O que é Muro de Arrimo?

O Muro de Arrimo consiste em uma estrutura de contenção, muito utilizada na construção civil. Ao executá-lo nas obras, os profissionais podem escolher entre vários tipos de muro de arrimo disponíveis, pensando no que melhor se adapta à suas necessidades, desta forma, neste artigo você aprenderá mais sobre esta estrutura e seus modelos.

Estes muros compõe-se de uma parede vertical, ou inclinada, que são apoiadas em uma fundação, que pode ser rasa ou profunda. Com ela torna-se possível conter os esforços causados pelo empuxo de terra no solo, pelas pressões hidrostáticas ou de percolação da água e às sobrecargas externas, garantindo a estabilidade do local.

Uma de suas características principais esta no fato do Muro de Arrimo apresentar uma estrutura volumétrica contínua, que pode estar presente em áreas variadas, como em edificações, ruas, pontes e estradas.

Para garantir a segurança, funcionalidade e controle de obras de contenção existe a norma ABNT NBR 11682.

Muro de Arrimo
Muro de Arrimo

Como este Artigo está estruturado 

Tipos de Muro de Arrimo

O Muro de Arrimo apresenta diferentes opções de métodos construtivos e de materiais que podem ser utilizados em sua execução. Isto permite ao profissional a possibilidade de escolher qual método melhor se adequa ao seu projeto, com as necessidades nele presentes.

Dessa maneira, ao classificar o Muro de Arrimo, existem dois grupos:

Muros de Gravidade

Os Muros de Gravidade consistem em estruturas de contenção que utilizam o próprio peso para combater empuxos horizontais, garantindo a estabilidade do local. Este tipo de Muro dispensa o auxílio de tirantes e a contribuição do solo à frente da estrutura.

Normalmente, os profissionais optam por este modelo quando há desníveis pequenos ou médios, em torno de 5 metros de altura, para executar a contenção.

Os Muros de Gravidade podem utilizar em sua construção, diferentes materialidades, como concreto, pedras, pneus e gabiões. Além disso, podem conter perfis distintos, em formatos retangulares, escalonados ou trapezoidais.

Imagem ilustrativa dos formatos dos Muros de Gravidade
Imagem ilustrativa dos formatos dos Muros de Gravidade

Classifica-se como Muros de Gravidade mais relevantes:

Muros em Alvenaria

O Muro em Alvenaria trata-se de uma estrutura de contenção, bastante utilizada, normalmente construída com pedras. Ao executá-la, realiza-se a montagem de forma manual das pedras, obtendo a resistência do muro pelo engrenamento entre elas.

Como este material é naturalmente drenante, o Muro em Alvenaria de Pedras dispensa o uso de um sistema de drenagem e dispõe de uma obra simples e de baixo custo, sendo uma vantagem observada pelo profissional no momento da definição do tipo de muro de arrimo que será implantado no projeto.

O Muro em Alvenaria deve ser utilizado em desníveis de solo pequeno, com altura inferior a 3,0m. Caso haja a necessidade de um muro para altura superior, aconselha-se o uso da argamassa com as pedras, com o intuito de proporcionar maior estabilidade ao muro.

Entretanto, ao utilizar argamassa na estrutura, a drenagem natural do muro é comprometida. Assim, o profissional precisa prever um dispositivo de drenagem para a segurança da contenção, como drenos de areia ou tubos de barbacãs.

Muro de Alvenaria em Pedras, é um dos Tipos de Muro de Arrimo
Muro de Alvenaria em Pedras

Muros de Concreto Ciclópico

O Muro de Concreto Ciclópico faz parte dos tipos de muro de arrimo existentes, utilizado para contenção. Produzido de concreto simples com o acréscimo de até 30% de pedra de mão ou matacão. Sua contenção possui viabilidade econômica ao ser instalada em desnível de solo, com altura de até 4,0m.

Normalmente, este tipo de estrutura possui geometria trapezoidal ou de degraus. E precisa de um dispositivo drenante para suprir a impermeabilidade do concreto ciclópico.

Muro de Concreto Ciclópico
Muro de Concreto Ciclópico

Este método possui alguns contrastes em relação ao método anterior de alvenaria. Uma dessas diferenças está no fato do Muro de Concreto Ciclópico utilizar formas de madeira em sua execução, o que torna o custo da estrutura mais elevado que o Muro de Alvenaria.

 Muro de Concreto Ciclópico, é um dos Tipos de Muro de Arrimo
Muro de Concreto Ciclópico

Muros de Gabião

Os Muros de Gabião constituem-se de gaiolas metálicas, executadas com fios de aço com galvanização dupla, onde organizam-se pedras manualmente, preenchendo o espaço.

Utiliza-se normalmente gabiões com dimensões de 2,0m x 1,0m x 1,0m. No entanto, quando o muro apresenta um grande comprimento, há a possibilidade de executá-lo com gabiões de 4,0m x 1,0m x 1,0m.

Este tipo de muro, assim como o Muro em Alvenaria de Pedras, possui drenagem natural realizada pelas pedras, o que dispensa outros dispositivos de drenagem. Além disso, os Muros de Gabião devem estar presentes em desníveis de solo, com altura inferior a 4,0m.

Muro Gabião, é um dos Tipos de Muro de Arrimo
Muro Gabião

Este método é muito usado para explorar o paisagismo. Com sua utilização, torna-se possível realizar divisórias ou contenção de jardins, espaços gramados e até delineamentos de lagos. Dessa forma, o Muro Gabião pode possuir uma função de contenção ou decorativa.

Recomenda-se explorar o muro gabião de diferentes formas esteticamente no paisagismo. Um exemplo de efeito estético acontece quando utiliza-se pedras de diferentes cores, criando desenho e personalidade no muro, ou executando-se mobiliários, como bancos, com muro gabião, favorecendo a harmonização natural do local.

