O que é e qual a Importância do Lumion 10?

O Lumion 10 consiste em um Software de renderização em tempo real, capaz de produzir imagens realistas em 3D e passeios virtuais. Muito utilizado em Arquitetura e Design de Interiores, neste artigo você aprenderá o passo-a -passo para realizar o Download do Lumion 10, possibilitando a criação de projetos únicos e de qualidade.

Desenvolvido pela empresa Holandesa ACT3d, este Software contêm suporte para a importação de modelagens executadas em diferentes Softwares muito utilizados pelos profissionais, o que possibilita maior facilidade e compatibilidade ao utilizá-lo. Entre estes Softwares estão:

Ao Importar o modelo no Lumion, é possível a renderização da modelagem de maneira simples e intuitiva, disponibilizando uma vasta biblioteca para que haja a representação na cena de texturas extremamente realistas, podendo visualizá-las em segundos, o que torna-se uma das grandes vantagens do Software.

Diferença da cena sem a utilização do Lumion, e após tratamento com ele
Diferença da cena sem a utilização do Lumion, e após tratamento com ele

A utilização deste programa para efetuar a renderização do projeto, torna-se importante pelo fato de transformar o projeto em algo mais compreensível e didático.

Com ele, o profissional evita futuros transtornos e decepções que podem ocorrer se houver falta de entendimento por parte do cliente em relação aos materiais e estética do ambiente, tornando o render essencial para a complementação do projeto.

Como esse artigo está estruturado

Quais são os requisitos para baixar o Lumion 10?

Para que seja possível realizar o download do Lumion 10 no computador, aconselha-se averiguar alguns requisitos básicos, para que o Software possa funcionar de forma correta e não sobrecarregar, ou estragar o seu computador. Proporcionando um uso com mais segurança e eficiência.

Sistema Operacional

Recomenda-se utilizar a versão de 64 bits do Microsoft Windows 10, para baixar o Lumion 10. Dessa forma, antes de realizar o Download, entre na configuração do seu computador para se certificar do tipo de sistema operacional que ele apresenta.

Placa de Memória

O mínimo aconselhável para a Placa de Memória consiste em 3GB ou mais. Para a execução de modalagens mais complexas com mais detalhes e em grande escala, seus requisitos se diferem, tornando necessária a presença de 11GB ou mais para suprir a demanda do Software e sua modelagem.

Placa de Vídeo

Caso o intuito do profissional seja realizar cenas mais simples com configurações básicas, a placa de vídeo aconselhada é a G3DMARK de 6000 ou mais. Porém, ao modelar com maior complexidade, o valor da placa de vídeo também aumenta, assim como a sua placa de memória, sendo preciso a G3DMARK de 16.000 ou mais.

Resolução

A Resolução do computador para executar o Download do Lumion 10 é de 1920 x 1080 pixels.

Memória RAM

O valor da Memória RAM recomendada também se difere em relação ao nível de detalhamento e tamanho que as modelagens apresentarão. Dessa forma, 16 GB ou mais, torna-se o valor mínimo necessário de memória. E 64 GB ou mais, para renders avançados, como o de uma cidade ou aeroporto.

Download Lumion 10: passo-a-passo para baixar sem erros

A empresa ACT3d, disponibiliza diferentes versões do Lumion, para que o profissional possa escolher qual melhor supri suas necessidades.

Para ter acesso às versões pagas, mais completas e com um número maior de recursos, o investimento varia em torno de R$8.000 à R$17.500. Dessa forma, antes de investir no Software, aconselha-se realizar o download da versão de teste, para conhecer os recursos presentes no Lumion e o que ele pode proporcionar para a renderização da cena.

Versão Teste do Lumion 10
Versão Teste do Lumion 10

Para realizar o Download do Lumion 10, na versão teste e ter acesso a modelagem realista que este Software proporciona, há a necessidade de seguir as seguintes etapas:

Acessar o Site do Lumion e se Cadastrar

Para efetuar o download do Lumion 10, primeiramente há a necessidade de acessar o Site do Lumion e criar o Cadastro.

Ao entrar no site, ele estará em Inglês, com isso, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Traduzir para o Português”. Com a tradução do site realizada, ficará mais fácil compreender o que está sendo solicitado.

Nesta mesma página, você terá acesso ao cadastro do site. Nela, há alguns campos com respostas obrigatórias e outras opcionais. No cadastro, precisa-se concordar com o contrato de licença e preencher:

  • Nome
  • Sobrenome
  • Ocupação
  • Organização
  • País
  • E-mail
Cadastro para realizar o Download do Lumion 10
Cadastro para poder realizar o Download do Lumion 10

Verificar e-mail e Ativar o Lumion 10

Após efetuar o cadastro, você receberá um e-mail do Lumion, no qual deve conter informações para ativar a licença. Ao abrir o e-mail, clique no botão escrito “Download Lumion”.

E-mail recebido para realizar o Download do Lumion 10
E-mail recebido para realizar o Download do Lumion 10

Com isso, o seu computador começará a baixar o Lumion 10. Após o Download realizado, clique para abrir o Arquivo. Ao abrí-lo há a solicitação do código de ativação, este código deve estar presente no e-mail que você recebeu, dessa forma, copie o código, e preencha o espaço onde há a sua solicitação e clique “Ok”.

