A graduação e o mercado de trabalho de arquitetura

O mercado trabalho para arquitetura e urbanismo é muito amplo, possibilitando diversas áreas de atuação para os profissionais.

Durante a graduação os estudantes são apresentados para diferentes disciplinas onde são abordados conceitos e práticas básicas para o exercício da função.

Porém a faculdade não dispõe das habilidades e experiências exigidas nas atividades profissionais, tendo a necessidade de uma especialização prática.

Em vista disso, você pode escolher qual área mais se identificou para se aprofundar e atuar no mercado de trabalho como arquiteto.

É fundamental que você saiba em qual área deseja atuar, pois profissionais especializados e com experiência possuem mais chances de se destacar no mercado.

Diante de tantas opções, preparamos uma lista com as principais áreas de atuação na arquitetura para que você saiba como começar.

Como esse artigo está estruturado

A carreira acadêmica na arquitetura

A vertente acadêmica da arquitetura se destina aos que gostariam de prosseguir com os estudos mesmo após a obtenção do diploma.

Essa área pode funcionar como uma especialização para o mercado de trabalho ou como uma carreira profissional, atuando como professor universitário, por exemplo.

Veja quais são as opções de pós-graduação para arquitetura:

  1. Lato Sensu;
  2. Stricto Sensu.

1. Lato Sensu

Os cursos caracterizados como lato sensu só podem ser cursados por quem já finalizou a graduação, e não precisam da autorização do Ministério da Educação (MEC) para acontecer.

Isso se dá porque é um estudo mais desenvolvido de temas já apresentados durante a graduação, basta que a plataforma possua a competência comprovada.

Os estudos lato sensu são divididos entre:

1.1 Especialização

A especialização consiste em cursos curtos sobre determinado assunto, a fim de aprofundar os conhecimentos e expandir as experiências.

Por exemplo, se você tem interesse em atuar na área de design de interiores, você deve buscar mais conhecimentos aprofundados no assunto para ter mais chances de se destacar no mercado como um profissional especializado.

Estudo online de arquitetura nas áreas de atuação
Estudo online de arquitetura

A Projetou reúne mais de 70 cursos de especialização prática em arquitetura, através do ensino online com aulas de curta duração que podem se encaixar na rotina de profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho.

1.2 Master Business Administration (MBA)

MBA significa “Mestre em administração de negócios” e se trata de cursos relacionados a administração e empreendedorismo.

Gerenciamento de projetos e obras uma das áreas de atuação
Gerenciamento de projetos e obras

Na arquitetura existe MBA para gerenciamento de projetos ou gerenciamentos de obras, por exemplo, além de branding e marketing para arquitetos que desejam abrir seu próprio escritório.

2. Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu é voltada para as modalidades mais conhecidas no âmbito acadêmico, que são mestrado e doutorado.

A duração dessas modalidades é maior em relação ao lato sensu, pois se trata de pesquisas e teses que devem ser desenvolvidas com mais detalhes.

A avaliação e aprovação do MEC é necessária para o ensino de pós-graduação stricto sensu, sendo ofertada geralmente por universidades de arquitetura.

Ambas as opções oferecem a possibilidade de entrada no mercado da arquitetura acadêmica, como professor universitário ou orientador de pesquisas e projetos de extensão.

2.1 Mestrado

Para se inserir na carreira acadêmica de arquitetura é necessário escolher uma área de pesquisa e elaborar uma dissertação durante o mestrado.

Estudo online de arquitetura em uma das áreas de atuação
Estudo online de arquitetura

Com o título de mestre você já está apto para ensinar como professor universitário na sua área escolhida.

2.2 Doutorado

Diferente do mestrado, no doutorado você deve defender uma tese para a sua aprovação, ou seja, desenvolver um estudo novo e autoral sobre o tema.

áreas de atuação de arquitetura em uma das áreas de atuação
Defesa de doutorado

O professor orientador pode auxiliar na elaboração do estudo e na execução da sua tese, porém a sua aprovação está ligada a sua defesa e a relevância do estudo.

A importância da especialização prática nas áreas de atuação na arquitetura

O mercado de trabalho está bastante concorrido, principalmente em áreas como design de interiores e arquitetura residencial.

Isso se deve ao fato de que muitos estudantes escolhem essas áreas de atuação pois tiveram mais facilidade em adquirir experiência durante a graduação.

Portanto é fundamental que você tenha uma especialização prática na área escolhida, dessa forma consegue se destacar entre os demais profissionais.

Apesar de arquitetura apresentar diversas opções para áreas de atuação, você deve ter seus objetivos bem claros para saber como se especializar e aumentar suas competências.

