Qual a importância de um estágio de arquitetura?

O estágio é o primeiro contato que os estudantes de arquitetura têm com o mercado de trabalho, por isso é essencial que você saiba escolher a oportunidade certa para adquirir sua primeira experiência profissional com o estágio de arquitetura.

Contrato de trabalho
Contrato de trabalho

Na maioria das Instituições de Ensino de Arquitetura e Urbanismo o estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória, que deve ser cumprida geralmente a partir do quinto semestre do curso.

Além do conhecimento teórico em sala de aula, o conhecimento prático é de extrema importância para a formação de um arquiteto, afinal, é dessa forma que você tem contato com a real atuação no mercado.

A principal dificuldade em estudantes para conseguir o primeiro estágio é a experiência, pois a maioria das vagas requer que o candidato prove que tem prática na área. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você saber como conseguir o primeiro estágio de arquitetura, caso você ainda não tenha experiência.

Como esse artigo está estruturado

O que eu preciso saber para iniciar a busca por um estágio de arquitetura?

Estagiar é o primeiro passo para quem quer se destacar no mercado de trabalho e iniciar sua carreira com experiência e prática na área escolhida. No entanto, não basta apenas a vontade de se destacar, é necessário estar pronto para as oportunidades que deseja alcançar.

Além de se preparar com os tópicos abaixo, você pode usar a Calculadora de salário e bolsa de estágio para arquitetura para saber quanto você pode receber. A calculadora é baseada em dados de mercado levando em consideração as situações regionais, e também as suas habilidades e experiências.

Elaboramos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para iniciar a busca por um estágio de arquitetura:

  1. Decidir sua área
  2. Monte um currículo atraente
  3. Inicie seu portfólio
  4. Networking

1. Decidir sua área

O curso de arquitetura e urbanismo é muito abrangente, e inclui diversas áreas que não são tão conhecidas como o Design de Interiores ou a Arquitetura Comercial.

Portanto, antes de enviar seu currículo para os escritórios, é importante que você saiba selecionar o que mais se encaixa com a sua área de interesse. Quanto mais você tem prática e se especializa na sua área de interesse, maiores são as chances de você se destacar no mercado depois de formado.

O curso de arquitetura e urbanismo abrange muitas áreas de atuação, por isso é fundamental que você saiba escolher onde quer exercer a profissão. Dessa forma você se especializa em uma vertente e tem maiores chances de ter sucesso na sua carreira.

Selecionar área de interesse
Selecionar área de interesse

Explore a sua experiência acadêmica ao máximo, as instituições de ensino de arquitetura geralmente possuem um escritório modelo com diversas pesquisas e projetos de extensão, onde você adquire conhecimento, se aproxima de colegas e professores e incrementa seu currículo com atividades extracurriculares.

Listamos aqui algumas áreas que você pode seguir com a formação de arquitetura e urbanismo, além das mais comuns que são mais exploradas durante o curso. Mas se você ainda estiver com dúvidas ou quiser se aprofundar em um dos temas a seguir, dê uma olhada no nosso artigo de Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar.

  • Design de Interiores

Essa é uma das áreas que está mais em alta no mercado atualmente, e pode ser exercida por arquitetos ou designers de interiores. A diferença principal entre as duas formações é que o arquiteto tem mais liberdade na reforma, uma vez que tem domínio sobre outras áreas além da decoração, podendo interferir na estrutura e disposição de ambientes.

Design de interiores
Design de interiores
  • Paisagismo

Um arquiteto paisagista atua na concepção de espaços abertos, e isso se aplica tanto em jardins residenciais, quanto em projetos de escala urbana, como parques, praças e canteiros.

Buscar novos conhecimentos e cursos de especialização é ideal para quem almeja construir uma carreira no Paisagismo para Arquitetura.

Paisagismo
Paisagismo
  • Luminotécnico

O Projeto luminotécnico influencia diretamente no Conforto ambiental do seu projeto, seja de pequeno ou grande porte.

O profissional que atua em projetos de iluminação pode atuar no ramo residencial, comercial, teatros, cinemas ou eventos, seja em área interior ou exterior.

