O que é Eficiência Energética?

Eficiência Energética é fazer mais com menos, mantendo conforto e qualidade. Isto é, gerar a mesma quantidade de energia utilizando menos recursos naturais. Ela é definida pela relação entre a quantidade de energia empregada em uma determinada atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Eficiência Energética em residências
Eficiência Energética em residências

Sabemos que as atividades da sociedade moderna são possíveis devido ao uso intensivo de formas de energia, como eletricidade, gasolina, álcool. E esta é utilizada em diversos equipamentos e sistemas que transformam formas de energia. Porém, uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo.

Por meio deste artigo vamos abordar sobre a importância e relevância desse assunto e entender como qualquer pessoa pode se tornar um agente transformador em sua própria casa e receber bons resultados como recompensa.

Como este artigo está estruturado

Eficiência Energética na Arquitetura

Eficiência Energética na Arquitetura é alcançada da mesma forma, quando se realizam os mesmos serviços e resultados com uma menor quantidade de recursos energéticos, o que proporciona conforto térmico, visual e acústico com um menor consumo energético.

Um dos principais fatores é o uso de energia. A indústria da construção causa grande impacto ambiental pois edifícios (residenciais, comerciais, serviços) representam 51% do consumo de energia elétrica no país, além das emissões de gás carbônico, causador do efeito estufa.

Uso de energia elétrica em residências
Uso de energia elétrica em residências

Desta forma, a energia é consumida durante todo o ciclo de vida do edifício, desde a construção pela fabricação de materiais e componentes, em sua operação, manutenção e desconstrução ou pós uso.

Para otimizar esses impactos, políticas e conceitos estão sendo criados em diversos países com ideias como energia zero e zero emissões. No livro “Eficiência Energética na Arquitetura”, o triângulo clássico de Vitrúvio inclui a eficiência energética nos seus três vértices, que devem ser consideradas no momento de projetar, definido pelos termos:

Eficiência Energética - Vértices
Eficiência Energética – Vértices

Parâmetros para alcançar a Eficiência Energética

Como parâmetro para alcançar a Eficiência Energética é importante se atentar quais são os principais usos finais por setor, isto é, no setor residencial por exemplo, o consumo corresponde à aquecimento de água, uso de geladeira de forma constante, instalação de ar condicionado e etc.

De outro lado, analisar as fontes alternativas que podem ser aplicadas como aquecimento solar, adesão de um projeto bioclimático, potencializando a função da insolação, ventilação, iluminação natural, sombreamento, cores, desempenho térmico, energético, materiais.

Eficiência Energética Residencial
Eficiência Energética Residencial

O projeto arquitetônico pode ser um grande influenciador destas decisões por meio de especificações de componentes, materiais, orientação, determinando a incorporação de energias renováveis, como a fotovoltaica para a produção de eletricidade.

Já no setor comercial, os usos finais variam de acordo com suas tipologias, com destaque em ar condicionado, iluminação artificial e uso de equipamentos. Desta forma é importante pensar o projeto de forma global, o projeto de interiores por exemplo, pode potencializar as ações adotadas no projeto arquitetônico.

Energia Fotovoltaica - Eficiência Energética
Energia Fotovoltaica – Eficiência Energética

Com um olhar urbano, vemos que a eficiência energética é pouco considerada nas leis urbanísticas. Sendo assim, o microclima pode ser fortemente afetado pelas decisões tomadas no planejamento urbano. Vale considerar no momento de projetar a existência do fenômeno de ilha de calor, que ocorre devido a remoção da vegetação e aumenta a temperatura das cidades, pelas propriedades térmicas de materiais adotados como coberturas em fibrocimento, ruas em asfalto, calçadas impermeáveis.

Existem diversas soluções que podem ser adotadas, entre elas encontramos telhados verdes, fachadas ventiladas, uso de ventilação cruzada, criar relações entre o externo e interno, entre o humano e o natural.

Telhado Verde - Eficiência Energética
Telhado Verde – Eficiência Energética

Devemos considerar no ambiente construído que nossas ações criam impactos no meio ambiente. Sustentabilidade no ambiente construído envolve a Bioarquitetura e fatores não só ambientais mas também sociais e econômicos, relativos ao uso de recursos, materiais, relações com o local que está inserido e principalmente relacionado ao desempenho e custo no ciclo de vida da edificação, que deve ter mais importância que o custo inicial.

Para isso, a importância de um processo de projeto integrado e multidisciplinar.

Como a energia é desperdiçada?

A energia é desperdiçada durante o processo de transformação das fontes de energia. Isto significa que, uma lâmpada possui o objetivo de iluminar, porém, além de luz, ela produz calor e ainda, pode estar acesa em um ambiente sem ninguém presente, pois não servirá ao seu propósito de iluminação.

