O que é Partido Arquitetônico?

O Partido Arquitetônico é composto por técnicas utilizadas no projeto para alcançar os objetivos nele existentes. Ou seja, é a união de um conjunto de parâmetros e diretrizes utilizados por arquitetos e urbanistas durante a realização do Projeto Arquitetônico.

As diretrizes fazem parte do planejamento do projeto, com isto, o arquiteto tem uma noção maior do seu objetivo e do que é necessário realizar para sua conclusão. Na diretriz, o arquiteto estabelece o que é proposto, como por exemplo se o espaço será multifuncional, público ou privado, se terá áreas verdes, entre outros fatores.

Em relação aos parâmetros do Partido Arquitetônico, estes consistem em diversos estudos realizados para a melhor execução do projeto, são eles:

Todos estes estudos realizados fazem parte do Partido Arquitetônico, cada um se complementa, tendo por finalidade a concepção de um espaço bem estruturado, com as funcionalidades, necessidades, beleza e conforto presentes no projeto.

Exemplo de um Partido Arquitetônico
Exemplo de um Partido Arquitetônico

Como esse artigo está estruturado

Qual a Diferença entre Partido Arquitetônico e Conceito do Projeto?

Muitas pessoas costumam confundir o Partido Arquitetônico com o Conceito, porém os dois possuem significados distintos.

Conceito

Ao falar sobre o conceito de um projeto arquitetônico, está falando na verdade, sobre a ideia desejada para o projeto, o pensamento do arquiteto, a sua opinião de forma mais abstrata, da construção em andamento.

Imagem representativa do Conceito
Imagem representativa do Conceito

Ao analisar o Terminal TWA, Aeroporto John F. Kennedy, o qual localiza-se em Nova York, Estados Unidos, nota-se que o arquiteto Eero Saarinen realizou um projeto com inspiração no formato de um pássaro, como se fosse uma asa-de-gaivota, esta inspiração é o conceito do projeto.

O Conceito de Eero Saarinen foi a criação de um projeto que possui a ideia de voo, com a utilização de curvas, fazendo com que os espaços do projeto fluíssem de um lado para o outro.

Foto do Terminal TWA, Aeroporto John F. Kennedy, o qual localiza-se em Nova York, Estados Unidos
Foto do Terminal TWA
  • Partido Arquitetônico

Partido Arquitetônico

É composto por técnicas implantadas no Projeto de Arquitetura e Urbanismo para que a construção obtenha uma maior funcionalidade, juntamente ao conforto, para que conclua-se seu objetivo.

Geralmente o Partido Arquitetônico realiza-se por maquetes, desenhos e diagramas para expressar da melhor forma o que se está estudando e obter um melhor empenho nas análises.

O Partido Arquitetônico não é abstrato como o Conceito, é necessário nele prestar mais atenção, analisar e estudar os parâmetros necessários.

Para a sua realização, pode-se utilizar softwares de arquitetura com ferramentas BIM. Sua metodologia extremamente tecnológica, torna a execução do Projeto, incluindo o Partido Arquitetônico, mais fácil e rápida. Entre vários softwares, o Revit (Autodesk) e o ArchiCAD (Graphisoft) são os mais utilizados.

Imagem de uma etapa do Partido Arquitetônico
Imagem de uma etapa do Partido Arquitetônico

O Terminal TWA analisado no tópico anterior em relação ao seu conceito, possui como Partido Arquitetônico a sua estrutura de concreto armado, as escolhas dos grande painéis de vidro que foram estudados para possuir a melhor localização de acordo com a incidência solar, o programa do terminal, entre outros parâmetros.

Interior do Terminal TWA com seu grande painel de vidro
Interior do Terminal TWA com seu grande painel de vidro 

O Partido Arquitetônico faz parte de técnicas utilizadas para desenvolver este projeto como um todo, desde o estudo do seu terreno, e do que acontecerá internamente no edifício, até sua estrutura.

Como Desenvolver um Partido Arquitetônico?

