O que é a Ferramenta da Caixa de Areia do Sketchup?

Modelar a Topografia do terreno do seu projeto no Sketchup tem sido complicado para você? Para quem ainda não conhece, o SketchUp é um software desenvolvido pelo Google para a realização de modelagem 3D, e através de uma Ferramenta nomeada Caixa de Areia, você pode modelar facilmente a topografia de seus projetos.

Muito utilizado por arquitetos, design de interiores e paisagistas, o SketchUp apresenta diversas ferramentas para ajudar durante a modelagem 3D, permitindo a criação de projetos com mais facilidade.

Porém, nem todos os profissionais e estudantes possuem conhecimento para utilizar estas ferramentas. Isto acontece com a Ferramenta da Caixa de Areia, a qual, após compreendida, facilita de forma considerável o trabalho do profissional.

A Caixa de Areia trata-se de uma ferramenta nativa disponibilizada pelo SketchUp. Com ela é possível moldar formas orgânicas, curvadas e inclinadas. Além disso, através desta ferramenta, há a possibilidade de criar terrenos a partir das curvas de níveis, modelando o desnível existente.

Terreno com desnivel
Terreno com desnível

Como esse artigo está estruturado

Como Habilitar a Ferramenta da Caixa de Areia no Sketchup?

Muitos estudantes e profissionais, ao abrir a tela principal do SketchUp, não encontram a Ferramenta Caixa de Areia. Isto acontece pelo fato de haver a necessidade de habilitá-la nas configurações do Software, para que se torne visível na tela principal, em junção com outras ferramentas.

Para aprender como habilitá-la, acompanhe o passo-a-passo a seguir:

Entre no SketchUp, clique no menu “Visualizar” e clique em “Barra de Ferramentas”.

Menu Visualizar
Menu Visualizar

Com isso, será aberta a janela da Barra de Ferramentas. Para ter acesso à ferramenta desejada na tela principal do Software, em junção às outras configurações já presentes, torna-se necessário ativar a opção Caixa de Areia(Sandbox).

Nenhuma descrição disponível.
Barra de Ferramentas

Desta forma, estará habilitada a ferramenta Caixa de Areia, e o painel torna-se visível para que seja utilizada no projeto.

O mesmo passo-a-passo pode-se utilizar para habilitar outras configurações que o SketchUp disponibiliza, como a Câmera, os Estilos, as Camadas, Conjunto Grande de Ferramentas, a Seção, entre outras existentes, que possuem como objetivo ajudar a modelar e representar o projeto do profissional.

Ferramenta Caixa de Areia do Sketchup

Ao realizar um projeto, principalmente quando trata-se da criação da Arquitetura de uma construção, a topografia possui extrema importância e precisa estar representada em sua modelagem, pois dependendo do desnível topográfico do terreno, precisa-se criar soluções arquitetônicas distintas.

Dessa forma, quando modelado o projeto no SketchUp, a ferramenta Caixa de Areia realiza a criação da forma topográfica, facilitando o trabalho do profissional.

Ferramenta Caixa de Areia Sketchup
Ferramenta Caixa de Areia

Após a ferramenta ser habilitada, nota-se que ela possui diferentes configurações, entre elas, as mais importantes e utilizadas são:

  • A partir de contornos
  • A Partir de Zero
  • Modelar
  • Estampar

No decorrer desse texto, você aprenderá para que serve cada configuração e em que momento utilizar cada uma delas.

Como Importar a Topografia em DWG para o SketchUp?

Muitos estudantes e profissionais utilizam as curvas de níveis do terreno provenientes de Arquivos DWG. Estes arquivos precisam ser importados para o SketchUp. Eles servirão de base para a modelagem da topografia do terreno em 3D.

Para realizar a Importação do Arquivo é muito simples, basta ir no menu “Arquivo“, clicar em “Importar”.

Menu Arquivo
Menu Arquivo

Após clicar em Importar, irá aparecer uma janela, na qual deverá selecionar a opção de arquivo DWG. Nesta mesma janela, localize e escolha o arquivo com o Levantamento Planaltimétrico (Topografia) desejado. Após estas etapas, clique em “Importar”.

Como Criar Topografia no SketchUp?

Muitos profissionais não sabem que há a possibilidade de modelar a Topografia do seu projeto através da Caixa de Areia.

Existem duas formas de criar Topografia no SketchUp utilizando a ferramenta da Caixa de areia. Cada maneira utiliza uma configuração diferente e cria diferenças de altura no terreno de maneira distinta. As formas de executar a topografia são:

  • Levantamento e Malha Topográfica
  • Malha Geométrica com Variações de Altura

Levantamento e Malha Topográfica

Ao realizar este método, utiliza-se o levantamento topográfico do DWG, o qual já foi ensinado anteriormente como realizar sua importação. A partir deste levantamento presente no Software, será executada a malha Topográfica.

