O que é arquitetura modular?
O conceito de arquitetura modular está ligado ao desenvolvimento arquitetônico a partir de um módulo pré definido. Dessa forma, a modulação pode partir de um determinado sistema construtivo, uma medida base ou um material específico, de acordo com a intenção projetual.
O desenvolvimento da arquitetura modular segue premissas como a rapidez na instalação, a redução de resíduos quando comparada ao sistema tradicional de construção civil, a versatilidade dos espaços podendo abrigar diversos usos, a facilidade na instalação devido a padronização dos materiais pré-fabricados ou padrões pré definidos e como resultado a otimização dos processos construtivos.
Como esse artigo está estruturado
- Quais as principais características da arquitetura modular?
- Vantagens arquitetura modular
- Desvantagens da arquitetura modular
- Como fazer um projeto de arquitetura modular?
- Onde a arquitetura modular pode ser aplicada?
- Conclusão
Quais as principais características da arquitetura modular?
A arquitetura modular é caracterizada pela utilização de módulos pré-fabricados ou padrões pré estabelecidos. Assim, a partir da padronização e produção industrial o canteiro de obras passa a ser um canteiro de montagem.
Os materiais pré-fabricados, seguindo padrões, proporcionam rapidez e facilidade na instalação, redução de resíduos, promovendo uma obra mais sustentável. Por conseguinte, diversos sistemas construtivos podem ser utilizados na arquitetura modular, conferindo versatilidade aos espaços projetados e uma linguagem arquitetônica diferenciada.
Portanto, as principais características desta tipologia arquitetônica desde o seu surgimento são rapidez e eficiência nas construções.
Surgimento da arquitetura modular
A partir da Revolução Industrial (1760-1840) a mecanização da produção ganha força. Com o advento das novas tecnologias, materiais como o ferro fundido e o vidro passaram a ser produzidos e utilizados em larga escala.
Nesse contexto de mudança, a arquitetura se transforma no símbolo das inovações. Em 1851 surgem as Exposições Universais cujo principal objetivo era expor e comercializar os novos produtos industrializados.
A Exposição Universal de Londres (1851) apresentou como obra destaque a primeira construção considerada como arquitetura modular, o Palácio de Cristal de Joseph Paxton.
A inovação proposta no Palácio de Cristal foi a utilização de materiais pré-fabricados como o ferro e os panos de vidro, resultando em uma área construída 71.500 m². A modulação utilizada respeita o maior pano de vidro que poderia ser construído na época, com 8 pés de comprimento.
Evolução da arquitetura modular
Já no contexto das Grandes Guerras Mundiais, com as cidades devastadas pelos conflitos, a demanda por rápida reconstrução das cidades impulsionou o desenvolvimento do conceito de modulação.
Na França, Le Corbusier desenvolve a Maison Dom-Ino (1922). A proposta do arquiteto modernista era a criação de um protótipo de casa que se assemelhasse a uma peça de dominó e pudesse ser facilmente replicada.
Em 1948 Le Corbusier cria o Modulor. Nesta proposta, a intenção do arquiteto era adequar as medidas antropomórficas a construção industrial através da seção áurea, da série de Fibonacci e das proporções do corpo humano.
Atualmente, com a crescente demanda por uma tipologia construtiva ágil e sustentável a arquitetura modular vem ganhando expressividade no mundo.
Assim, com a utilização de módulos pré-fabricados que podem ser desenvolvidos a partir de diferentes materiais como a madeira, o aço, o light steel frame, entre outros; a aplicação da tecnologia industrial na construção civil se torna realidade.
Dessa forma, é possível reduzir os erros, otimizar o tempo de construção e produzir uma arquitetura de qualidade e versátil.
Vantagens da arquitetura modular
A arquitetura modular possui muitas vantagens desde a fabricação até a montagem final, como:
Produção dos módulos
Como esta tipologia arquitetônica está diretamente ligada a produção industrial, os módulos previstos em projeto podem ser facilmente replicados e produzidos com precisão. Outra vantagem no momento da produção é que não há interferência climática, uma vez que, as peças são produzidas em ambientes fechados.
Agilidade
A agilidade faz parte de todo o processo nas construções modulares, desde a fabricação das peças até a montagem no canteiro de obra. A estimativa é que com o emprego deste esse modelo construtivo seja possível erguer uma construção em 1/3 do tempo quando comparado ao modelo de construção tradicional.
Facilidade na montagem
Com a utilização dos módulos pré-fabricados com precisão industrial o momento da montagem é facilitado, sendo necessário apenas realizar o encaixe e fixação das peças.
Adaptabilidade
A arquitetura modular é capaz de se adaptar a diferentes usos e contextos. Existem desde obras institucionais como hospitais e escolas até abrigos temporários espalhados pelo mundo.
Mobilidade
Dependendo do sistema construtivo utilizado a arquitetura modular permite a montagem, desmontagem e realocação da construção. Sendo assim, uma empresa poderia estabelecer sua sede em um contêiner e mudar de localidade de acordo com a demanda.
Custo benefício
Os sistemas construtivos utilizados na arquitetura modular possuem bom custo benefício quando comparada ao sistema construtivo tradicional pois, reduzem a quantidade de mão de obra necessária, o tempo e os desperdícios de materiais.
Sustentabilidade
Com a precisão industrial no processo de fabricação o quantitativo de resíduos gerados é reduzido. Outro ponto favorável a sustentabilidade é que na arquitetura modular é possível a aplicar tecnologias como captação e reuso de águas pluviais, captação energética e isolamento térmico.
