O que é Arquitetura Vernacular?

A Arquitetura Vernacular é todo tipo de arquitetura definida pelo uso de materiais e técnicas de uma determinada região, sem a necessidade de supervisão de um arquiteto.

Esse tipo de arquitetura está relacionado com a sustentabilidade, pois utiliza recursos e métodos construtivos que valorizam a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo que possui um caráter cultural que busca priorizar técnicas tradicionais da região onde está empregada.

casa com Arquitetura Vernacular
Exemplo de edificação cuja Arquitetura pode ser considerada vernacular

Em razão disso, torna-se necessário entender mais a respeito desse tipo de arquitetura, sendo ela vista como alternativa sustentável que busca diminuir os impactos ao meio ambiente, através de técnicas baratas e funcionais, ao mesmo tempo que preserva a identidade cultural de determinado povo.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam as suas principais características a depender da região em que será empregada, bem como entender seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a Importância da Arquitetura Vernacular?

Como dito anteriormente, a Arquitetura Vernacular consiste em um conjunto de características construtivas que buscam priorizar os materiais locais e técnicas milenares utilizadas por determinados povos para construir suas edificações.

Assim, ao utilizar essas técnicas e recursos, torna-se possível preservar a identidade dos povos através de suas edificações, mantendo suas tradições e fortalecendo os vínculos entre os povos e seu local geográfico.

Povo Yanomami dentro de uma oca

Além disso, também é possível criar edificações usando métodos mais acessíveis que podem ser encontrados nos locais onde serão construídas. Isso contribui para a redução de impactos ambientais.

Em razão disso, a Arquitetura Vernacular tem sido amplamente estudada, pois suas características têm ganhado notoriedade na resolução das questões bioclimáticas e termoacústicas, além da racionalização de materiais e de energia.

Portanto, algumas de suas práticas vem sendo implementadas nos mais diversos projetos contemporâneos.

Assim, podemos citar como vantagens da Arquitetura Vernacular:

  • Contribuição para preservação do meio ambiente;
  • Diminuição do uso de materiais e do consumo energético;
  • Métodos construtivos mais acessíveis;
  • Preservação da identidade local ou regional;
  • Economia de materiais e de mão de obra
  • Otimização térmica e acústica;
  • Entre outros.

Arquitetura Vernacular e Sustentabilidade

A Arquitetura Vernacular está diretamente relacionada aos conceitos da sustentabilidade, pois ela utiliza métodos construtivos simplificados, os quais empregam materiais de baixo impacto, visando causar o menor prejuízo possível ao ambiente onde está inserida.

Esse tipo de arquitetura começou a ser explorada na segunda metade do século XX, mais especificamente a partir dos anos 1970, com o surgimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável, que buscava nos campos da arquitetura, minimizar os prejuízos causados pela indústria da construção civil.

demolições de uma construção civil
Exemplo de impactos causados pela indústria da construção civil

Desse modo, muitas das técnicas usadas na Arquitetura Vernacular podem estar relacionadas com a Bioconstrução, que também caracteriza um conjunto de métodos construtivos que visam causar baixo impacto ambiental.

edificação erguida com técnicas da Arquitetura Vernacular
Exemplo de edificação que utiliza técnicas construtivas relacionadas à Arquitetura Vernacular e na Bioconstrução

Porém, nem toda arquitetura sustentável pode ser considerada vernacular. Para ser caracterizada como vernacular, é preciso obrigatoriamente utilizar materiais e técnicas próprias dos povos e das regiões na qual a edificação será construída.

Características da Arquitetura Vernacular

Como já mencionado, a Arquitetura Vernacular possui como característica fundamental, a valorização das condições locais onde está situada, condições essas que abrange aspectos climáticos, topográficos e recursos naturais, que geralmente podem ser terra, pedras, madeiras, gelo entre outros.

Além da valorização das condições locais, ela também é marcada pela simplicidade e funcionalidade que podem ser observadas através do nível tecnológico construtivo que não é considerado avançado, porém possui milhares de anos e são passados de geração em geração.

Em razão disso, esse tipo de arquitetura é muitas vezes subestimado sendo considerado repetitivo e ultrapassado.

Apesar disso, já se sabe que esse estilo arquitetônico possui muitos aspectos importantes, que promovem a inovação em soluções bioclimáticas e termoacústicas utilizando materiais e técnicas simples.

exemplo de habitação com arquitetura vernacular  bioclimatica
Exemplo de Arquitetura Vernacular que pode ser considerada bioclimática pelos materiais e soluções implementadas

Outra característica importante é a não necessidade de supervisão por parte de arquitetos, isso porque como mencionado antes, nela são empregadas técnicas relativamente simples e de menor custo e que abrangem o conhecimento e experiência de uma população local que a edificará.

