O que é Automação Residencial?

A Automação Residencial Também conhecida como Domótica, consiste na aplicação de tecnologias inteligentes em uma edificação com o intuito de facilitar as tarefas cotidianas e proporcionar mais praticidade as atividades desempenhadas pelos usuários.

Nos últimos tempos, a popularização dos dispositivos eletrônicos tem tido um aumento significativo no mercado. A necessidade cada vez maior da sociedade em se manter conectada, aliada as facilidades que a tecnologia pode proporcionar em todos os âmbitos justificam este fato.

ambiente interno que utiliza a automação residencial
A automação residencial tem ganhado cada vez mais popularidade

Nesse sentido, o conceito de casas inteligentes tem ganhado cada vez mais notoriedade a medida em que as novas tecnologias avançam.

A Automação Residencial nas edificações tem buscado trazer mais conforto e segurança para os seus usuários, através da otimização de tarefas diárias que buscam atender as mais diversas necessidades.

Por este motivo, é importante que Arquitetos saibam o que é e como funciona a Automação Residencial, entendendo sua importância, os benefícios gerados a partir de seu uso, bem como exemplos de projetos que a utilizam.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância da Automação Residencial?

Como antes mencionado, o objetivo da Automação Residencial é integrar e tornar mais eficientes todos os sistemas eletrônicos presentes em determinada Arquitetura, visando melhorar a experiência e atividades cotidianas dos usuários.

A Domótica pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto arquitetônico, sendo aplicada principalmente na Arquitetura Residencial.

O conceito de Automação Residencial surgiu em meados da década de 1970, com a criação de sistemas de automação voltados para o controle em aplicações industriais, se desenvolvendo ao longo do tempo a medida em que as novas tecnologias avançavam.

Nesse sentido, ela tem ganhado vem se popularizando cada vez mais afinal, não é fantástico o fato de podermos controlar todas as funções que a nossa própria casa pode nos proporcionar?

ambiente que utiliza a automação residencial
A busca pela automação residencial vem aumentando cada vez mais

Entender como funciona a aplicação da Domótica se tornou essencial para os projetos arquitetônicos, sendo algo cada vez mais almejado pelos clientes que estão em busca de novidades e comodidade em suas residências visando melhorar as suas qualidades de vida.

Uma dessas comodidades por exemplo, é a segurança que a Automação Residencial pode oferecer, através do uso de habilidosos sistemas de segurança compostos por alarmes, câmeras de monitoramento e outros tipos.

Desse modo, entender os benefícios e a funcionalidade trazidas pelo uso da Domótica se torna fundamental nos dias de hoje, já que existe uma constante necessidade de estarmos conectados juntamente aos avanços tecnológicos que dominam a sociedade como um todo.

pessoas usando smartphones
A Domótica é consequência da constante necessidade de vivermos conectados

A automação residencial tem sido amplamente difundida no Brasil, através da atuação da AURESIDE (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), uma instituição criada com o objetivo de oferecer cursos voltados para essa temática, além de reunir diversos profissionais e empresas, em prol de disseminar os conceitos e aplicações relacionadas com a Domótica.

A automação residencial pode ser utilizada dentro de uma arquitetura para os mais diversos fins. Dentre as suas principais aplicações estão:

  • Monitoramento da iluminação através do uso de tomadas automáticas;
  • Personalização sonora de ambientes;
  • Personalização de iluminação de ambientes;
  • Personalização da temperatura de ambientes;
  • Manejo das fechaduras por dispositivo eletrônico;
  • Manejo do consumo energético e hídrico;
  • Controle do sistema de ar-condicionado;
  • Cortinas e persianas automatizadas;
  • Uso de sensores de vazamento de água;
  • Uso de sensores de detecção de fumaça;
  • Uso de sensores de presença em janelas e portas;
  • Uso de câmeras integradas em objetos
  • Dentre outros.

Benefícios da Automação Residencial

Como já mencionado antes, a automação residencial está em busca de melhorar o desempenho dos sistemas de uma edificação, visando aprimorar as funções desempenhadas pelos usuários, proporcionando comodidade e conforto que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

Nesse sentido, a Domótica conta com inúmeros benefícios que veremos a seguir:

Segurança

Provavelmente o mais importante e mais procurado benefício que a automação residencial pode oferecer.

É possível tornar a residência mais segura, a monitorando através do uso de câmeras inteligentes que vigiam os ambientes internos e externos da edificação em tempo real.

câmera e celular na automação residencial
Uso de câmeras nos sistemas de segurança da automação residencial

Além do uso das câmeras também é possível fazer uso de fechaduras inteligentes (Smart Locks) e sensores que detectam presença e emissão de luz.

