O que é levantamento topográfico?

O levantamento topográfico consiste em um ato de representar através de mapeamento todos os aspectos da superfície de um solo, servindo para medir e informar características aplicáveis ao relevo de um determinado terreno.

Realizar o levantamento topográfico é importante no momento de projetar e construir uma edificação, pois o estudo da topografia de um terreno fornece informações importantes relativas ao tipo de terreno escolhido, sendo útil durante a elaboração do projeto arquitetônico e desenvolvimento da construção.

Exemplo de projeto residencial que aproveita a topografia do terreno e o levantamento topgrafico
O levantamento topográfico auxilia no desenvolvimento dos projetos arquitetônicos

Em razão disso, é importante que Arquitetos saibam como é realizado o levantamento topográfico, entendendo sua importância, os tipos de levantamento que podem ser produzidos, bem como as tipologias de terreno existentes.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância de realizar o levantamento topográfico?

Como dito anteriormente, o levantamento topográfico é a análise descritiva de um determinado terreno, consistindo em um conjunto de operações cujo objetivo é definir as dimensões, os desníveis e a presença de obstáculos na superfície de um terreno.

O levantamento topográfico funciona como uma base para o planejamento de um projeto e de sua construção, por isso é parte fundamental das etapas de uma obra.

Nesse sentido, ele vem sendo cada vez mais exigido por órgãos governamentais, a fim de que se tenha um melhor encaminhamento dos projetos, evitando possíveis erros, gastos desnecessários de materiais e descumprimento das legislações atuais.

levantamento topográfico em realização
Levantamento topográfico sendo realizado

Entender como funciona o levantamento topográfico e suas características em um determinado terreno pode ser útil para nortear algumas decisões a serem tomadas na construção.

Por exemplo, algumas dessas decisões podem envolver: o cálculo da taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, otimização de sistema de abastecimento hídrico, escolha da fundação a ser utilizada, dentre outros fatores.

Desse modo, realizar o levantamento topográfico previamente contribui para o bom andamento do processo construtivo, sendo uma etapa essencial que tem impacto na construção como um todo.

Os levantamentos topográficos são utilizados para diversos fins e suas características variam e dependem do tipo de projeto. De um modo geral seus objetivos são:

  • Analisar o relevo de um terreno;
  • Demarcar os limites de um terreno;
  • Dimensionar a área, a localização e o posicionamento de um terreno;
  • Localizar obstáculos tais como: rochas, árvores, postes e outros;
  • Analisar elementos que já existem, identificando problemas no sítio;
  • Determinar os limites e recursos pertencentes a determinado tipo de solo;
  • Propiciar informações relevantes sobre o terreno que terão influência no projeto arquitetônico e complementares;
  • Dentre outros.

Tipos de levantamento topográfico

Agora que sabemos a importância e alguns dos objetivos da realização do levantamento topográfico, podemos entender quais os tipos existentes.

O levantamento topográfico se divide em três tipos, sendo eles:

Planimétrico

Conhecido também por planimetria, esse tipo se caracteriza por descrever o terreno horizontalmente, calculando as distâncias entre os pontos e as dimensões da área.

o levantamento planimétrico é um dos tipos de levantamento topográfico
Exemplo de projeto de levantamento planimétrico

Sua função principal é determinar os limites de um terreno, ele é um levantamento bidimensional.

Altimétrico

Se caracteriza por definir as alturas de um terreno, registrando o seu grau de declividade através de cálculos relacionados ao relevo natural ou artificial.

o levantamento altimétrico é um dos tipos de levantamento topográfico
Exemplo de representação altimétrica

Sua função principal é representar o relevo de uma área determinada, por isso trata-se de um levantamento tridimensional.

Planialtimétrico

É a junção dos dois tipos citados acima, trazendo informações a respeito da diferença de nível do terreno. Ele permite medir as projeções tanto horizontalmente quanto na diferenciação das alturas do relevo.

o levantamento planialtimétrico é um dos tipos de levantamento topográfico
Exemplo de projeto de levantamento planialtimétrico

Dessa forma, permite um estudo mais apurado dos aspectos do terreno.

O que deve ter em um levantamento topográfico?

Já que conhecemos os tipos existentes de levantamentos topográficos, chegou o momento de saber o que deve constar em um levantamento topográfico.

Antes de entender o que deve ter em um levantamento topográfico, é importante saber que o tipo mais indicado a ser realizado varia de acordo com a tipologia de projeto. Geralmente se tratando de construções e reformas o levantamento planialtimétrico é o mais indicado.

