O que é Wood frame?

O Wood Frame é um sistema construtivo que utiliza madeira e peças estruturais para construir edifícios de até 5 pavimentos. Essa técnica é caracterizada pela construção sustentável, rápida e de qualidade através da utilização de madeira de reflorestamento, constituído por chapas de madeira denominadas OSB.

Exemplo de Construção Wood Frame
Exemplo de Construção Wood Frame

Wood Frame no Brasil

As técnicas construtivas de Wood Frame surgiram nos EUA no século XIX, mas chegaram ao Brasil somente por volta de 2009, mais precisamente no Paraná, com o primeiro edifício construído inteiramente com o uso desse sistema. Entretanto, seu uso ainda está atrelado a construções de alto padrão.

Ele ainda é pouco difundido no Brasil, pois, aqui a madeira ainda é utilizada de forma secundária nas construções, por conta do tradicional uso da alvenaria (justificado pela predominância do clima Tropical, além do custo-benefício).

Residência em Wood Frame no Brasil
Residência em Wood Frame no Brasil

Não existem normas que referentes ao uso de Wood Frame em nosso país, o que limita a criação de projetos, mas, ainda assim é uma realidade em algumas cidades da região Sul, que possui um clima mais frio.

Wood Frame x Steel Frame

A diferença entre essas duas estratégias construtivas consiste em que, enquanto o Steel Frame utiliza perfis metálicos em seu esqueleto, o Wood Frame utiliza apenas perfis de madeira. Ainda assim, os dois tipos são extremamente leves e flexíveis e permitem qualquer tipo de acabamento.

Detalhamento Steel Frame
Detalhamento Steel Frame

Como esse artigo está estruturado

  1. Projeto
  2. Transporte
  3. Fundação
  4. Instalação Estrutural
  5. Preenchimento das Paredes
  6. Instalações Hidráulicas e Elétricas
  7. Cobertura e Vedação
  8. Acabamento Externo
  1. Componentes Estruturais
  2. Componentes de Vedação
  3. Componentes de Acabamento
  1. Materialidade
  2. Paredes
  3. Instalações
  4. Lajes

Passo a Passo do Projeto em Wood Frame

A construção de edifícios com o Wood Frame é realizada em etapas, para que seja concluída com qualidade e de maneira que facilite sua manutenção nos anos subsequentes, para isso, é necessário seguir um passo-a-passo:

1. Projeto

Nessa fase, o responsável pela obra irá definir todas as medidas dos cômodos e das paredes, de forma bem detalhada. Desta forma, a compra dos materiais será mais tranquila.

Projeto de Chalé de Madeira
Projeto de Chalé de Madeira

2. Transporte

Como o material é todo feito sob medida, ele é transportado em peças para o canteiro de obra, para que seja dado início à próxima fase: a fundação.

Construção de Wood Frame
Construção de Wood Frame

3. Fundação

A fundação mais comum utilizada é o radier, que é rápida e de baixo custo. Para isso, recomenda-se o uso do concreto, criando uma laje por toda superfície da construção, podendo ser o único gasto com esse material em toda a construção.

Fundação Wood Frame
Fundação Wood Frame

4. Instalação Estrutural

A instalação da estrutura de madeira é uma das etapas mais importantes, pois ela será responsável por toda a sustentação da construção.

Wood Frame - Estrutura
Wood Frame – Estrutura

5. Preenchimento das Paredes

Nesta etapa, são inseridas as mantas isolantes térmicas e a cobertura e vedação, que pode ser de gesso acartonado.

Paredes Wood Frame – Acabamento

6. Instalações Hidráulicas e Elétricas

São inseridas aberturas que receberão as instalações hidrossanitárias e elétricas em geral. O acabamento exterior fica à escolha do cliente.