Como já explicado anteriormente, o Partido Arquitetônico contém parâmetros com o intuito de tornar o projeto funcional, sustentável, confortável, buscando atender ao objetivo do espaço.

Com isso, para a realização do Partido Arquitetônico, seguem-se diferentes parâmetros, estes com muita atenção e cuidado, pois influenciarão no resultado final do projeto, seja ele de arquitetura ou urbanismo.

Terreno

O estudo do terreno onde haverá a implantação do projeto arquitetônico e urbanístico é importante para que se conheça aquele espaço, sua topografia, o acesso até o local, se há alguma vegetação no terreno (analisando se é uma vegetação nativa) e outros cuidados que devem ser realizados na área.

Levantamento Topográfico, o qual é uma das etapas do Partido Arquitetônico
Levantamento Topográfico

Finalidade

Quando se fala da finalidade do projeto, significa o que se espera para aquele espaço. Há a necessidade de pensar qual o objetivo do projeto, por exemplo, se ele se tornará residencial ou comercial, privado ou público, quantas pessoas frequentarão o espaço, ou seja, fatores que influenciam no projeto. Pensar em como o projeto será e quais serão seus usos.

Mapa esquemático com a finalidade de um projeto urbanístico
Mapa esquemático com a finalidade de um projeto urbanístico

A partir da decisão da finalidade do projeto, torna-se mais fácil posteriormente a execução do programa do mesmo, seja o projeto arquitetônico ou urbanístico. Com a finalidade, o projeto começa a se direcionar e ganhar forma.

Implantação

A implantação do projeto é influenciada pelo estudo do terreno, e para a sua realização é necessário estudar a posição do norte, a iluminação natural da área, a ventilação, os acessos, os recursos ambientais, recuos necessários, entre outros fatores, de acordo com cada projeto.

Planta de Implantação, considerada parte importante do Partido Arquitetônico
Planta de Implantação

Programa

Para realizar o programa do projeto, deve levar em consideração a finalidade do mesmo. Sabendo de outros dados do projeto, como a finalidade, o arquiteto consegue programar da melhor forma a organização do espaço criado, como o número de cômodos necessários, banheiros, e outras necessidades existentes no respectivo projeto.

O programa varia de acordo com cada estilo de projeto e seu objetivo, por isso também a importância do estudo e análise do local, das reuniões com o cliente e o entendimento do que acontecerá no espaço futuramente construído, compreender se é um espaço multiuso ou uma casa unifamiliar, por exemplo.

A partir da compreensão do que acontecerá no espaço, cria-se seu programa. Ou seja, tudo o que é necessário haver no projeto para funcionar da melhor forma, com funcionalidade e com o conforto.

Programa de um espaço multiuso, o qual é uma etapa do Partido Arquitetônico
Programa de um espaço multiuso

Conceitos

A partir do conceito do projeto, há a determinação da sua ideia e a linha de construção para a criação do projeto arquitetônico ou urbanístico. Dessa forma, pode-se dizer que no conceito cria-se a ideia do formato do projeto e o que o projeto pretende transmitir aos seus frequentadores.

Croqui de Niemeyer e projeto finalizado do Congresso Nacional utilizado para entender o significado do conceito
Croqui de Niemeyer e projeto finalizado do Congresso Nacional

Acima, por exemplo, mostra-se a obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa onde o conceito faz parte da ideia da construção de uma “cidade ideal”. Os profissionais tinham como objetivo que as pessoas se espantassem com a singularidade da obra.

Legislação

É a partir da legislação da área que se determina fatores relevantes para o projeto, como por exemplo os recuos nele existentes. Dessa forma, o arquiteto deve pesquisar sobre os códigos e leis ambientais da área do seu projeto, descritos pelos órgãos responsáveis.

Planta Baixa, ilustrando as cotas e o recuo do projeto
Planta Baixa

A partir da planta baixa acima, nota-se o recuo de 1,50m do muro de divisória do terreno com a casa construída. Para determinar a distância do recuo necessário dentro de um projeto, é necessário averiguar as lei municipais que incidem sobre determinada região da cidade , devendo o arquiteto respeitar todos os itens estipulados.

