Por que é importante conhecer as etapas de uma obra?

As etapas de uma obra consistem em fases pela qual uma construção passa até que seja finalizada. Essas fases vão desde a concepção do projeto arquitetônico até chegar aos acabamentos da edificação.

Todas as fases de uma construção necessitam de planejamento prévio, possuindo diversos elementos que devem ser levados em consideração para garantir a entrega dos projetos e consequentemente da edificação.

arquitetos planejando as etapas de uma obra
O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer obra

Em razão disso, é necessário que as etapas das obras sejam executadas em um seguimento lógico, a fim de que a edificação seja construída com qualidade e entregue ao cliente no prazo estipulado.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam as etapas que caracterizam uma obra, entendendo os cuidados necessários que se deve ter, bem como a importância de seu planejamento.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância do planejamento das etapas da obra?

Primeiramente, é importante entender que ter uma obra cujo planejamento ocorre de maneira eficiente auxilia na organização de todo o processo de construção.

Ao longo do processo construtivo de qualquer tipo de projeto, existe a necessidade da tomada de decisões a respeito das mais diversas questões que envolvem a futura edificação. Essas decisões serão primordiais para evitar o agravamento de problemas e atender os prazos estipulados de entrega.

Desse modo, um bom planejamento é capaz de antecipar e até mesmo atenuar qualquer tipo de imprevisto que possa vir a ocorrer na edificação, devendo este estar relacionado com um eficiente gerenciamento de obras. Isso tem impacto em todo o desenvolvimento da obra evitando seu atraso durante o processo e na entrega.

planejamento etapas de uma obra
O planejamento das etapas de uma obra é fundamental na solução de imprevistos

Diante disso, é importante ressaltar que todos os tipos de projetos arquitetônicos devem contar com um bom planejamento em suas fases, a fim de reduzir os impactos causados por imprevistos no canteiro de obras e garantir a entrega no tempo certo.

Erros cometidos durante o planejamento das etapas de uma obra

Já que falamos a respeito da importância do planejamento das etapas de uma obra, é necessário citar também os possíveis erros cometidos ao planejar suas fases.

Não importa o tipo ou tamanho da construção, em algum momento, poderão ocorrer problemas nos quais os envolvidos devem solucionar prontamente. Também é preciso entender que todas as etapas que envolvem uma obra são dependentes umas das outras.

arquiteto em duvida
Os profissionais responsáveis pela obra devem estar preparados para resolver as eventualidades

Nem sempre é possível prever as questões que podem ocorrer durante o processo construtivo, mas é preciso estar preparado para eventualidades e para solucionar os problemas eficientemente.

Nesse sentido, aqui estão alguns erros frequentes que podem contribuir negativamente no planejamento das etapas de uma obra:

  • Não realizar os projetos arquitetônicos e complementares ou ignorá-los;
  • Não realizar os orçamentos;
  • Não possuir uma equipe eficiente ou ter falhas na comunicação entre os membros;
  • Não possuir mão de obra qualificada;
  • Desprezar o uso de um diário de obras;
  • Adquirir materiais e equipamentos de baixa qualidade;
  • Não seguir as recomendações dos fabricantes de materiais;
  • Não prestar atenção aos detalhes mínimos;
  • Entre outros.

Cuidados necessários no planejamento das etapas de uma obra

Tão importante quanto conhecer os erros que podem impactar o planejamento das etapas de uma obra é saber quais os cuidados que se deve ter no momento de realizar o planejamento delas.

O maior deles possivelmente, é não esquecer nenhuma das suas fases, buscando sempre as seguir sob uma sequência lógica. Cada etapa da obra, desde a primeira até a última possui sua relevância no resultado, que no caso é a entrega da edificação.

Nesse sentido, realizar um Briefing com o cliente tende a ser muito vantajoso para o processo de planejamento, pois auxilia na organização, sendo um elemento a ser considerado durante a etapa inicial da obra.

