É para você ter um escritório de arquitetura?

Abrir o próprio escritório de arquitetura é o sonho de muitos arquitetos.

Antes de abrir o seu próprio escritório de arquitetura é fundamental que você se questione se você possui um perfil empreendedor. Empresários de sucesso costumam reunir algumas características em comum, são elas:

  • Autoconfiança: você deve ser o primeiro a acreditar na sua proposta de negócio;
  • Coragem: empreender inclui assumir riscos, você deve estar disposto a assumi-los em prol do seu objetivo;
  • Liderança: além de chefe do seu escritório você deve ser líder, saber lidar com pessoas e tomar decisões é fundamental;
  • Perseverança: assim como em qualquer outro empreendimento, para que seu escritório de arquitetura seja reconhecido no mercado você precisa de tempo, desistir no primeiro desafio não deve ser uma opção;
  • Eficiência: para que o seu negócio prospere você deve sempre buscar maneiras de aprimorar seus processos afinal, tempo é dinheiro;
  • Competência: para ter sucesso você precisa ser competente para desempenhar a atividade que se propôs.
Imagem representativa de mulher com características de empreendedora.
Características de um(a) empreendedor

Agora, se você acredita que abrir o seu próprio escritório de arquitetura é o seu caminho, confira o passo que nós preparamos para você!

Como esse artigo está estruturado

  1. Defina a área de atuação do seu escritório de arquitetura
  2. Escolha a forma de atuação
    1. Pessoa Física
    2. Pessoa Jurídica
  3. Onde devo trabalhar?
    1. Escritório tradicional
    2. Coworking
    3. Home Office
  4. Crie um plano de negócios para o seu escritório de arquitetura
  5. Contrate assessorias (jurídica/contábil) para o seu escritório de arquitetura
  6. Padronize o seu escritório de arquitetura
  7. Crie sua rede de contatos
  8. Principais erros ao abrir um escritório de arquitetura
  9. Conclusão

1 – Defina a área de atuação do seu escritório de arquitetura

A formação em arquitetura e urbanismo nos permite atuar em diversas áreas da construção civil.

Além do desenvolvimento de projetos arquitetônicos, projetos de interiores e projetos paisagísticos, podemos atuar na coordenação e gerenciamento de obras, planejamento urbano, consultorias, área acadêmica, entre outras possibilidades. Saiba mais sobre as possibilidades de atuação como arquiteto e urbanista clicando aqui!

Imagem ilustrativa dos caminhos profissionais em um escritório de arquitetura e urbanismo
Caminhos profissionais

Para começar o seu escritório é interessante que você escolha um nicho de mercado para atuar, pois, dessa forma você será capaz de se especializar e oferecer um serviço de excelência aos seus clientes e se destacar perante a concorrência.

A partir da escolha do nicho de atuação, é importante que você crie uma Persona, o que significa criar o perfil do cliente ideal que você deseja conquistar. Dessa forma, você poderá traçar estratégias para atingir seus objetivos.

Uma ferramenta prática para criar a sua Persona é o Mapa da Empatia. A partir dele será possível detalhar a personalidade do seu cliente, dessa forma, você passará a compreender os sentimentos, dores e necessidades do seu público alvo, facilitando o direcionamento das ações do seu empreendimento.

Imagem ilustrativa do mapa da empatia. Essa ferramenta permite compreender melhor o público alvo do seu escritório de arquitetura.
Mapa da Empatia

2- Escolha a forma de atuação

A Lei Federal nº 12.378 de dezembro de 2010 regulamenta o exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (CAU/BR). Assim, o primeiro passo para atuar como Arquiteto é estar legalmente registrado junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Após realização do registro você deve optar por atuar profissionalmente como Pessoa Física (PF) ou como Pessoa Jurídica (PJ). Tal escolha deve estar vinculada principalmente ao seu faturamento mensal, quanto maior o seu faturamento mais vantajoso será atuar como Pessoa Jurídica.

Veja a seguir os prós e contras das modalidades de atuação.

Pessoa Física

Atuar como Pessoa Física (PF) significa que você será um profissional autônomo, não possuirá uma empresa, ou seja, não terá Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A atuação como PF implica que sua sua tributação será de acordo com o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), com a Contribuição Previdenciária (INSS) e com o Imposto Sobre Serviço (ISS). As tributações serão em função do seu faturamento mensal:

  • 5% de ISS;
  • 11% de INSS;
  • 15% a 27,5% de Imposto de Renda, de acordo com a sua renda mensal.

Esta modalidade de atuação é mais comum para quem está iniciando um escritório de arquitetura pois representa um menor custo fixo inicial, porém, de acordo com o aumento do seu faturamento a tributação aumenta.

A principal desvantagem é que como profissional autônomo você não pode emitir nota fiscal, somente recibo de pessoa física (RPA), fato que, muitas vezes limita o profissional a prestar serviços para empresas ou participar de licitações públicas.

