O que é arquitetura modular?

O conceito de arquitetura modular está ligado ao desenvolvimento arquitetônico a partir de um módulo pré definido. Dessa forma, a modulação pode partir de um determinado sistema construtivo, uma medida base ou um material específico, de acordo com a intenção projetual.

Diagrama de construção arquitetura modular

O desenvolvimento da arquitetura modular segue premissas como a rapidez na instalação, a redução de resíduos quando comparada ao sistema tradicional de construção civil, a versatilidade dos espaços podendo abrigar diversos usos, a facilidade na instalação devido a padronização dos materiais pré-fabricados ou padrões pré definidos e como resultado a otimização dos processos construtivos.

Como esse artigo está estruturado

  1. Quais as principais características da arquitetura modular?
  2. Vantagens arquitetura modular
  3. Desvantagens da arquitetura modular
  4. Como fazer um projeto de arquitetura modular?
  5. Onde a arquitetura modular pode ser aplicada?
  6. Conclusão

Quais as principais características da arquitetura modular?

A arquitetura modular é caracterizada pela utilização de módulos pré-fabricados ou padrões pré estabelecidos. Assim, a partir da padronização e produção industrial o canteiro de obras passa a ser um canteiro de montagem.

Os materiais pré-fabricados, seguindo padrões, proporcionam rapidez e facilidade na instalação, redução de resíduos, promovendo uma obra mais sustentável. Por conseguinte, diversos sistemas construtivos podem ser utilizados na arquitetura modular, conferindo versatilidade aos espaços projetados e uma linguagem arquitetônica diferenciada.

Portanto, as principais características desta tipologia arquitetônica desde o seu surgimento são rapidez e eficiência nas construções.

Surgimento da arquitetura modular

A partir da Revolução Industrial (1760-1840) a mecanização da produção ganha força. Com o advento das novas tecnologias, materiais como o ferro fundido e o vidro passaram a ser produzidos e utilizados em larga escala.

Nesse contexto de mudança, a arquitetura se transforma no símbolo das inovações. Em 1851 surgem as Exposições Universais cujo principal objetivo era expor e comercializar os novos produtos industrializados.

A Exposição Universal de Londres (1851) apresentou como obra destaque a primeira construção considerada como arquitetura modular, o Palácio de Cristal de Joseph Paxton.

Ilustração do Palácio de Cristal de Joseph Paxton, primeira construção modular.
Palácio de Cristal – Joseph Paxton (1851)

A inovação proposta no Palácio de Cristal foi a utilização de materiais pré-fabricados como o ferro e os panos de vidro, resultando em uma área construída 71.500 m². A modulação utilizada respeita o maior pano de vidro que poderia ser construído na época, com 8 pés de comprimento.

Evolução da arquitetura modular

Já no contexto das Grandes Guerras Mundiais, com as cidades devastadas pelos conflitos, a demanda por rápida reconstrução das cidades impulsionou o desenvolvimento do conceito de modulação.

Na França, Le Corbusier desenvolve a Maison Dom-Ino (1922). A proposta do arquiteto modernista era a criação de um protótipo de casa que se assemelhasse a uma peça de dominó e pudesse ser facilmente replicada.

Imagem da proposta de modulação de Le Corbusier - Maison Dom-Ino
Maison Dom-Ino – Le Corbusier (1922)

Em 1948 Le Corbusier cria o Modulor. Nesta proposta, a intenção do arquiteto era adequar as medidas antropomórficas a construção industrial através da seção áurea, da série de Fibonacci e das proporções do corpo humano.

Imagem ilustrativa do Modulor de Le Corbusier
Modulor – Le Corbusier (1948)

Atualmente, com a crescente demanda por uma tipologia construtiva ágil e sustentável a arquitetura modular vem ganhando expressividade no mundo.

Assim, com a utilização de módulos pré-fabricados que podem ser desenvolvidos a partir de diferentes materiais como a madeira, o aço, o light steel frame, entre outros; a aplicação da tecnologia industrial na construção civil se torna realidade.

