O que é Design Biofílico?

O Design Biofílico é relativo a Biofilia que significa amor à vida, e também pode ser classificada como um instinto de preservação e conservação.

A partir disso, com o intuito de conectar seres humanos com o meio ambiente, afim de melhorar a saúde física e mental das pessoas e transmitir sensação de bem-estar, a arquitetura começou a integrar a natureza como parte projetual, surgindo o que é chamado de Design Biofílico.

Morumbi Corporate | Gasperini arquitetos

É instintivo que as pessoas procurem por espaços em contato com a natureza com o intuito de relaxar, pois o desenvolvimento da raça humana foi tido neste contato, na percepção do espaço, no olhar, no respirar, como resposta adaptativa ao mundo natural.

Ao notar que as rotinas são praticamente a todo momento em ambientes internos, de casa para o trabalho, para os comércios e serviços, faz-se necessário tomar decisões de projeto que tragam impactos positivos na saúde, criando espaços saudáveis pois, sabe-se da necessidade de interação entre humano e natureza.

Como as cidades em áreas urbanas carecem de áreas verdes, é necessário avaliar soluções que criem e deem esse conforto ao ambiente consolidado, resgatando ambientes naturais para o espaço construído pelo homem.

Confira neste artigo quais são os elementos que pertencem ao Design Biofílico e como eles influenciam desde o projetar a ocupação.

Como esse artigo está estruturado?

O ser humano e a biofilia

Indivíduos naturalmente se associam a recursos e processos da natureza como uma necessidade biológica para sua saúde.

É a nossa ligação humana com o mundo natural, como a água, a luz solar, o ar, a vegetação e outros elementos, e que entram em contraste com um mundo totalmente urbanizado com tecnologias, arquitetura industrial e cheio de informações.

Quando a Arquitetura é composta por elementos da natureza, cria-se uma amplitude do ambiente externo para o construído, não apenas pela inserção de um objeto da natureza nele, mas sim, por produzir um habitat que funcione de acordo com o interesse deste local.

Residência

Pesquisas comprovaram que recursos naturais causam efeitos positivos na qualidade de vida das pessoas e, apesar de o termo Biofilia ser pouco conhecido, já se incorporavam elementos da natureza em ambientes construídos há anos por toda parte do mundo.

Porém, a partir da Revolução Industrial, essa tendência foi deixada de lado, passando a dar espaço para grandes construções que dominavam a natureza e a aniquilava.

Casa em madeira

Vistas as consequências atuais, tomamos consciência de ter medidas que sejam mais sustentáveis em todos os aspectos da vida diária.

Sabendo da necessidade de resgate biológico e de reconexão, vamos expandir nossos conhecimentos acerca do Design Biofílico e aprender como essa tendência pode agregar nos projetos de arquitetura.

Pilares do Design Biofílico

Os pilares do Design Biofílico são:

  1. Experiência Direta com a Natureza
  2. Experiência Indireta com a Natureza
  3. Experiência de Espaço e Lugar

Existem técnicas que são utilizadas para o direcionamento do Design Biofílico, Stephen Kellert, em publicação “The Practice of Biophilic Design”, as separou nestes três pilares com o intuito de tornar possível sua aplicação independente de suas limitações.

Pilares do Design Biofílico por Stephen Kellert

Para explicar como funciona cada uma delas, Terrapin Bright Green cria padrões do Design Biofílico, e os descreve em 14 itens de como experimentamos um lugar, que estão elencados a seguir:

Experiência Direta com a Natureza

Experiência Direta com a Natureza
  • Conexão Visual com a Natureza – Criar vistas que levem aos elementos naturais através dos vazios, como por exemplo uma janela com vista para as montanhas, ou mesmo para o jardim, canteiros, paredes verdes, telhados verdes.
  • Conexão Não-Visual com a Natureza – Através de estímulos sensoriais, como audição, olfato, tato e paladar, que levem a uma referência positiva destes sistemas vivos.
  • Estímulo Sensorial Não-Rítmico – Incorporar na Arquitetura, estímulos que remetam aos elementos naturais, como o balançar do vento, o movimento do mar.
  • Variação Térmica e de Fluxo de Ar – Trabalhar temperaturas, superfícies quentes, frias, também a umidade, fluxos de ar e como isso pode ocorrer.
  • Presença de Água – como introduzir a água, eu posso sentir? Posso ver? Posso ouvir?
  • Luz Dinâmica e Difusa – Aproveitar o próprio caminho solar, qual a intensidade de luz e sombra? Qual o caminho delas? Como recriar essas condições?
  • Conexão com os Sistemas Naturais – Dar a consciência desses processos, as mudanças sazonais, as características de um ecossistema saudável.