Sistemas Construtivos 

Para a determinação dos sistemas construtivos, é necessário saber a necessidade e objetivo de cada projeto. Nesta etapa, há a escolha dos materiais que farão parte da estruturação do projeto arquitetônico ou urbanístico.

Existem vários tipos de sistemas construtivos, como:

Alvenaria de Vedação ou Convencional

Este é o sistema construtivo mais utilizado no Brasil, por não precisar de mão de obra qualificada. As edificações de Alvenaria de Vedação ou Convencional são compostas por vigas pilares e lajes de concreto armado, estes com o objetivo de estruturar o edifício. A alvenaria é utilizada para a vedação e separação dos ambientes.

Foto de uma construção composta por Alvenaria de Vedação ou Convencional
Foto de uma construção composta por Alvenaria de Vedação ou Convencional

Alvenaria Estrutural

Na alvenaria estrutural, as paredes geram a sustentação da edificação, unindo-se na vedação e na estruturação.

Este sistema construtivo é composto por blocos cerâmicos ou de concreto, e é necessário cuidado ao efetuar qualquer reforma na construção, para que não ocorra acidentes, já que as paredes fazem parte da estrutura.

Para edifícios maiores que quatro pavimentos, é necessário a utilização de barras de aço com os blocos de alvenaria estrutural.

Edifício composto pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural
Edifício composto pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural

Steel Frame

O Steel Frame é composto por perfis de aço galvanizado e seu fechamento acontece com o uso de placas cimentícias, de madeira ou drywall.

Steel Frame faz parte de um sistema industrializado e racionalizado, possui como vantagens fatores como a agilidade ao construir, menor custo e limpeza no canteiro de obras, porém ao mesmo tempo possui desvantagens, como a complexidade para achar mão de obra especializada e o limite de pavimentos.

Edifício composto executado com Steel Frame.
Edifício composto executado com Steel Frame

Wood frame

Semelhante ao steel frame há o Wood frame, no lugar dos perfis de aço galvanizado há a utilização de perfis de madeira, geralmente perfis de reflorestamento.

Dentre suas vantagens está a agilidade na construção e seu baixo custo, porém ao mesmo tempo possui como desvantagem a mão de obra especializada e os limites de pavimentos e cuidados com impermeabilização.

Utilização do Wood Frame no edifício. A escolha do sistema construtivo faz parte do Partido Arquitetônico do projeto.
Utilização do Wood Frame no edifício

Forma e Volume

Ao decorrer deste estudo, há a evolução da forma e do volume do projeto, posicionando-o da melhor maneira, de acordo com os estudos ja realizados, como o de incidência solar e ventilação.

A partir de outros fatores, como o conceito, a legislação, o terreno, o programa e finalidade do projeto, ocorrerá o estudo do volume e da forma do edifício, buscando suprir os objetivos necessários, levando em consideração o entorno e o melhor para a construção.

Estudo da Forma e Volume de um edifício
Estudo da Forma e Volume de um edifício

Flexibilidade

A flexibilidade é um fator importante para o projeto, levando-se em consideração que poderá haver mudanças e adaptações fundamentais durante a realização do projeto e da execução da obra.

Imagem ilustrando a diferença entre o projeto e a realidade. A flexibilidade é uma parte importante do Partido Arquitetônico
Imagem ilustrando a diferença entre o projeto e a realidade

Acima, há um exemplo de flexibilidade, nota-se do lado esquerdo no projeto de design de interiores os espaços renderizados e do lado direito, eles executados.

Apesar do projeto se referir a um projeto de design de interiores, com interferências mínimas, como a caixa de madeira colocada no primeiro projeto e o armário modificado no segundo, nota-se que as vezes interferências são necessárias, isso pode acontecer também no projeto de arquitetura e urbanismo durante sua execução.