Projeto luminotécnico
Projeto luminotécnico
  • Gerenciamento de obras

O Gerenciamento de Obras pode ser visto como a fase final de um projeto, mas isso não significa que seja menos importante. O profissional que se dedica a essa área, gerencia a execução, trabalhando diretamente no canteiro de obras, de modo que fiscalize o andamento e certifique que tudo vai sair como planejado.

Gerenciamento de obra
Acompanhamento de obra
  • Patrimônio histórico

Essa área exige conhecimentos e técnicas específicas de restauro de edifícios. Pode ser exercida em escritório e órgãos públicos, como o IPHAN, ou diretamente nos edifícios, fazendo prospecção e recuperação.

Projeto de restauro de patrimônio histórico
Patrimônio histórico
  • Design de móveis

Para o Projeto de Móveis Planejados, os arquitetos dividem espaço com os profissionais formados em Design de Interiores, que também possuem as qualificações necessárias para o desenho de mobiliários internos.

Existem diversos softwares que permitem o design de móveis de maneira eficiente, os principais são o Promob e o Revit.

Design de móveis
Design de móveis
  • Arquitetura Cenográfica

Essa área é pouco explorada nas universidades, e se trata da ocupação e construção de espaços com projetos de cenários para diversos usos. A arquitetura cenográfica pode ser aplicada para eventos, teatro ou cinema.

Arquitetura cenográfica
Arquitetura cenográfica
  • Arquitetura Comercial

A arquitetura comercial está voltada para projetos de lojas e estabelecimentos comerciais e tem uma aplicação ligada com a identidade da marca ou empresa.

Esse nicho se difere da arquitetura residencial em diversos pontos, como em decoração, iluminação e até legislação, sendo regida por normas específicas ligadas ao comércio.

Arquitetura comercial
Arquitetura comercial
  • Arquitetura para restaurantes

Esse nicho se aprofunda nas características fundamentais que envolvem um projeto de restaurante, desde o estudo da psicologia das cores, até a distribuição dos fluxos.

A arquitetura para restaurantes requer conhecimentos e técnicas específicas, diferente do que estamos habituados com a arquitetura residencial, por exemplo, pois é necessário pensar em espaços de circulação para fluxos intensos, localização de pontos estratégicos, dimensionamentos de mobiliários e visibilidade de banheiros.

2. Monte um currículo atraente

Agora que você já sabe qual área quer seguir, é necessário ter conhecimento nos softwares exigidos para exercer. Quando você não possui experiência e prática, é de extrema importância que você tenha domínio nos principais softwares utilizados no escritório.

O ideal é elaborar o seu currículo de acordo com a vaga para a qual está se candidatando, dessa forma, você consegue entregar um documento bem mais direto e direcionado para o cargo.

Modelo de curriculum vitae
Currículo

Além disso, você mostra para o recrutador que teve atenção e cuidado para enviar somente o que fosse relevante, por isso é importante acrescentar somente informações relevantes, resumindo bem em uma ou duas páginas, no máximo.

Você pode diagramar o seu currículo para mostrar algumas habilidades em prática, caso você saiba utilizar softwares de design gráfico, como o Photoshop.

Siga a lista abaixo para saber as principais informações que precisam constar no seu currículo:

  • Dados pessoais

Essa é a primeira informação que a empresa usa para te conhecer, então coloque o principal, como seu nome, sua idade, opções de contato, endereço e redes sociais.

  • Objetivo profissional e pessoal

Esse tópico serve para você deixar claro quais são seus objetivos ao se candidatar para aquela vaga e como você pode agregar positivamente na equipe. Lembre-se de ser sincero em todos os tópicos, afinal, quando você for contratado precisa cumprir com o que descreveu.

  • Educação

Adicione mais detalhes sobre sua graduação, informando qual a instituição de ensino, o ano de início, semestre que você está cursando e previsão de conclusão. Você também pode adicionar outras graduações ou cursos profissionalizantes, caso sejam relevantes e estejam de acordo com a vaga.