Dessa forma, é possível reduzir os erros, otimizar o tempo de construção e produzir uma arquitetura de qualidade e versátil.

Exemplo de arquitetura modular com a utilização de contêiner
Arquitetura modular com contêiner

Vantagens da arquitetura modular

A arquitetura modular possui muitas vantagens desde a fabricação até a montagem final, como:

Produção dos módulos

Como esta tipologia arquitetônica está diretamente ligada a produção industrial, os módulos previstos em projeto podem ser facilmente replicados e produzidos com precisão. Outra vantagem no momento da produção é que não há interferência climática, uma vez que, as peças são produzidas em ambientes fechados.

Agilidade

A agilidade faz parte de todo o processo nas construções modulares, desde a fabricação das peças até a montagem no canteiro de obra. A estimativa é que com o emprego deste esse modelo construtivo seja possível erguer uma construção em 1/3 do tempo quando comparado ao modelo de construção tradicional.

Facilidade na montagem

Com a utilização dos módulos pré-fabricados com precisão industrial o momento da montagem é facilitado, sendo necessário apenas realizar o encaixe e fixação das peças.

Imagem ilustrativa da montagem de uma edificação com painel de laje pré-fabricado.
Montagem de estrutura pré fabricada em concreto

Adaptabilidade

A arquitetura modular é capaz de se adaptar a diferentes usos e contextos. Existem desde obras institucionais como hospitais e escolas até abrigos temporários espalhados pelo mundo.

Mobilidade

Dependendo do sistema construtivo utilizado a arquitetura modular permite a montagem, desmontagem e realocação da construção. Sendo assim, uma empresa poderia estabelecer sua sede em um contêiner e mudar de localidade de acordo com a demanda.

Imagem ilustrativa de arquitetura modular que permite o deslocamento.
Loja contêiner

Custo benefício

Os sistemas construtivos utilizados na arquitetura modular possuem bom custo benefício quando comparada ao sistema construtivo tradicional pois, reduzem a quantidade de mão de obra necessária, o tempo e os desperdícios de materiais.

Sustentabilidade

Com a precisão industrial no processo de fabricação o quantitativo de resíduos gerados é reduzido. Outro ponto favorável a sustentabilidade é que na arquitetura modular é possível a aplicar tecnologias como captação e reuso de águas pluviais, captação energética e isolamento térmico.

Desvantagens da arquitetura modular

Como todo modelo construtivo a arquitetura modular também possui algumas desvantagens, são elas:

Mão de obra especializada

A mão de obra empregada no processo de fabricação e montagem dos módulos deve ser especializada logo, encarece seu valor em horas trabalhadas.

Limitações no transporte

É importante ressaltar que o dimensionamento dos módulos para a construção devem estar em acordo com o sistema de transporte que será utilizado.

No cenário brasileiro, o transporte rodoviário é predominante. Neste caso, os módulos devem variar de acordo com o caminhão que será utilizado. Em média, as modulações podem atingir até 3,20m de largura, 15m de comprimento e 4m de altura.

Custo dos materiais

Devido ao alto valor agregado, os materiais industrializados utilizados na arquitetura modular tendem a possuir um custo superior aos materiais utilizados no sistema construtivo tradicional no contexto brasileiro.

Como fazer um projeto de arquitetura modular

Para desenvolver o seu projeto arquitetônico seguindo as premissas da construção modular você deve se atentar a alguns itens, são eles:

  1. A escolha do sistema construtivo;
  2. Atenção aos meios de transporte;
  3. Precisão projetual.

1- A escolha do sistema construtivo

A escolha do sistema construtivo é o primeiro passo para começar a desenvolver o seu projeto. Será a partir dele que surgirá a modulação. Listamos possíveis sistemas construtivos para você:

  • Wood Frame;
  • Light Steel Framing;
  • Contêiner;
  • Pré moldado em concreto;
  • Pré moldado com bloco cerâmico.

2- Atenção aos meios de transporte

Como você já percebeu, na arquitetura modular o processo de construção é diferente do tradicional. Primeiro temos a fabricação dos módulos, depois o transporte até o local que será realizado o empreendimento e por fim a montagem.