No entanto, isso não impede que arquitetos busquem estudar e se aprimorar no uso desses métodos a fim de incorporá-los a seus projetos arquitetônicos.

Resumidamente, as principais características adotadas pela Arquitetura Vernacular são:

  • Adaptação as condições locais, topográficas e climáticas;
  • Utilizar materiais locais de baixo impacto;
  • Prezar pela funcionalidade;
  • Priorizar o conforto;
  • Difundir soluções construtivas que reduzam os impactos ambientais;
  • Utilizar técnicas construtivas relativas à população local;
  • Prezar pela sustentabilidade;
  • Entre outras.

Assim, a Arquitetura Vernacular deve promover a construção de edificações usando os recursos disponíveis no local, prezando por soluções sustentáveis e utilizando métodos construtivos relacionados a determinada região onde será construída.

edificação com Arquitetura Vernacular
Exemplo de Arquitetura Vernacular

As características da Arquitetura Vernacular variam de região para região, sendo empregados diferentes materiais e técnicas de acordo com o local onde serão edificadas.

Logo, é importante conhecer as principais características de acordo com os diversos locais.

Regiões de clima frio

Devido a rigorosidade presente em climas frios, torna-se necessário utilizar materiais que mantenham o calor dentro do ambiente o maior tempo possível, além de uma maior espessura das paredes e proximidade entre as edificações.

arquitetura vernacular da Capadócia
Exemplo de Arquitetura Vernacular em climas frios na Capadócia

Geralmente, a neve se faz presente em regiões cujo clima é frio, este fato exige que os telhados possuam uma inclinação maior.

cabanas com neve nos telhados
Outro exemplo de Arquitetura Vernacular em climas frios

Além disso em busca de capturar alguma iluminação natural presente nestas regiões, adota-se o uso amplas aberturas nas fachadas voltadas para a maior insolação.

Regiões de clima quente e seco

Nestas regiões também é priorizada a proximidade entre as edificações, assim como o uso de paredes espessas, porém deve se adotar materiais que auxiliem nas trocas térmicas de calor e mantenham o ambiente fresco.

Frequentemente, as edificações estão diretamente no solo e por conta da iluminação abundante, os telhados devem ser planos e as fachadas devem possuir tons claros e pequenas aberturas.

casa sul africana um exemplo da arquitetura vernacular em climas quentes
Exemplo de casa no Sul da África com a fachada em tons claros

Também é importante a utilização de pátios internos com vegetação e fontes ou espelhos d’agua. Esta particularidade auxilia a manter um microclima agradável a edificação.

Os pátios internos das casas marroquinas são exemplos da arquitetura vernacular em climas quentes

Regiões de clima úmido

Em regiões cujo clima é úmido são adotadas características como, afastamento entre as edificações, paredes pouco espessas e uso de materiais leves. Isso auxilia a evitar problemas relacionados a umidade na edificação.

É importante ainda que os telhados possuam grandes inclinações, as edificações possuam varandas e beirais, além de que a estrutura esteja acima do solo.

casas na Tailândia
As casas na Tailândia são exemplos da Arquitetura Vernacular em climas úmidos

No que diz respeito as fachadas, é fundamental que possuam amplas aberturas que possibilitem a ventilação cruzada.

Arquitetura Vernacular no Mundo

Pode-se considerar que os conceitos que definem a Arquitetura Vernacular tenham iniciado ainda na Pré-História, nascendo com a necessidade do Homem em construir abrigos para se proteger das intempéries e riscos, constituindo assim a forma primária de habitação.

arquitetura vernacular da Pré-História
Exemplo de abrigo Pré-Histórico

Durante o Período Neolítico, quando o ser humano deixou de ser nômade, aos poucos teve início o desenvolvimento de povoamentos fixos e nelas habitações. Com isso, passou a ser utilizado novos materiais e técnicas para edificar tais habitações. Alguns dos materiais utilizados no período foram: a madeira, coberturas vegetais e posteriormente barro e tijolo.

Posteriormente, as civilizações clássicas trouxeram a arquitetura grega e romana que se preocupava com as devoções religiosas e com a relação entre o habitante e a cidade, isso se refletiu na construção dos templos e das cidades.

Parthenon de Atenas
Exemplo de Arquitetura greco-romana

O período medieval foi caracterizado por uma arquitetura religiosa, onde foram construídas grandes catedrais de imensas dimensões.

arquitetura vernacular medieval
Exemplo de Arquitetura Religiosa Medieval

Com o fim da Idade Média e chegada do Renascimento se redescobriu novos materiais como o metal e o cimento e novas técnicas de construção que passaram a ser incorporadas as edificações do período.

Assim, é possível perceber que ao longo do tempo a História da Arquitetura Mundial é composta por características vernaculares, que se acentuam de acordo com as diversas regiões e períodos das quais elas fazem parte.

