Qual a importância de uma boa apresentação no processo seletivo de arquitetura

O mercado de trabalho na arquitetura está cada vez mais concorrido, por isso é essencial que você saiba como se destacar em um processo seletivo, dessa forma você aumenta suas chances de conseguir uma vaga.

Processo seletivo de arquitetura
Processo seletivo de arquitetura

Além de possuir as habilidades técnicas exigidas, é importante que você tenha uma boa apresentação na entrevista de emprego, pois esse é o primeiro contato verbal que você terá com o recrutador e possíveis colegas de trabalho.

Demonstrar uma boa comunicação e bom trabalho em equipe podem ser fatores decisivos na contratação de um profissional de arquitetura, já que arquitetos geralmente trabalham em conjunto com outros profissionais.

Saber como se comportar durante um processo seletivo de arquitetura pode ajudar você a ressaltar traços da sua personalidade e identidade arquitetônica que não são vistos no currículo e portfólio.

Porém, ter um currículo e portfólio de qualidade aumenta suas chances de ser selecionado para uma entrevista de emprego e a se destacar durante o processo seletivo, uma vez que o recrutador entra em contato com profissionais que possuam as competências exigidas pela empresa.

Se você ainda não tem um currículo ou portfólio, saiba como criar um currículo e portfólio de arquitetura eficaz e atraente.

Como esse artigo está estruturado

Qual a importância do currículo e portfólio de arquitetura

O currículo e o portfólio são o primeiro contato que a empresa tem com você e o trabalho que você desenvolve, ou seja, é fundamental que você saiba representar suas informações da melhor forma.

Assim o recrutador conhece você e suas habilidades e competências, para selecionar de acordo com a vaga disponível na empresa. Isso evita que você esteja despreparado no trabalho que irá desempenhar.

O mais importante ao construir seu currículo e portfólio é sempre ser honesto sobre suas habilidades, já que você terá que cumprir e exercer as atividades no dia a dia.

Vamos listar os pontos mais importantes que você deve lembrar ao construir seu currículo e portfólio de arquitetura:

  1. Currículo de arquitetura
  2. Portfólio de arquitetura

1. Currículo de arquitetura

O currículo é a síntese das suas principais informações individuais, acadêmicas e profissionais.

Mas lembre-se de elaborar o seu currículo de acordo com a vaga para a qual está se candidatando, e dessa forma, adicione somente informações relevantes para a vaga.

Processo seletivo de arquitetura
Currículo de arquitetura

Ou seja, se a vaga é para Detalhamento de Interiores, adicione os cursos extracurriculares, experiências ou pesquisas que você desenvolveu sobre essa área.

Se você ainda não tem experiências profissionais para inserir, pode incluir trabalhos acadêmicos, desde que descreva qual foi a sua contribuição e peça a permissão dos colegas ou professores envolvidos no desenvolvimento.

Para saber mais sobre a primeira oportunidade de estágio de arquitetura, acesse o nosso artigo de como conseguir o primeiro estágio de arquitetura sem experiência.

As principais informações que não podem faltar no seu currículo de arquitetura são:

  • Informações pessoais, como nome, idade e localização;
  • Histórico acadêmico, com a descrição da sua graduação e outros cursos;
  • Experiências, mesmo que não possua experiências profissionais, é interessante adicionar trabalhos acadêmicos para comprovar de maneira visual a aplicação das suas competências.

Você pode criar o seu currículo em softwares ou em plataformas online, como o Linkedin.

2. Portfólio de arquitetura

No portfólio você também deve seguir mostrando apenas o que for relevante em relação a vaga, por exemplo, para a vaga de detalhamento de arquitetura você não precisa inserir conteúdos de paisagismo ou arquitetura cenográfica.

Assim você consegue ser claro e objetivo, poupando o tempo do recrutador de encontrar nas suas informações o que realmente está relacionado com o que ele procura.

O portfólio é uma ótima oportunidade para mostrar de maneira visual traços da sua personalidade e identidade arquitetônica.

Processo seletivo de arquitetura
Portfólio de arquitetura

Além disso, você pode demonstrar de maneira prática a aplicação de algumas habilidades, por exemplo, desenvolver o seu portfólio no Photoshop, usando conhecimentos de Design gráfico para arquitetura.