A realização dos parâmetros apresentados interfere muito ao realizar um projeto, seja ele arquitetônico ou urbanístico. Dessa forma, devem ser feitos com cautela, por um profissional capacitado, para que o resultado final do projeto seja o esperado.

Partido Arquitetônico Integrado ao Entorno

A integração do Partido Arquitetônico com o entorno é de grande importância não só para o respectivo projeto que está sendo realizado, mas também por todos que frequentam a vizinhança.

Toda e qualquer construção interfere de alguma forma no entorno, por isso é fundamental o estudo do Partido Arquitetônico integrado com a redondeza, dessa forma, os dois serão beneficiados.

Para o estudo do entorno torna-se preciso estudar tópicos como:

Aspectos ambientais

Ao analisar os Aspectos Ambientais do local, levanta-se dados como a vegetação existente na área, a fauna, o relevo, a orientação solar, o clima, a direção da ventilação e o nível de umidade do ar. Buscando orientar o projeto na sua integração com as condições do local.

Imagem ilustrativa de estudo dos Aspectos Ambientais
Imagem ilustrativa de estudo dos Aspectos Ambientais

Dados históricos

A procura pelos dados históricos da área é composta pelas informações históricas de uso e ocupação do solo da vizinhança, incluindo até mesmo o terreno onde localiza-se o projeto. Este estudo permite ter conhecimento do que há no entorno e como se organizam.

Com este estudo, é possível analisar se a área é mais residencial, comercial, se há áreas verdes e edifícios altos ou baixos. A partir dele, há a possibilidade de entender um pouco melhor a história do local e sua composição.

Mapa de Uso e Ocupação do Solo
Mapa de Uso e Ocupação do Solo

Aspectos antrópicos

Os Aspectos Antrópicos fazem parte das ações do homem realizadas durante o tempo. No Partido Arquitetônico, eles são uma análise de complementação dos dados históricos, buscando entender o que foi realizado na área com o passar do tempo.

Nele há a análise mais profunda do uso e da ocupação do solo, os diferentes acessos ao terreno onde haverá a construção, a quantidade de vegetação no entorno, se há espaço de vegetação nativa, entre outros fatores.

Estudos da área onde será realizado o projeto
Estudos da área onde será realizado o projeto

A extensão da área estudada depende da necessidade e tipo de cada projeto e o quanto ele influencia no seu entorno.

Análises morfológicas

As Análises Morfológicas realizam o reconhecimento da paisagem urbana da região, ou seja, estudam como os edifícios estão posicionados em seus terrenos, como são, qual estilo arquitetônico possuem de modo geral, se há morros ou outros acidentes geográficos na vizinhança, entres outros fatores, observando o entorno.

Relação das construções com o entorno
Relação das construções com o entorno

Tópicos como estes têm sua importância para entender melhor o que acontece no local, assim é possivel saber sobre o clima, relevo, a geografia, a história da vizinhança, quais os tipos de construções naquela área, a disposição da ocupação dos terrenos, entre outros fatores importantes para o projeto e para o entorno.

Cada parte dos estudos se complementam e se aprofundam. Com a integração do Projeto Arquitetônico com o entorno da área, há maior funcionalidade, harmonia, integração e conectividade no local.

Conclusão

Nota-se que o Partido Arquitetônico possui grande influência durante e após a execução do Projeto Arquitetônico, pois é a partir dele e de outros fatores que são decididas as melhores medidas para o projeto em andamento e para a vizinhança existente.

Dessa maneira, é necessário conhecimento, cuidado e atenção para a sua realização. O profissional deve estar capacitado para que o partido seja feito da melhor maneira, já que ele envolve diferentes parâmetros e estudos.

Para realizar um Projeto de Arquitetura com mais confiança, os profissionais devem procurar cursos para se aprofundar, melhorando seu desempenho no mercado. Para isso, você pode contar com a Projetou que possui mais de 70 cursos de arquitetura, design de interiores e engenharia por apenas R$ 9,90/Mês*.