O que é um projeto executivo de interiores

O projeto de interiores é a etapa final de um projeto, reforma ou decoração de um ambiente residencial ou comercial.

O conjunto de pranchas que integra o projeto executivo de interiores tem o objetivo de guiar a execução da obra de acordo com a idealização do arquiteto.

Projeto de interiores residenciais
Projeto de interiores residenciais

Para criar ambientes funcionais, confortáveis e com identidade é fundamental que você saiba o passo a passo do projeto de interiores, dessa forma você evita erros e insatisfação dos clientes.

Afinal, não atender corretamente às demandas e expectativas pode prejudicar a sua imagem como profissional de arquitetura, além de impactar no conforto do cliente.

Confira nos tópicos abaixo os erros mais comuns no projeto de interiores, e como entregar um trabalho eficiente e com qualidade para se destacar no mercado de trabalho.

Como esse artigo está estruturado

O que compõe um projeto de interiores

Assim como um projeto executivo de arquitetura, um projeto de interiores, seja ele reforma ou decoração, também deve estar acompanhado de desenhos complementares.

Planta baixa
Planta baixa

A NBR 6492 trata sobre a representação de projetos de arquitetura e cita os principais itens que não podem faltar em um projeto executivo.

Portanto, preparamos um guia com todos os desenhos que constituem um projeto de interiores completo.

  1. Planta baixa demolir e construir
  2. Planta baixa layout
  3. Planta de forro
  4. Planta elétrica
  5. Planta luminotécnica
  6. Paginação de piso
  7. Detalhamento de interiores
  8. Cortes e vistas
  9. Imagens renderizadas

1. Planta baixa demolir e construir

Em projetos de reforma é essencial que o primeiro contato que o mestre de obras terá com o projeto seja a planta de demolir e construir.

Diagrama de interiores: demolir e construir
Diagrama de interiores: demolir e construir

Afinal, é esse desenho que mostra quais elementos de alvenaria permanecem e quais serão demolidos. Além disso também mostra a posição e as dimensões de novos elementos que devem ser construídos.

É através desse desenho que se analisa a viabilidade inicial do projeto, estudando as possibilidades estruturais do local.

2. Planta baixa layout

Em um projeto de interiores a planta de layout é um dos itens mais importantes, pois mostra a posição e disposição dos móveis dentro do ambiente.

Projeto de interiores: planta de layout
Projeto de interiores: planta de layout

Ou seja, em uma sala de estar residencial, é a planta de layout que guia o local de cada mobiliário, facilitando a construção do espaço de acordo com o planejado.

A planta de layout pode apenas indicar o reposicionamento dos móveis existentes, ou mesclar com novos mobiliários. Dessa maneira, você deve indicar o modelo, cor e dimensão do mobiliário a ser comprado.

Em alguns casos, o arquiteto também acompanha o cliente com consultorias, indo em lojas e escolhendo em conjunto quais mobiliários mais se encaixam no projeto.

3. Planta de forro

O forro pode fazer uma grande diferença na percepção do ambiente em projetos de reforma, por isso é muito importante investir seu tempo na elaboração de uma planta de forro bem resolvida.

Projeto de interiores: planta de forro
Projeto de interiores: planta de forro

Esse trecho do projeto pode ser desenvolvido junto com o projeto luminotécnico, pois uma parte da iluminação do ambiente está concentrada no forro.

De acordo com a complexidade do projeto é necessário que você adicione detalhamentos de forro, para garantir uma boa execução.

4. Planta elétrica

O projeto elétrico indica os pontos de tomada, telefonia, internet, antes e interruptores para projetos de pequeno porte, pois facilita a leitura da planta de iluminação.

Para construir uma planta elétrica corretamente você deve considerar os elementos estruturais do projeto, principalmente em casos de reforma.

Projeto de interiores: planta elétrica
Projeto de interiores: planta elétrica

Lembre-se de indicar o caminho da fiação entre os pontos elétricos, pois dessa forma você analisa os locais que precisam ser quebrados para a mudança.

Por exemplo, se você pretende adicionar um ponto de tomada na cozinha, analise antes se será necessário quebrar o piso ou as paredes para passar a fiação, assim você estuda a viabilidade e evita erros.

5. Planta luminotécnica

Na planta de iluminação você deve adicionar todos os pontos luminotécnicos e todos os seus interruptores, mostrando o caminho da fiação e indicando qual interruptor liga cada luz.

Projeto de interiores: planta luminotécnica
Projeto de interiores: planta luminotécnica

A iluminação pode mudar completamente a percepção de um ambiente, portanto dedique seu tempo e atenção na elaboração dessa planta.

A funcionalidade de cada ambiente pode ser otimizada com um bom projeto de iluminação, trazendo conforto e reforçando o apelo estético proposto.

6. Paginação de piso

A paginação de pisos é fundamental para um projeto de interiores que insira ou mude o piso atual do ambiente.

A correta instalação do piso afeta diretamente na percepção do espaço e no desperdício de material.

Projeto de interiores: paginação de piso
Projeto de interiores: paginação de piso

Lembre-se de sempre adicionar o ponto inicial da paginação de pisos, além de indicar o modelo, cor e tamanho do piso a ser instalado.

7. Detalhamento de interiores

Para móveis projetados ou elementos mais complexos, é necessário um detalhamento de interiores, que mostre esses elementos em uma escala maior e com mais detalhes.

Para um móvel de televisão com painel, por exemplo, é necessário um detalhamento que mostre qual o tipo de porta, a dimensão e o material de cada peça.

Projeto de interiores: detalhamento
Projeto de interiores: detalhamento

O detalhamento também pode ser inserido em outros desenhos, como a planta de forro ou a paginação de pisos.

