O que é Levantamento Arquitetônico?

O levantamento arquitetônico consiste no processo de medições e análise das características arquitetônicas de uma edificação conforme ela está construída (As Built) sendo assim, considerada a etapa inicial e fundamental para a implementação de um projeto arquitetônico.

levantamento arquitetônico
O levantamento arquitetônico é a etapa inicial para a realização de um projeto e para sua execução

A elaboração de um levantamento arquitetônico possui importância para que sejam coletadas todas as informações necessárias que auxiliarão e orientarão a realização dos desenhos técnicos de um projeto arquitetônico e ainda para o planejamento de qualquer obra ou reforma.

Nesse sentido, é importante que Arquitetos, Engenheiros e Designers de Interiores entendam qual a importância da realização de um levantamento arquitetônico, bem como alguns requisitos que auxiliem na sua elaboração.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância da realização do levantamento arquitetônico?

O levantamento arquitetônico tem por objetivo verificar as medidas e as condições atuais da edificação, sendo realizado por arquitetos, engenheiros ou designers por meio de uma visita ao local (in loco).

Sua importância se resume ao fato de que é impossível realizar um projeto arquitetônico e consequentemente uma obra sem conhecer as características do espaço almejado, além de entender a influência que o cliente exerce sobre ele.

levantamento arquitetônico em obra
Um dos maiores benefícios do levantamento arquitetônico é permitir a otimização das demais etapas da obra

A realização do levantamento arquitetônico, possibilita entre outras coisas, o planejamento completo de todas as etapas da obra, além de proporcionar soluções personalizadas e otimizadas para cada tipo de projeto de acordo com as necessidades de cada um.

Nesse sentido, o levantamento arquitetônico serve como a base para qualquer projeto, sendo importante para sua elaboração, colher as informações referentes ao local no qual será realizado a obra ou a reforma, para que se torne possível a realização do anteprojeto de arquitetura assim como as demais etapas do projeto de arquitetura e da obra em questão.

Diante disso, é importante que Arquitetos saibam a importância da sua elaboração, entendendo que o seu desenvolvimento é primordial para estabelecer as demais etapas do projeto de arquitetura, a fim de tornar possível a execução da obra conforme o que está no projeto.

Como realizar o levantamento arquitetônico?

Primeiramente, para realizar um levantamento arquitetônico eficiente é fundamental se preparar previamente. Para isso é importante utilizar alguns materiais importantes que auxiliarão sua realização. Estes materiais podem ser:

  • Prancheta com papeis, cadernos ou até mesmo smartphones ou tablets com aplicativos para realizar anotações, croquis ou esquemas ilustrativos;
  • Lápis ou canetas com cores variadas;
  • Cópias do checklist com todos os itens necessários a serem observados durante o levantamento;
  • Plantas baixas e outros desenhos técnicos (caso disponíveis);
  • Trena convencional;
  • Trena eletrônica;
  • Fita métrica;
  • Celular ou câmeras fotográficas para realizar registros dos ambientes;
  • Dentre outros.

Ao chegar ao local onde ocorrerá o levantamento, o primeiro passo é iniciar um esboço geométrico para que se tenha noção do espaço. A partir disso, será possível seguir a ordem do checklist para levantamento arquitetônico, devendo se atentar as informações e medições de todos os itens presentes nele.

De outro modo, caso o espaço já esteja construído, um esboço espacial do ambiente realizado no papel auxilia a entender e distribuir de forma mais clara todas as informações relevantes.

croqui levantamento
Os croquis são fundamentais para esboçar geometricamente o espaço a ser levantado

Dessa forma, realizar um croqui de cada um dos espaços serve como guia sendo importante preenchê-lo com as medidas de todos os eixos do espaço. Isso é essencial para não esquecer de nenhum detalhe.

Após isso, deve-se realizar os esboços com as medidas usando o auxílio das trenas ou fitas métricas e realizar registros fotográficos dos espaços para comparar com os croquis e complementar qualquer informação necessária posteriormente.

Fotografia arquitetura
Registrar os ambientes por meio de fotografias é essencial para complementar as informações importantes posteriormente

Além de tudo isso, é importante que o profissional analise minuciosamente o espaço onde ocorrerá o levantamento, observando todos os aspectos que precisam ser alterados ou que podem ser mantidos, assim como se atentar para questões referentes ao conforto térmico como ventilação, orientação solar, iluminação natural e outros aspectos que podem implicar no projeto. 

Depois de realizar o levantamento arquitetônico no local, será possível organizar e transferiras informações adquiridas para algum software de projeto de sua preferência, visando reproduzir o esboço da planta baixa de todos os ambientes, podendo assim, dar início ao projeto de arquitetura.

software arquitetura
Os softwares de projeto são relevantes para reproduzir o esboço do levantamento e iniciar o projeto arquitetônico

Checklist para realizar o levantamento arquitetônico

  1. Características do terreno e aspectos bioclimáticos do local
  2. Dimensões e cotas
  3. Sistema construtivo
  4. Esquadrias
  5. Pé direito
  6. Forro e teto
  7. Estruturas
  8. Projetos complementares
  9. Acabamentos
  10. Mobiliário

A organização é uma característica primordial em todas as fases de um projeto arquitetônico e para o gerenciamento e execução de qualquer obra.

