O que é Lighting Design?

O Lighting Design é a elaboração de projetos de iluminação visando a junção da estética com a funcionalidade da luz. Através deste método, atribui-se valor e conforto aos espaços, utilizando recursos de luz e sombra.

Esta tendência tem se tornado cada vez mais conhecida e utilizada no mercado da arquitetura e do design de interiores. Os profissionais estão desenvolvendo um olhar crítico para a iluminação dos espaços.

O objetivo do projeto de iluminação realizado nos ambientes está em gerar, a partir da luz, resultados visuais, que proporcionam conforto, beleza e funcionalidade ao local, trazendo espaços únicos e singulares. Estes resultados são proporcionados através do tipo de iluminação utilizada, sua potência e localização.

Projeto com destaque para o lighting design.
Projeto com destaque para o lighting design

Como este artigo está estruturado

Capacitação em Lighting Design

Como o lighting design tem se tornado um método cada vez mais conhecido e aplicado aos projetos, os profissionais buscam saber mais sobre o mesmo e o tipo de capacitação necessária para trabalhar com projetos de iluminação.

Para realizar o lighting design em um projeto, não há uma regulamentação específica de lighting designer, dessa forma, se o profissional possuir graduação em Arquitetura ou Design de Interiores, ele já pode trabalhar, analisando e estudando os espaços, planejando sua iluminação.

Como uma forma de adquirir maior conhecimento na área, os profissionais estão a procura de cursos de especialização, ou até mesmo cursos livres, que possuam uma carga horária reduzida. Dessa forma, aumenta-se a capacitação e segurança do profissional.

Imagem representativa do estudo de um projeto de lighting design.
Imagem representativa do estudo de um projeto de lighting design

Trabalho do Lighting Designer

O trabalho de um Lighting Designer tem por objetivo efetuar soluções de iluminação, pensando no conforto visual, na funcionalidade, no estilo do ambiente e nas características e comportamentos de quem residirá no respectivo espaço, buscando trazer somente benefícios aos clientes.

Para que esse trabalho seja efetuado, é necessária muita capacitação e estudo, utilizando planejamento adequado para obter os melhores resultados, associando o lado técnico ao humano no momento da execução do projeto de lighting design.

Ao realizar o projeto de iluminação, há a consideração das aberturas, onde acontecerá a entrada de luz natural, e os diferentes tipos de luz artificial. Ocasionando com a junção dos dois tipos de iluminação, um ambiente mais confortável, sustentável, esteticamente favorável e funcional, buscando sempre a otimização da iluminação no espaço.

Projeto onde foi implantado o lighting design.
Projeto onde foi implantado o lighting design

Quais as vantagens de um projeto de Lighting Design?

O lighting design traz aos projetos uma grande quantidade de vantagens, é por este motivo que no exterior este método já é muito conhecido e utilizado, e no Brasil sua popularidade e o número de profissionais se capacitando na área só aumenta.

A falta do projeto é visível quando a iluminação do espaço não favorece o design do ambiente e o objetivo nele existente, como por exemplo, ser um local de descanso ou trabalho. Dessa forma, a diferença é notória nos ambientes que apresentam projeto de iluminação, e suas vantagens são inúmeras.

  • Vantagens:
  • Conforto visual;
  • Distribuição de cores do ambiente;
  • Valorização estética do ambiente;
  • Personalidade;
  • Geração de emoções;
  • Setorização dos espaços;
  • Criação de cenários;
  • Otimização da iluminação natural;
  • Otimização da iluminação cênica;
  • Valorização de fachadas; 
  • Economia de energia elétrica;
  • Aumento na produtividade dos ambientes de acordo com os objetivos nele existente

Como Desenvolver um projeto de lighting design?

Ao realizar um projeto de lighting design é necessário que o profissional responsável realize um planejamento e estudo do espaço, o que já se inicia a partir do partido arquitetônico.

A realização do seu planejamento, faz com que os benefícios da iluminação sejam usufruidos e se concretizem de acordo com o objetivo de cada ambiente.

Dessa forma, ao desenvolver um projeto de iluminação, deve-se levar em consideração as preferências e os costumes do cliente, as particularidades do ambiente, seu design, qual a potência necessária e seus objetivos. A partir daí, realiza-se um projeto que leve em conta a iluminação natural e tecnológica do local.

Ambiente com diferentes tipos de iluminação.
Ambiente com diferentes tipos de iluminação

Iluminação Natural

A luz natural apresenta diferentes variações ao decorrer do dia. Isto acontece em sua intensidade e coloração, desta maneira, é importante o planejamento do espaço, começando pelo partido arquitetônico e urbanístico, buscando as melhores soluções para os ambientes.