Banco executado com Muro Gabião
Banco executado com Muro Gabião

Em relação às suas desvantagens, este tipo de muro possui vazios, isto pode ocasionar o alojamento de pragas urbanas. Com isso, ao escolher este método para ser utilizado no projeto, precisa ser ponderado seus pontos positivos e seus riscos para segurança e conforto do local.

Muros de Saco Solo-cimento

Os Muros de Saco Solo-cimento constituem-se de um tipo de contenção, efetuada normalmente com a combinação de solo-cimento proporção entre 1:15 e 1:10, embalados em sacos de poliéster.

Esta estrutura tem ganhado notoriedade e relevância, por não precisar de mão de obra especializada e possuir baixo custo em comparação a outros tipos de muro de arrimo, como os Muros de Concreto Ciclópico.

Ao executar os Muros de Saco Solo-cimento posiciona-se manualmente o saco em posição horizontal, na direção da extensão do muro. Este método é uma das soluções para solos residuais.

Muro de Saco Solo-cimento, é um dos Tipos de Muro de Arrimo
Muro de Saco Solo-cimento

Muros de Pneus

Os Muros de Pneus são compostos por pneus amarrados, geralmente por cordas de polipropileno ou arame e preenchidos com solo compactado. Eles se constituem de uma solução de contenção nova em relação a outros modelos utilizados, porém o método tem ganhado destaque por ser economicamente viável e ecossustentável.

Este tipo de estrutura possui limitação em sua altura, sendo recomendado seu uso para alturas inferiores a 5m, e o terreno precisa conter disponibilidade de espaço para a execução da base do muro com largura de 40 a 60% da altura do muro.

Ao optar pelo uso desse método, torna-se importante compreender que ele se trata de uma estrutura flexível, possuindo uma possibilidade maior de ocasionar deformações horizontais e verticais, se comparado aos outros tipos de muro de arrimo.

Dessa forma, não recomenda-se a execução dos Muros de Pneus para contenção de espaços que precisam ser pouco deformados, como em estruturas de fundações ou ferrovias.

 Muros de Pneus, é um dos Tipos de Muro de Arrimo
Muros de Pneus

Muros de Flexão

Os Muros de Flexão se constituem de estruturas que suportam os esforços realizados pelo empuxo do solo por meio da flexão. Normalmente, eles são construídos com concreto armado e possuem o formato de “L”.

Ao resistir aos empuxos, o muro utiliza parte do peso próprio do maciço, se apoiando sobre a base da estrutura em “L”, gerando equilíbrio.

Imagem esquematica do Muro de Flexão
Imagem esquemática do Muro de Flexão

Este método, considerado mais bonito do que os Muros de Gravidade, torna-se inviável economicamente ao utilizá-lo para alturas superiores de 5 a 7m. Dessa forma, quando ultrapassa 5 metros de altura, é apropriado o uso de contrafortes ou nervuras, para garantir a estabilidade e segurança da estrutura.

Além disso, para evitar o tombamento e garantir a solidez dos Muros de Flexão, pode-se ancorá-los na base com tirantes ou chumbadores(rocha). Este recurso torna-se uma solução, quando há pouco espaço para que a base da estrutura obtenha dimensões adequadas para garantir a estabilidade do muro.

 Muro de Flexão, é um dos Tipos de Muro de Arrimo
Muro de Flexão

Qual a Diferença do Muro de Arrimo x Muro Comum

A diferença entre o Muro de Arrimo e o Muro Comum está em sua finalidade. Apesar dos dois serem estruturas muito utilizadas no Brasil, com papel relevante, ao executá-los na construção civil, torna-se necessário compreender que os dois possuem objetivos distintos.

O Muro Comum realiza a divisão entre dois terrenos, demarcando assim, os tamanhos dos lotes divididos. Além disso, ao executá-lo, ele adere a função de assegurar a privacidade e segurança da construção e se torna parte da estética do projeto.

Este tipo de muro geralmente possui entre 2 e 2,5 metros de altura e pode conter diferentes materialidades, como tijolos, blocos de cerâmica e madeira.

Muro Comum
Muro Comum

Em contrapartida, o Muro de Arrimo, como já explicado inicialmente no artigo, consiste de uma estrutura de contenção. Dessa forma, um exemplo do uso desde tipo de muro ocorre quando projeta-se um edifício, e o terreno possui um desnível considerado, tornando-se necessário efetuar o muro de contenção e seu aterramento.

O Muro de Arrimo é mais resistente e pode apresentar alturas variadas em relação ao Muro Comum, podendo apresentar desde muros menores até superiores a 5m, por exemplo.

Muro de Arrimo
Muro de Arrimo

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível compreender a importância do Muro de Arrimo, ao realizar a contenção dos esforços causados pelo empuxo de terra no solo, pelas pressões hidrostáticas ou de percolação da água e às tensões horizontais, garantindo a estabilidade e segurança do local contra eventuais deformações da área.

Além disso, foram apresentados os diferentes tipos existentes de Muro de Arrimo e suas características, com o objetivo de complementar o conhecimento e possibilitar aos profissionais a oportunidade de escolher qual melhor se adequa às necessidades do seu projeto.

Conclui-se desta forma, que o Muro de Arrimo é uma estrutura de entendimento essencial para construção civil e possui diferentes tipos, materiais e alturas.

Se você quiser aprender mais sobre Muro de Arrimo, a Projetou possui o curso “Dimensionamento de Muros de Contenção em Concreto Armado”, com ele você aprenderá a dimensionar e verificar a estabilidade de muros de contenção em concreto armado e reberá o certificado de conclusão de curso ao finaliza-lo.