O que é Fachada Ventilada?

Fachada Ventilada é um sistema de aplicação cujos elementos deixam uma camada ventilada entre o revestimento externo e a estrutura principal do edifício. Trata-se de uma solução através do uso de materiais recicláveis, que auxiliam desde o conforto térmico à prolongar a vida útil da edificação e reduzir os gastos de energia.

Exemplo de Fachada Ventilada

Sabemos que a fachada em um edifício é o elemento que convida e acolhe, mas que esta não pode ter apenas seu valor estético, ela deve proteger seus componentes estruturais e a saúde de seus ocupantes.

Com o intuito de criar um ambiente mais sustentável, os sistemas de fachadas ventiladas são versáteis e podem ser aplicados em todas as tipologias, como obras comerciais para a passagem de instalações, residenciais para acabamentos e redução de prazos, equipamentos urbanos, pela facilidade de manutenção, entre outros.

Através desse artigo vamos explorar seus usos, materiais, benefícios e aplicações.

Como esse artigo está estruturado?

Origem da Fachada Ventilada

Para conter os ventos gelados no rigoroso inverno da Escandinávia, por cerca de 1940 surge a primeira proposta de fachada ventilada, com função de cumprir o desempenho térmico.

Em 1968, o CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment) na França a registrou em sua publicação “Directives Communes pour l’Agrément des Façades Légeres” (Diretrizes Comuns para a Aprovação de Fachadas Leves), onde estabeleceram uma norma de que a fachada ventilada deve se comunicar com o exterior através de orifícios que possibilitem uma ventilação permanente de baixo para cima.

Edifício Clássico

No ano de 1980 os ingleses a aperfeiçoaram através da inclusão de qualidade acústica e novos conceitos que fizeram dos britânicos grandes exportadores desta tecnologia construtiva.

Atualmente, seguem uma proposta que começou a ser desenvolvida na Itália em 1990, onde ainda são investigados revestimentos, isolamentos e sistemas de encaixe que melhorem a segurança do edifício, reduzam os prazos de execução e que sejam de fácil manutenção.

Composição da Fachada Ventilada

O sistema de fachada ventilada é composto basicamente por um isolante térmico, uma estrutura de aço ou alumínio e painéis ou placas modulares que podem ser de diversos materiais.

As placas são fixadas à fachada principal do edifício através da estrutura em aço com um afastamento de largura média de 10 a 15 centímetros que cria uma cavidade de ar, permitindo a ventilação vertical contínua.

Através dele, é gerada uma câmera de ar entre o isolante e o revestimento e, devido ao aquecimento do ar no espaço intermediário em relação a temperatura ambiente, cria-se o que chamamos de efeito chaminé, que permite uma ventilação contínua na câmara e garante eficiência energética.

Sistema de fachadas ventiladas

Elementos

De forma mais detalhada, podemos classificar o sistema de fachada ventilada em:

  1. Base suporte de fixação;
  2. Camada de material isolante;
  3. Câmara de ar;
  4. Subestrutura auxiliar de fixação;
  5. Material de revestimento;
  6. Juntas;
  7. Outros materiais complementares (caso haja necessidade)
Elementos

Base Suporte

A base suporte é o elemento fixo do edifício, são suas estruturas e seus elementos de vedação, os responsáveis por sustentar toda a carga do sistema de fachada ventilada. (Recomenda-se que a base suporte seja protegida por uma camada de isolante térmico, para não gerar umidade).

Camada de Isolamento

A camada de isolamento é a responsável por evitar a transferência de calor para a edificação, pois há uma grande ascensão de ar quente na câmara.

Subestrutura Auxiliar de Fixação

Subestrutura auxiliar de fixação é quem fixa o revestimento externo na base. Ela pode ser visível ou oculta, de acordo com o tipo de revestimento que será utilizado.