Porém você também pode criar o seu portfólio em plataformas online, como o Behance e o Adobe Portfólio.

Mas lembre-se de sempre destacar as informações dos projetos de maneira clara, descrevendo a sua atribuição em trabalhos acadêmicos e referenciando os créditos de autoria para projetos de escritórios onde você trabalhou anteriormente.

Quais são as etapas de um processo seletivo de arquitetura

Cada empresa possui um cronograma próprio, baseado nas características da vaga e na urgência de contratação.

Processo seletivo de arquitetura
Processo seletivo de arquitetura

Para estudantes de arquitetura que buscam a primeira oportunidade de estágio, os processos seletivos costumam envolver as mesmas etapas, porém de maneira mais curta.

Arquitetos passam por um processo seletivo mais longo, pois geralmente precisam comprovar a prática em alguns softwares, além de entrevistas mais longas sobre suas experiências.

Elaboramos uma lista com as etapas de um processo seletivo de arquitetura para você se preparar.

  1. Análise de currículo
  2. Análise de portfólio
  3. Entrevista com o recrutador
  4. Entrevista com o contratante
  5. Teste prático

1. Análise de currículo

A primeira etapa para o preenchimento de uma vaga é a análise de currículos, pois serão selecionados somente os candidatos que possuem os conhecimentos que a empresa exige como pré-requisitos.

Processo seletivo de arquitetura
Currículo de arquitetura

A análise de currículo é uma etapa eliminatória, uma vez que candidatos que não tem conhecimentos e habilidades correspondentes com os pré-requisitos podem ser desclassificados.

2. Análise de portfólio

Algumas empresas pedem que o envio do currículo e portfólio sejam feitos juntos, pois dessa forma analisam ao mesmo tempo os conhecimentos e habilidades práticas de cada candidato, com exemplos reais de experiências.

Processo seletivo de arquitetura
Portfólio de arquitetura

Porém, em alguns casos o portfólio é exigido como segunda etapa, e pode ser analisado antes da entrevista ou presencialmente com o recrutador.

Quando solicitado que você vá para a entrevista levando seu portfólio, você tem a oportunidade de apresentar os trabalhos mais relevantes pessoalmente, e também é analisado pela apresentação.

3. Entrevista com o recrutador

Os recrutadores nem sempre fazem parte do time da empresa contratante, podendo ser especializado em processos seletivos para enviar para o escritório apenas as opções que mais se encaixam na vaga.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Nesses casos, a primeira entrevista é geralmente feita em grupo, com dinâmicas e apresentações individuais rápidas e objetivas.

Como são muitas pessoas, as dinâmicas já envolvem alguns aspectos que serão analisados, como trabalho em equipe, visão de futuro, organização e criatividade.

4. Entrevista com o contratante

Essa é uma das etapas finais, quando o contratante te conhece pessoalmente e mostra o local de trabalho. Nesse momento você já conhece os colegas de trabalho e a rotina do dia a dia na empresa.

O contratante recebe um relatório com todos os dados recolhidos nas outras etapas do processo seletivo, mas ele pode refazer algumas perguntas para conhecer mais sobre você e sua trajetória na área.

É provável que nessa entrevista ele fale mais sobre a remuneração e o fluxo de trabalho, como horários e atribuições.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

A última etapa também será apresentada nessa entrevista e em alguns casos é realizada no mesmo dia.

5. Teste prático

O teste prático é feito para que o contratante e os seus colegas de trabalho vejam como você trabalha e se você tem as habilidades necessárias e descritas no seu currículo e portfólio.

Apesar de ser necessária uma adaptação ao novo ambiente de trabalho, você deve apresentar algum resultado referente ao que a vaga exige, seja projetos de móveis, ou renderização de imagens.

A duração dessa etapa é geralmente de um turno, seja manhã ou tarde, e eles passam uma atividade relacionada com a sua área.

Teste prático de arquitetura
Teste prático de arquitetura

Após a realização do teste há a análise e eles podem entrar em contato com você nos próximos dias para informar o resultado do processo seletivo.

Quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego

Durante a entrevista em grupo são realizadas algumas dinâmicas e perguntas gerais para todos os candidatos, vamos listar as mais comuns, que avaliam as suas soft skills, por exemplo trabalho em equipe, comunicação e espírito de liderança.