Pessoa Jurídica

Atuar como Pessoa Jurídica (PJ) significa que você possuirá uma empresa, ou seja, terá Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Os tributos como empresa de arquitetura se enquadram no Simples Nacional ou no Lucro Presumido. Assim como na atuação PF, as tributações podem variar em função do seu faturamento mensal:

  • 15,5% no Simples Nacional;
  • 11,33% no Lucro Presumido

Averiguar com um contador de confiança qual o melhor modelo de negócio para a sua empresa é fundamental.

Além de ampliar o campo de trabalho, podendo prestar serviços as empresas, participar de licitações públicas e emitir nota fiscal são ótimas vantagens da atuação como PJ.

Outra vantagem de criar uma empresa é justamente a separação da Pessoa Física da Pessoa Jurídica. Em caso de problema judicial sendo Pessoa Jurídica apenas o patrimônio vinculado a empresa estará em risco, seu patrimônio pessoal estará seguro. Diferentemente do que aconteceria na atuação como Pessoa Física.

Porém, fique atento. Se você for abrir a sua empresa de arquitetura e urbanismo você precisará de dois registros no CAU, um como pessoa física e outro como pessoa jurídica.

3- Onde devo trabalhar?

Escolher o local do seu espaço de trabalho deve estar diretamente ligado as suas características pessoais e ao valor que você pretende investir para começar o seu escritório de arquitetura.

Escritório tradicional

Escolher um espaço comercial para abrir o seu escritório de arquitetura é um grande passo.

Imagem ilustrativa de escritório de arquitetura em espaço comercial
Escritório de arquitetura em espaço comercial

Possuir o seu escritório de arquitetura em um espaço comercial pode representar sucesso e estabilidade ao olhos do seu cliente. Nessa situação você pode promover um atendimento diferenciado, através da personalização do espaço de acordo com a sua identidade e necessidade, criando uma experiência agradável ao seu cliente.

Entretanto, essa escolha é a que representa o maior custo para o seu negócio.

Listamos aqui alguns custos que você não pode se esquecer ao considerar abrir o seu escritório em um espaço comercial:

  • Condomínio
  • Aluguel
  • IPTU
  • Energia
  • Água
  • Internet/Telefone
  • Supermercado
  • Diária/material de limpeza
  • Manutenções gerais

Coworking

Alugar um coworking para trabalhar diariamente ou apenas para se reunir com os seus clientes é uma ótima opção.

Imagem ilustrativa de coworking como escolha para o escritório de arquitetura
Imagem ilustrativa de coworking

Com esta opção os custos do espaço ficam diluídos, uma vez que, costumam ser divididos por um número maior de pessoas. Outra vantagem do coworking é que você terá um espaço devidamente preparado para receber os seus clientes.

Contudo, tenha atenção aos demais profissionais que irão compartilhar o espaço com você. Busque outros profissionais que atuem em áreas semelhantes e aproveite para criar uma rede de contato e suporte.

Home Office

Com a pandemia do Covid-19 o Home Office se popularizou pelo Brasil e pelo mundo.

Imagem ilustrativa de Home Office

É importante destacar que existem dois tipos de home office, você pode trabalhar em casa utilizando um espaço que compartilha com seu uso doméstico como o seu quarto ou a sala, ou você pode possuir um local em casa cuja única função seja abrigar o seu escritório.

O maior desafio do home office é se disciplinar para evitar que a sua vida pessoal interfira no seu ritmo de trabalho. Mesmo nessa forma de trabalho é importante que você tenha uma rotina saudável para que não deixe de trabalhar ou para que não trabalhe em excesso.

O home office apresenta diversas vantagens como, a economia no tempo de deslocamento, a flexibilidade no horário de trabalho e até mesmo a flexibilidade geográfica. Com a possibilidade do trabalho remoto você pode se tornar um nômade digital e trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Adotando o trabalho remoto em equipe você deve se atentar a alguns pontos:

  • Gestão de projetos e equipe: os integrantes da equipe precisam estar em harmonia para o desenvolvimento do trabalho, processos claros e bem estruturados são fundamentais para o bom funcionamento do seu escritório. Ferramentas como o Trello e o OneNote podem te auxiliar no processo de gestão.
  • Armazenamento de arquivos: para evitar conflitos de arquivos e manter a boa organização dos projetos, armazenar seus arquivos em nuvem é uma ótima escolha. Alguns softwares como o Archicad e o Revit já permitem que você salve seus arquivos dentro do sistema de nuvem próprio do programa. Caso você prefira optar por outra nuvem, o OneDrive e o Dropbox são ótimas opções.
  • Comunicação: manter os canais de comunicação sempre abertos com a sua equipe é essencial. As ferramentas como o Whatsapp, Skype, Teams, Google Meet e o Zoom estão cada vez mais dinâmicas, proporcionando uma excelente interação.

Entretanto, para muitos arquitetos a grande dúvida quanto ao home office é, “como vou me reunir com os meus clientes?“. Para tal situação existem várias opções, desde reuniões online até a utilização do espaço de um café ou aluguel de uma sala de reuniões.