A seguir, alguns exemplos de Arquitetura Vernacular no mundo:

Iglu (Polo Norte)

Os iglus são uma espécie de abrigo construídos com bloco de neve, sendo considerados uma construção habitacional feitas pelos povos inuítes, presentes nas regiões do Ártico Central, Canadá e Groenlândia.

Iglu arquitetura vernacular do polo norte
Exemplo de Iglu

Geralmente, apresentam uma estrutura de formato cupular, construída usando neve endurecida, que funciona como isolante térmico. A temperatura interior de um Iglu pode variar de -7º a 16º graus aquecida apenas pelo calor do corpo.

Mudhif (Iraque)

Esse tipo de edificação é encontrado nos pântanos do sul do Iraque, sendo construídas pela população local conhecida como Madan.

As estruturas são construídas com junco e tecidos que são amarrados e dobrados formando arcos em parábolas, que são reforçados nos pilares.

Mudhif arquitetura vernacular do iraque
Exemplo de Mudhif

Vários arcos definem a forma da edificação. As paredes frontais e posterior são fixadas a duas colunas verticais de junco.

Trulli (Itália)

São habitações feitas a partir de pedras calcarias, que podem formar um telhado em formato cônico, são originarias da região da Apúlia na Itália.

Trulli arquitetura vernacular na Itália
Exemplo de Trulli italiano

Elas podem ser decoradas por figuras com significados relacionados a magia e superstições. São famosas por serem construções sem uso de argamassa.

Casas geminadas (Terraced House)

São casas vizinhas que possuem uma parede de partição em suas laterais.

Podem ter diversas variações a depender da região em que estão incluindo escadaria ao ar livre, mais comumente vista em Montreal e as varandas de ferro, mais comuns em Nova Orleans e na Austrália.

casa geminada arquitetura vernacular do Montreal
Casa geminada em Montreal

Hanok (Coreia do Sul)

São casas tradicionais coreanas, podem possuir diversos estilos a depender da região e da classe social dos habitantes.

São caracterizadas por possuírem pisos de madeira e sistema de aquecimento no solo. Um Hanok pode ser pequeno ou grande.

Hanok arquitetura vernacular da Coreia do Sul
Exemplo de Hanok coreano

Casas com telhado verde (Islândia)

As casas com telhado verde são construídas a partir da base de pedra na fundação, possuindo uma estrutura de madeira que suportam de duas a três pilhas de grama na cobertura.

Casas com telhado verde arquitetura vernacular na Islândia
Casas de Telhado verde na Islândia

Casas Mousgoum (Camarões)

São habitações em formato de cúpulas feitas de argila. Esse material promove um resfriamento para edificação, através da abertura de ventilação circular na parte superior.

Mousgoum arquitetura vernacular em Camarões
Exemplo de Mousgoum em Camarões

A cúpula promove a troca de ar quente e frio ao interior da edificação.

Arquitetura Vernacular no Brasil

A Arquitetura Vernacular no Brasil é mais facilmente reconhecida nas aldeias indígenas devido a estas possuírem todos os aspectos que caracterizam essa tipologia arquitetônica.

algumas ocas indigenas
Ocas Indígenas

Porém, muitos pesquisadores debatem a respeito do que pode ser considerada Arquitetura Vernacular brasileira, alguns concordam que os diversos estilos arquitetônicos trazidos ao longo dos anos por estrangeiros foram passiveis de adaptação e perpetuados no saber comum dos brasileiros, sendo assim considerados um tipo de Arquitetura Vernacular.

casa colonial
Apesar de trazida da Europa durante o período colonial a Arquitetura Colonial pode ser considerada um tipo de arquitetura vernacular brasileira

Devido a grande extensão do território brasileiro, surgiram as mais diversas tipologias arquitetônicas que variam de acordo com as regiões.

Desse modo, no Brasil existem as mais variadas técnicas construtivas provenientes de povos locais afastados dos grandes centros, mais precisamente nas regiões rurais.

Todas essas construções regionais são marcadas pela simplicidade e pelo uso dos materiais de suas respectivas localidades, retratando as diversas identidades arquitetônicas brasileiras, além de contribuir na solução de problemas bioclimáticos e construtivos.

ruas de Ouro Preto em MG
Um dos exemplos de identidade arquitetônica brasileira é a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais

Por outro lado, na arquitetura tradicional aplicada especialmente nos grandes centros, são adotados métodos e materiais estrangeiros que quase sempre se divergem das condições climáticas do nosso país.

Atuando nesse ponto, Lúcio Costa (1902-1998) foi um dos maiores apoiadores e pesquisadores da Arquitetura Vernacular brasileira, incorporando muitas técnicas em seus projetos.