É importante ainda que o levantamento topográfico procure manter as curvas de níveis separadas em no mínimo meio em meio metro. Lembrando que essa informação depende do tipo de projeto que será realizado.

Além dessas observações, o levantamento topográfico deve obrigatoriamente conter informações referentes a construções já existentes, presença de árvores e obstáculos como postes, meio fios, rochas e outros. Também há necessidade de analisar o entorno.

projeto de levantamento topografico
Exemplo de projeto de levantamento topográfico com mapeamento de vegetação

A verificação de todos esses aspectos são cruciais no momento da preparação do levantamento topográfico e servirá para orientar a elaboração do projeto arquitetônico e complementares e nas próximas etapas da construção.

Tipos de terreno

O levantamento topográfico é uma das ferramentas utilizadas nos conceitos da Topografia, essa por sua vez estuda os aspectos naturais e artificiais da superfície de um terreno.

A topografia estuda porções menores de terra e seu uso está relacionado a atividades inerentes ao campo da construção civil.

Nesse sentido, é considerável entender que existem diferentes tipos de terrenos que são classificados de acordo com as suas características topográficas.

No momento de realizar a compra de um terreno ou na elaboração de um projeto de arquitetura essas características podem influenciar na valorização da terra e consequentemente da edificação.

Portanto, é necessário conhecer os três tipos de terrenos existentes:

Terreno aclive

Esse tipo de terreno é caracterizado por áreas que possuem um plano declivoso inclinado para cima, nos quais ao iniciar sua frente, o solo sobe em direção ao fundo, logo ao estar de frente para sua área é possível ver um morro.

terreno aclive
Representação em corte de terreno em aclive

Os terrenos em aclive são vantajosos para criação de diversificados tipos de construções, as quais podem destacar a fachada, sua inclinação também pode ser usada para fins paisagísticos como o cultivo de jardins.

Terreno declive

Ao contrário do terreno aclive, esse tipo é caracterizado por possuir a inclinação abaixo do nível da rua cujo solo desce em direção ao fundo.

terreno declive
Representação em corte de terreno em declive

Suas vantagens principais são que ele pode atribuir ao projeto uma estética mais apurada e valorizar a vista.

Terreno plano

Um terreno plano, como o próprio nome sugere é um terreno cujo a maior totalidade do lote está no mesmo nível da rua.

Representação em corte de terreno plano

Ele oferece maior liberdade para executar projetos arquitetônicos, não exigindo métodos construtivos complexos durante a execução da obra. Além disso, ele também oferece menor gastos já que dispensa o uso de terraplanagem e muros de arrimo.

Métodos usados na preparação do terreno

Depois de realizar o levantamento topográfico é hora de realizar a preparação do terreno para receber a futura edificação.

Por este motivo é importante entender quais são os métodos fundamentais usados na preparação do terreno, estes normalmente são:

Limpeza do terreno

A limpeza do terreno se divide em dois tipos: a limpeza de vegetação e de materiais desnecessários.

A limpeza das vegetações reúne as ações necessárias que visam retirar a camada menosprezadas de vegetação da superfície, estas podem ser composta por matos, plantas ou arbustos variados e arvores. No caso da retirada de árvores é necessária autorização e orientação da prefeitura.

Por sua vez, a limpeza dos materiais envolve atividades que tem relação com a demolição de construções antigas, remoção de pedras e entulhos em geral.

terreno sendo limpo
Exemplo de limpeza sendo realizada em um terreno

As vezes pode ser necessário realizar um projeto de demolições caso exista interesse em manter parte de construções antigas no terreno. Tudo isso deve ser avaliado em conjunto durante o planejamento da obra.

No momento de realizar a limpeza do terreno é recomendado que se contrate uma empresa que possua especialização nesta atividade.

Movimentação de terra ou terraplanagem

A terraplanagem busca transformar o terreno em uma área plana ou platô. O tamanho e altura deste platô deve ser corretamente dimensionado para que fique de acordo com o projeto.

terraplanagem no terreno
Processo de terraplanagem em um terreno

Para tornar terrenos em aclive em terrenos planos é preciso fazer um corte no terreno, usando uma escavadeira para retirar a camada de terra necessária. Em caso do terreno ser demasiado inclinado se orienta a avaliação da necessidade de usar muro de arrimo.

terraplanagem corte
Representação gráfica de terraplanagem usando corte no terreno

Da mesma maneira, para transformar terrenos em declive em terrenos planos é preciso fazer um aterramento visando alcançar o nível desejado, para isso se deve espalhar e compactar a terra até que seja suficiente para tornar o solo plano.

terraplanagem aterro
Representação gráfica de terraplanagem usando aterro no terreno

Em alguns casos é necessário efetuar ambos os processos em um mesmo terreno. Este processo é conhecido como corte e aterro ou seção mista, sendo é preciso remover material de uma parte do terreno e aterrar outra.

terraplanagem corte e aterro
Representação gráfica de terraplanagem usando seção mista no terreno

Apesar dos benefícios da terraplanagem para os projetos, é importante salientar que uma Arquitetura realmente eficiente deve buscar fazer com que o projeto sempre se adapte ao terreno e não o contrário.