É a partir do partido arquitetônico que estuda-se a direção solar em relação ao terreno, os espaços onde a luz será mais intensa no período da manhã e da tarde.

Sabendo-se destes fatores, ao projetar o ambiente é pensado onde devem-se localizar as aberturas no espaço e seus tamanhos. Isto acontece com o intuito de buscar conforto térmico e visual ao projeto.

Estudo da Incidência Solar no Terreno.
Estudo da Incidência Solar no Terreno

As percepções dos profissionais em relação ao nascer e pôr do sol, influenciam as decisões do projeto de lighting designer. Isso ocorre pelo fato de ser levado em consideração as emoções que a iluminação causa aos frequentadores do espaço, tornando-se assim a iluminação parte da neuroarquitetura do ambiente.

Diferentes temperaturas de iluminação influenciam e impactam de diferentes formas os frequentadores do local, proporcionando diferentes sentimentos e transmitindo diferentes estímulos para as pessoas, como bem-estar, foco ou descanso.

Estes estímulos influenciam no cotidiano dos residentes, podendo ser de forma positiva ou negativa. O ponto negativo acontece, por exemplo, ao colocar uma luz quente em um escritório, transmitindo sentimento de descanso, deixando o profissional menos disposto para trabalhar, ao invés de transmitir foco, causado pela luz fria.

Dessa forma, pode-se utilizar cores mais frias na iluminação para simular o início do dia, ocasionando assim um comportamento mais disposto no local, e luzes mais quentes para simular o final do dia, trazendo conforto e descanso para quem ali reside.

Iluminação Natural.
Iluminação Natural

Temperatura de Cor

Quando analisados estes fatores, é necessário compreender a importância do que é a temperatura de cor. Esta determina-se de acordo com a aparência da cor que um corpo negro hipotético emite em diferentes temperaturas.

Com isso, a temperatura que é medida em Kelvin (K), ao apresentar 3000K emitirá uma luz amarelada (cor quente), e ao apresentar um corpo aquecido até 7000K, emitirá ao ambiente um cor mais azulada, denominada luz fria.

Estas diferentes temperaturas existentes, têm como referência a iluminação natural, causada pelos efeitos do sol nos diferentes horários do dia, transmitindo assim, emoções e sentimentos variados às pessoas.

Imagem representando temperatura da luz relacionada ao nascer e pôr do sol
Imagem representando temperatura da luz relacionada ao nascer e pôr do sol

Dessa forma, aconselha-se a sempre utilizar uma lâmpada com luz amarela para o ambiente, porém analisando e alterando qual a melhor temperatura de cor para o local, de acordo com as necessidades do espaço.

A Luz de LED Branca não é aconselhável ser utilizada nos ambientes, pois já foram realizados estudos que confirmaram os efeitos prejudiciais que este tipo de luz causa em pessoas e animais. Dentre estes efeitos negativos, o principal é a dificuldade ao dormir, uma vez que a luz branca reduz a produção de melatonina do corpo, hormônio responsável por regular o sono.

Iluminação Tecnológica

A Iluminação Tecnológica e o que ela causa nos ambientes, vem ganhando cada vez mais importância dentro dos projetos de arquitetura e urbanismo, independente da sua escala. Tornando-se assim, o estudo da iluminação artificial essencial para o projeto.

Pode-se dizer que as tecnologias aplicadas na iluminação estão em constante evolução. Isso mostra que a demanda do mercado da iluminação artificial está cada vez maior, proporcionando mais variedade aos clientes.

Deste modo, o lighting design utiliza tecnologias inovadoras, econômicas e sustentáveis. De forma que cada iluminação escolhida combine e supra as necessidades do espaço, do gosto do cliente e do objetivo do local criado.

Para que estes objetivos sejam cumpridos, e que haja a escolha da luz correta ao realizar a compra para o ambiente, é necessário que os profissionais possuam conhecimento nas técnicas de iluminação implantadas nos projetos.

Fazem parte dessas técnicas, os seguintes tipos de iluminação:

  • Iluminação Direta
  • Iluminação Indireta
  • Iluminação Difusa
  • Iluminação Linear
  • Iluminação de Destaque
  • Iluminação de Orientação

Iluminação Direta

Na iluminação direta, a luz possui seu direcionamento para um ponto específico. Geralmente utiliza-se para realizar este efeito, spots, abajures, luminárias e pendentes, que realizem foco de luz sobre algum objeto ou espaço.

Costuma-se utilizar este método em objetos, salas, quartos, escritórios, consultórios médicos, em bibliotecas, para proporcionar a leitura de maneira mais confortável e fácil, gerando através do foco a iluminação necessária para o leitor, entre outros locais, de acordo com cada projeto, sua necessidade e design utilizado.