  • Idiomas

Ter conhecimentos de outras línguas é um diferencial que ajuda você a se destacar. Informe tanto os idiomas, quanto o nível de fluência.

  • Competências e habilidades

As habilidades são divididas em soft skills e hard skills. As soft skills são habilidades que você desenvolve de maneira pessoal, e está mais relacionado ao comportamento e inteligência emocional, como boa gestão de tempo, organização e proatividade.

Já as hard skills são competências mais específicas que podem ser comprovadas por diplomas ou certificados, como cursos técnicos, graduações ou workshops. As hard skills sempre devem acompanhar o nível de domínio.

Nesse tópico você pode mostrar quais as suas qualidades que podem agregar na empresa, de caráter interpessoal, como as soft skills. Você pode apresentar isso de maneira visual, como no exemplo abaixo.

Exemplo de soft skills e hard skills
Exemplo de soft skills e hard skills

3. Inicie seu portfólio

Os estudantes e profissionais de arquitetura são muito visuais, ou seja, já que a atuação requer habilidades visuais, você deve mostrar seus conhecimentos em representação gráfica.

O portfólio é uma comprovação de que você realmente sabe utilizar os softwares que citou no currículo, no entanto, esse espaço também serve para você expressar a sua identidade.

Portfólio de arquitetura
Portfólio de arquitetura

Clicando aqui, você pode acessar o nosso artigo completo com o passo a passo para você montar um portfólio de arquitetura atraente.

4. Networking

Criar uma rede de contatos pode ajudar você dentro e fora do ambiente acadêmico, afinal, essa troca de experiências pode potencializar e aumentar as suas oportunidades no mercado de trabalho.

Se você se envolveu em pesquisas e projetos de extensão durante a graduação, provavelmente tornou seu relacionamento mais próximo com os professores e colegas envolvidos, e isso não agrega somente no âmbito pessoal, mas essas pessoas podem te recomendar para profissionais que já atuam na área que você escolheu.

Networking
Networking

Para criar essa rede de contatos você não precisa necessariamente se aproximar das pessoas motivado apenas pelo interesse de conseguir uma recomendação, contudo, você consegue mostrar através das suas ações o quanto merece uma.

Seja útil, proativo e busque soluções criativas, pois dessa forma, você será sempre lembrado como alguém participativo e solícito e certamente estará nas primeiras sugestões de indicação de vaga.

Qual a regulamentação de um estágio de arquitetura?

Apesar do estágio ser um modelo de trabalho voltado majoritariamente para o aprendizado, existem leis trabalhistas que regem os direitos e deveres do estagiário e da empresa.

A Lei N° 11.788 de 2008 dispõe sobre os contratos e termos de compromisso de um estágio, classificando e dividindo as responsabilidades entre a instituição de ensino, a empresa e o aluno.

Lei 11.788
Lei N°11.788

Ainda que o estágio não configure vínculo empregatício, é elaborado um contrato com a assinatura de todas as partes, sendo firmado pela instituição de ensino, que deve avaliar quais serão as atividades desenvolvidas e por quem o trabalho será monitorado.

Segundo a Lei N° 11.788, a jornada máxima de horas trabalhadas semanais para um estágio é de trinta horas semanais, ou seja, seis horas por dia.

A importância das soft skills no seu estágio de arquitetura

Dependendo da área que você escolheu para seguir, pode existir uma grande concorrência para as vagas, por isso, é essencial saber se destacar.

Hoje em dia as habilidades interpessoais são tão valorizadas quanto as habilidades técnicas, afinal, é necessário manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho para obter resultados ainda melhores.

Invista tempo em descobrir quais são seus pontos a serem melhorados e pontos fortes, pois isso certamente vai te ajudar tanto no processo seletivo, quanto na atuação. Você pode acessar os links abaixo com testes para descobrir seu perfil comportamental e melhorar o seu desenvolvimento pessoal.

O conjunto de tudo o que ensinamos nesse artigo até agora é essencial para você conseguir uma oportunidade, mas as dicas a seguir podem chamar a atenção do recrutador, durante o momento da entrevista, por isso, é essencial que você as treine.

