O que são Cidades Sustentáveis?

As Cidades Sustentáveis são centros urbanos que buscam a implementação de políticas públicas com foco sustentável voltadas para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, ao mesmo tempo que possam proporcionar a prosperidade econômica e promover a preservação ambiental.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial atual, se encontra em torno de 7,5 bilhões de habitantes, sendo que a maior parte dessa população habita os grandes centros urbanos.

O crescente processo de urbanização em escala global, contribui para o crescimento urbano desordenado, provocando uma série de decorrências, que evidenciam a vulnerabilidade das cidades e traz inúmeros impactos negativos ao meio ambiente.

favelas
A crescente urbanização desenfreada tem causado muitos problemas para os grandes centros urbanos

Em razão disso, é necessário que a gestão e o planejamento urbano sejam discutidos e implementados a fim de tornar as cidades locais que possuam espaços mais inclusivos, seguros e sustentáveis, ao mesmo tempo que adotem estratégias visando o desenvolvimento sustentável dos grandes centros urbanos.

Por isso, é importante que Arquitetos e Urbanistas conheçam a importância da adoção das características que integram as Cidades Sustentáveis, entendendo seus objetivos, como esse tipo de cidade pode atuar na melhoria da qualidade de vida de sua população e na promoção da sustentabilidade, bem como exemplos no Mundo e no Brasil.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância das Cidades Sustentáveis?

O objetivo das Cidades Sustentáveis é evitar a extinção do meio ambiente alinhando o padrão de vida de seus habitantes, com a produção e consumo conscientes, através da adoção de políticas públicas e ações que promovam o a Sustentabilidade.

O conceito da Sustentabilidade possui importância Global, devendo ser considerado por toda a humanidade. Os hábitos provenientes do consumismo exacerbado juntamente com o uso irracional dos recursos naturais levam a destruição do meio ambiente, colocando em risco a sobrevivência do planeta.

Estudos recentes da ONU revelam que mais da metade da população reside atualmente nos grandes centros urbanos e estima que nas próximas décadas cerca de 70% da população mundial habitará nas grandes cidades.

Desse modo, este fato aponta para o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos, que a longo prazo aumentará problemas já existentes, dentre os quais temos: aumento de favelas, inadequação de serviços de saneamento e infraestrutura, aumento da ocorrência de desastres naturais dentre outros.

poluição ambiental
São inúmeros os danos ambientais causados pelo processo de urbanização desenfreado

Nesse sentido, a ONU criou um conjunto de metas intituladas como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), divididas em 17 pontos a serem seguidos por regiões e locais a nível global, visando nortear estratégias de desenvolvimento sustentável para os centros urbanos.

A implementação desses objetivos aliada com um planejamento urbano eficiente tem papel fundamental na reversão dos transtornos criados pelo aumento descontrolado dos centros urbanos, bem como auxiliam na conscientização e colaboração da sociedade como um todo.

Como as Cidades Sustentáveis podem aumentar a qualidade de vida?

Trabalhar para que as cidades se tornem sustentáveis além de auxiliar na atenuação de problemas decorrentes de centros urbanos que crescem de maneira desordenada, também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

Nos dias de hoje, sabemos que existem muitas doenças relacionadas com a má alimentação, a falta de atividade física, o estresse diário e outros fatores, sendo estes provocados pelas rotinas desgastantes dos grandes centros.

pessoas se locomovendo na rua
As rotinas estressantes vindas dos hábitos das grandes cidades são responsáveis pelo aumento do número de doenças

Sendo assim, existem algumas das soluções presentes em cidades sustentáveis que buscam amenizar toda essa problemática podem ser:

Sistema de mobilidade e acessibilidade eficientes

A Adoção de um sistema de mobilidade e infraestrutura eficiente, é benéfica para a melhoria da qualidade de vida da população, pois ela incentiva a realização de atividades físicas como: caminhadas e corridas ao ar livre e o uso da bicicleta como alternativas contra o predominante uso veículos particulares como meio de locomoção.

bicicleta Amsterdam
Amsterdam é um exemplo de cidade que possui um eficiente sistema de mobilidade cujo foco é o uso de bicicletas

Consequentemente, um sistema de mobilidade eficiente diminui o uso de veículos próprios, atuando na redução da poluição causada pela emissão de gases na atmosfera, estes por sua vez, possuem relação direta com o aumento da incidência de doenças respiratórias nas grandes metrópoles.