Para driblar a concorrência é essencial que você domine o assunto e tenha confiança no seu trabalho, pois dessa forma consegue passar confiança para os seus clientes e ter mais sucesso.

Veja abaixo a lista com as áreas de atuação mais comuns na arquitetura e como se especializar para se destacar profissionalmente:

  1. Design de interiores;
  2. Arquitetura residencial;
  3. Móveis projetados.

1. Design de interiores

Essa área divide espaço entre arquitetos, decoradores e designers de interiores, então é importante que você saiba quais são suas vantagens.

Somente o arquiteto está apto para sugerir reformas de médio ou grande porte em interiores, pois pode propor mudanças de alvenaria, instalações elétricas e hidrossanitárias.

Design de interiores, uma das áreas de atuação
Design de interiores

Dessa forma, você oferece ao seu cliente um serviço mais completo e especializado.

2. Arquitetura residencial

A arquitetura residencial geralmente segue um padrão do que está sendo feito ao redor do mundo, por isso é essencial que você saiba desenvolver um briefing eficiente para captar os desejos do seu cliente.

Arquitetura residencial, uma das áreas de atuação
Arquitetura residencial

Um projeto com identidade possui mais valor e consequentemente faz com que você seja reconhecido pela sua obra.

3. Móveis projetados

Muitas pessoas procuram profissionais da arquitetura para dividir e aproveitar melhor seus espaços, principalmente em apartamento pequenos, com o uso dos móveis projetados.

É necessário um bom projeto com detalhamento de interiores para que os móveis sejam executados da maneira certa.

Móveis projetados, uma das áreas de atuação
Móveis projetados

Além disso é importante que você desenvolva o projeto com o máximo de economia nos materiais e na mão de obra, pois o custo da obra e o tempo de execução serão reduzidos.

As principais áreas de atuação na arquitetura

Além das áreas mais comuns para arquitetos, ainda existem diversas outras que possuem menos concorrência e exigem um conhecimento mais especializado.

Lembre-se de escolher uma área de interesse, pois dessa forma será mais fácil se dedicar em adquirir conhecimentos específicos.

Preparamos uma lista com seis áreas de atuação da arquitetura para você se especializar:

  1. Acompanhamento de obras;
  2. Paisagismo;
  3. Planejamento urbano;
  4. Restauração;
  5. Luminotécnica;
  6. Especialista em BIM.

1. Acompanhamento de obras

A presença do arquiteto durante a execução da obra é essencial para garantir maior qualidade e evitar erros, de forma que o projeto seja realizado de acordo com o que você idealizou.

Acompanhamento de obras, uma das áreas de atuação
Acompanhamento de obras

O gerenciamento e acompanhamento de obras é um diferencial para profissionais que atuam em diversas áreas.

2. Paisagismo

O paisagismo pode ser tanto de pequeno porte, como jardins residenciais, como de médio ou grande porte, como praças e canteiros centrais.

Paisagismo
Paisagismo

3. Planejamento urbano

Essa vertente pode ser aplicada em conjuntos habitacionais, bairros e até cidades como as cidades inteligentes, buscando soluções sustentáveis que garantam infraestrutura, bem-estar e qualidade de vida à população.

Planejamento urbano, uma das áreas de atuação
Planejamento urbano

4. Restauração

O restauro é a área da arquitetura que visa preservar o patrimônio histórico edificado da cidade, ou seja, a manutenção e restauração dos bens tombados.

Restauro de patrimônio
Restauro de patrimônio

5. Luminotécnica

A iluminação tem um grande impacto na arquitetura, seja em ambientes ou fachadas de edifícios.

O projeto luminotécnico reúne todos os dados necessários para a execução e compra das luminárias e lâmpadas.

Projeto luminotécnico
Projeto luminotécnico

6. Especialista em BIM

A metodologia BIM é uma tecnologia que possibilita criar digitalmente um ou mais modelos precisos de uma construção.

Metodologia BIM
Metodologia BIM

Ao desenhar em planta baixa você já tem a possibilidade de definir materiais e métodos construtivos, e dessa forma, gera outros desenhos necessários para a execução de maneira mais automatizada.

Conclusão

Ao longo desse artigo pode-se observar algumas das diversas áreas de atuação da arquitetura, a fim de descrever brevemente cada uma delas.

A especialização prática na sua área escolhida pode aumentar as suas chances de ter sucesso e se destacar no mercado de trabalho.

Além disso você se torna capaz de projetar com mais precisão e qualidade, entregando projetos completos e evitando erros na execução.

Se você quiser saber mais sobre cursos extracurriculares e especializações práticas em arquitetura, assine a Projetou e tenha acesso a mais de 70 cursos.