Por este motivo, a criação de checklists atua organizando todas as informações necessárias, sendo benéfico para auxiliar arquitetos e designers em suas tarefas, especialmente quando se trata de levantamento arquitetônico.

cheklist levantamento arquitetônico
Realizar checklists auxilia na organização de processos de projeto

A seguir, um checklist completo com itens relevantes para a realização de um levantamento arquitetônico eficiente:

1.Características do terreno e aspectos bioclimáticos do local

O primeiro ponto a ser levado em consideração na realização do levantamento arquitetônico, é a observação das características do terreno como: seus limites, elevações, níveis de lagos e rios, vegetação, aterros e demais aspectos.

levantamento arquitetônico e terreno
Exemplo de Croqui que demonstra a analise do terreno e dos aspectos bioclimáticos

Além disso, é importante ainda observar os aspectos bioclimáticos da região, pois estes podem influenciar diretamente na edificação já construída ou que será executada no local. Os aspectos bioclimáticos englobam a ventilação, orientação solar e iluminação natural dentre outros.

2.Dimensões e cotas

Buscar informações a respeito das medidas dos ambientes já edificados é fundamental para registrar como a edificação se encontra no local.

medidas arquitetura
Registrar as dimensões de todos os elementos da edificação é uma das etapas mais importantes do levantamento arquitetônico

Por exemplo, caso já exista uma edificação no terreno é essencial identificar todas as paredes existentes para avaliar quais podem ser mantidas ou alteradas. Isso também vale para os demais elementos construtivos como pisos, aberturas, esquadrias etc.

No que diz respeito aos dimensionamentos e cotas é importante se atentar com:

  • Medidas dos perímetros;
  • Larguras e comprimentos;
  • Distancias entre os vãos;
  • Espessuras das paredes;
  • Dentre outros.

3.Sistema construtivo

Os Sistemas Construtivos consistem na definição da estrutura da construção. A partir deles, é possível decidir quais serão os tipos de materiais a serem utilizado no projeto e o tipo de mão de obra necessária para sua implantação.

sistema construtivo madeira
Exemplo de edificação com sistema construtivo de madeira

Entender qual o tipo de sistema construtivo durante o levantamento arquitetônico é fundamental para executar Projeto de Arquitetura. Os sistemas construtivos mais usuais são:

4.Esquadrias

Durante o levantamento arquitetônico é importante observar como são as aberturas presentes na edificação já construída, por isso deve se atentar as medidas da largura e da altura de portas e da largura, altura e peitoril das janelas.

esquadria
Exemplo de esquadria em uma edificação

5.Pé direito

O pé direito é a medida da distância entre o piso do pavimento até o teto, sendo importante para garantir o conforto dos usuários, devendo por isso, ser dimensionado corretamente.

pé direito
Croqui ilustrativo que explica o conceito de pé direito

Geralmente, o pé direito possui medidas padronizadas, porém dependendo do projeto e de suas necessidades é possível que o pé direito varie em algumas tipologias como: pé-direito duplo, triplo, dentre outros.

6.Forro e teto

O forro consiste em um material responsável pelo revestimento do teto promovendo o isolamento térmico e acústico entre a laje e o piso. Além do mais, o forro também possibilita o desenvolvimento de diversos efeitos de iluminação para o ambiente, o que contribui para a estética e para o seu conforto.

forro e teto
Exemplo de forro em uma edificação

Os principais tipos de forro podem ser:

  • Gesso tradicional;
  • Gesso acartonado;
  • Madeira;
  • PVC;
  • Dentre outros.

7.Estruturas

Durante o levantamento arquitetônico é importante observar os elementos estruturais, realizando durante o processo sua marcação, além de registrar informações sobre suas dimensões.

elementos estruturais
Esquema ilustrativo que demonstra os principais elementos que compõe uma estrutura

Os principais elementos estruturais são:

8. Projetos Complementares

Os projetos complementares são responsáveis por complementar o projeto arquitetônico com informações fundamentais para a execução da obra. Por esta razão possuem relevância significativa para a otimização das condições habitacionais, a eficiência da edificação, a melhor gestão dos custos etc.

elétrica casa
Exemplo de diagrama ilustrativo de um sistema elétrico

Nesse sentido, durante o levantamento arquitetônico é primordial observar todos os elementos que o englobam. Alguns projetos complementares notáveis são:

9.Acabamentos

Os acabamentos estão relacionados aos tipos de revestimentos empregados na edificação. A utilização dos revestimentos é importante para a proteção da alvenaria e dos pisos ao mesmo tempo que configuram um elemento que proporciona estética e valoriza ambientes internos e fachadas.

revestimento tipos
Exemplo de ambiente com revestimento geométrico

Os principais tipos de revestimentos podem ser:

  • Cerâmicos;
  • Porcelanato;
  • Pedras naturais;
  • Madeiras e laminados;
  • Dentre outros;

10.Mobiliário

Por fim, durante um levantamento arquitetônico, pode ser necessário observar os tipos de mobiliários existentes na edificação. Estes dependem do estilo arquitetônico presente na construção ou que será empregado posteriormente.

cadeira barcelona
Exemplo de mobiliários no estilo moderno

Além disso, em caso de reformas pode ser que o cliente queira manter os mobiliários presentes no projeto sendo importante durante o levantamento realizar o registro destes.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância da realização do levantamento arquitetônico, compreendendo como ele deve ser executado, bem como alguns requisitos que podem auxiliar sua elaboração.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da realização do levantamento arquitetônico, assim como dar orientações básicas para que este seja realizado.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos a ele relacionados, sendo fundamental observar as principais necessidades de acordo com o tipo de projeto almejado.

Se você quer saber mais a respeito da elaboração de levantamento arquitetônico e outros elementos relacionados a projetos de arquitetura e interiores, a Projetou disponibiliza diversos cursos voltados para esta temática.7

Estes cursos abordarão questões referentes a elaboração de projetos de arquitetura e de interiores, ensinando você a dominar softwares que executam desenhos técnicos de maneira rápida, fácil e intuitiva.

Dessa forma, você se tornará um profissional especialista no assunto, sendo capaz de elaborar projetos arquitetônicos e de interiores completos que trarão produtividade, economia e praticidade a obra.