Obviamente, existem situações nas quais há necessidade de modificar o terreno para um maior aproveitamento do projeto.

Porém, na maioria das vezes os profissionais tendem a querer modificar o terreno antes mesmo da realização do projeto sem ao menos fazer uma avaliação posterior dele.

As movimentações de terra podem ser evitadas caso o projeto seja concebido avaliando o terreno como um todo, o próprio pode oferecer informações e inspiração que definam um partido arquitetônico interessante.

Estádio olímpico de Munique
O Estádio Olímpico de Munique é um exemplo interessante de projeto que se adapta ao terreno

Além disso a terraplanagem é uma atividade que pode tornar a obra mais cara e acarretar problemas como erosões e deslizamentos.

Por este motivo, o recomendado é realizar uma análise completa do terreno, antes de iniciar o projeto, avaliando a necessidade de alterar as curvas de níveis, as alturas e o relevo, bem como a necessidade de planificar a área.

Através disso, torna-se possível tirar proveito de aspectos existentes no próprio sítio, que podem ser usados na composição do partido arquitetônico, além da preservação de elementos que podem valorizar a arquitetura.

Além disso, a avaliação dessas características visa auxiliar nas questões relativas à Sustentabilidade, sendo um ponto importante a ser levado em consideração.

Sondagem do solo

A sondagem serve para avaliar as características e resistências pertencentes a determinado tipo de solo, sendo um processo importante para a escolher o melhor tipo de fundação evitando futuros problemas.

sondagem do solo é uma etapa do levantamento topográfico
Processo de sondagem do solo

O método mais utilizado é o SPT, que realiza perfurações no solo para retirar amostras que serão analisadas e depois emitir um laudo técnico a respeito do tipo de solo presente no terreno.

Rebaixamento do lençol freático

Em terrenos presentes nas regiões litorâneas onde as águas ficam próximas da superfície, pode ser necessário fazer um rebaixamento do lençol freático, este processo consiste em na instalação de bombas d’agua que realizarão a sucção da água existente abaixo do solo.

rebaixamento do lençol freatico esquema
Esquema ilustrativo que demonstra o processo de rebaixamento do lençol freático

O que é muro de arrimo e quais os principais tipos?

O muro de arrimo ou parede de contenção é uma estrutura volumétrica composta por blocos, sendo muito utilizadas em terrenos aclive ou declive.

Essa estrutura que possui dupla funcionalidade que são: o isolamento do terreno, ajudando a segurar encostas e auxílio na prevenção de erosões, facilitando a recuperação de áreas degradadas e aumentando a segurança da área e da construção.

Existem diversos tipos de muros de arrimo, neste artigo explicaremos dois tipos predominantes.

Muros por gravidade

São estruturas que neutralizam as forças horizontais usando seu peso próprio. Geralmente, são usados para conter pequenos e médios desníveis, inferiores a 5 metros. Podem ser feitos com pedras, concreto armado, gabiões e até mesmo pneus.

muro de contenção por gravidade
Exemplos ilustrativos de tipos de muros de arrimo por gravidade

Muros por flexão

Os muros de flexão se diferenciam dos muros de gravidade por resistirem as forças de flexão usando também o seu peso próprio. Possuem um custo maior de produção e altura limitada a 5 metros.

muro de arrimo de flexão
Exemplo ilustrativo do funcionamento de um muro de arrimo por flexão

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender a importância de realizar o levantamento topográfico e as etapas que o envolve, entendendo os objetivos de realizá-lo, os seus tipos principais, bem como a tipologia topográfica que compõe os terrenos.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da realização do levantamento topográfico, entendo a respeito dos tipos de terreno e das necessidades de cada um.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos que abordam este tema, sendo fundamental observar os principais aspectos que o caracterizam o tipo de terreno a ser utilizado.

Se você quer aprender mais sobre levantamento topográfico ou outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.