Instalação Hidráulica em Estrutura de Madeira
Instalação Hidráulica em Estrutura de Madeira

7. Cobertura e Vedação

Geralmente, a cobertura das construções de Wood Frame também são constituídas por madeira, no entanto, podem comportar outros materiais, desde que isso seja previsto em projeto anteriormente.

Detalhe - Telhado de Madeira
Detalhe – Telhado de Madeira

8. Acabamento Externo

A parte de revestimento ou pintura possui uma extensa gama de possibilidades, que ficam a critério do projetista em parceria com o cliente.

Parede Externa em Wood Frame
Parede Externa em Wood Frame

Componentes do Wood Frame

  1. Componentes Estruturais
  2. Componentes de Vedação
  3. Componentes de Acabamento

1. Componentes Estruturais:

  • Montantes – Constituídos por pilares de madeira na posição vertical, com a altura do pé direito do pavimento em que são inseridos. Os montantes também podem ser feitos de metal.
  • TravessasPeças de madeira na posição horizontal, que oferecem suporte às esquadrias, além de diminuir a flambagem dos pilares verticais.
  • Barroteamentos – Servem para suportar os pavimentos que estão situados acima do térreo.
Esquema de Componentes do Wood Frame
Esquema de Componentes do Wood Frame

2. Componentes de Vedação

  • Chapas de Revestimento – Constituídas por OSB, essas placas possuem espessura de 11,1 mm. Devem receber uma camada impermeável para evitar a ação da água, bem como a saída de vapor.
  • Assoalho – Também constituído por chapas de OSB, dessa vez com espessura de 18,3 mm. Servem para contenção lateral das travessas e barrotes, e diminuem os efeitos de torção sob a madeira.
Detalhe de Camadas Wood frame
Detalhe de Camadas Wood frame

3. Componentes de Acabamento

  • Fita impermeável de borracha – Faz a ligação das fundações com as peças de madeira da estrutura.
  • Mãos Francesas – Fazem o contraventeamento dos montantes das extremidades da construção.
  • Placas cimentícias – Devem ser fixadas nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha. Permitem a inserção de azulejos comuns ou porcelanatos.
  • Instalações Hidrossanitárias e elétricas Podem ser inseridas assim como se faz em construções convencionas, de acordo com o projeto.
Tipos de Acabamento para Wood Frame
Tipos de Acabamento para Wood Frame

Características do Wood Frame

O sistema Wood Frame faz parte da CES (Construção Energitérmica Sustentável), que criou também o chamado Steel Frame. Esses sistemas fazem uso de perfis leves flexíveis que permitem os mais distintos acabamentos. No entanto, para que seja bem executado, é preciso compreender que esse tipo de construção possui algumas características fundamentais:

1. Materialidade

Esse tipo de sistema utiliza madeiras de reflorestamento – ou seja, matéria prima que é replantada após o desmatamento – para as construções. Entre as espécies de madeira mais utilizadas, estão o eucalipto e o pinus.

Jardim Vertical feito com Madeira de Reflorestamento
Jardim Vertical feito com Madeira de Reflorestamento

2. Paredes

Geralmente, as paredes de um sistema wood frames são compostas por camadas, com revestimento externo de chapas de OSB (Oriented Strand Board) com massa cimentícia para proteção contra incêndios, no centro é inserido a estrutura de madeira maciça, e por último é aplicada uma camada de gesso.

Quando necessário fazer o isolamento térmico, preenche-se as paredes com mantas que podem ser compostas por lã de vidro ou lã de rocha, por exemplo.

Detalhamento de Parede em Wood Frame
Detalhamento de Parede em Wood Frame

3. Instalações

As instalações hidráulicas são realizadas com a utilização de canos de PVC ou PEX (é importante lembrar que deve ser instalada uma membrana hidrófuga para escapamento de vapor e evitar a umidade). Nas áreas molhadas, devem ser utilizadas placas cimentícias com selante acrílico antifúngico, além de aplicar resina acrílica. Além disso, podem ser inseridos azulejos ou outros revestimentos similares.

