Qual a importância de construir um currículo de arquitetura atraente?

Para conquistar o primeiro emprego ou chegar em cargos mais elevados, o currículo de arquitetura tem um papel muito importante nesse processo, uma vez que é a sua primeira impressão para o recrutador.

Currículo de arquitetura
Currículo de arquitetura

O currículo é o primeiro documento analisado para classificar você para um processo seletivo de arquitetura, dessa forma, é necessário que você invista tempo e dedicação na hora de construir o seu currículo.

Além de saber quais informações devem conter no seu currículo de arquitetura, é essencial que você tenha os conhecimentos e habilidades exigidos, bem como que saiba mostrar de maneira clara e objetiva.

Para estudantes de arquitetura a importância está na oportunidade do primeiro estágio, para complementar seu aprendizado.

Mas arquitetos e engenheiros formados devem estar em constante atualização do seu currículo e portfólio de arquitetura, pois dessa forma conseguem corresponder com as vagas ofertadas no mercado de trabalho e acompanhar o progresso na área.

Portanto, a Projetou desenvolveu esse artigo com um passo a passo de como criar um currículo de arquitetura eficaz e atraente.

Como esse artigo está estruturado

Passo a passo para criar um currículo de arquitetura

O seu currículo se comporta como um anúncio publicitário pessoal, ou seja, ele deve ser único e personalizado, de maneira a expressar sua identidade e a habilidade prática de alguns softwares.

O recrutador de uma vaga geralmente recebe dezenas de currículos e portfólios para analisar, e essa primeira fase é eliminatória, isto é, apenas os currículos mais relevantes passam para o processo seletivo.

Dessa forma é fundamental que você saiba quais informações adicionar e como fazer isso de maneira clara e objetiva.

Por outro lado, também é importante que você tenha um currículo online, para registrar todas as suas informações e permitir a busca de empresas de várias regiões. A plataforma mais conhecida é o Linkedin.

Mas independente do formato, é fundamental que você saiba quais informações adicionar e como fazer isso da melhor forma.

Por isso, preparamos o passo a passo abaixo para você saber como criar o seu currículo de arquitetura eficaz e atraente.

  1. Informações pessoais
  2. Defina o objetivo do seu currículo
  3. Histórico acadêmico
  4. Habilidades e qualificações
  5. Experiências

1. Informações pessoais

Todo currículo deve apresentar como cabeçalho as informações pessoais do candidato, afinal, será com essas informações que o empregador irá te identificar durante o processo seletivo.

As principais informações que não podem faltar são seu nome completo, idade, estado civil e formas de entrar em contato, seja por e-mail ou telefone.

Currículo de arquitetura
Currículo de arquitetura

Lembre-se de verificar se os dados para contato estão corretos, pois é dessa forma que a empresa irá contactar você para informar sobre as próximas etapas do processo seletivo.

Além disso, em alguns casos de vagas presenciais, é necessário informar o seu endereço, como bairro e cidade.

2. Defina o objetivo do seu currículo

O curso de arquitetura e urbanismo é muito abrangente, ou seja, pode ser dividido em muitas áreas de atuação, e cada uma delas exige especializações diferentes.

Contudo, antes de ir em busca de vagas de estágio ou emprego, você deve identificar em qual dessas áreas você gostaria de atuar.

No entanto você deve prestar atenção em duas coisas antes de definir o objetivo do seu currículo:

2.1 Concorrência

A concorrência no mercado de trabalho é grande, assim, muitos profissionais buscam se especializar em uma só área de atuação. Dessa forma, você consegue ter mais chances de se destacar em uma vaga referente àquela área.

A Projetou preparou um artigo sobre em quais carreiras um arquiteto pode se especializar, caso você ainda tenha dúvidas de qual área escolher.

Quanto mais conhecimentos e habilidades específicas você souber da sua área de interesse, como resultado mais chances você terá de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

2.2 Objetividade

Como foi mencionado nos tópicos acima, os recrutadores geralmente recebem dezenas de currículos para o preenchimento de uma vaga, por isso é de extrema importância que você envie apenas o que for relevante para o que a empresa está buscando.

Assim você mostra que teve o cuidado e a atenção de preparar um documento diretamente para a vaga em questão, além de expor suas habilidades com mais detalhes.

3. Histórico acadêmico

Nesse tópico você deve colocar mais informações sobre a sua graduação ou outros cursos de especialização, caso possua.

Em casos de estudantes, informe qual a instituição de ensino, seguido do ano de início do curso e a previsão para a conclusão. Você pode destacar somente o nome do curso e o semestre atual, dessa forma, deixando as demais informações como complementares.