Experiência Indireta com a Natureza

Experiência Indireta com a Natureza
  • Formas e Padrões Biomórficos – Utilizar de padrões, texturas, referências simbólicas, sistemas numéricos que podem ser encontrados na natureza.
  • Conexão dos Materiais com a Natureza – Para refletir a geologia e ecologia, ter o uso materiais naturais.
  • Complexidade e Ordem – Através do uso de simetrias, hierarquias e padrões geométricos.

Experiência de Espaço e Lugar

Experiência de espaço e lugar - Padrão do Design Biofílico
  • Panorama – Projetar espaços com visão do entorno, com o estímulo a vigilância e planejamento, por meio da adição de varandas, claraboias, janelas, mezaninos, espaços com planos abertos, transparências.
  • Refúgio – Trata-se da observação do entorno a partir de uma posição que dê proteção, segurança.
  • Mistério – É a antecipação do que está por vir, o que eu vejo no final da rua, quando viro a esquina, o meu projeto causa mistério nas pessoas que passam pela rua? É olhar e pensar, o que é aquilo? Causar a curiosidade.
  • Risco e Perigo – O contraste entre a emoção de um risco que é identificado aliado com essa sensação de segurança

Sendo assim, vista a estrutura do design biofílico, projetar espaços que nos conectam às sensações positivas que encontramos na natureza torna-se uma missão, e como podemos executar isso na prática?

Como aplicar o Design Biofílico nos projetos?

Para aplicar o projeto biofílico vai além do que adicionar vasos de plantas.

Ele é contido de iluminação natural, vegetação, texturas, jardins verticais, tudo afim de proporcionar um impacto positivo.

Estudos feitos na área apontaram que a Biofilia em espaços de convívio aumenta em 15% o índice de satisfação dos usuários, também o senso de equipe, poder de concentração e criatividade e ainda, todos os benefícios de saúde física e mental que serão tratados no tópico a seguir.

Existem diversas maneiras de incorporar a biofilia no desenho de Stephen Kellert, que além dos pilares, também definiu 6 elementos e mais de 60 atributos de implementos de experiências biofílicas.

Elementos do Design Biofílico

A seguir, estão exemplificados alguns desses padrões:

  • Vistas: Ao planejar projetos para ambientes urbanos, é mais difícil encontrar vistas naturais como o mar, montanhas, grandes maciços de árvores. Sendo assim, uma opção é projetar pátios com árvores, proporcionando vistas e acessos à natureza.
Exemplo de Vista - Padrão do Design Biofílico

Ventilação Natural: Através de janelas, claraboias, é possível criar um fluxo de ar em ambientes fechados permitindo que haja a ventilação cruzada e uma troca de ar saudável.

Exemplo de Ventilação Natural - Padrão do Design Biofílico

Iluminação natural: A luz natural é um dos itens mais necessários para a saúde dos usuários, porém, é necessário saber dosar a quantidade de luz. Em casos que não é possível fornecer de janelas, há alternativas como tubos solares e átrios.

Caso haja necessidade do uso de iluminação artificial opte pelo uso de lâmpadas amarelas, uma vez que as lâmpadas brancas causam malefícios na saúde podendo até levar ao desenvolvimento de diabetes e obesidade.

Exemplo de iluminação natural - Padrão do Design Biofílico

Acústica: Plantas e fontes de água são uma ótima opção para eliminar ruídos indesejados, além de ter um custo bem mais reduzido que de estruturas para acústica.

Exemplo de acústica - Padrão do Design Biofílico

Fachadas e Telhados Verdes: Além de proporcionar o contato com as plantas, são ótimos isolantes térmicos, atuando como redutores das ilhas de calor, como um fator de resfriamento e também, auxiliam na qualidade do ar e liberação de oxigênio.

