O Lumion na renderização de imagens de arquitetura
O Lumion é um programa desenvolvido para solucionar um dos maiores problemas encontrados por arquitetos e estudantes de arquitetura: a renderização de imagens de maneira rápida.
O software permite a inserção de texturas, iluminações, vegetação, objetos e até pessoas e animais, com um tempo de renderização de imagens muito otimizado em relação aos outros softwares do mercado, como o V-ray por exemplo.
A rapidez com que o Lumion pode gerar imagens renderizadas é fundamental para qualquer projeto e é também o que diferencia esse software no mercado, além da possibilidade de criação de vídeos.
Mas apesar disso a velocidade do render é muito influenciada pelo conjunto de ferramentas disponíveis e por configurações e características da cena.
Dessa forma, é necessário prestar atenção em alguns detalhes para acelerar ainda mais a renderização.
Confira algumas dicas para tornar o processo até 10 vezes mais rápido.
Como esse artigo está estruturado
- Quais são os pontos positivos e negativos da renderização de imagens no Lumion
- Como otimizar o tempo de renderização de imagens no Lumion
- Quais as principais diferenças entre Lumion e V-ray
- Conclusão
Quais são os pontos positivos e negativos da renderização de imagens no Lumion
Apesar de ser considerado mais rápido e possuir mais funções do que outros softwares de renderização de imagens, o Lumion ainda não ocupa tanto espaço no mercado.
Vamos listar os principais pontos positivos e negativos de utilizar o lumion para a renderização de imagens de arquitetura.
Pontos positivos | Pontos negativos |
Didático | Requisitos do sistema |
Amplo | Custo de licença |
Rápido | Fluxo de trabalho |
Pontos positivos da renderização de imagens no Lumion
1. Didático
A interface do software é muito didática e dinâmica, facilitando a compreensão e tornando o aprendizado e a adaptação mais rápidos.
2. Amplo
O Lumion apresenta muitas opções e funções próprias, de modo a complementar a modelagem exportada.
Você pode adicionar diversos objetos que já vem configurados, também pode baixar e importar objetos e configurações de cenas para o seu modelo.
3. Rápido
Um dos principais pontos positivos é a rapidez na renderização de imagens, e a visualização em tempo real, pois você já navega em um modelo de alta qualidade enquanto configura.
Essa navegação é otimizada e pode ter a qualidade reduzida para se adequar a performance do computador.
Pontos negativos da renderização de imagens no Lumion
1. Requisitos do sistema
Uma das maiores dificuldades da implementação do Lumion nos escritórios é cumprir todos os requisitos de sistema para uma funcionalidade ideal do programa.
A última versão do programa, Lumion 11, requer os seguintes recursos do computador:
- Placa gráfica (GPU) com pontuação G3DMark de 7.000 com drivers atualizados e 4GB de memória;
- Sistema operativo Windoes 10 64-bit;
- Processador com pontuação CPUMark de 2.000 com thread único;
- Resolução de monitor de 1920 x 1080px;
- No mínimo 40GB de espaço livre em disco.
Se você ainda tiver dúvidas, veja esse artigo sobre o Lumion requisitos: Qual o melhor notebook?
2. Custo de licença
A licença do Lumion custa cerca de três vezes mais que a licença do V-ray, outro software de renderização de imagens.
A licença vitalícia custa aproximadamente 15 mil reais, além de 5 mil ao ano para atualizações.
3. Fluxo de trabalho
O Lumion é um programa que precisa receber a modelagem de outro software, e não um plugin como o v-ray ou o enscape, por exemplo.
Ou seja, você deve exportar a sua modelagem e caso sejam necessárias alterações, você deve voltar ao programa onde desenvolveu a modelagem e atualizar no Lumion.
Como otimizar o tempo de renderização de imagens no Lumion
Apesar de ser um software que oferece um tempo de renderização bem reduzido, ainda há maneiras de otimizar ainda mais o tempo e garantir que o seu modelo tenha um bom desempenho.
Portanto, preparamos dicas de como otimizar o tempo de renderização de imagens no Lumion
1. Nível de detalhe das cenas
Assim como na maioria dos softwares, quanto maior o nível de detalhes, maior o tempo de renderização e o uso da memória.
Se possível, procure trabalhar com grandes quantidades de polígonos em regiões mais próximas à câmera, e diminuir à medida que os objetos se distanciam.
Dessa forma, você não prejudica a qualidade de visualização e deixa a cena mais leve.
2. Evite usar precisão nas luzes distantes
Busque utilizar as luzes mais distantes nas opções memory ou speed, pois acelera a renderização, de modo que as sombras não são atualizadas a cada frame.
A função de precisão para luzes deve ser utilizada em sombras que se movem perto da luz ou em determinadas áreas, como close ups de interiores.
3. Evite ângulos muito abertos
Ângulos abertos expõe muitas informações ao mesmo tempo em uma cena, e isso pode aumentar consideravelmente o tempo gasto no processamento da imagem.
Além de em alguns casos distorcer objetos, então busque reservar os ângulos abertos para alguns ambientes, e aproveite a oportunidade para focar nos detalhes no projeto.
4. Não exagere nos detalhes
Quando você acrescenta muitos blocos antes de exportar o modelo para o Lumion, há mais chances do seu arquivo ficar pesado e lento.
Priorize utilizar os objetos do próprio software, pois eles já são otimizados e configurados.
5. Use texturas com sabedoria
Todo material ou textura com acabamento brilhante, espelhado ou transparente exige renderização da luz refletiva, e com isso, mais tempo.
Busque equilibrar estilo e eficiência. Outra dica é aumentar a área de alcance de reflexão, dessa forma um mesmo plano pode cobrir diversas superfícies.
6. Pós-produção no photoshop
A pós-produção no photoshop pode ajudar a aumentar o realismo de uma imagem, ou corrigir algum erro básico, como sombras, cores ou iluminações.
Em relação ao tempo de produção, muitas vezes é melhor priorizar a pós-produção ao invés de renderizar a imagem novamente.
Quais as principais diferenças entre o Lumion e o V-ray
O V-ray é o software de renderização de imagens mais comum nos escritórios de arquitetura atualmente, além de ser o principal programa ensinado nas universidades.
Porém com a popularização do Lumion, muitos arquitetos e estudantes de arquitetura se perguntam se vale a pena migrar de um software para o outro.
Para facilitar a sua escolha, preparamos uma lista com as principais diferenças entre o Lumion e o V-ray:
Lumion | V-ray |
Renderiza imagens e vídeos | Renderiza apenas imagens estáticas |
Renderização rápida | Maior tempo de render |
Render em tempo real | Muitos testes de imagem |
Não possui licença estudantil | Possui licença estudantil gratuita |
Fácil aprendizagem | Pouco didático |
Conclusão
Após colocar em prática todas as dicas contidas neste artigo, você poderá otimizar seu tempo de renderização de imagens no Lumion.
Para garantir uma maior eficiência e entregar resultados de qualidade é fundamental que você invista seu tempo em aprender softwares que proporcionem boas imagens em menos tempo.
Arquitetos que já estão familiarizados com o mercado de trabalho ou estudantes de arquitetura devem sempre buscar novas especializações técnicas para continuar evoluindo a aumentar as chances de conquistar novos clientes.