Qual a importância do uso do 3ds Max?

O 3ds Max consiste em um software que utiliza a metodologia BIM (Building Information Modeling) atuando na criação em três dimensões (3D), possibilitando de maneira ágil, a modelagem, a criação de animações, renderizações e visualizações 3D. Nesse artigo você aprenderá o passo a passo para fazer o download 3ds Max de forma gratuita.

Esse software é frequentemente empregado na criação de games devido a sua capacidade para criação de cenas, inclusive sendo usado na produção de vídeos, devido aos seus efeitos visuais realísticos.

Por este motivo, ele vem sendo muito utilizado na criação de projetos virtuais, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.

Maquete de arquitetura sendo criada no 3ds Max
Exemplo de maquete Arquitetônica sendo criada no 3ds Max

Com o recente crescimento do uso do BIM, o 3ds Max tem se tornado uma das mais importantes ferramentas no processo de gerenciamento e concepção de projeto arquitetônicos, facilitando e atribuindo mais agilidade no processo de projeto.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam os principais aspectos deste software de metodologia BIM, a fim de entender como ele pode ser aplicado e como ele pode auxiliar a elaboração de projetos arquitetônicos e de interiores.

Assim, este artigo possui o intuito de informar através de um tutorial passo-a-passo explicando como instalar o 3ds Max 2021 na versão Estudantil, que é disponibilizado gratuitamente pela Autodesk por um período de três anos para o sistema operacional Windows.

Como este Artigo está estruturado    

Quais são os requisitos para baixar o 3ds Max versão Estudante?

Sistema Operacional

Para conseguir realizar o download do 3ds Max versão Estudante, é necessário que o seu computador possua a versão de 64 bits do Microsoft Windows 10.

Navegador

Os navegadores recomendados para acesso ao conteúdo suplementar online disponibilizado pela Autodesk são:

  • Microsoft Edge
  • Google Chrome
  • Microsoft Internet Explorer
  • Mozilla Firefox

Processador

O processador ideal deve ser um processador multi-core Intel ou AMD de 64 bits com conjunto de instruções SSE4.2. Dessa maneira, evita-se possíveis travamentos e erros quando o programa for executado em seu computador.

Hardware Gráfico

A Autodesk disponibiliza uma lista contendo todas os sistemas e placas gráficas que são compatíveis com a versão 2021 do 3DS MAX.

Memória RAM

O requisito mínimo é de 4 GB de RAM, porém é aconselhável um computador que possua a partir de 8GB de memória RAM, devido ao fato de estar lidando com criação e renderização de maquetes eletrônicas, que acabam por ocupar muito da memória RAM no momento da sua execução.

Disco Rígido

O disco rígido ideal para a instalação do 3DS MAX é de 9 GB de espaço livre.

Dispositivo Apontador

O dispositivo apontador recomendado para o manuseio do programa é um mouse de 3 botões.

Download 3ds Max Estudante: passo a passo para baixar sem erros

  1. Cadastro na Autodesk
  2. Download do 3DS MAX Estudante
  3. Instalando o 3DS MAX Estudante
  4. Ativando o 3DS MAX Estudante

Cadastro na Autodesk

É necessário acessar o portal da Autodesk, diretamente na guia de acesso educacional.

Para prosseguir com o download do 3DS MAX, é necessário possuir um cadastro na Autodesk. Este processo leva cerca de 10 minutos, sendo necessário informar alguns dados tais como: país de residência, versão desejada, data de nascimento, nome e sobrenome, Login e uma senha.

cadastro autodesk
Campo de cadastro da Autodesk para ser preenchido

Não se esqueça de guardar sua senha, pois será necessário para acessar o portal com frequência.

Após a efetuação do cadastro, você receberá em seu e-mail a confirmação da conta. Verifique sua conta e o software estará disponível para fazer o download.

Você precisará dar informações adicionais, como a sua instituição educacional, área de ensino, data de início do curso e provável conclusão.

Após este processo, será possível realizar o download, no passo seguinte.

Download do 3ds Max Estudante

Após realizar o cadastro, siga para a página do 3DS MAX e escolha um método de download que pode ser o instalar agora, fazer download agora ou download de navegador.

Opte por “instalar agora”, para que o aplicativo após ser baixado fique disponível na área de trabalho do seu computador.

Download do 3ds Max na Autodesk
Campo de download do 3ds Max na Autodesk

A opção “instalar agora” torna possível escolher os itens necessários para a instalação de acordo com as suas necessidades, ao invés do pacote completo, se assim preferir. Não se esqueça de escolher o idioma habitual que você trabalha.

Instalando o 3ds Max Estudante

Ao selecionar a opção “Instalar agora”, será preciso ler e assinar o contrato de licença e então clicar em “instalar”. Caso seja questionado pelo sistema do seu computador o que fazer com o arquivo de instalação, selecione a opção “executar”.