Estes sensores também podem monitorar em tempo real os ambientes e entorno da residência e notificar o usuário caso percebam movimentos suspeitos.

Praticidade e funcionalidade

O objetivo principal de fazer uso da automação residencial é justamente poder oferecer praticidade no dia a dia dos usuários.

Isto pode ser alcançado por exemplo, através da adoção de sistemas que podem controlar a iluminação, as cortinas, o ar-condicionado e outros equipamentos, inclusive a distância.

Todos estes sistemas que podem ser gerenciados, atribuem mais conforto e proporcionam mais praticidade aos seus usuários, além do mais, existe a possibilidade de personalizá-los de acordo com as necessidades dos habitantes.

ambiente interno com equipamentos que usam a automação residencial
A automação residencial é passível de modificações de acordo com as necessidades dos usuários

Por exemplo, em um dia quente ou frio demais é possível controlar a temperatura da residência a distância momentos antes do usuário adentrá-la, tornando o ambiente agradável, isto certamente contribui para o conforto térmico da edificação.

Desse modo, o controle de diversas funções na residência está relacionado com os conceitos da Acessibilidade, sendo útil para auxiliar as atividades realizadas por pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, sendo fundamental para o bem-estar destas. 

pessoa com mobilidade reduzida
A automação residencial é útil para o auxilio de pessoas com mobilidade reduzida

Sustentabilidade

Não há dúvidas que a automação residencial é um fator importante no auxílio de ações que buscam minimizar os impactos ambientais, colaborando assim para a Sustentabilidade da edificação.

sustentabilidade e automação residencial
A Domótica é um elemento interessante para alcançar ações sustentáveis em uma edificação

Gerenciar o consumo energético e hídrico das edificações tende a reduzir os gastos desnecessários, contribuindo para a economia e ainda para ações sustentáveis.

Isto pode ser alcançado através de alguns sistemas tais quais:

  • Marcadores que controlam consumo energético;
  • Desligamento automático da iluminação e do sistema de ar-condicionado;
  • Controle das cortinas de acordo com a luz solar;
  • Sensores que detectam o vazamento de água;
  • Dentre outros.

Como funciona a Automação Residencial?

Para incrementar a automação residencial em determinada edificação é preciso fazer uso de aparelhos que funcionem por eletricidade, através da conexão com a internet aliado a um dispositivo inteligente pelo qual haverá troca de informações que possibilitem a automação.

O sistema de automação precisa da conexão entre todos os equipamentos e dispositivos e uma controladora central, que deverá estar conectada com a internet.

ambientes com automação residencial
É necessário que todos os dispositivos estejam conectados para realizar as corretas funções da automação residencial.

Para realizar o controle dessa central será necessário o uso de elementos como: smartphones, teclados, display touch, assim como uma interface web.

Existem três principais elementos que compõe os sistemas de automação em uma edificação. São eles:

  • Os controladores (dispositivos) que ficam encarregados de enviar e receber notificações acerca da condição dos sistemas automatizados;
  • Os atuadores, que são programados pelos controladores para ativar através de um comando, alguma função específica. Geralmente são compostos pelos interruptores de luz ou válvulas que controlam alguma função, como a hídrica por exemplo;
  • Os sensores que monitoram a iluminação, a temperatura ou detectam a presença e a movimentação.

Através desse sistema, a aplicabilidade da Domótica é passível de personalização de acordo com as necessidades dos usuários, podendo atender os requisitos de segurança, acessibilidade, sustentabilidade, praticidade e conforto etc.

Tipos de Automação Residencial

Agora que sabemos como funciona o sistema de automação de uma edificação, podemos conhecer os principais tipos usados.

Controle de Iluminação

Controlar as funções relativas à iluminação tende a trazer conforto, segurança e até mesmo economia para a residência.

Além disso, o controle das funções de iluminação contribui com o Design de Interiores pois pode ser utilizado no projeto como uma forma de valorizar os ambientes.

iluminação automação residencial
Os sistemas de iluminação são importantes para o conforto e a segurança dos usuários

Como todo o sistema de automação, os que controlam a incidência de iluminação podem ser instalados por cômodos e monitorados a distância pelo usuário. Os mais usados são os que funcionam via teclados (keypads).

Controle de temperatura

Geralmente estão relacionados com o gerenciamento do sistema de ar-condicionado e de aquecimento. Assim como o sistema de iluminação, podem ser instalados por ambientes.

Estes sistemas podem ainda sofrer programação que faça com que eles sejam ligados ou desligados de forma automática a medida em que o ambiente atinja determinada temperatura.

automação residencial temperatura
O controle da temperatura de um ambiente é importante para questões de conforto térmico

Também é comum aliar os controladores de temperatura com o sistema de cortinas e persianas automatizadas, estas podem ser abertas ou fechadas controlando a incidência de luz solar de um ambiente e ainda garantir a privacidade.