Essa prancha auxilia na compreensão do projeto, de maneira a garantir a correta execução.

8. Cortes e vistas

Os cortes e vistas trazem cotas verticais ao projeto e facilitam a compreensão visual dos ambientes.

Geralmente esses desenhos são usados para a compatibilização de execuções na obra, pois mostram a vista frontal do ambiente.

Projeto de interiores: cortes e vistas
Projeto de interiores: cortes e vistas

Além disso os cortes e vistas auxiliam na indicação de materiais e mobiliários, também indicando a disposição e tamanho das peças.

9. Imagens renderizadas

A apresentação de arquitetura para clientes é feita principalmente através de imagens renderizadas, pois assim você consegue demonstrar melhor as suas ideias.

Uma imagem realista pode ajudar a persuadir o cliente e a entender melhor a concepção do projeto em 3D.

Projeto de interiores: imagens renderizadas
Projeto de interiores: imagens renderizadas

Com as imagens renderizadas você também pode realizar alguns ajustes como a iluminação e a disposição dos mobiliários.

Quais os erros mais comuns em projetos de interiores e como evitá-los

Um projeto de interiores é composto por diversos tipos de desenhos e especificações, além de contemplar, em alguns casos, o acompanhamento de obra e consultorias.

Por isso é comum que existam alguns erros entre esses processos, como erros de execução por falta de detalhamento ou escolha de cores e tons errados por indicações confusas.

Mas para evitar os erros mais comuns em projetos de interiores, preparamos os tópicos que você deve prestar atenção antes de entregar o projeto para o cliente.

  1. Funcionalidade do ambiente
  2. Estudo de ergonomia
  3. Dimensões adequadas
  4. Iluminação
  5. Escolha de revestimentos

1. Funcionalidade do ambiente

Durante o briefing de interiores e as reuniões com os clientes, você recolhe todos os dados e demandas, usando essas informações para construir o projeto.

Porém não basta apenas colocar em projeto todos os desejos do cliente, você deve fazer a análise de funcionalidade.

Projeto de interiores: funcionalidade
Projeto de interiores: funcionalidade

Busque sempre pensar no fluxo de pessoas e atividades e como pode dispor as necessidades do cliente da melhor forma no ambiente.

2. Estudo de ergonomia

Existem muitos detalhes que influenciam diretamente na saúde dos usuários de um ambiente, como altura de bancadas de estudo ou refeição, posição da televisão e até distância entre prateleiras, por exemplo.

De acordo com o tipo de ambiente, consulte quais as medidas mais adequadas para favorecer a ergonomia e o conforto.

Projeto de interiores: ergonomia
Projeto de interiores: ergonomia

3. Dimensões adequadas

Não atender as dimensões mínimas pode prejudicar a funcionalidade de um ambiente, tornando-o desagradável e desconfortável.

Manter espaços livres para circulação é uma parte fundamental do projeto, seja de interiores residenciais ou comerciais.

Projeto de interiores
Projeto de interiores

Você pode fazer o estudo de dimensões e circulações a partir de um diagrama, onde você marca a entrada do ambiente e o fluxo para cada atividade planejada.

4. Iluminação

A iluminação pode mudar a percepção do projeto como um todo, por isso é fundamental que você dê atenção a esse processo.

Um projeto luminotécnico pode trazer ao ambiente a sensação de conforto e acolhimento, assim como favorecer o foco e a concentração ou fornecer diferentes estímulos.

Observe a diferença de iluminação entre uma academia e uma sala de aula, ou entre um escritório home office e uma sala de estar.

Projeto de interiores
Projeto de interiores

Cada atividade requer uma iluminação adequada para facilitar sua execução. Para ambientes que necessitam de mais foco e concentração, usa-se a iluminação direta e fria, pois é contrastante e conseguem clarear as superfícies.

No caso de ambientes de descanso, como sala de estar ou quartos, a iluminação é preferencialmente indireta e quente, podendo ser utilizada tanto no forro, como em painéis iluminados, arandelas ou detalhes nos móveis.

5. Escolha de revestimentos

A escolha do revestimento não é apenas um detalhe visual e parte da decoração do ambiente, afinal ele influencia em diversos outros fatores do projeto.

O revestimento deve apresentar as melhores soluções de controle de umidade, temperatura e acústica, assim como a praticidade, facilidade de limpeza, resistência e durabilidade.

Projeto de interiores
Projeto de interiores

Materiais inadequados podem causar uma série de problemas e inconvenientes, como pisos escorregadios em áreas molhadas, ou materiais rugosos na cozinha, onde ocorre o acúmulo de gordura.

Como ter uma boa comunicação com o seu cliente

A comunicação entre o cliente e o arquiteto é o ponto mais importante do projeto, pois é a partir das demandas e desejos que surgem as premissas do projeto.

É fundamental que você saiba interpretar e adaptar todas as solicitações do seu cliente, pois dessa forma existem menos alterações e você gera mais satisfação.

Apresentação de projetos
Apresentação de projetos

Fortaleça uma boa comunicação com o seu cliente, pois esse contato é assertivo e efetivo, garantindo que o trabalho flua da melhor maneira possível.

Conclusão

Um projeto de interiores bem desenvolvido gera mais chances de satisfação do cliente, além de garantir uma boa execução e um ambiente agradável e confortável.

Após esse passo a passo você já sabe como entregar um trabalho de qualidade para se destacar no mercado de interiores.

Lembre-se sempre de manter um bom contato com o seu cliente e revisar todas as etapas do projeto para garantir um resultado satisfatório.