUp"
Clique em “Get Instructions on how to Stall SketchUp”

Inicialização Sketchup 2020

Quando o download do Sketchup estiver concluído, ele iniciará automaticamente, porém, caso isso não aconteça, clique no atalho que foi adicionado em sua área de trabalho. Pronto! O software já pode ser utilizado e a versão escolhida possui aproximadamente três anos de duração.

Página de Início do Software
Página de Início do Software de 2017

É importante saber utilizar o Sketchup e LayOut?

O Sketchup é, atualmente, o principal software de modelagem 3D utilizado na construção civil. Em sua interface é possível modelar, por exemplo, um projeto residencial do zero e obter resultados fotorrealistas com a utilização de outros softwares, como o Lumion e Twinmotion ou plugins, como o V-Ray.

Inclusive, se você deseja alcançar resultados mais realistas em suas renderizações, recomendamos a leitura desses dois outros posts:

Modelagem feita através do Sketchup Pro
Modelagem e cenário feitos através do Sketchup

Como mencionado no dois posts citados, um dos principais fatores de influência direta na qualidade da renderização é a qualidade dos blocos utilizados no projeto.

O 3D Warehouse

O 3D Warehouse é a maior plataforma de compartilhamento gratuito de blocos, mantida pela Trimble.

Os blocos são elementos 3D utilizados para composição do ambiente, ou seja, eles são responsáveis por compor e dar vida aos seus projetos, além de impactar diretamente na satisfação ou não do cliente.

Componentes de esquadrias encontradas na 3D Warehouse
Componentes de esquadrias encontradas na 3D Warehouse

Blocos de qualidade são imprescindíveis para compor um projeto de alto nível e com excelentes resultados, sendo que: a cor, escala, textura, modelo e material serão responsáveis pelo resultado realista (ou não) do bloco.

Para facilitar a sua procura, separamos 15 coleções incríveis da 3D Warehouse com blocos de ótima qualidade e que de fabricantes reais (utilizar blocos reais é de grande importância para que você possa especificar o produto conforme representação no final do projeto).

Coleções Incríveis: 3D Warehouse

LayOut para Detalhamentos e Executivos

O LayOut é um programa de extensão do Sketchup, que geralmente é baixado automaticamente junto com ele. Foi criado para desenvolver projetos executivos, detalhamento de interiores e detalhamento de marcenaria em 2D.

Prático, ele substitui o AutoCad e o Revit, ajudando a economizar tempo de trabalho, uma vez que qualquer alteração feita no modelo do Sketchup reflete automaticamente no LayOut, poupando tempo e agregando valor ao seu detalhamento com um desenho mais humanizado e de melhor entendimento.

Prancha de Detalhamento criada com o LayOut
Prancha de Detalhamento criada com o LayOut

Fácil e objetivo, o Sketchup Layout permite a entrega de projetos excelentes, com cotas, espessura de linhas, gráficos e legendas definidas, além de vistas do modelo 3D, que poderão ser impressas em PDF ou salvas como imagem.

Conclusão

Ter boa habilidade com o SketchUp e com o Sketchup Layout é essencial para que você consiga uma vaga no mercado de trabalho. Este software é um dos mais importantes para o currículo dos profissionais da construção civil, amplamente utilizado por construtoras e escritórios do mundo inteiro.

Planta Baixa, Projeto de Interiores e MoodBoard para Portfólio criados com o Sketchup
Planta Baixa, Projeto de Interiores e MoodBoard para Portfólio criados com o programa

Portando, caso você ainda não domine esses dois softwares na Projetou com uma assinatura que você paga apenas R$ 9,90 nos três primeiros meses, você pode acessar todos os cursos disponíveis na plataforma, quantas vezes quiser, inclusive o Curso de Sketchup e de Layout Sketchup

Todos os cursos da Projetou emitem certificação aceita pela grande maioria dos contratantes e das universidades brasileiras para fins de horas complementares. Além disso, você também poderá adicionar esse certificado no seu currículo e Linkedin com o objetivo de melhorar sua capacitação profissional.