Porque o Revit Estudante é importante?

Com a ascensão do BIM (Building Information Modeling) o Revit Estudante se tornou uma das ferramentas mais importantes para o processo de planejamento, projeto, construção e gerenciamento de obras e infraestrutura, podendo também ser utilizado nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia mecânica, elétrica e hidráulica, além do auxílio com modelagem 3D precisa e renderização com inserção automática de elementos.

Esse software também conta com a possibilidade de compatibilização de projetos e de colaboração entre usuários, onde é possível acessar o mesmo modelo em várias máquinas simultaneamente, garantindo um serviço rápido e de qualidade. 

A imagem demonstra um projeto estrutural realizado com o autodesk revit.
Projeto Estrutural realizado com o Autodesk Revit

Por conta de sua agilidade e infinidade de ferramentas, a habilidade com este programa está sendo cada vez mais requisitada para os profissionais e estudantes da construção civil no mercado de trabalho. O profissional que dominar esse software e outros que utilizem a metodologia BIM, como o Archicad, estará na frente dentro do setor da construção civil nos próximos anos.

Portanto, este artigo contém um passo-a-passo para instalar e ativar a versão do Revit Estudante, versão 2021, que é disponibilizada de forma gratuita por três anos pela Autodesk para Windows. Dessa maneira, caso deseje baixar uma versão anterior do software, é possível que existam algumas alterações no processo de instalação.  

Como esse artigo está estruturado

1. Quais são os requisitos para baixar o Revit Estudante?

Sistema Operacional

Para fazer o download do Revit Estudante de forma satisfatória, é necessário possuir o sistema operacional que contenha a versão de 64 bits do Microsoft Windows 10.

Processador

O processador ideal precisa ter um ou múltiplos núcleos Intel, Xeon ou i-Séries, ou equivalente a AMD com tecnologia SSE2 com a maior velocidade de CPU possível. Desse modo, é possível evitar travamentos e erros ao executar o programa em seu computador.

Adaptador de Vídeo

É importante ter um adaptador de vídeo compatível com cores de 24 bits e componentes gráficos avançados.

Resolução Mínima

Prefira uma máquina que possua resolução mínima de 1280×1024 com True Color e máxima definição Ultra Hight (4k ou alta definição);

Memória Ram

A memória de seu aparalho para fazer o download do Revit Estudante 2021 precisa ser de pelo menos  8 GB (gigabites), pois o arquivo possui muitas famílias, particularidades e ocupa certo espaço.

Disco Rígido

O disco rígido ideal para o Revit Estudante precisa ser de mais de 7000 RPM;

2. Como fazer o download Revit Estudante: passo a passo para baixar sem erros!

  1. Cadastro na Autodesk
  2. Download Revit Estudante
  3. Instalar Revit Estudante
  4. Ativar Revit Estudante

Cadastro na Autodesk

É necessário acessar o link que levará ao portal Autodesk, diretamente na guia de acesso educacional. 

Caso não possua um cadastro, será preciso realizá-lo. Leva menos de 10 minutos e requer alguns dados como país de residência, versão desejada (nesse caso, Revit Estudante), data de nascimento, nome e sobrenome, login e uma senha. Opte por uma senha fácil de lembrar, pois este acesso se tornará recorrente.

O propósito desta imagem é explicitar a página de Login Autodesk
Página de Login Autodesk

Após efetuar o cadastro, receberá em seu e-mail a confirmação da conta. Verifique sua conta e o software estará disponível para fazer o download. 

Você precisará informar algumas informações adicionais, como a sua instituição educacional, área de ensino, data de início do curso e provável conclusão. Pronto! Já é possível realizar seu download, no próximo passo.

O propósito desta imagem é mostrar a página de confirmação de Cadastro Autodesk.
Confirmação de cadastro e informações adicionais

Download Revit Estudante

Siga para a página do Revit Estudante e escolha um método de download (entre eles:  instalar agora, fazer download agora ou download de navegador).