Adoção de espaços verdes de uso público

Uma característica importante que pertence as cidades sustentáveis é a criação de áreas verdes com tratamento paisagístico, como as praças e parques públicos, elas são importantes para integrar as cidades com a natureza e assim, reduzir o estresse da vida urbana.

Estudos recentes no âmbito da Neuroarquitetura, afirmam que os ambientes físicos têm capacidade de desempenhar estímulos no cérebro humano.

Também é conhecido que a presença de vegetações e arborização nos ambientes externos possui a capacidade de trazer sensação de tranquilidade e bem-estar para as pessoas.

parques públicos são pontos importantes em cidades sustentáveis
Espaços verdes na cidades contribuem para a sensação de tranquilidade e bem-estar

Dessa forma, a aplicação do Design Biofílico em ambientes externos, exerce a função de integração entre o ser humano e a natureza podendo ser utilizado a fim de aliviar a tensão e estresse diários proveniente das rotinas dos grandes centros.

Além disso, também deve ser considerada a implementação de fazendas urbanas e o apoio e investimento em produtores locais, com o intuito de aumentar a oferta de alimentos orgânicos com preços mais acessíveis;

Sistema de saneamento básico eficiente

Outro ponto importante a se considerar e que está presente em cidades sustentáveis é a adoção de um sistema de saneamento básico adequado, que atua melhorando a salubridade dos centros urbanos.

obra de saneamento
O sistema de saneamento básico eficaz contribui para a salubridade das cidades

A falta de um sistema saneamento básico eficiente é a principal causa da disseminação de doenças infecciosas que levam a um aumento da taxa de mortalidade, principalmente infantil.

O saneamento básico adequado também possui importância para o desenvolvimento econômico de uma Nação, pois ele pode afetar o desempenho acadêmico e profissional de crianças, jovens e adultos.

O que é necessário para que uma cidade possa ser considerada sustentável?

Primeiramente, é importante entender que não existem medidas fixas que tornam uma cidade sustentável e sim, uma atuação constante em prol de um desenvolvimento focado na sustentabilidade.

Essa atuação deve considerar em primeiro lugar a preservação do meio ambiente, o integrando com a economia e a socialização.

Por isso, aqui estão alguns aspectos provenientes de diversas cidades que podem ser consideradas sustentáveis mundo a fora:

Políticas públicas

Em um primeiro momento, é necessário reconhecer que os Governos são responsáveis por direcionar suas localidades à sustentabilidade, sendo sua participação neste processo fundamental.

É através de normas e investimentos relacionados a educação ambiental, que ideias sustentáveis são materializadas, podendo atuar na solução de muitas questões.

politicas públicas são necessárias para as cidades sustentáveis
Exemplo esquemático de como funciona o ciclo de politicas públicas

Os Governos possuem ferramentas que influenciam práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, atuando na criação de legislações que impeçam atividades prejudiciais as comunidades e coloquem em risco a preservação ambiental.

Desenvolvimento Planejado

As cidades consideradas sustentáveis têm como um de seus objetivos fundamentais planejar o seu desenvolvimento em prol de suprir as demandas ambientais e sociais com consciência sustentável.

o desenvolvimento planejado é necessário para as cidades sustentáveis
O desenvolvimento tem papel fundamental para auxiliar na diminuição da urbanização desenfreada dos grandes centros

Nesse sentido, elas atuam mitigando o surgimento de aglomerações desordenadas no âmbito urbano, que tendem a trazer muitos impactos negativos aos grandes centros.