  1. Boa comunicação
  2. Trabalho em equipe
  3. Proatividade
  4. Comprometimento
  5. Flexibilidade

1. Boa comunicação

Para a prospecção de clientes é fundamental ter uma boa apresentação de projeto, então aproveite para aprender e colocar em prática essa habilidade. Isso pode ajudar você dentro e fora do estágio.

A faculdade é uma ótima oportunidade de desenvolver a comunicação, uma vez que na maior parte das disciplinas é necessário apresentar seu projeto aos colegas e professores.

Boa comunicação
Boa comunicação

2. Trabalho em equipe

Um projeto de arquitetura é dividido em muitas etapas, e isso significa que muitas pessoas ajudam a concluir o projeto até a fase final. Saber lidar com a divisão de tarefas e trabalhar em equipe com ajuda mútua é crucial.

Trabalho em equipe
Trabalho em equipe

3. Proatividade

Como já citamos, a proatividade é sempre bem-vista, pois significa que você é prestativo e solícito, podendo exercer diversas funções e crescer na empresa após o período de estágio.

Proatividade
Proatividade

4. Comprometimento

Busque soluções criativas, pesquise e se envolva para resolver as problemáticas apresentadas no estágio, isso mostra que você está comprometido com um bom resultado e essa é uma qualidade muito valorizada.

Comprometimento
Comprometimento

5. Flexibilidade

Durante o estágio a flexibilidade é importante em ambas as partes, uma vez que você ainda é aluno e pode precisar de uma mudança de horários para realizar alguma outra atividade acadêmica.

Flexibilidade e manejo de tempo
Flexibilidade

Onde conseguir um estágio de arquitetura

Algumas instituições de ensino disponibilizam uma plataforma voltada para oportunidades de estágio. Você pode perguntar para seus professores ou procurar no site ou aplicativo da instituição.

Com o seu cadastro de aluno as empresas já têm acesso a sua situação acadêmica, então basta complementar as informações.

Escritório de arquitetura
Escritório de arquitetura

Você também pode criar uma conta no Linkedin e construir seu perfil desde cedo. Você consegue encontrar oportunidades presenciais e home office.

Além dessas opções, existem vários sites com oportunidades de estágio, abaixo estão os cinco principais sites com oportunidades de estágio de arquitetura.

1. Nube

Esse é um dos sites mais utilizados para procurar vagas de estágio e aprendiz, pois reúne diversas oportunidades e fornece artigos com dicas.

O seu acesso é gratuito e você pode buscar as vagas por cargo ou empresa.

2. Catho

A Catho tem mais de 220.000 vagas anunciadas e possui a menor taxa de concorrência entre as outras plataformas digitais.

Você pode pesquisar pela vaga e a região onde deseja trabalhar.

3. CIEE

O CIEE possui muitas iniciativas para inserir jovens no mercado de trabalho. É um site sem fins lucrativos, criado como uma associação civil de direito privado.

4. Estagiários.com

Essa plataforma permite que você busque por vagas em todo o Brasil, disponibilizando seu currículo para os recrutadores cadastrados no site.

5. Universia

A Universia além de reunir vagas para estagiários e recém-formados, também disponibiliza diversos artigos para ajudar você a se colocar no mercado de trabalho ou encontrar qual área quer seguir.

Conclusão

Após seguir as recomendações desse artigo, você estará pronto para iniciar sua carreira com o seu primeiro estágio de arquitetura.

Adquirir experiências profissionais antes de se formar é fundamental para você conhecer qual área de atuação quer exercer como arquiteto e urbanista, além de obter prática e criar uma rede de contatos desde cedo.

Porém também é fundamental continuar se especializando e desenvolvendo suas habilidades técnicas, dessa forma você consegue acompanhar o crescimento do mercado.

A Projetou é uma plataforma de cursos online de arquitetura na prática, promovendo a especialização de maneira mais acessível e que se encaixa com os seus horários, por apenas R$9,90/mês nos primeiros três meses. Acesse todos os 74 cursos clicando aqui.