Instalação Elétrica na Madeira
Instalação Elétrica na Madeira

Já as instalações elétricas são feitas com o auxílio de fios recobertos com material isolante e conduítes, ambas inseridas por meio dos espaços internos entre os montantes das placas de madeira.

4. Lajes

O Wood Frame também permite a construção de lajes, mais especificamente de duas, denominadas laje seca e laje mista.

Instalação de Laje Mista
Instalação de Laje Mista

A primeira, a laje seca é constituída por chapas OSB e tem função de contrapiso, permitindo a aplicação de outros revestimentos, como cerâmicas e laminados, por exemplo. No entanto, necessitam de um cuidado especial em áreas molhadas, como a utilização de chapas de cimento e uma camada impermeabilizante.

Já a laje mista possui uma camada de lâmina plástica por cima das chapas OSB, que recebe uma camada considerável de concreto armado (no mínimo 5 centímetros). Ela pode receber qualquer tipo de revestimento.

Vantagens do Wood Frame

O Wood Frame possui muitas vantagens, seja quanto à sua construção, transporte ou metodologia de trabalho, além de uma variedade de qualidades no que diz respeito ao aproveitamento de materiais, como:

Produtividade

O sistema foi desenvolvido para facilitar o trabalho dos projetistas e operários, de maneira a reduzir o estresse, além de melhorar a agilidade e segurança de todos os envolvidos.

Planejamento

Como os produtos consumidos na obra são industrializados, ela pode ser definida por etapas, onde cada uma é comandada por um profissional diferente visando o melhor aproveitamento do trabalho.

Durabilidade

Talvez a maior vantagem do Wood Frame seja a sua durabilidade, pois, é tão resistente quanto uma construção de uma residência convencional, que é de no mínimo 50 anos. É claro que para que isso ocorra, é necessário dar o tratamento adequado a cada material utilizado na construção.

Sustentabilidade

A construção civil é um dos setores que mais resídos sólidos ao meio ambiente. Por exemplo: restos de argamassa, areia, concreto, fuligem ocasionada pela queima de tijolos, etc.

Como a madeira é um material de cunho renovável, causa menor impacto ambiental, além de possuir uma manutenção mais acessível.

Isolamento Térmico e Acústico

Por ser um sistema que permite a inserção de materiais adequados para tratamento de conforto ambiental, torna-se uma construção muito agradável e satisfatória para aquele que adiquire.

Além disso, a própria madeira é um material naturalmente isolante térmico. Uma construção em Wood Frame é capaz de absorver até quarenta vezes menos calor do que uma edificação construída com alvenaria comum.

Mobilidade

O sistema construtivo do Wood Frame é industrializado, por isso, permite que seja construído fora do ambiente onde será instalado. Além disso, os equipamentos de transporte podem ser de pequeno porte, pois suas peças são geralmente leves e secas.

Fabricação

Os painéis de Wood Frame são pré-fabricados sob medida e transportados em peças para o canteiro de obra.

Agilidade

Por ser uma obra de construção à seco, o Wood Frame possui um rápido prazo de entrega de acordo com a proporção do projeto. Se for uma edificação de pequeno porte, pode ser entregue com qualidade em até dois meses do início da construção.

Revestimentos

A estrutura de Wood Frame pode receber vários tipos distintos de revestimentos: seja tinta, cerâmica, porcelanato, azulejos, etc. Entretanto, no caso de áreas molhadas, é recomendado o uso do drywall.

Eficiência Energética

Esse tipo de construção é bastante eficiente energeticamente, pois, para fabricar 1 kg de madeira utilizada no Wood Frame, utiliza-se apenas 1% da energia que se gastaria para fabricar 1 kg de cimento.

Segurança

Os materiais utilizados no Wood Frame são muito resistentes e leves, o que garante bastante estabilidade. Além disso, em países onde há a frequência ocorrência de terremotos, o peso dos materiais reduz o risco de machucados mais sérios em caso de desabamento.