Arquitetura

Os centros urbanos sustentáveis tendem a possuir uma arquitetura inteligente e voltada para a preservação ambiental.

a arquitetura tem papel importante  para as cidades sustentáveis.
Cada vez mais os edifícios tem adotado o uso da Arquitetura sustentável visando atender práticas mais sustentáveis

Uma das alternativas para otimizar a arquitetura dos grandes centros urbanos é a aplicação de métodos como a Bioarquitetura, que utiliza um conjunto de técnicas que atuam na integração sustentável entre a construção e a preservação ambiental.

Mobilidade e acessibilidade

Outro objetivo fundamental das Cidades Sustentáveis é atuar na melhoria da mobilidade urbana dos grandes centros, a fim de reforçar hábitos que reduzem a emissão de gases poluentes responsáveis pelo aumento do aquecimento global.

Além do mais, também tem como foco investir na otimização da infraestrutura do transporte público, reduzindo a necessidade do uso de veículos particulares e incentivando meios alternativos como o uso de bicicletas e caminhadas.

BRT Curitiba
O sistema de transporte público de Curitiba é um exemplo a nível mundial de investimento em mobilidade e acessibilidade.

Para isso, essas cidades sustentáveis buscam adaptar o desenho urbano de ruas e calçadas para promover a maior circulação de pedestres e ciclistas, levando em consideração ainda a adaptação desse desenho para pessoas com mobilidade reduzida.

Geração e consumo energético

Outro importante princípio das cidades sustentáveis é atuar na redução do consumo energético, freando o uso descontrolado de energia elétrica e colaborando como aumento da eficiência energética dos grandes centros urbanos.

A redução do consumo energético e geração de energia limpa auxiliam as cidades sustentáveis
A redução do consumo energético e geração de energia limpa são benéficas para as cidades sustentáveis

Esta medida é essencial para garantir a minimização da poluição do ar, para a melhoria do conforto térmico e contribui para a geração de energia limpa e renovável.   

Implementação de áreas verdes

O processo de urbanização sofrido pelo mundo nos últimos séculos é o principal responsável pela degradação ambiental que ocorre por meio da destruição de florestas, solos e rios.

Por conta disso, as cidades modernas sofrem nos dias de hoje os impactos herdados por essas ações. A destruição de solos e rios é responsável pela dificuldade no escoamento de água da chuva que resulta em grandes enchentes.

revitalização de Cheonggyecheon
A revitalização de Cheonggyecheon em Seul é um dos exemplos recentes da integração entre as áreas verdes e a cidade buscando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes

Por estes motivos, as cidades sustentáveis valorizam a implementação de áreas verdes e a conservação da vegetação nativa já existente, que auxiliam a mitigar estas questões e que ainda podem proporcionar para os habitantes, locais de relaxamento e lazer.

O que é o Programa Cidades Sustentáveis?

O Programa das Cidades Sustentáveis (PCS) consiste em uma iniciativa criada com a função de materializar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) idealizados pela ONU.

Slogan do Programa Cidades Sustentáveis
Programa Cidades Sustentáveis

Este programa busca fornecer conhecimentos, recursos e metodologias que auxiliam os Governos locais a aplicá-los segundo a sua vivência.

O PCS está em busca de oferecer materiais de apoio à gestão pública, o integrando com o planejamento urbano, através da inclusão de medidas que visam atuar na diminuição da desigualdade social e encorajar os cidadãos a se manifestarem acerca de decisões que interessam ao município.

Desse modo, cerca de 200 municípios brasileiros aderiram ao programa, implementando ações em favordo desenvolvimento sustentável de suas cidades.

Os principais propósitosdo programa são:

  • Agenda sustentável focada no planejamento urbano;
  • Cidades sustentáveis que façam uso de uma plataforma web;
  • Prática de treinamento;
  • Estruturação com foco no levantamento de dados e criação de uma pesquisa a nível municipal;
  • Estruturação para criação de um plano de metas para o município;
  • Estruturação para elaboração de um mapa de desigualdade municipal;
  • Implementação de um banco de dados;
  • Dentre outras.