Controle da Segurança

Novamente, assim como os outros sistemas, o sistema de segurança pode ser facilmente gerenciado a distância, sendo inclusive o sistema mais requisitado por garantir trazer mais conforto aos usuários que viajam ou passam muito tempo fora de casa.

segurança e monitoramento
O sistema de segurança pode ser controlado a distancia por meio de câmeras de monitoramento em tempo real

Para integrar este gerenciamento, os principais sistemas usados são: as câmeras que auxiliam no monitoramento residencial, os sensores de movimento, podem ser instalados tanto nos ambientes quanto em janelas e portas e as fechaduras inteligentes (smart locks) que controlam o acesso dos habitantes e das visitas na residência.

Além de realizar o controle da entrada e saída de pessoas, o sistema Smart Lock pode ainda monitorar e bloquear os acessos em determinados horários estabelecidos pelo morador.

A integração de todos estes sistemas contribui para o gerenciamento da segurança da edificação trazendo mais conforto para os usuários.

Controle sonoro

O sistema de controle sonoro normalmente funciona em conjunto com o Home Theater. Através do uso de equipamentos de áudio e vídeo é possível controlar o som ambiente individualmente, regulando o volume sem estar próximo do aparelho.

home theater e automação residencial
O Home Theater pode ser considerado o elemento central do sistema sonoro de uma edificação

Também é possível sincronizar as funções do Home Theater com outros sistemas como o de iluminação, temperatura e controle das cortinas, transformando o ambiente em uma espécie de cinema.

Controle do Sistema Hídrico e Energético

Como já dito anteriormente, os sistemas de automação residencial podem contribuir de maneira significativa para a redução de gastos desnecessários com água e energia, contribuindo desse modo para tornar a edificação mais sustentável.

Os sistemas de controle hídrico tendem a identificar vazamentos de água, emitindo um alerta e desativando de forma automática o registro de água ao constatar alguma irregularidade.

esquema de automação hidrico
Exemplo esquemático do funcionamento de um sistema de automação hídrico

Estes sistemas normalmente são instalados em canos ou áreas onde ocorram prováveis vazamentos, como nos banheiros.

Eles também podem ser instalados com o intuito de controlar a quantidade de água consumida em locais específicos, como em áreas verdes.

jardins sendo irrigados
Os sistemas hídricos tendem a ser uteis para controlar a quantidade de água usada em áreas verdes

Os sistemas de controle energético usualmente estão associados a outros sistemas como o de controle de temperatura e de iluminação.

Outros dispositivos

Existem diversos outros dispositivos que fazem parte do sistema de automação residencial, dentre eles é valido destacar:

  • Sensores de detecção de fumaça, que podem detectar focos de incêndio;
  • Tomadas inteligentes, relacionadas a sistema de controle energético;
  • Chuveiros inteligentes, relacionadas a sistema de controle energético e hídrico;
  • Medidor da qualidade do ar;
  • Aquecimento de pisos;
  • Irrigação da plantação, que podem ser em jardins ou outras áreas verdes;
  • Entre outros.

Quanto custa um projeto de Automação Residencial?

Uma dúvida bastante comum sobre a adoção da Automação Residencial é o quanto ela pode custar. Este custo depende das necessidades que o usuário está buscando implementar em seu projeto residencial.

preço automação residencial
O preço de um projeto de automação residencial pode variar dependendo do que o usuário está buscando

Geralmente, um projeto de automação considerado simples pode vir a custar a partir de R$ 3 mil reais. Um projeto mais elaborado contando com maior número de equipamentos e sistemas que incluem iluminação, cortinas e persianas, sistema sonoro, televisão, circuito de câmeras e outros pode sair por volta de R$ 15 a 20 mil reais.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o conceito e a importância da automação residencial nos projetos de arquitetura, entendendo seus benefícios, os seus principais tipos, bem como ocorre o funcionamento de seus sistemas.

Também foi possível observar por meio de alguns exemplos de projetos existentes que a adotam, como se dá seu funcionamento e que benefícios ela pode ofertar dependendo das necessidades de cada residência.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da realização da Automação Residencial, entendo suas tipologias básicas e como ela pode melhorar a qualidade de vida dos usuários, através da otimização de funções que trazem conforto e praticidade.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos que abordam este tema, sendo fundamental observar os principais aspectos que a caracterizam e como eles podem ser aplicados em determinado projeto de acordo com suas necessidades.

Se você quer aprender mais sobre Automação Residencial ou outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.