  1. Interação
  2. Liderança
  3. Habilidades técnicas

1. Interação

A interação com outros participantes é fundamental em dinâmicas e entrevistas em grupo, pois nesses casos a avaliação também leva em consideração a sua relação com possíveis colegas de trabalho.

Entrevista de arquitetura

Entrevista de arquitetura

As empresas podem adotar suas próprias dinâmicas, mas uma opção muito utilizada é realizada da seguinte maneira:

Cada candidato recebe um papel e uma caneta e deve escrever ou desenhar algo que descreva a si mesmo, e depois disso todos os papeis são recolhidos e distribuídos de forma aleatória. Cada participante deve ler e interpretar o que está no papel e tentar identificar quem é o autor.

Essa dinâmica ajuda a entrosar os participantes, conhecendo uns aos outros informalmente e deixando todos mais tranquilos para as próximas atividades.

2. Liderança

Existem muitas opções para avaliar o espírito de liderança de um candidato, uma delas é entregar uma problemática para o grupo inteiro e ver quem tem a iniciativa de propor soluções, quem organiza subgrupos para realizar as soluções, até chegarem em uma conclusão satisfatória.

Entrevista de arquitetura
Entrevista de arquitetura

Outra opção é deixar a sala desarrumada, com papéis e demais objetos desorganizados, e ao receber novamente os candidatos na sala identificar quem é proativo para organizar o ambiente ou apenas o seu espaço.

3. Habilidades técnicas

Em alguns casos, são entregues questionários gerais sobre alguns softwares ou conhecimentos gerais de habilidades técnicas exigidas na vaga.

Habilidades técnicas em arquitetura
Habilidades técnicas em arquitetura

Por exemplo, para uma vaga de projeto executivo, pode ser realizado um questionário sobre o tema, ou sobre os programas utilizados na empresa, como o AutoCAD ou o Revit.

Para entrevistas individuais com o contratante, são feitas perguntas mais específicas sobre você ou a área da vaga.

Os principais pontos questionados são:

  1. Informações pessoais
  2. Pontos fortes e pontos fracos
  3. Visão de futuro

1. Informações pessoais

Esse pode ser o primeiro contato que você tem direto com o contratante, então deve se apresentar de maneira geral, afinal, ele já tem conhecimentos prévios do seu currículo.

Se ele pedir para falar sobre você, conte da sua trajetória durante o curso ou fale de maneira geral das suas experiências e como isso agregou em você de maneira pessoal.

Nesse momento, você também pode falar de hobbies e interesses que desenvolveu durante o curso que sejam relevantes, por exemplo fotografia, design gráfico, marketing ou maquetes físicas.

2. Pontos fortes e pontos fracos

É necessário saber identificar o seu lado positivo e negativo, mas lembre-se de, se possível, apresentar uma solução para seus pontos fracos.

Um exemplo disso é “me considero muito perfeccionista, mas estou lidando cada vez melhor com isso, entendendo que é possível dividir as atividades para que seja possível entregar um trabalho de qualidade dentro dos prazos estabelecidos”.

Outra opção é considerar seus pontos fortes e fracos como maneiras de agregar na equipe, como por exemplo “tenho dificuldade em tomar decisões, porém acredito que com organização e um bom trabalho em equipe podemos chegar a conclusões criativas e eficientes”.

3. Visão de futuro

Para vagas fixas com contratos e vínculos empregatícios, é importante que você conheça a empresa e se identifique, dessa forma é possível imaginar uma carreira dentro do escritório.

Cargos de muita importância exigem uma pessoa de confiança que busque permanecer na equipe por um longo tempo, logo a empresa precisa saber da sua visão de futuro e como o trabalho se encaixa na sua vida a longo prazo.

Você pode falar resumidamente sobre planos pessoais e acadêmicos, que sejam relevantes durante a entrevista, como a realização de uma especialização.

Como agir durante uma entrevista de emprego de arquitetura

Em entrevistas de emprego você está sendo avaliado por todas as suas respostas, até mesmo as que são de cunho pessoal ou apenas interação.