A seguir, os principais cuidados necessários durante o planejamento das etapas de uma obra:

Seleção dos fornecedores

A seleção criteriosa de fornecedores é de extrema importância para o andamento da obra, pois ela possui relevância para o manejo dos recursos disponíveis e para o controle do uso dos materiais.

materiais para construção
É importante selecionar os melhores fornecedores de materiais e equipamentos

Controle do uso de materiais 

Controlar o racionamento dos materiais é muito importante, pois evita o desperdício e assim economiza-se dinheiro. O armazenamento indevido também é um ponto a ser visto, pois leva a perda dos materiais.

homens armazenando material nas etapas de uma obra
O armazenamento correto dos recursos que serão usados na obra é fundamental

Avaliação da mão de obra

É preciso dimensionar o número de trabalhadores de acordo com suas qualificações, visando sempre possuir um número exato, para assim, evitar a desorganização e o desperdício de tempo e dinheiro.

homens trabalhando nas etapas de uma obra
É muito importante dimensionar corretamente o número de trabalhadores na obra

Definição do desenho do canteiro de obras

O desenho do canteiro de obras é primordial para que o espaço seja organizado, trazendo mais segurança. Isso atribui a obra eficiência e funcionalidade, aumentando a produtividade.

canteiro de obra
Exemplo da organização de um canteiro de uma obra

Seguir um cronograma

Não definir os prazos das etapas da obra é um erro fatal que pode prejudicar a construção como um todo.

Não definir os prazos para cada etapa da obra faz com que o planejamento não funcione, o que pode acarretar a desorganização e processos não concluídos ou mal executados que necessitarão ser refeitos, resultando no atraso da obra.

cronograma para as etapas de uma obra
Ter um cronograma é um passo fundamental na organização das etapas de uma obra

Planejamento das etapas de uma obra: As 13 etapas fundamentais

  1. Projeto Arquitetônico e Complementares
  2. Orçamento
  3. Serviços preliminares
  4. Estrutura
  5. Alvenaria
  6. Instalações hidrossanitárias
  7. Instalações Elétricas
  8. Instalações complementares
  9. Cobertura
  10. Acabamentos e revestimentos
  11. Designer de Interiores
  12. Paisagismo
  13. Finalização

Geralmente, as etapas que devem ser seguidas durante a execução de uma construção tendem a ser bastante semelhantes. Alguns fatores como a tipologia do projeto e as suas dimensões, podem influenciar todas as suas fases.

Por isso, a importância do planejamento eficiente que atenda as particularidades e necessidades de cada tipo de projeto.

De um modo geral, estas são as 13 etapas fundamentais que devem ser seguidas durante a execução de uma obra:

Projeto Arquitetônico e Complementares

O projeto arquitetônico é entendido como o primórdio de qualquer edificação, já que obra tem origem a partir de seu projeto. Ele consiste em um conjunto de estudos graficamente representados através de desenhos técnicos que orientam a construção da edificação.

Projeto executivo de arquitetura
Exemplo de projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico é regido pela NBR 13532 (Elaboração de projetos de edificações) sendo constituído pelas seguintes etapas:

Os projetos complementares como o próprio nome sugere, complementam o projeto arquitetônico auxiliando e influenciando a concepção dos ambientes e dos sistemas que funcionarão na edificação.

projetos complementares
Exemplo de projetos complementares

Os projetos complementares podem ser:

Os projetos arquitetônicos e complementares podem ser desenvolvidos com o auxílio da combinação entre softwares 2D e 3D (Autocad e Sketchup) ou contar com a vantagem de usar a metodologia BIM (Revit, Archicad etc.), que tende a otimizar o processo de projeto.

Orçamento

A elaboração do orçamento é de extrema importância para andamento da obra, devendo ser sempre discutido com o cliente. É através do orçamento que se define o custo total da obra.

calculo de orçamento
Realizar o orçamento é uma etapa essencial para a obra

É importante lembrar que os projetos realizados anteriormente devem ser usados nortear o andamento da obra, sendo úteis na realização do levantamento de materiais que serão usados, na definição dos custos com mão de obra e outros fatores inerentes a futura edificação.