Câmara de Ar

Localizada entre a base suporte e as placas, a câmara de ar permite a ventilação natural, é a causadora do efeito chaminé, que reduz por volta de 20% do calor. Quanto maior a espessura da câmara, melhor o seu efeito chaminé. (Mínimo de 2 centímetros)

Revestimento

O revestimento externo protege o sistema das intempéries externas, são fixados a estrutura de apoio por encaixes metálicos e podem ser de diversos materiais.

Juntas

E por último, as Juntas, espaço entre dois materiais, estas podem ser horizontais ou verticais, também variando a critério da escolha da estrutura. Temos três tipos que são utilizadas, sendo a junta aberta, a mais recomendada para painéis de altura mínima de 10mm; a junta sobreposta, que impede o acesso de insetos no sistema e, o perfil de junta, para painéis de espaçamento de 5 mm.

Tipos de juntas

As que mais são adotadas, são as juntas abertas, pois ela cria uma cavidade de largura média de 10 a 15 centímetros e que pode ser até maior caso haja necessidade passar uma rede de shaft de instalações,  permitindo que as placas não fiquem completamente vedadas em suas aberturas.

Compreendendo sua composição, a fachada ventilada costuma ser aplicada para melhorias, correções e segurança da edificação, que é o que chamamos de projetos de Retrofit.

Tipos de fachada ventilada

A fachada ventilada é a forma mais rápida e segura de se revestir qualquer estrutura. A redução nos custos e prazos deste tipo de solução foi o principal fator para a substituição das tradicionais fachadas para uma nova realidade de instalação.

Elas podem variar seus tipos de materiais, texturas, cores e formatos. A seguir, apresentamos algumas opções oferecidas no mercado:

Fachadas ventiladas de cerâmica: terracota e porcelana

exemplo de fachada ventilada cerâmica

Esta é a opção mais utilizada para a criação das fachadas pois, além da beleza, oferecem durabilidade, redução dos custos em manutenção, um leque grande de opções de cores, espessuras e texturas e melhor conforto térmico em relação aos outros tipos de fachadas.

Fachadas ventiladas de pedra: mármore, ardósia, granito, entre outros.

Exemplo de fachada ventilada de pedra

Protegem o edifício da ação da chuva e dos ventos, mantendo-o seco, também são eficazes no isolamento térmico e acústico.

Fachadas ventiladas de metal: alumínio, aço, cobre e zinco

Exemplo de fachada ventilada de alumínio

Estes materiais possuem alta durabilidade e resistência à corrosão, o que garante uma maior vida útil ao edifício. Também, são materiais leves, o que facilita na instalação.

Fachadas ventiladas de vidro

Exemplo de fachada ventilada de vidro

Mais utilizada em projetos comerciais e residenciais, é uma boa opção para refletir a paisagem e criar um bom efeito estético, a fachada deve seguir a norma da ABNT NBR 7199/1989 na escolha do tipo de vidro para que seja aplicada de forma segura.

Fachadas ventiladas de madeira

Exemplo de fachada ventilada de madeira

Possuem boa resistência e filtram a entrada de luz natural. Normalmente é aplicada em residências. A madeira é um material versátil que combina com diversos tipos de cores, texturas e revestimentos.

Fachadas ventiladas compostas: polímeros, plástico, madeira, entre outros

Exemplo de fachada ventilada composta

É a combinação de dois ou mais tipos de fachada ventilada.

Vantagens do Uso da Fachada Ventilada

As vantagens da fachada ventilada são:

Controle de umidade

A retenção de umidade é realizada através de um sistema respirante que possibilita a dispersão do vapor presente nas paredes eliminando a umidade. Também contribui para a conservação da estrutura e impedem a entrada da água pluvial na estrutura da edificação.

Referência de fachada ventilada

Economia de energia

Considerada uma solução construtiva sustentável, a fachada ventilada alia eficiência energética e inovação, pois auxilia no conforto térmico e por consequência, reduz o consumo de energia de um edifício.