Currículo de arquitetura
Currículo de arquitetura

Por fim, você também pode adicionar outras graduações, concluídas ou interrompidas, e cursos profissionalizantes.  Mas lembre-se de adicionar somente o que for relevante para a vaga em questão.

4. Habilidades e qualificações

As habilidades e qualificações são divididas em soft skills e hard skills. Mas, caso você não esteja familiarizado com esses termos, vamos exemplificar e definir cada um deles.

Currículo de arquitetura

4.1 Soft skills

Em português significa habilidades interpessoais, e são qualidades que você desenvolve de maneira independente de instituições de ensino, pois está mais relacionado com comportamento e inteligência emocional.

4.2 Hard skills

As habilidades difíceis, como é traduzido para o português, são habilidades com comprovação técnica, através de diplomas e certificados, por exemplo.

É o tipo de conhecimento que você adquire em cursos, graduações ou workshops por exemplo, e sempre devem constar no currículo acompanhadas do nível de domínio.

Modelo de currículo de arquitetura
Modelo de representação

Preparamos uma tabela com algumas dessas habilidades.

Soft skillsHard skills
Boa comunicaçãoPhotoshop intermediário
CriatividadeConhecimentos básicos em CorelDraw
Organização e gestão de tempoDesenho a mão livre
PontualidadeAutoCAD avançado

Você pode se especializar nesses softwares acessando os links abaixo:

5. Experiências

O recrutador pode optar por dar prioridade a candidatos que possuem uma experiência prática na área em questão, por isso é importante preencher com bastante atenção os dados das suas experiências profissionais.

Descreva qual era o cargo que você ocupava e quais atividades costumava realizar, mas lembre-se de adicionar o que for mais relevante para a vaga. Além disso, você também deve adicionar as datas em que entrou e saiu da empresa.

Currículo de arquitetura
Currículo de arquitetura

Adicione somente as experiências relevantes para o que você está buscando no momento, dessa forma você terá mais chances de se destacar no processo seletivo.

Mas caso você esteja na busca pelo seu primeiro estágio de arquitetura, acesse o artigo como conseguir o primeiro estágio de arquitetura sem experiência.

Identidade visual para o currículo de arquitetura

Um dos aspectos mais importantes para exercer a profissão de arquiteto é a criatividade e a capacidade de representação.

A princípio, o currículo é o local que abriga as suas informações pessoais e competências profissionais, porém também pode conter muitos traços da sua representação arquitetônica.

Elabore o design do seu currículo de maneira que expresse a sua identidade visual, mas mantenha textos e quaisquer outras informações bem legíveis e claras.

O design gráfico do seu currículo e portfólio deve ser pensado cuidadosamente para expressar características positivas da sua personalidade, mas no caso de você ter seu próprio escritório de arquitetura, o ideal é elaborar um branding de marca.

Currículo de arquitetura
Currículo de arquitetura

Essa é uma ótima oportunidade de mostrar na prática suas habilidades com programas de edição e criação, por exemplo o Adobe Illustrator ou o InDesign.

Como o portfólio pode complementar o currículo de arquitetura

O portfólio é uma apresentação do seu trabalho em prática, dessa forma, complementa o seu currículo e agrega valor à sua candidatura.

Logo depois de identificar o objetivo do seu currículo e saber os pré-requisitos da vaga, você deve separar os seus trabalhos para montar um portfólio de arquitetura atraente.

Você pode utilizar trabalhos acadêmicos, ou trabalhos desenvolvidos para outras empresas, desde que você tenha a autorização dos autores e descreva qual função você desempenhou para gerar aquele resultado.

Para a criação do seu portfólio você pode utilizar softwares como Photoshop ou Corel Draw, por exemplo. Mas também existem plataformas onlines para a criação do seu portfólio, como o Behance e o Adobe Portfólio.

Portfólio de arquitetura
Portfólio de arquitetura

O passo a passo da criação do seu currículo também pode funcionar para a criação do seu portfólio, mas se você quiser se aprofundar no assunto, também pode ler nosso artigo de portfólio de arquitetura: passo a passo para construir um portfólio atraente.

Conclusão

Como resultado, após acompanhar esse guia você terá um currículo de arquitetura eficaz e atraente, direcionado para a área na qual você escolheu atuar.

Tenha atenção em todos os itens e revise bem as informações antes de enviar para as suas vagas de interesse, lembrando de sempre construir o seu currículo de acordo com o que a empresa procura.

Busque se especializar na sua área de atuação e estar em constante evolução para, dessa forma, acompanhar os avanços do mercado.

A Projetou é uma escola online de capacitação de arquitetura e tem seu ensino voltado para a prática com cursos acessíveis e de qualidade.

Um bom currículo de arquitetura, complementado com um portfólio atraente e bem elaborado podem ajudar você a se destacar no mercado de trabalho.