Serviços preliminares

Com a realização dos projetos e com o planejamento do orçamento, a obra já pode ser iniciada. Para que ela comece de maneira correta é necessário preparar o canteiro de obras.

terraplanagem sendo realizada em um terreno
A terraplanagem é um exemplo de serviço preliminar

O preparo do canteiro de obras depende de uma série de atividades constituídas por:

  • Sondagem do solo
  • Movimentação de terra
  • Terraplanagem;
  • Construção de um depósito
  • Construção de um tapume
  • Demolições (caso seja necessário)
  • Dentre outras.

Todas essas atividades são indispensáveis para a organização do canteiro de obras e consequentemente para a construção da edificação.

Estrutura

A fase de concepção da estrutura é uma etapa de extrema relevância, pois ela é responsável pela por sustentar, estabilizar e garantir a durabilidade da edificação.

Uma estrutura eficiente tem a função de suportar os esforços produzidos pelo seu peso próprio, pelos agentes naturais (vento, chuva e outros) e outras cargas sofridas pela construção.

estrutura com bambu
Exemplo de estrutura feita com bambu

A estruturação de uma edificação se inicia por sua fundação, que deve considerar o tipo de solo onde está situada. Em sequência temos os pilares, vigas, lajes e escadas, estas acima do solo.

As estruturas podem ser de concreto armado, metálicas, de madeira, alvenaria estrutural e outras.

Alvenaria

A alvenaria consiste no fechamento e vedação da estrutura anteriormente citada. As vedações funcionam de acordo com o sistema estrutural escolhido.

As paredes podem ser de alvenaria convencional (tijolo), chapisco, emboço, reboco, Drywall (estrutura metálica), de madeira, divisórias e outros tipos, todos dependendo do sistema estrutural usado.

Alvenaria convencional sendo erguida nas etapas de uma obra
Exemplo de alvenaria convencional

Instalações hidrossanitárias

Com a vedação da estrutura, é possível seguir para a etapa das instalações hidrossanitarias, que é o conjunto constituído por tubos, conexões, peças e outros equipamentos responsáveis pela alimentação e distribuição de água na edificação.

projeto hidraulico
Exemplo de um projeto hidrossanitário

As instalações hidrossanitárias são divididas em:

  • Água quente;
  • Água fria;
  • Esgoto;
  • Águas de reuso (cinza)
  • Dentre outros.

Esta etapa deve ser seguida com atenção máxima, sempre respeitando o projeto complementar realizado anteriormente para evitar futuros problemas com vazamentos, infiltrações e outros.

Instalações Elétricas

Os mesmos cuidados que devem ser tomados com as instalações hidrossanitárias devem ser tomados com as elétricas.

As instalações elétricas serão responsáveis pelo sistema elétrico da edificação, sendo dividida em circuitos. Elas consistem na passagem de eletrodutos, fios e tubos, instalação das tomadas e interruptores.

instalação eletrica
Exemplo de um esquema de instalação elétrica de uma residência

Estão presentes na instalação elétrica os sistemas de:

  • Tubulação;
  • Fiação;
  • Caixas;
  • Aterramento.

Instalações complementares

As instalações complementares são tão importantes quanto as citadas anteriormente. Elas são responsáveis pelo funcionamento de outros sistemas necessários a edificação. Quando realizadas e dimensionadas no momento correto podem evitar problemas futuros.

projeto de sistemas de alarmes contra incêndios
Exemplo de um projeto complementar de sistemas de alarmes contra incêndio

Usualmente, as instalações complementares são:

  • Sistema de Telefonia;
  • Sistema de Gás;
  • Sistema de Ar-Condicionado;
  • Sistema de Segurança (alarme);
  • Televisão;
  • Dentre outros.

Cobertura

A cobertura ou telhado de uma edificação tem a função de proteger a edificação, principalmente contra as intempéries (sol, chuva, ventos etc.).