Estética

Vale mencionar o apelo estético, pois a fachada do edifício é o convite de entrada da edificação, desta forma, é possível criar efeitos interessantes e que gere destaque. Para isso há alguns pontos interessantes, como não ter limitações para a altura do edifício, permitir o uso de placas de diversos formatos e tamanhos, possibilitar a inserção de outros elementos complementares como vidros e brises. Além de sua variabilidade de materiais, cores e texturas.

Referência de fachada ventilada

Eficiência e sustentabilidade

Inova o conceito de fachada e vão muito além da função estética, proporcionando conforto ao usuário e seguindo exigências básicas de salubridade quanto à higiene, saúde e proteção do meio ambiente.

Seus revestimentos são feitos com materiais recicláveis e ecologicamente corretos no seu processo de fabricação e durante a obra, a geração de resíduos é menor.

Estanqueidade à água   

É capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas. E também, há a possibilidade de criar soluções que reaproveitem a água da chuva.

Referência de fachada ventilada

Facilidade de limpeza e manutenção

Por possuir estanqueidade de água (“sem vazamento”), e por sua alta durabilidade e baixo grau de absorção, fazem com que a limpeza das fachadas seja realizada pela própria chuva, diminuindo a retenção de sujeira e outros compostos como por exemplo pichações.

Também, caso haja necessidade de substituição dos painéis, estes podem ser removidos individualmente, o que possibilita reparos, mudanças e checagens com agilidade. 

Fácil Execução

O processo de execução é rápido, uma vez que materiais são pré-fabricados e leves. A utilização de materiais recicláveis no seu processo de fabricação e a menor geração de resíduos durante a execução da obra são soluções para a especificação de projetos sustentáveis.

Referência de fachada ventilada

Maior conforto térmico e acústico

Baixa absorção de calor em meses quentes e baixa dispersão de calor em períodos frios, o que se traduz em um maior conforto interno.

Outras vantagens:

  • Possibilita sua inclusão sem ter que remover o revestimento antigo (Retrofit);
  • Em sua instalação, os ruídos são baixos;
  • Utilização da cavidade como shaft de instalações (hidráulicas, elétricas, ar condicionado, etc) ou para aplicação de outros materiais que proporcionem maior conforto térmico, acústico.
  • Além do tratamento térmico e acústico, pode-se aplicar um revestimento anti-bactericida;
  • Elimina a presença de odores que são causados por falta de ventilação;
  • Possui alta resistência ao impacto de cargas, ventos, ataques químicos, choques térmicos.
  • Protege contra ruídos externos;
  • Possui resistência mecânica;
  • Diminuição dos efeitos de dilatação térmica da estrutura do edifício;
  • Valorização do imóvel.
Referência de fachada ventilada

Desvantagens do Uso da Fachada Ventilada

Quanto às desvantagens das fachadas ventiladas, podemos elencar:

  • Alto Custo;
  • Ausência de normas brasileiras e de requisitos de desempenho que agreguem valor comercial;
  • Ausência de projetos específicos e de detalhamento;
  • Necessidade de mão de obra especializada para a instalação;
  • Tecnologia recente no país, sendo assim é difícil encontrar mão de obra especializada;
  • Maior controle na execução;
  • Dependendo do sistema de fixação utilizado, se houver necessidade de substituição de peças, será um serviço trabalhoso;
  • Baixa segurança contra incêndio (exceto em alguns materiais);

Conclusão

Como podemos ver, a fachada ventilada representa uma ótima opção que alia modernidade e sustentabilidade para solucionar problemas construtivos relacionados a economia energética, conforto, umidade, infiltrações, além de possuírem maior durabilidade em relação a outros revestimentos, como por exemplo, pastilhas.

Por estes e todos os outros benefícios citados, o sistema é considerado o mais eficaz como solução de isolamento do edifício, recebendo grande aceitação entre os profissionais da área da construção.

Agora que já exploramos e descobrimos diversas formas de fachadas ventiladas, você já pode começar a incluir nos próximos projetos! Caso queira aprender mais sobre como adotar mais estratégias sustentáveis e eficientes em seus projetos, a Projetou.com.br conta com diversos cursos para te ajudar.