Estes efeitos se multiplicam a medida que a energia é migrada por todos os setores econômicos. Comprar uma lâmpada com maior eficiência energética pode custar bem mais do que adquirir uma comum, a decisão dependerá de fatores econômicos.

Sala com LED embutido
Sala com LED embutido

Vale neste caso considerar a vida útil e a economia, ainda a escolha por equipamentos e sistemas mais complexos, o que não é levado em conta muitas vezes pelos consumidores por falta de domínio matemático e se torna a razão pelo qual muitos consumidores usam de forma inadequada as formas de energia, por isso a importância de nós, profissionais da área, ressaltarmos e defendermos os benefícios.

Inclua as soluções nos projetos
Inclua as soluções nos projetos

Reduzir o consumo energético em edificações nos seus diferentes ciclos de vida é um dos desafios para a sustentabilidade na arquitetura. Arquitetos e urbanistas são provocados a refletir formas de diminuir o consumo de energia em diferentes etapas e áreas de atuação, do projeto à arquitetura de interiores.

Pesquisas realizadas sobre o assunto, abordam que as principais formas de perdas de energia em uma edificação se encontram de forma geral em 35% nas paredes, 25% esquadrias, 25% cobertura e 15% pelo piso. Isso acontece de forma inevitável por convecção, condução e radiação, mas é dever do arquiteto controlar através da escolha de materiais e técnicas apropriadas.

Benefícios da Eficiência Energética

O primeiro benefício que pode ser notado é a redução considerável na conta de luz pois, os insumos serão aproveitados de melhor forma e haverá consequentemente menos desperdícios nas etapas do processo produtivo. Desta forma, menos energia precisará ser gerada.

Além disso, vemos um aumento exponencial de demanda energética, uma vez que em 1960 éramos 3 bilhões de pessoas no mundo e hoje, somos mais de 7 bilhões. Dessa forma, torna-se necessário recorrer a novas opções de geração energética e otimização dos recursos existentes através de estratégias como:

  • Isolamento térmico em superfícies quentes;
  • Otimização das condições de funcionamento de equipamentos em geral;
  • Controle da iluminação;
  • Melhor aproveitamento da iluminação natural;
  • Diminuição da extração de recursos naturais;
  • Redução do consumo de energia elétrica;
  • Uso de materiais reciclados e ecologicamente corretos;
  • Adoção de fontes de energia alternativas (solar, eólica, biomassa);
  • Redução e reutilização dos resíduos sólidos;
  • Preservação e cultivo de áreas verdes;
  • Uso racional, captação e reutilização de água;

Esses entre outros benefícios refletem como o uso correto da energia é fundamental para reduzir custos e, principalmente, minimizar o impacto ambiental, contemplando todos que necessitam diariamente de energia.

Aplicação da Eficiência Energética

Proteger-nos das mudanças climáticas é função primordial da arquitetura, pois a insatisfação com o ambiente térmico ocorre quando há diferenças entre o calor produzido pelo corpo e o o que é perdido para o ambiente, desta forma podemos observar mudanças no nosso corpo e humor.

Clima - Eficiência Energética
Clima – Eficiência Energética

A fachada do edifício é quem atua como um filtro entre o clima interno e o externo, para isso, devemos considerar as características do local que será implantado. Geralmente, em locais quentes, optamos por opções de ventilação, com aberturas e espaços sombreados, já em sítios frios, é necessário manter o calor na edificação.

Fachada - Face mais exposta de um edifício
Fachada – Face mais exposta de um edifício

Desta maneira, o isolamento térmico é o responsável por reduzir a perda de calor durante o frio e ganhar calor durante as estações quentes. Como opções, encontramos materiais como lãs minerais, poliuretano e fibras cerâmicas.

Coberturas

Coberturas - Eficiência Energética
Coberturas – Eficiência Energética

Nas coberturas, é recomendado combinar um isolante térmico. Uma técnica muito utilizada e que possui baixo custo é realizar a pintura das telhas de branco, ou mesmo optar por telhas de cores claras, pois desta forma elas refletirão os raios solares.

Pisos

Pisos - Eficiência Energética
Pisos – Eficiência Energética

Isolar os pisos é algo que não é muito falado, mas ele influencia diretamente na percepção de temperatura pelos ocupantes, sendo assim, é importante ressaltar o cuidado na escolha dos revestimentos.

Paredes

Paredes – Eficiência Energética

Nas paredes, é recomendado investir em materiais de isolamento e sua integração em sistemas de fachadas, pois são elas as responsáveis pela troca de calor entre o interior e o exterior. Lãs minerais, rebocos, placas de gessos, são atuantes na melhora do conforto térmico, já os revestimentos podem contribuir também contra intempéries.