Portanto, você deve se certificar se os meios de transportes que serão utilizados são compatíveis com o dimensionamento dos módulos. Não se esqueça também de avaliar se são capazes de acessar o local de destino.

3- Precisão projetual

Com a industrialização do processo produtivo a precisão é fundamental.

Logo, certifique-se que o seu projeto está de acordo com as modulações e demais especificações técnicas necessárias do sistema construtivo e materiais escolhidos. A utilização dos recursos BIM (Building Information Modeling) podem te auxiliar nesse momento.

Atualmente, os melhores softwares BIM para o mercado de arquitetura são o Autodesk Revit e o Archicad. Caso você ainda não tenha conhecimento nesses softwares, na Projetou.com.br você encontra ótimos cursos para você se destacar em sua profissão:

Clique aqui para saber mais sobre os cursos de Revit.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos de Archicad.

Onde a arquitetura modular pode ser aplicada?

Uma das grandes vantagens da arquitetura modular é a adaptabilidade aos diferentes usos e programas. Separamos alguns exemplos para você.

Residencial

As construções residenciais abrangem desde o alto padrão até construções de menor porte, podendo variar em sistema construtivo e linguagem arquitetônica.

Exemplo de arquitetura modular na tipologia residencial.
Sistema construtivo: Contêiner
Exemplo de arquitetura modular na tipologia residencial.
Sistema construtivo: Papelão
Exemplo de arquitetura modular na tipologia residencial.
Sistema construtivo: Wood Frame

Abrigos temporários

Os abrigos temporários são essenciais, sobretudo em situações de catástrofes. Nesse caso, os módulos pré fabricados podem auxiliar na rapidez de atendimento a população vulnerável assim como, permitem o deslocamento das estruturas como atender novas demandas.

Exemplo de arquitetura modular na tipologia abrigo temporário.
Sistema construtivo: Wood Frame

Habitação de interesse popular

A possibilidade de utilização da modulação nas habitações de interesse popular é extremamente benéfica, uma vez que, agiliza o processo construtivo e garantindo moradia de qualidade em menor tempo a população carente.

Exemplo de arquitetura modular na tipologia habitação de interesse social.
Sistema construtivo: Steel Frame

Comercial

Na tipologia comercial, a modulação oferece diversos benefícios, como:

  • Agilidade construtiva: com o tempo de obra reduzido, o comerciante pode abrir o seu negócio mais rapidamente e receber retorno financeiro do seu investimento em menor prazo.
  • Mobilidade: como no exemplo abaixo da construção em contêiner, o empreendedor pode deslocar seu comércio de acordo com a demanda.
Exemplo de arquitetura modular na tipologia comercial.
Sistema construtivo: Contêiner

Escolas

Os projetos educacionais utilizando a modulação são uma ótima aposta pois, permitem construções rápidas, limpas e com possibilidade de expansão.

Exemplo de arquitetura modular na tipologia institucional - escolar.
Sistema construtivo: Wood Frame

Hospitais

A pandemia do Covid-19 nos mostrou a importância da adaptabilidade dos espaços de saúde. Com a utilização da modulação nas estruturas hospitalares podemos realizar rápidas expansões das estruturas existentes, sem interferir no funcionamento geral da instituição. A possibilidade de construção de centros de tratamentos temporários também é um ponto positivo na adoção do sistema modular.

Exemplo de arquitetura modular na tipologia institucional - hospitalar.
Sistema construtivo: Steel Frame

Conclusão

Podemos perceber que a arquitetura modular se apresenta como uma excelente opção construtiva devido a sua alta adaptabilidade proporcionada pelos diferentes sistemas construtivos e materiais empregados.

Vimos também que a arquitetura modular abrange projetos em diferentes escalas, localidades e também que não existem limites quanto as tipologias de uso.

Agora é só aproveitar os conhecimentos adquiridos aqui na Plataforma Projetou e começar o seu projeto de arquitetura modular!