Exemplo de Fachada Verde - Padrão do Design Biofílico
  • Cores: Os acabamentos podem remeter a natureza, em suas cores, pinturas, murais, painéis, entre outros.
Exemplo de Cores - Padrão do Design Biofílico

Benefícios do Design Biofílico

São inúmeros benefícios do Design Biofílico que vão muito além da estética, assim como a Neuroarquitetura, promovem sensações consideradas benéficas pelo cérebro, acarretando em emoções que concedem uma leitura positiva do ambiente.

Mudanças simples podem ter grandes impactos na nossa rotina, seja em locais de trabalho, em casa, em escolas ou hospitais.

É comprovado que elementos biofílicos podem:

  • Reduzir níveis de estresse e tensão
  • Auxilia na manutenção da pressão arterial
  • Aumentam a produtividade
  • Estimulam a criatividade
  • Integram os ambientes
  • Promove ligações emocionais
  • Motiva os usuários
  • Relaciona positivamente o homem e a natureza
  • Pode reduzir o tempo de internação em hospitais
  • Redução em níveis de ansiedade
  • Melhora na qualidade do sono
  • Aumento da imunidade
  • Redução de doenças (cardíacas, pulmonares)
  • Ajudar na concentração em ambientes de trabalho e educacionais

Desta forma, a aplicação do Design Biofílico é tão necessária em residências, comércios e ambientes de trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o estresse no trabalho é um dos fatores que levam a depressão, a presença do Design Biofílico nas empresas garante benefícios não somente para os colaboradores, mas também para o engajamento empresarial.

Os custos com pessoas, incluindo salários e benefícios, normalmente representam 90% dos custos operacionais de uma empresa.

Ao melhorar as condições dos funcionários, é estimulada também a serotonina, que gera sensação de bem-estar e felicidade, fazendo com que a produção e o engajamento sejam elevados e sucessivamente, a produtividade também aumenta.

Referência de Design Biofílico para Empresas

De acordo com um estudo realizado na Alemanha pela Towers Watson, 29% dos profissionais obtiveram alto desempenho no trabalho, proporcionando um retorno para a empresa três vezes maior.

Por outro lado, 23% dos entrevistados, que corresponde a um quarto dos participantes da pesquisa, não atingem todo o seu potencial porque as condições no local de trabalho não são ideais

Outra perspectiva pertinente ao assunto é que os gastos nacionais com acidentes de trabalho, queda de produtividade e outros motivos que levam as pessoas a faltarem em seus serviços são elevados e geram prejuízos não somente a empresa.

De acordo com a OMS o Brasil é o maior país com índice de depressão da América Latina, sendo dezoito milhões de brasileiros sofrendo por algum transtorno emocional.

Por isso, cada projeto de Design Biofílico apresenta possibilidades onde cada usuário terá preferências únicas de contato com a natureza, cada edifício irá requisitar elementos que se adequem ao seu programa e necessidade.

Uma ferramenta indicada para orientar a criação da construção de edifícios bioclimáticos é a Projeteee, uma plataforma que possui informações bioclimáticas de 413 cidades brasileiras.

O que não é considerado Design Biofílico

Não são considerados Design Biofílico inserções que sejam isoladas de elementos naturais.

Ou seja, não basta apenas acrescentar elementos inspirados na natureza como um vaso de plantas, um quadro com uma paisagem natural, pequenos pontos com a natureza como base mas que são desconexos do ambiente como um todo, acreditando que terá poder transformador em ambientes.

Exemplo

Também não consideram a predominância do concreto, sem ou com pouco contato com o externo, sem ligação entre as pessoas.

O ambientalista René Dubos, relacionou humanidade e a natureza como uma relação de respeito e amor, não em dominação, mas como um complemento para o outro.

Conclusão

Dessa forma, o Design Biofílico é uma excelente ferramenta de reconexão de pessoas com o ambiente natural. O seu objetivo principal é criar um bom habitat para as pessoas que utilizam da estrutura através do cumprimento das condições de elementos e padrões.

O conceito do Design Biofílico, ou seja, levar a natureza para perto das pessoas, pode gerar excelentes resultados de produtividade e saúde, sendo um investimento seguro de retorno a curto e médio prazo.

Também é fundamentado no efeito benéfico que a experiência da natureza causa no ser humano e no argumento de que esta pode ser trazida para o ambiente construído. 

Cabe aos profissionais de Arquitetura e Design a sensibilidade, para dispor os elementos materiais com conhecimento responsabilidade, criando ambientes ecológicos, e de bons resultados.