Se você tem curiosidade em como as fachadas podem influenciar positivamente no edifício e em como aplicar isso nos seus projetos, confira nosso artigo sobre Fachadas Ventiladas.

Esquadrias

Esquadrias - Eficiência Energética
Esquadrias – Eficiência Energética

As esquadrias, em especial os vidros nas janelas e fachadas, são os responsáveis por permitir a entrada da radiação solar e também de conservar o calor produzido internamente, seja pelos ocupantes ou por sistemas de aquecimentos. Desta forma eles podem:

  • Permitir ou não a luz natural;
  • Permitir ou não o calor solar;
  • Permitir ou não as perdas de calor produzidos internamente;
  • Permitir o contato visual entre o interno e o externo.

Tomar as decisões corretas podem influenciar nas condições de vida dos ocupantes e por isso é tão importante que os arquitetos conheçam os fenômenos e de que forma as características dos materiais escolhidos influenciarão no desempenho do edifício.

Medidas para melhorar a Eficiência Energética

Podemos buscar por medidas para melhorar a Eficiência Energética em nossas casas, a seguir apresentaremos dicas simples que podem fazer a diferença no uso consciente de energia e que proporcionarão menores impactos negativos ao meio ambiente:

  • Aproveite a iluminação natural, abra as janelas e deixe o sol entrar. Evite acender lâmpadas durante o dia.
  • Economize água, evite banhos prolongados.
  • Terminou de ver televisão, de utilizar o computador, desligue.
  • Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo.
  • Evite dormir com a televisão ligada.

Iluminação

Podemos substituir uma lâmpada incandescente por uma de LED, pois a lâmpada em LED consomem até 90% menos que as incandescentes.

Opte por lâmpadas de LED
Opte por lâmpadas de LED

Uma lâmpada tipo LED de 7W possui o mesmo nível de iluminação que uma incandescente de 60W, o que faz economizar 53W por hora. Além disso, a vida útil do LED é cinquenta vezes maior e transmite menos calor ao ambiente.

Painéis Solares

A utilização de Painéis Solares, no aquecimento de águas sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de redução do consumo de energias de combustíveis fósseis, podendo representar uma redução de 60%.

Painéis Solares - Eficiência Energética
Painéis Solares – Eficiência Energética

Selo PROCEL

Existem diversos programas em colaboração ao uso energético consciente, entre eles encontramos o Selo Procel  (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), coordenado pela Eletrobrás, foi criado com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica e indica ao consumidor os produtos que possuem os melhores níveis de eficiência energética.

Selo Procel
Selo PROCEL

Desta forma, é possível no momento da compra de eletrodomésticos, escolher um produto que consuma menos energia que outro equivalente. O selo funciona por meio da aplicação de uma etiqueta nos eletrodomésticos, que irá indicar seu grau de eficiência energética, ela varia de A, sendo esta mais eficiente a G, os menos eficientes. É uma medida inteligente para avaliar em aparelhos de grande consumo mensal, como:

Eletrodomésticos de grande uso
Eletrodomésticos de grande uso

Segundo a Eletrobrás, estima-se que até 2018 o selo colaborou para a redução de 7,25 milhões de kW, um número de grande expressividade e que evidencia como ações a favor do uso da eficiência energética são fundamentais para reduzir os impactos ambientais.

Certificação LEED

A Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação ambiental para edificações que veio para mudar a maneira como planejamos, construímos e operamos.

Ela funciona para qualquer edifício e pode ser aplicada a qualquer fase da construção, incluindo reformas, novas construções, operações e manutenções.

Certificação LEED
Certificação LEED

Obter a Certificação LEED é mostrar preocupação com questões ambientais, econômicas e sociais e, além de proporcionar inúmeras melhorias para a sociedade e meio ambiente, contribui também para uma melhora significativa da produtividade.

Conclusão

Podemos perceber que a busca do equilíbrio com a natureza gera soluções viáveis e econômicas a longo prazo. Compreender o que é Eficiência Energética é de extrema importância para identificar oportunidades de otimização de consumo e contribuir com o meio ambiente.

Se você quer um diferencial no mercado que tal começar a aplicar esses conceitos? Para saber mais e aprender a analisar e comparar o comportamento e consumo energético em edificações acesse nosso Curso de Revit para Eficiência Energética.

E ainda, para os estudantes de disciplinas de conforto e profissionais da área que queiram complementar seus conhecimentos na área do conforto ambiental e de sustentabilidade temos o curso de Conforto Ambiental e Sustentabilidade e Construção de Arquitetura Eficiente e Sustentável, não deixe de conferir!