Além disso, o gesso que recobre a estrutura de madeira (que já é resitente ao fogo) auxilia na proteção contra incêndios. E ainda assim, quando não é possível controlá-lo, a madeira interior permanece intacta enquanto a edificação é evacuada.

Ampliações e Reformas

As construções de Wood Frames não possuem problemas no que diz respeito a capacidade de mudanças, mesmo após a conclusão do projeto, pois, elas possuem estrutura modular de fácil manuseio.

Liberdade Arquitetônica

Os arquitetos possuem maior liberdade estética com o Wood Frame. Isso se dá devido a flexibilidade do seu sistema construtivo, além de uma maior versatilidade para o projeto arquitetônico.

Integração Profissional

Um projeto criado com o Wood Frame precisa da participação de todos os profissionais da construção: engenheiros, arquitetos, eletricistas, encanadores, etc. De modo que não haja falhas no processo de execução do projeto.

Bem estar

O foco dessa ferramenta construtiva é construir casas com maior qualidade no mercado, por isso, o conforto do habitante é fundamental, garantindo a satisfação do cliente ao final da construção.

Desvantagens do Wood Frame

Apesar da grande quantidade de vantagens apresentadas, esse tipo de construção também apresenta algumas desvantagens, principalmente no Brasil, por se tratar de um método relativamente novo. A seguir, algumas das desvantagens impostas pelo Wood Frame:

Acabamento

Como as chapas de OSB possuem superfície rugosa, a correção do acabamento deve receber um tratamento mais atencioso, com um material mais liso ou um revestimento mais sofisticado.

Custo

É necessário fazer uma pesquisa minuciosa antes de investir no Wood Frame, pois, o seu orçamento varia muito a cada fornecedor. Além disso, a qualidade do produto também varia de acordo com o preço. Por isso, prefira empresas especializadas que ofereçam o melhor custo-benefício.

Mão-de-obra

Por ser um sistema pouco utilizado no Brasil, a mão-de-obra exigida pelo Wood Frame também não é facilmente encontrada. Além disso, sua construção também exige ferramentas e materiais muito específicos.

Por exemplo, os montantes utilizados no Wood Frame não podem ser perfurados, a menos que isso seja proposto por um engenheiro estrutural. Caso isso ocorra, é imprescindível que só haja perfuração em um terço da largura do montante.

Manutenção

É necessário ficar atento à manutenção no que diz respeito à estrutura, pois, no caso de ocorrência de vazamentos, ela pode ser prejudicada, ocasionando a deterioração da madeira e o aparecimento de fungos.

Limite de até cinco pavimentos

Por conta de sua estrutura leve, as edificações construídas com a técnica Wood Frame não podem ultrapassar cinco andares. Por isso, não é recomendado o seu uso em empreendimentos maiores.

Correções

O sistema Wood Frame pode necessitar de mais correções após sua finalização. Isso acontece porque a utilização de chapas USB possui uma superfície rugosa que pode ser vista como um defeito pelo cliente.

Conclusão

Vimos todas as características do Wood Frame e como conhecer esse método inovador é importante para todo profissional. Porém, apenas compreendê-lo não é suficiente.

Ao longo de seu processo construtivo, o Wood Frame necessita de muitos outros conhecimentos específicos dentro da construção civil, por isso, a Projetou preparou alguns cursos imprescindíveis para aqueles que desejam dominar todas as técnicas necessárias para essa ferramenta de construção sustentável, como:

O melhor é que todos esses cursos possuem certificados devidamente reconhecidos nas melhores instituições do país, bem como aceitos no mercado de trabalho. Lembrando que o desenvolvimento desse tipo de construção é exclusivo para arquitetos ou engenheiros, com atenção aos detalhes de Projeto Arquitetônico, assim como projetos complementares