Prefira a opção “instalar agora”, pois, assim o aplicativo ficará disponível na área de trabalho do computador, além de ser mais rápido. Optando por “instalar agora” é possível escolher apenas os elementos necessários, e não todo o pacote de elementos disponibilizado. Lembre-se também de escolher o idioma ideal.

O propósito desta imagem é mostrar como Intalar o Revit Estudante de forma rápida e gratuita.
Página de Instalação

Instalar Revit Estudante

Ao selecionar a opção “Instalar agora”, precisará ler e assinar o contrato de licença e só então clicar em “instalar”. Caso seja questionado pelo sistema do seu computador o que fazer com o arquivo de instalação, selecione a opção “executar”.

Para não haver dúvidas posteriores, aceite o local padrão de download do seu computador. 

Na imagem é possível aprender como confirmar a Licença Autodesk.
Confirmação de Licença

Ativar o Revit Estudante

Ao concluir  a instalação, você será notificado em sua tela. Caso o mesmo não inicie automaticamente, clique no ícone que foi gerado em sua área de trabalho. Ao inicializar, a imagem abaixo aparecerá em sua tela e e estará pronto para começar a usar!

A imagem mostra a página de Início do Revit Estudante.
Tela de Inicialização Revit Estudante

3. Como aprender a usar o Revit?

Se você ainda não tem domínio sobre uma das habilidades mais requisitadas no mercado da construção civil atualmente, o Curso de Revit da Projetou ensina todos os fundamentos e um passo a passo detalhado, desde a abertura do software até suas funções mais avançadas para você aprender a utilizá-lo. Com o conhecimento desse software, é possível dominar todas as etapas de um projeto arquitetônico completo. 

No curso, você irá aprender toda a interface do software, criar projetos do zero até finalizar pranchas totalmente parametrizadas, inserir componentes e famílias paramétricas, além de aprender a criar um template personalizado para utilizar posteriormente em projetos similares. 

 A figura contém um exemplo de Projetos hidrossanitários em Revit
Projeto Hidrossanitário feito com o Autodesk Revit

Ao realizar todo o curso, incluindo aulas e atividades, você receberá o certificado de conclusão de curso de Tecnologia BIM da Projetou.

O curso emite certificação aceita pela maioria das empresas, construtoras e escritórios do Brasil. Você também poderá adicionar esse certificado no seu currículo e Linkedin com o objetivo de melhorar sua colocação profissional. Além disso, o certificado também é aceito por todas as universidades brasileiras para fins de horas complementares.

 Além disso, até aqueles que sequer tiveram nenhuma experiência de contato com o software se sentirão à vontade, tornando-se profissionais avançados e qualificados para a utilização da ferramenta BIM.

A figura contém infográfico explicando o que é bim
Building Information Modelign

Cada vez mais visada no mercado, a metodologia BIM possui o objetivo de unir diversas informações e características do projeto de uma obra com organização e integração inteligente.

Revolucionando o a construção civil pelo mundo, já é obrigação em vários países da América do Norte e Europa, caminhando para tornar-se também lei no Brasil, com algumas estratégias já em andamento.

Por isso, a Projetou disponibiliza também outros cursos voltados para a modelagem 3D, uso do Revit e Building Information Modeling, como:

4. Conclusão

A figura mostra profissional de arquitetura trabalhando
Profissional de Arquitetura trabalhando

Além de favorecer a produtividade e satisfação com os seus projetos, poderá perceber que o Revit é um programa muito completo e autossuficiente.

Com o conhecimento em Revit você será capaz de realizar pós-produções muito realistas. É um programa extremamente importante de se dominar, com excelente agilidade que contribui muito para a realização de projetos, uma vez que, permite até mesmo o trabalho em equipe de forma simultânea.

Enquanto estudante, o Revit tornou-se uma ferramenta adicional para compreender todos os passos do projeto arquitetônico e a possibilidade de visualizar o modelo em 3D permite a melhor compreensão de uma obra, por exemplo.

Aqueles alunos que sabem lidar bem com o Revit ganham agilidade, visibilidade e respeito de seus contratantes, por ser um software que se encontra muito em alta mundialmente e, em muito pouco tempo, a grande maioria dos escritórios irá adotá-lo como seu programa principal.