Ao clicar Ok, se iniciará novamente um download, no qual a velocidade pode variar de acordo com cada computador, em alguns casos demora cerca de uma hora para sua finalização.

Download do Lumion 10
Download do Lumion 10

Instalar o Lumion 10

Com o download da versão de teste concluída. Abra a pasta do Lumion 10, selecione o arquivo e clique em abrir. Ao abrí-lo clique em “Next” duas vezes seguidas, e posteriormente em “Install”. Assim, a instalação terá início.

Arquivo que deve ser selecionado dentro da pasta do Lumion.
Arquivo que deve ser selecionado dentro da pasta do Lumion

Espere a instalação acontecer. Após finalizada, aparecerá no computador o ícone do Lumion. Para abrir o Lumion 10, há a necessidade de clicar neste ícone.

Finalizar Instalação do Lumion 10

Após instalar o Lumion 10, é necessário finalizar a sua instalação ao abrí-lo. Para isso, clique no ícone do Lumion, assim, aparecerá a janela com o termo do usuário, onde deverá clicar em “agree”, que significa “aceito” em inglês.

Após aceitar o termo do usuário, surgirá na tela outra janela. Nela, encontra-se uma solicitação de contribuição para que o Lumion registre os fluxos, dessa forma, nesta janela, clique em “Não”.

Com estas etapas finalizadas, o Lumion realizará um teste de desempenho do computador, para averiguar sua potência, já que o Software necessita de uma placa gráfica rápida e memória mínima, para funcionar de forma adequada.

Teste de Desempenho sendo realizado
Teste de Desempenho sendo realizado

Quando o teste de desempenho é finalizado, o Lumion 10 pode começar a ser utilizado. Caso o profissional se identifique com o Software e o computador seja apto para utilizá-lo, há a possibilidade posterior de comprar sua versão completa.

Quais os benefícios da versão do Lumion 10?

O Lumion 10 apresenta alguns benefícios que versões anteriores do Software não possuem. O que torna esta versão mais completa, com melhorias e diferenças de renderização. Trazendo ainda mais realismo à cena. Entre seus benefícios, encontram-se:

Antevisão de alta qualidade

Com a Antevisão de alta qualidade do Lumion 10, há a possibilidade de visualizar o projeto na qualidade mais alta que o Software disponibiliza, antes de renderizá-lo. Assim, ocorre economia de tempo ao realizar alterações no modelo, em relação à iluminação, aos materiais, sombras e posições de câmera.

Com este benefício é possível experimentar como os efeitos do modo Filme, Foto, ou Panorama interferem na renderização do resultado final do projeto.

Render do Lumion 10
Render do Lumion 10

Natureza com detalhes finos (apenas Pro)

O Lumion 10 disponibiliza 62 novos modelos 3D de árvores e plantas em sua biblioteca. Presente apenas na versão PRO do Software, este benefício transmite mais realismo e detalhes aos modelos, enriquecendo a cena.

Realismo presente nas plantas do Lumion10
Realismo presente nas plantas do Lumion 10 Pro

Mapeamento de deslocamento

Com o Mapeamento de deslocamento presente no Lumion 10, as superfícies com relevos e detalhes ganham mais textura e realismo, deixando os materiais com mais “vida”.

Cena renderizada no Lumion 10
Cena renderizada no Lumion 10

Aurora Borealis (apenas Pro)

O Lumion 10 Pro, criou um novo efeito para complementar o programa. Nomeado como “Aurora Borealis”, ele traz um toque artístico à cena, deixando o céu com mais cor, exibindo a Aurora Boreal.

Efeito Aurora Boreal
Efeito Aurora Boreal

364 novos objetos na Biblioteca de Conteúdo (somente Pro)

Agora o Software dispõe de 364 novos objetos, para compor as cenas, na versão do Lumion 10 Pro, e 104 objetos desbloqueados no Lumion 10 Padrão. Com esses blocos, torna-se mais fácil Arquitetos e Designer de Interiores complementar seus projetos. Entre os novos objetos, encontram-se mesas e assentos.

 Cena renderizada no Lumion 10
Cena renderizada no Lumion 10

Conclusão

Ao decorrer deste artigo, foi possível compreender o que é, qual a importância e novidades do Lumion 10. Com ele, aprendemos que o Lumion consiste em um Software de renderização em tempo real, criando cenas e passeios realistas que aprimoram a apresentação do projeto ao cliente, trazendo mais valor ao trabalho realizado.

Além disso, aprendemos também que antes de efetuar o Download do Lumion 10 no computador, precisa-se de uma máquina com requisitos mínimos, para que ela possa funcionar de forma adequada. Apenas após averiguar a potência da máquina, aconselha-se baixar o Lumion.

No artigo encontra-se o passo-a-passo para executar o Download do Lumion 10 e experimentar este render, que é cada vez mais desejado pelos estudantes e profissionais de Arquitetura e Design de Interiores.

Se você quiser aprender mais sobre o Lumion e outros Softwares, a Projetou possui mais de 70 cursos de arquitetura, design de interiores e engenharia de qualidade e com a emissão de certificado. Além disso, você pode encontrar mais informações nos Posts presente no Blog da Projetou.