Desvantagens da arquitetura modular
Como todo modelo construtivo a arquitetura modular também possui algumas desvantagens, são elas:
Mão de obra especializada
A mão de obra empregada no processo de fabricação e montagem dos módulos deve ser especializada logo, encarece seu valor em horas trabalhadas.
Limitações no transporte
É importante ressaltar que o dimensionamento dos módulos para a construção devem estar em acordo com o sistema de transporte que será utilizado.
No cenário brasileiro, o transporte rodoviário é predominante. Neste caso, os módulos devem variar de acordo com o caminhão que será utilizado. Em média, as modulações podem atingir até 3,20m de largura, 15m de comprimento e 4m de altura.
Custo dos materiais
Devido ao alto valor agregado, os materiais industrializados utilizados na arquitetura modular tendem a possuir um custo superior aos materiais utilizados no sistema construtivo tradicional no contexto brasileiro.
Como fazer um projeto de arquitetura modular
Para desenvolver o seu projeto arquitetônico seguindo as premissas da construção modular você deve se atentar a alguns itens, são eles:
1- A escolha do sistema construtivo
A escolha do sistema construtivo é o primeiro passo para começar a desenvolver o seu projeto. Será a partir dele que surgirá a modulação. Listamos possíveis sistemas construtivos para você:
- Wood Frame;
- Light Steel Framing;
- Contêiner;
- Pré moldado em concreto;
- Pré moldado com bloco cerâmico.
2- Atenção aos meios de transporte
Como você já percebeu, na arquitetura modular o processo de construção é diferente do tradicional. Primeiro temos a fabricação dos módulos, depois o transporte até o local que será realizado o empreendimento e por fim a montagem.
Portanto, você deve se certificar se os meios de transportes que serão utilizados são compatíveis com o dimensionamento dos módulos. Não se esqueça também de avaliar se são capazes de acessar o local de destino.
3- Precisão projetual
Com a industrialização do processo produtivo a precisão é fundamental.
Logo, certifique-se que o seu projeto está de acordo com as modulações e demais especificações técnicas necessárias do sistema construtivo e materiais escolhidos. A utilização dos recursos BIM (Building Information Modeling) podem te auxiliar nesse momento.
Atualmente, os melhores softwares BIM para o mercado de arquitetura são o Autodesk Revit e o Archicad. Caso você ainda não tenha conhecimento nesses softwares, na Projetou.com.br você encontra ótimos cursos para você se destacar em sua profissão:
Clique aqui para saber mais sobre os cursos de Revit.
Clique aqui para saber mais sobre os cursos de Archicad.
Onde a arquitetura modular pode ser aplicada?
Uma das grandes vantagens da arquitetura modular é a adaptabilidade aos diferentes usos e programas. Separamos alguns exemplos para você.
Residencial
As construções residenciais abrangem desde o alto padrão até construções de menor porte, podendo variar em sistema construtivo e linguagem arquitetônica.
Abrigos temporários
Os abrigos temporários são essenciais, sobretudo em situações de catástrofes. Nesse caso, os módulos pré fabricados podem auxiliar na rapidez de atendimento a população vulnerável assim como, permitem o deslocamento das estruturas como atender novas demandas.
Habitação de interesse popular
A possibilidade de utilização da modulação nas habitações de interesse popular é extremamente benéfica, uma vez que, agiliza o processo construtivo e garantindo moradia de qualidade em menor tempo a população carente.
Comercial
Na tipologia comercial, a modulação oferece diversos benefícios, como:
- Agilidade construtiva: com o tempo de obra reduzido, o comerciante pode abrir o seu negócio mais rapidamente e receber retorno financeiro do seu investimento em menor prazo.
- Mobilidade: como no exemplo abaixo da construção em contêiner, o empreendedor pode deslocar seu comércio de acordo com a demanda.
Escolas
Os projetos educacionais utilizando a modulação são uma ótima aposta pois, permitem construções rápidas, limpas e com possibilidade de expansão.
Hospitais
A pandemia do Covid-19 nos mostrou a importância da adaptabilidade dos espaços de saúde. Com a utilização da modulação nas estruturas hospitalares podemos realizar rápidas expansões das estruturas existentes, sem interferir no funcionamento geral da instituição. A possibilidade de construção de centros de tratamentos temporários também é um ponto positivo na adoção do sistema modular.
Conclusão
Podemos perceber que a arquitetura modular se apresenta como uma excelente opção construtiva devido a sua alta adaptabilidade proporcionada pelos diferentes sistemas construtivos e materiais empregados.
Vimos também que a arquitetura modular abrange projetos em diferentes escalas, localidades e também que não existem limites quanto as tipologias de uso.
Agora é só aproveitar os conhecimentos adquiridos aqui na Plataforma Projetou e começar o seu projeto de arquitetura modular!
[…] é essencial o uso dos métodos construtivos corretos, podendo ser empregados por exemplo, as estruturas modulares, que atribuem à obra mais praticidade e […]
[…] Containers estão ganhando cada vez mais popularidade. Eles são compostos por caixas, feitas em aço, […]
[…] significa que ela pode ser replicada na face, de forma modular, sem que pareça que haja emendas e, dando a aparência de uma única textura em toda a […]
tenho interesse de construir uma residência de 200 m² no modelo construtivo modular , vc’s poderiam indicar uma empresa para entregar a construção em MS , próxima divisa de SP.
Certo da atenção de todos , agradeço e fico no aguardo.