Após Importar o DWG para o SketchUp, inicia-se a execução da modelagem da topografia no Software. Para criá-la no projeto através da Caixa de Areia, torna-se necessário seguir o passo-a-passo que será apresentado a seguir:

Primeiro, antes de utilizar a Caixa de Areia será necessário “desassociar” o grupo de curvas de níveis importado no DWG. Para isso, selecione a topografia, clique com o botão direito do mouse e marque a opção “Desassociar”.

Configurações da Topografia
Configurações da Topografia

Dessa forma, o grupo existente será desfeito, e torna-se possível utilizar a Caixa de Areia nas linhas.

Para criar a malha topográfica nas curvas de nível, basta clicar na ferramenta da “A partir de Contornos” e selecionar todas as suas curvas de nível importadas.

Levantamento e Malha Topográfica, realizado com a Caixa de Areia Sketchup
Levantamento e Malha Topográfica

Com isso, estará pronta a malha topográfica, para ser trabalhada na execução do projeto pelo profissional. Nota-se que agora existe uma malha no desenho, e não apenas linhas de alturas variadas, como acontecia anteriormente.

Malha Geométrica com Variações de Altura

Além da forma anterior de criar a Topografia, existem outras ferramentas disponibilizadas pela Caixa de Areia (Sandbox) que também permitem a execução de um terreno com níveis de alturas variadas. Estas ferramentas nomeiam-se como “A Partir de Zero” e “Modelar”.

"A Partir de Zero" e "Modelar", Caixa de Areia Sketchup
“A Partir de Zero” e “Modelar”.

Estas ferramentas utilizam-se quando o profissional não precisa ou não possui um levantamento topográfico para realizar o seu projeto, e deseja criar variações de altura no terreno. A partir delas, torna-se possível fazer elevações com base em malhas quadriculadas.

Para executar a malha, basta o profissional clicar na ferramenta “A Partir de Zero”, e com ela selecionada, clique no SketchUp e escreva o comprimento desejado do terreno.

Malha Geométrica, realizado com a Caixa de Areia Sketchup
Malha Geométrica

Após dimensionar o terreno, a execução da malha quadriculada estará finalizada. Com isso, utiliza-se a ferramenta “Modelar”, que possui um círculo delimitado, no qual pode-se modificar o valor do raio, para criar a topografia. Com esta ferramenta, clique na malha e modele sua altura como preferir.

Malha com Variações de Altura, realizado com a Caixa de Areia Sketchup
Malha com Variações de Altura

Dessa forma, estará finalizada a segunda maneira de criar topografia no SketchUp com a ferramenta da Caixa de Areia.

Como Nivelar a Topografia no SketchUp?

Antes de se iniciar uma obra, há a necessidade de nivelar o terreno, o qual também nomeia-se de terraplanagem. Esta etapa consiste em aplainar o terreno que está sendo trabalhado, para que ele fique apto a receber as intervenções civis e arquitetônicas do projeto, sejam elas de arquitetura, urbanismo ou paisagismo.

Para Nivelar o terreno no Sketchup, utiliza-se também a ferramenta da Caixa de Areia, nomeada como “Estampar”.

Estampar, ferramenta da Caixa de Areia Sketchup
Estampar

Com isso, para compreender como Nivelar, basta seguir o passo-a-passo:

Primeiro, desenhe um retângulo, ou outra geometria que preferir, plana, para que sirva de base para Nivelar o terreno. Ao criá-la, verifique se ela está mais alta no SketchUp, do que a topografia existente.

Com isso, posicione o desenho plano criado anteriormente sobre o local da topografia que deseja-se planificar e selecione a ferramenta “Estampar”.

Nenhuma descrição disponível.
Nivelamento do Terreno

Após clicar em “Estampar”, clique na forma plana criada e depois clique no terreno. Então, mova o mouse para definir a altura desejada do nivelamento. Caso a altura precise sofrer alterações, posteriormente é possível alterá-la.

Com isso, o Nivelamento do terreno estará pronto, e torna-se possível ao profissional passar para as próximas etapas do seu projeto.

Conclusão

Realizar e modelar a topografia com a Ferramenta da Caixa de Areia do Sketchup, não trata-se de um processo difícil, porém é necessária a compreensão de como a ferramenta funciona, e quais as formas de utilizá-la. Portanto, torna-se importante que o profissional busque conhecimento sobre o Software.

A partir do momento que o profissional compreende como esta ferramenta interfere no terreno, entende que é possível não só criar sua topografia, como também nivelá-la e movimentar a altura do plano como preferir.

Para mais informações, o Blog da Projetou dispõe de Posts que podem ajudá-lo a adquirir diferentes conhecimentos e mais informações sobre o SketchUp e como representar a topografia no projeto, como mostra-se no post da Planta de situação e localização: Guia do básico ao avançado.

Além disso, a Projetou oferece diversos cursos com o objetivo de melhorar a colocação de profissionais. Entre estes cursos, há o curso de Topografia para arquitetos: Modelagem e interpretação na prática e o de Sketchup para Projeto Arquitetônico que podem complementar o texto lido acima e proporcionar mais esclarecimento ao profissional.