Contudo, independente do local que você escolha para exercer sua profissão, tenha em mente que a sua competência e o serviço que você oferece ao seu cliente é mais importante do que o espaço físico que você trabalha.

4- Crie um plano de negócios para o seu escritório de arquitetura

Imagem ilustrativa de planejamento
Planejamento

Antes de se aventurar e começar a investir no seu escritório de arquitetura você deve ter em mente que é fundamental criar um plano de negócios. Mas o que é isso afinal?

O plano de negócios é um documento no qual você irá traçar os objetivos, metas e estratégias para o seu empreendimento. Nós separamos alguns pontos que são fundamentais para que você desenvolva um plano de negócios eficiente:

  • Qual o perfil do empreendimento e dos sócios;
  • Missão, visão e valores;
  • Análise de mercado;
  • Planejamento de marketing;
  • Planejamento de processos;
  • Planejamento financeiro.

Se você desejar saber mais sobre como criar o seu plano de negócios, acesse o e-book criado pelo SEBRAE, clique aqui!

5- Contrate assessorias para o seu escritório de arquitetura

É fundamental que você contrate serviços de assessoria contábil e jurídica não só no momento de abrir o seu escritório de arquitetura, mas também durante a sua atuação.

O contador além de te auxiliar na escolha da forma de atuação, Pessoa Física ou Jurídica, é o profissional com maior competência para lidar com a saúde financeira do seu negócio.

O advogado poderá te auxiliar no desenvolvimento dos seus contratos de serviço para que de fato tenham validade legal, assim como, poderá te orientar em futuras contratações ou vínculos de sociedade.

6- Padronize o seu escritório de arquitetura

A padronização está diretamente ligada a eficiência dos seus processos produtivos e a qualidade do serviço prestado.

Em um escritório de arquitetura a padronização é indispensável desde a identidade visual da marca até a entrega final ao cliente.

A sua padronização deve começar pelo planejamento de marketing que deve incluir o branding e a gestão de marca. Após a captação do cliente você deve apresentar a proposta comercial. Caso for aceita, chegou a hora de assinar o contrato. Todos esses documentos também devem seguir um padrão, tanto visual quanto de conteúdo.

A precificação do seu serviço também deve ser racional e padronizada para que você solidifique seu nome no mercado. Para entender melhor como precificar os seus projetos nós preparamos um curso completo para você, clique aqui.

Escolher os softwares que serão utilizados no escritório e criar templates de trabalho é indispensável. Com os formatos de representação definidos de acordo com cada etapa do projeto, os elementos categorizados, as pranchas pré configuradas e os checklists devidamente estruturados o fluxo de trabalho será otimizado e também passará a ser possível terceirizar tarefas e colher resultados conforme o esperado.

O padrão final de entrega ao cliente deve ser condizente com a sua proposta comercial e estar clara para ambas as partes desde o início da negociação para que dessa forma as expectativas sejam atingidas.

7- Crie sua rede de contatos

O empreendedor em arquitetura deve saber vender o seu serviço. Para isso é necessário criar uma rede de contatos tanto com possíveis clientes como com outros profissionais.

Imagem ilustrativa
Networking

A construção civil funciona através do trabalho em equipe, você precisa encontrar profissionais parceiros para auxiliar na materialização do sonho do cliente. Nessa cartela de contatos devem constar engenheiros, pedreiros, eletricistas, fornecedores e quaisquer outros que você crie uma relação de confiança e possa estabelecer uma parceria.

8- Principais erros ao abrir um escritório de arquitetura

Alguns erros são frequentes ao abrir um escritório de arquitetura, são eles:

Baixo conhecimento sobre finanças

A saúde financeira do seu negócio é a base do sucesso. Não perca a oportunidade de aprender um pouco mais com o curso de Planejamento e Gestão Financeira para Arquitetos que nós preparamos para você.

Inexperiência em vendas

Criando o seu escritório de arquitetura você deve estar consciente que precisará vender o seu serviço. Saber captar clientes e convencê-los que o seu serviço é a melhor escolha é um grande desafio.

Não deixe de assistir nosso curso sobre Apresentação de projetos de arquitetura para clientes.

Inexperiência em marketing

Se vender o seu serviço é a alma do negócio, a inexperiência em marketing pode ser um problema.

Hoje, com o advento da internet e das redes sociais o posicionamento correto da sua marca é imprescindível. Se você quer aprender mais sobre Marketing Digital e Instagram para arquitetos não deixe de conferir nossos cursos.

Conclusão

Diante do exposto, com esse guia completo para abrir o seu escritório de arquitetura, você já possui as ferramentas que precisava!

Lembre-se, empreender não é fácil. Saiba que momentos de incerteza, erros e acertos estão por vir, mas não desista do seu propósito no primeiro obstáculo. Seja dedicado, trabalhe acreditando que você está fazendo o seu melhor. A arquitetura e o mundo estão em constante evolução, busque crescer e desenvolver cada vez mais suas habilidades.

Agora é com você, não se esqueça de estudar e se atualizar sempre. Quando bater alguma dúvida no caminho acesse a Projetou e confira todos os nossos conteúdos!