Park Hotel Lúcio Costa
Park Hotel (1944-1945) projetado por Lúcio Costa possui muitas características da Arquitetura Vernacular

A seguir, exemplos da Arquitetura Vernacular brasileira de acordo com as suas 5 regiões:

Casas de Enxaimel (Região Sul)

O Enxaimel consiste em uma técnica na qual as paredes são montadas com hastes de madeira encaixadas em posições horizontais e verticais, sendo seus espaços preenchidos por pedras ou tijolos.

Essas edificações possuem tirantes de madeira que atribuem uma estética diferenciada as construções deste estilo. Também é observado a robustez e grandes inclinações dos telhados.

arquitetura vernacular do Rio Grande do Sul
Casa feita com a técnica de enxaimel no Rio Grande do Sul

Devido as características climáticas da região sul, que possui elevada umidade local, é necessário na implantação da edificação o uso de uma estrutura feita de pedra que sustenta a construção impedindoque a madeira se molhe.

Casa Colonial (Região Sudeste)

A arquitetura colonial possui certa predominância na região sudeste, sendo realizada constantemente no país desde o descobrimento em 1500 ate a independência em 1822. Essa tipologia arquitetônica é caracterizada pela padronização das plantas e construção usando os limites do terreno.

casa colonial em SP
Exemplo de casa colonial em São Paulo

As coberturas são compostas por telhados em duas águas de telhas cerâmicas, para garantir que a água escorra para o fundo e para as ruas.

As principais técnicas observadas nas casas coloniais são a taipa de mão e pilão, que utilizam materiais abundantes na região como o barro e a madeira. Com o passar do tempo foram adotados os usos de alvenaria de pedra e tijolos de adobe.

casa com inspiração colonial no RJ
Casa construída no Rio de Janeiro inspirada na arquitetura colonial

Ocas indígenas (Região Centro-Oeste)

As ocas indígenas são conhecidas por serem exemplos da Arquitetura Vernacular no Brasil. Elas são edificações de grande porte, podendo ter até 30 metros de comprimento, sendo construídas por mutirão ao longo de uma semana.

Sua estrutura é composta por madeira, taquaras ou troncos de arvores, o que atribui resistência. Sua cobertura pode ser de palha ou folhas de palmeiras. A durabilidade deste tipo de edificação pode chegar até mais de 20 anos.

Oca indigena parque do Xingu
Oca indígena no Parque Indígena do Xingu no Mato Grosso

Geralmente, não possuem divisões internas nem aberturas na fachada exceto pelas portas, é através delas e dos frisos na estrutura que ocorre a ventilação para o ambiente interno.

estrutura de uma oca indígena
Estrutura de uma Oca

Casa de Taipa de Mão (Região Nordeste)

Existem diversas tipologias arquitetônicas na região nordeste. Especificamente na região do sertão nordestino cujo clima é seco e quente, a principal técnica empregada é a taipa de mão.

Este tipo de arquitetura é predominante nas regiões entre o Ceará e a Bahia, onde se utiliza os materiais locais na construção das edificações.

Casa no sul da Bahia que utiliza a técnica da taipa de mão
Exemplo de casa na Bahia construída com a técnica da taipa de mão

A taipa de mão compreende o entrelaçamento de estruturas que formam uma malha de madeira que são preenchidas com barro (taipa). Para produzir a taipa é utilizada terra proveniente do local, cujas propriedades auxiliam a manter o ambiente da construção mais refrescado.

parede construída com taipa de mão
Parede de taipa de mão em um ambiente interno

Nestas regiões também é comum se observar o uso de palha como revestimento e beirais grandes para proteção do vento.

Palafitas (Região Norte)

O clima da região norte é definido por ser bastante úmido, com temperaturas elevadas durante o ano inteiro e baixa amplitude térmica.

Devido a essa condição climática, as palafitas são o principal tipo de edificação encontradas na região, sendo elas estruturas feitas de madeira, erguidas sobre estacas que elevam a edificação, isso permite que essas moradias sejam construídas sob os rios de diversas dimensões.

escola de palafita AM
Escola construída em palafita na Amazônia

Nos telhados são utilizados diferentes materiais, desde materiais industrializados (telhas metálicas ou fibrocimento) até coberturas feitas a partir de folhas secas trançadas.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância da Arquitetura Vernacular e sua contribuição para a preservação do meio ambiente e da identidade cultural dos povos que a constituem.

Vimos ainda algumas de suas características a depender das regiões onde ela está inserida e notáveis exemplos pelo mundo e no Brasil.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito dos conceitos e características principais dessa tipologia arquitetônica, observando como sua adoção pode auxiliar na solução de questões bioclimáticas e construtivas.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades deste tipo de projeto.

Se você quer aprender mais sobre a Arquitetura Vernacular ou outros assuntos relativos à arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.