Portanto, preparamos um guia com cinco truques para se destacar em um processo seletivo de arquitetura:

  1. Conheça bem a empresa
  2. Seja sincero e responda objetivamente
  3. Demonstre suas características positivas
  4. Conte sobre suas experiências focando na sua atribuição
  5. Utilize a metodologia STAR

1. Conheça bem a empresa

Pesquise sobre o escritório e o estilo arquitetônico empregado nos projetos. É fundamental saber sobre os ideais básicos da empresa e identificar se são os mesmos que os seus.

Você pode se adaptar em alguns aspectos para se encaixar no perfil, por exemplo, se a empresa for mais descontraída você pode ir com uma roupa mais casual e moderna. Lembre-se de não confundir com uma roupa informal demais.

Entrevista de emprego
Roupas para entrevista de emprego

Além disso é importante destacar durante a entrevista pontos que você tem em comum com a empresa e em quais ideais você mais se identifica.

2. Seja sincero e responda objetivamente

Lembre-se que você irá realizar as atividades descritas, então é fundamental que você seja honesto sobre seu nível de habilidade e experiência.

Os contratantes ou recrutadores geralmente avaliam várias pessoas, então seja objetivo e responda diretamente cada pergunta.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Você também pode aproveitar esse momento para tirar dúvidas sobre a empresa ou a vaga em questão, assim você mostra o seu interesse e ajuda você a se destacar na seleção.

Afinal, ter uma boa comunicação com colegas e líderes é de extrema importância no dia a dia e isso é avaliado desde o primeiro contato.

3. Demonstre suas características positivas

Enquanto responde as perguntas ou fala de si mesmo, lembre-se de falar sobre seus pontos positivos e como isso se relaciona com o que você está falando.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Por exemplo, se está respondendo uma pergunta sobre o período da faculdade, pode destacar algum ponto positivo que desenvolveu ou como se saiu de uma situação difícil que enfrentou.

É importante destacar os pontos positivos indiretamente, dessa forma o contratante ou recrutador pode observar as suas características positivas na prática e imaginar como isso se aplica dentro da empresa.

4. Conte sobre suas experiências focando na sua atribuição

Quando questionado sobre suas experiências profissionais, foque na sua atribuição e nas atividades que você desenvolvia.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Nunca fale sobre pontos negativos da empresa anterior, destaque quais eram suas atividades principais, como você as realizava ou uma solução que propôs para dificuldades no trabalho.

Se possível, mostre no seu portfólio os trabalhos que desenvolveu durante cada experiência. Essa é uma ótima oportunidade para descrever o processo de cada material exposto.

Você pode falar sobre seu nível de habilidade em diferentes softwares, sejam eles pré-requisitos da vaga ou não, pois assim você mostra que tem interesse por outros programas e que tem disponibilidade de agregar na equipe de outras formas.

5. Utilize a metodologia STAR

O método STAR é uma técnica para contar suas histórias e conquistas através de etapas, partindo da situação, em seguida tarefa, ações e resultados.

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego

Essa técnica consiste em contar uma experiência real do seu passado, explicando com detalhes o que houve, qual era a sua tarefa, quais ações você executou e quais foram os resultados das suas ações.

Um exemplo é contar que em um dos escritórios onde você trabalhou surgiu um problema em um dos projetos, e sua atribuição era corrigir uma das plantas, mas ao terminar você conseguiu corrigir outras e por fim a empresa economizou 25% no projeto, entregando a mesma qualidade.

Você também pode utilizar esse método com experiências durante a faculdade, como em projetos de disciplinas ou iniciações científicas e extensão.

Conclusão

Ser selecionado para uma vaga no mercado de trabalho é o primeiro passo para o início de uma carreira na arquitetura, porém é fundamental saber como se destacar durante o processo seletivo.

Seus comportamentos podem ser avaliados durante todo o processo, por isso é importante que você saiba como agir em todas as etapas de um processo seletivo de arquitetura.

Seguindo os passos descritos nesse artigo você sabe o que precisa para se destacar durante um processo seletivo de arquitetura e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Além disso é importante continuar sempre atualizando os seus conhecimentos e habilidades.

A Projetou possui uma plataforma com mais de 70 cursos de especialização prática em arquitetura. Acesse e aumente suas chances de se destacar no mercado de arquitetura.