12 Eixos do Programa Cidades Sustentáveis

Além de oferecer utilidades básicas para nortear os municípios, o Programa Cidades Sustentáveis conta ainda com 12 eixos que reúnem uma serie de ações locais a ser usadas para fomentar o desenvolvimento sustentável.

A seguir os 12 eixos que fazem parte do programa:

  1. Ação Local para a saúde: Atuar na proteção e promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos;
  2. Bens naturais comuns: Responsabilizar-se pela proteção, preservação e acesso aos bens naturais comuns;
  3. Consumo responsável e opções de estilo de vida: Adoção do uso consciente dos recursos, incentivando o padrão de produção sustentável;
  4. Cultura para a sustentabilidade: Atuar no desenvolvimento de políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, o pluralismo e defenda o patrimônio natural e imaterial;
  5. Do local para o global: Responsabilizar-se pela paz, justiça, desenvolvimento sustentável e proteger o clima;
  6. Economia local, dinamiza, criativa e sustentável: Apoio e criação de meios para a economia local, dinâmica e criativa;
  7. Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida: integração da educação, valores e habilidades que construam um modo de vida saudável e sustentável;
  8. Equidade, justiça social e cultura da paz: Promoção de comunidades extensivas e solidárias;
  9. Gestão local para a sustentabilidade: Implementação de gestão consciente e eficaz que abranja as etapas de planejamento, execução e avaliação;
  10. Governança: Atribuir força às decisões democráticas e participativas estabelecendo a igualdade;
  11. Melhor mobilidade, menos tráfego: Atuar na promoção da mobilidade sustentável, a equidade entre os meios de transporte e o pleno direito a cidade;
  12. Planejamento e desenho urbano: Reconhecimento da importância do planejamento e do desenho urbano.

Cidades sustentáveis no mundo

No decorrer do texto, é possível perceber a importância da atuação das cidades sustentáveis, através de sua busca por alinhar o modo de vida de seus habitantes com as ações que promovem o desenvolvimento sustentável.

A ARCADIS em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) elaborou um índice que posiciona as cidades líderes em sustentabilidade urbana.

A seguir, veremos exemplos de cidades sustentáveis pelo Mundo.

Zurique (Suiça)

Considerada a cidade mais sustentável do mundo e líder do ranking da ARCADIS, a cidade de Zurique na Suiça é referência quando o assunto é reciclagem e reaproveitamento do lixo.

Zurique
A cidade de Zurique na Suiça

Uma das iniciativas mais notórias que a cidade oferece é a cobrança de uma taxa pelo uso de sacolas plásticas, esta cobrança é responsável pela diminuição da quantidade de resíduos gerados pela população.

Outro ponto no qual a cidade é considerada referência é na mobilidade urbana, que concentra cerca de 32% dos deslocamentos por meio do transporte público, cuja infraestrutura é de excelência e outros 42% realizados a pé ou por bicicletas.

Além disso, Zurique pretende até o ano de 2050 alcançar o uso de energia sustentável utilizando somente 2000 watts de energia por cada habitante.

Para isso, a cidade tem investido na reeducação de seus habitantes para assuntos ligados a eficiência energética, arquitetura com foco bioclimático e um sistema de mobilidade que utilize energia elétrica.

Singapura (Cidade Estado da República da Singapura)

Ocupando o 2º lugar no ranking de cidades sustentáveis da ARCADIS. A Cidade Estado de Singapura é considerada a cidade mais sustentável da Ásia.

Singapura na Ásia
Cidade de Singapura

O planejamento sustentável empregado em Singapura é o grande destaque de suas ações rumo a sustentabilidade. A reforma de seus edifícios que passam por um processo de adequação aos padrões considerados sustentáveis é o símbolo de suas iniciativas.