A construção do telhado da edificação depende do sistema e materiais escolhidos, podendo ser utilizados telhas, as quais possuem diversos tipos, sendo fundamental prestar atenção na constituição de sua estrutura e na inclinação dos telhados.

telhados de uma edificação
Exemplo de edificação com telhado inclinados com telhas cerâmicas

Além do uso de telhas a cobertura também pode ser formada por platibanda, laje impermeabilizada e telhado verde.

Acabamentos e revestimentos

Como o próprio nome sugere nesta etapa, são realizados os detalhes finais da edificação.

É uma etapa que passa por diversas variações, podendo ser executados diversos processos e uso de uma porção de materiais de acordo com eles. Por isso, é a fase que possui maior demanda do orçamento.

A fase dos acabamentos compreende o uso dos revestimentos nos pisos e paredes, as pinturas internas e externas, a instalação das esquadrias e das louças e metais.

Esta etapa não é apenas decorativa, ela é muito importante para a segurança da edificação, pois os revestimentos internos e externos atuam com a função de proteção para a estrutura.

No revestimento e na pintura interna e externa deve ser considerado o uso de uma cartela de cores que observe a personalidade individual dos cômodos da edificação, as preferencias do cliente, bem como o estilo arquitetônico predominante.

interior de uma sala de estar
Exemplo do uso de revestimentos geométricos em uma sala de estar

Assim como na pintura e revestimentos, a instalação das esquadrias (portas e janelas) e das louças e os metais que farão parte dos banheiros, da cozinha e área de serviço, devem obedecer aos gostos do cliente e o padrão arquitetônico definido para a edificação.

projeto de um banheiro
Exemplo de louças e metais no projeto de um banheiro

Design de Interiores

O Design de Interiores está diretamente relacionado com a fase de acabamentos e depende com dito anteriormente, da preferência do cliente e do estilo arquitetônico escolhido para a edificação.

Esta fase necessita do projeto complementar de interiores e deve observar cada ambiente individualmente de acordo com suas necessidades.

interiores
No projeto de interiores as preferencias do cliente devem ser levadas em consideração, realizar Moodboards auxilia na captação das ideias para o projeto

Como mencionado anteriormente, seguir uma cartela de cores no projeto de interiores é essencial, pois ela influenciara na escolha dos tons e texturas que serão usadas nos ambientes, bem como na composição do mobiliário e na marcenaria, na iluminação e outros detalhes inerente aos ambientes. 

Paisagismo

O paisagismo depende do tipo de edificação, sendo composto pelo acabamento externo da obra, que pode compreender áreas verdes, piscina, churrasqueira, jardins internos etc.

Esta etapa é fundamental para valorizar a obra como um todo, sendo uma oportunidade de integrar o projeto da edificação com a natureza.

paisagismo residencial
Paisagismo da residência Edmundo Cavanellas no Rio de Janeiro, projeto paisagístico realizado por Burle Marx (1909-1994)

Alguns estudos de Neuroarquitetura relatam que a integração de áreas verdes aos ambientes internos e externos das edificações traz benefícios para a saúde dos usuários.

O Design Biofílico e a Bioarquitetura são áreas que buscam atuar na integração das edificações com a natureza ao mesmo tempo que revelam uma preocupação com as questões da Sustentabilidade.

Finalização

Esta é finalmente a última etapa da obra! A finalização consiste na limpeza final, devendo ser realizada com muita cautela. Além da limpeza, também é comum que se teste os sistemas e instalações antes da entrega das chaves.

Após essa fase, a obra estará pronta para ser entregue ao cliente, portanto é um momento de rever todos os detalhes que se julgue necessários, a fim de entregar a edificação finalizada com perfeição.

projeto finalizado após passar por todas as etapas de uma obra
Exemplo de projeto finalizado

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender a importância e as etapas fundamentais de uma obra, entendendo os benefícios de se realizar um correto planejamento, os cuidados necessários a se ter durante o planejamento, bem como os principais erros cometidos.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito das principais etapas de uma obra, entendo que elas podem variar de acordo com o tipo de projeto pretendido.

Se você quer aprender mais sobre as etapas de uma obra ou outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.