Janela de instalação do 3ds Max Estudante
Janela de instalação do 3ds Max Estudante

Aceite o local padrão de download do seu computador.

Ativando o 3ds Max Estudante

Ao concluir a instalação, você será notificado em sua tela. Caso a inicialização não ocorra automaticamente, clique no ícone que foi gerado em sua área de trabalho.

Após clicar no ícone, ocorrerá a inicialização do programa, conforme a imagem abaixo, aguarde mais um momento e estará pronto para o uso!

tela de inicialização do 3ds Max versão estudante
tela de inicialização do 3ds Max versão estudante

Quais os benefícios do uso do 3ds Max?

Como dito anteriormente, o 3DS MAX é um programa de produção e efeitos visuais em 3D, utilizado para criação de animações, renderizações e composições nos mais variado tipos de projetos virtuais.

modelagem de projeto no 3ds Max Estudante
Projeto de Arquitetura sendo modelado no 3ds Max

Dessa forma, é importante conhecer algumas das principais vantagens presentes neste tipo de software:

  • Tecnologia inovadora que permite a criação de plugins próprios;
  • Diversos efeitos visuais realísticos;
  • Controle e configuração da câmera, sendo possível o gerenciamento de características como: profundidades, exposições e outras;
  • Pesquisa de maneira imediata pela biblioteca;
  • Presença de tutoriais que auxiliam a utilizar de forma ampla os recursos presentes no software;
  • Dentre outros.

Além de todos estes recursos possíveis do 3DS MAX, também é possível o uso de vários plugins, que consistem em extensões que complementam outro programa principal, visando adicionar novas funcionalidades e recursos, sendo bastante comuns em softwares com tecnologia BIM.

Alguns dos melhores plugins para projetos de arquitetura usados no 3DS MAX são:

  • Sweep profiler (grátis);
  • Multi Texture map (grátis);
  • Floor generator (grátis);
  • TextTools (grátis);
  • FastHousing/Architecture (pago);
  • V-ray Renderer (pago);
  • SigerShaders (pago);
  • Entre outros.

Qual a importância de aprender a usar o 3ds Max e outros softwares BIM?

Nos últimos anos, a tecnologia BIM vem ganhando cada vez mais atenção, sendo amplamente empregada no mercado de trabalho da construção civil.

Este fato se deve a sua capacidade de integração de informações e compatibilização, que facilitam a gestão dos projetos arquitetônicos, conferindo a eles um processo otimizado.

compatibilização de projeto no Revit
Exemplo de compatibilização de um projeto arquitetônico no software BIM Revit

Já se sabe que o uso do BIM é obrigatório em países da América do Norte e em parte da Europa. Aos poucos, a metodologia Bim vem sendo difundida no Brasil e já existem algumas leis que incentivam o seu uso.

Dentre as vantagens no uso de softwares BIM, estão a possibilidade de compatibilização de projetos e cooperação entre os envolvidos, que permite acessar o projeto de forma simultânea, através de diferentes computadores, isso atribui multidisciplinaridade e torna o processo de projeto mais ágil, conferindo um trabalho de maior qualidade, impactando o processo de projeto desde a concepção até a execução.

Além disso, a maioria dos programas que utilizam essa metodologia, como o 3ds Max, o Revit e o Archicad, tendem a ser bastante intuitivos, o que facilita seu o aprendizado e manejo.

Dessa forma, o mercado de trabalho da construção civil tem investido na busca por estudantes e profissionais que possuam habilidade com softwares que possuam a tecnologia BIM.

Os profissionais que demonstrarem domínio por softwares que possuam a metodologia BIM, certamente estarão um passo a afrente no mercado de trabalho.

Arquiteta trabalhando
O mercado esta em busca de profissionais habilitados para uso da tecnologia BIM

Nesse sentido, a Projetou disponibiliza cursos voltados para a modelagem 3D, BIM (Building Information Modeling), que podem auxiliar estudantes e profissionais a alcançarem este objetivo. Alguns deles são:

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância do 3DS MAX que utiliza a tecnologia BIM (Building Information Modeling), os benefícios que o seu uso pode proporcionar na criação e execução de projetos arquitetônicos, bem como um tutorial para baixá-lo na versão estudantil.

Ao aprender a utilizar o 3DS MAX, você será capaz de realizar manipulações gráficas e pós-produções com cenários realísticos. É um programa extremamente eficiente, sendo uma importante ferramenta a ser dominada, pois contribui vastamente para a realização e otimização de projetos de arquitetura.

Se você quer aprender mais sobre o uso do 3DS MAX e da metodologia BIM ou outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.