Após vivenciar um conturbado período de seca, a cidade passou a investir e adaptar a gestão do uso de água, adotando três sistemas de utilização, que consistem em reuso, captação e dessalinização.

Para mais, a cidade destina grande parte de seus recursos na infraestrutura do transporte publico de qualidade e definelegislações rígidas para o uso de veículos próprios.

Estocolmo (Suécia)

A maior cidade da Suécia, está no 3º lugar do ranking da ARCADIS. Dentre suas ações sustentáveis destaca-se a melhoria da qualidade de vida dos habitantes por meio da implementação de diversas iniciativas em busca de reduzir as emissões de gás carbono.

Estocolmo
A capital da Suécia, Estocolmo

Além das ações para redução da poluição do ar, Estocolmo adotou medidas para a conversão da região de Hammarby Sjöstad, que antes era um espaço industrial e passou a ser uma espécie de Ecovila.

Essa transformação se deu mediante a adoção de um sistema que gerencia o uso da água, da energia e o descarte dos resíduos.

Cidades Sustentáveis no Brasil

O mais notável ranking que aborda o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos no Brasil, é divulgado todos os anos por meio de um relatório da Urban System.

Juntamente com o meio ambiente, esta pesquisa avalia os índices de saúde, urbanismo, energia e educação que determinam os municípios mais sustentáveis do Brasil.

A seguir, veremos exemplos de cidades sustentáveis no Brasil

Curitiba (Paraná)

Curitiba ocupa o primeiro lugar no ranking das cidades que promovem mais ações sustentáveis no Brasil.

Cidade de Curitiba
A capital do Paraná, Curitiba

A cidade é conhecida mundialmente por seu inteligente sistema de transporte público, composto por ônibus que possuem uma rede ampla e eficientemente estruturada, contando com corredores exclusivos, veículos confortáveis e que atua na redução da emissão de gases nocivos a atmosfera.

Entre outras práticas sustentáveis, Curitiba trabalha com o gerenciamento de resíduos e reciclagem do lixo e a implementação de mobiliários urbanos com foco sustentável, padronizados a nível mundial.

Florianópolis (Santa Catarina)

A capital catarinense possui um plano de ação voltado a sustentabilidade que busca entre outras coisas, na implementação do chamado IPTU Sustentável. este por sua vez, consiste no incentivo do uso de tecnologias conscientes que geram descontos no imposto.

Cidade de Florianópolis
A Capital de Santa Catarina, Florianópolis

O IPTU Sustentável concede descontos para os habitantes que aplicam os seguintes métodos em sua construção:

  • Sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais;
  • Aquecimento solar ou hídrico;
  • Sistemas que asseguram o aproveitamento da energia solar e dos ventos;
  • Uso de materiais sustentáveis na construção;
  • Dentre outros.

João Pessoa (Paraíba)

A cidade de João Pessoa na Paraíba, tem executado métodos de caráter sustentável ao longo dos últimos anos, se empenhando em estudos que tem como foco a previsão do aumento populacional, o crescimento econômico, a preservação das áreas naturais,

Cidade de João Pessoa
A Capital da Paraíba, João Pessoa

Além disso, também tem atuado no desenvolvendo sustentável dos setores de segurança, habitação, mobilidade e urbanização da cidade.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender qual a importância das Cidades Sustentáveis para a manutenção do meio ambiente, compreendendo os aspectos necessários para que uma cidade possa alcançar parâmetros considerados sustentáveis, bem como exemplos de cidades sustentáveis no Brasil e pelo Mundo.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito do papel que as Cidades Sustentáveis desempenham na preservação ambiental, no controle do crescimento dos centros urbanos e na garantia do futuro dos recursos naturais do planeta para as próximas gerações.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar materiais específicos que abordam este tema, sendo fundamental observar os principais aspectos que caracterizam as Cidades Sustentáveis.

Se você quer aprender mais sobre as Cidades Sustentáveis e outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você!