Iluminação Direta, o qual é um tipo de sistema utilizado no Projeto de lighting design.
Iluminação Direta

Iluminação Indireta

Ao contrário da luz direta, a iluminação indireta possui como objetivo iluminar uniformemente, direcionando o fluxo luminoso para superfícies, onde refletem-se e se espalham no ambiente.

Este tipo de iluminação proporciona um ambiente mais intimista, pelo fato de serem menos invasivas e mais confortáveis visualmente.

As fitas de LED têm sido muito utilizadas para realizar iluminação indireta, sendo instaladas em sancas, por exemplo. Este tipo de iluminação encontra-se em vários ambientes, como quartos, salas e banheiros.

 Iluminação Indireta, o qual é um tipo de sistema utilizado no Projeto de lighting design.
 Iluminação Indireta

Iluminação Difusa

A Iluminação Difusa é composta pelas luzes que possuem uma espécie de filtro colocado sobre as lâmpadas, os quais normalmente são de vidro ou acrílico. Este filtro, conhecido como difusor, retêm uma pequena porcentagem do fluxo luminoso, cerca de 20% da luz.

Este tipo de iluminação causa conforto visual e aconchego aos frequentadores do local, tornando-se muito utilizada para compor a decoração do ambiente.

Este método consegue misturar beleza com funcionalidade, iluminando de forma uniforme o local, criando-se um tipo de iluminação versátil, sendo implantada nos projetos de Arquitetura e Design de Interiores.

Iluminação Difusa, o qual é um tipo de sistema utilizado no Projeto de lighting design.
Iluminação Difusa

Iluminação Linear

A Iluminação Linear é um método realizado através de linhas de luz contínuas. Este tipo de iluminação é moderna e está sendo muito utilizada atualmente, ganhando cada vez mais espaço nos projetos de lighting design.

Com este sistema também há conforto visual aos frequentadores do espaço, além disso, cria-se aconchego e é esteticamente favorável, tornando o ambiente moderno e funcional.

Iluminação Linear, o qual é um tipo de sistema utilizado no Projeto de lighting design.
Iluminação Linear

Iluminação de Destaque

A Iluminação de Destaque, como o próprio nome já diz, busca através do faxo luminoso, destacar algum ponto específico da decoração, seja ele um objeto como um quadro, ou do ambiente, como uma parede com revestimento distinto.

Este sistema possui uma luz mais concentrada, dessa forma ela ajuda a iluminar locais como fachadas, favorecendo-as esteticamente, e destacando o que achar necessário. Dessa forma, é uma luz utilizada internamente e externamente nas construções.

Iluminação de Destaque, o qual é um tipo de sistema utilizado no Projeto de lighting design.
Iluminação de Destaque

Iluminação de Orientação

A Iluminação de Orientação tem como objetivo guiar as pessoas pelo local, fazendo uma espécie de “caminho”.

Utiliza-se este método normalmente em escadas, corredores, jardins e piscinas, onde ao realizar o projeto de lighting design, pensa-se também na segurança de quem frequenta o local, utilizando lâmpadas embutidas.

Iluminação de Orientação, o qual é um tipo de sistema utilizado no Projeto de lighting design.
Iluminação de Orientação

Marcas referências utilizadas em Lighting Design

Atualmente com o aumento do lighting design, a variedade de objetos fabricados que possuem relação com a iluminação só aumenta. Há diversas marcas pelo mundo empenhadas em trazer diferentes novidades, tecnologia e funcionalidade ao mercado, com a intenção de deixar os clientes ainda mais satisfeitos.

Para conhecer as novidades das soluções de lighting design, há a disposição dos profissionais eventos e feiras para que haja a oportunidade de informar-se melhor sobre as tecnologias inovadoras do mercado, juntamente com sua sustentabilidade, economia e funcionalidade

Dentre as marcas, existem algumas que se destacam, oferecendo produtos de qualidade, sendo muito utilizadas em projetos de iluminação, entre essas marcas estão:

Conclusão

O Lighting Design vem ganhando cada vez mais importância e popularidade no Brasil, o qual por meio de estudos e análises cria espaços visualmente mais confortáveis e funcionais, complementando o Projeto de Arquitetura e Design de Interiores.

Para que o profissional obtenha êxito ao realizar o Lighting Design, é essencial a constante busca pelas novidades do mercado, já que o mesmo está em contínua mudança e evolução tecnológica.

Ao mesmo tempo, é necessária capacitação do profissional para que compreenda como atua a iluminação nos espaços, e como realizar o Lighting Design da melhor forma, conseguindo suprir a demanda existente no local e o gosto do cliente.

Para que esta capacitação aconteça, existem cursos que complementam o conhecimento do profissional como o curso de Iluminação de Interiores e Projetos luminotécnicos da Projetou, em que você pode aprender mais sobre a iluminação de ambientes.