O que é Ventilação Natural?

A Ventilação Natural trata-se de um sistema utilizado na Arquitetura para resfriar os edifícios e seus usuários através do ar fresco, de forma natural, com as diferenças de pressão existentes no vento. Ao realizar o processo, os fluxos de ar se propagam entre o interior e exterior do edifício, ocasionando a Ventilação.

O tipo de sistema utilizado para ventilar naturalmente o ambiente varia de acordo com o tipo de uso da edificação, suas necessidades e clima local, no qual deve-se considerar as condições do vento em relação ao relevo e a vizinhança existente.

Assim, a Ventilação Natural está ganhando cada vez mais relevância na construção civil e possui estratégias que podem ser usadas em conjunto em diferentes ambientes de uma mesma construção. A Ventilação Natural tornou-se essencial para a renovação e resfriamento do ar do local, proporcionando conforto e bem-estar aos usuários.

Casa com Ventilação Natural
Casa com Ventilação Natural

Como esse artigo está estruturado

Qual a importância da Ventilação Natural?

Com o passar dos anos, a sustentabilidade adquiriu uma importância cada vez maior para a sociedade. Governos e pessoas em geral têm debatido formas de tornar a civilização mais sustentável, buscando um futuro melhor. Com isso, há a procura de métodos para utilizar da melhor maneira os recursos naturais que a natureza proporciona.

Na arquitetura, a preocupação com a sustentabilidade e o futuro ocasiona a procura por técnicas para tornar os projetos mais ecologicamente viáveis, é o caso da Ventilação Natural.

Ventilação Natural, que busca utilizar os ventos como meio de ventilação dentro das construções, de forma renovável e sem custos, proporciona a junção do conforto com a sustentabilidade, fazendo da edificação, um espaço melhor para morar e contribuir com o ecossistema existente.

A partir desde sistema, o usuário do local torna-se beneficiado em junção com a natureza, pois ao fazer uso deste tipo de ventilação, além do conforto, há a economia financeira ao reduzir o consumo de energia artificial da construção, ajudando na diminuição da emissão de carbono no ambiente.

Edifício com Ventilação Natural
Edifício com Ventilação Natural

Quais as vantagens da Ventilação Natural?

As vantagens de espaços contemplados pelas técnicas de ventilação natural são muitas, não só em relação ao conforto físico e econômico, mas também ao psicológico das pessoas, inclusive de animais, que ali frequentam.

A ventilação natural torna o espaço mais arejado, fresco e iluminado, trazendo conforto visual e físico, principalmente quando a arquitetura é combinada com o design de interiores e o paisagismo.

Dentre as vantagens existentes já citadas, há outros pontos positivos ao utilizar a Ventilação Natural nas construções, são elas:       

  • Sustentabilidade
  • Diminuição de consumo e consequentemente de gastos de energia elétrica, já que a ventilação natural diminui ou até mesmo pode dispensar o uso de ventiladores, ar-condicionado, dentre outros meios de ventilação que necessitam de energia elétrica.
  • Conforto térmico, já que a temperatura do local torna-se agradável para quem ali frequenta.
  • Praticidade, pois ao contrário de alguns sistemas de ventilação, a ventilação natural, e não precisa de manutenção.
  • Ar puro, pois o ar está em constante renovação, tornando-o higienizado. 

Dessa maneira, ao executar um projeto, recomenda-se implantar a Ventilação Natural na construção, priorizando espaços amplos e aberturas no local.

Ventilação Natural

Ao executar um projeto pensando em sua Ventilação Natural, é necessário compreender que existem métodos diferentes de ventilação e a escolha pelo método que supri as necessidades da construção influencia em seu design.

Com isso, o tipo de construção e as condições locais existentes devem ser estudadas no Partido Arquitetônico. A partir deste estudo, o profissional compreenderá de forma mais objetiva o que é melhor para seu projeto de acordo com as necessidades do cliente e as características presente no ambiente, no terreno e na vizinhança.

Partido Arquitetônico
Partido Arquitetônico

O Design personalizado da construção torna a Ventilação Natural eficaz. Entre os métodos de ventilação presentes, há dois principais e mais comuns, são eles:

Ventos:

Os ventos acontecem quando o ar entra por uma abertura da construção e se retira por outra. Este ar possui pressão positiva em sua entrada no ambiente e negativa ao sair. Dessa forma, os profissionais precisam utilizar suas características de forma vantajosa e apropriada para cada tipo de construção.

Um exemplo disto está no fato do aumento da velocidade do ar acontecer quando as áreas de aberturas de saída do ar, as quais possuem uma pressão negativa, é maior que as áreas que proporcionam as aberturas de entrada do ar, estas com pressão positiva.

Dessa forma, o posicionamento e o tamanho das aberturas interferem na velocidade do ar presente no ambiente.

Ventos na Ventilação Natural
Ventos na Ventilação Natural

Flutuação:

A flutuação ocorre quando o ar entra no ambiente e se aquece pela presença dos usuários do edifício e de fontes de calor interno, ou seja, aparelhos como computadores, microondas, fogões, entre outros. Com seu aquecimento, o ar fica mais denso, posteriormente, subindo e saindo por outras aberturas em nível superior.

Este tipo de ventilação também é conhecida como efeito chaminé, desta forma, falaremos mais sobre ela no decorrer do texto, junto com outros tipos de ventilação que podem ocorrer de acordo com o design de cada edifício. 

 Flutuação presente na construção
Flutuação presente na construção

Tipos de Projeto para Ventilação Natural

Existem vários tipos de projetos de construção que influenciam em como a ventilação natural irá se portar dentro do ambiente, entrar e sair dele. Estes tipos de design precisam ser analisados e estudados para conseguir tornar o ambiente confortável e ventilado.

Entre os tipos conhecidos e mais utilizados de design de projeto para a execução da Ventilação Natural com mais eficiência dentro da Arquitetura, estão:

  • Ventilação Unilateral
  • Ventilação Cruzada
  • Efeito Chaminé

Ventilação Unilateral

A Ventilação Unilateral, consiste na utilização de aberturas situadas em apenas um lado do ambiente. Trata-se de um tipo de estratégia que pode ser uma boa alternativa para espaços de projetos de área limitada.

Ventilação Unilateral
Ventilação Unilateral

Assim, normalmente utilizam-se os sistemas de Ventilação Unilateral, quando outras estratégias não podem ser aplicadas no local, como o de ventilação cruzada, e existem restrições estruturais ou ambientais que impedem a execução de aberturas na outra fachada do edifício.

Este tipo de ventilação apresenta eficiência ao ser inserida em cômodos simples. Porém, ao compará-la com outras alternativas, ela torna-se menos atraente por gerar um nível inferior de circulação de ar pelo local.

Ventilação Unilateral
Ventilação Unilateral

Ventilação Cruzada

A Ventilação Cruzada ocorre quando as aberturas de uma construção se localizam em paredes opostas ou adjacentes, ocasionando a circulação de ar dentro do respectivo espaço. Esta é uma técnica muito utilizada em arquitetura e totalmente funcional.

Há a realização da Ventilação Cruzada tanto de forma vertical, como horizontal. Suas aberturas não precisam estar na mesma altura, possuir o mesmo tamanho e estar necessariamente uma de frente para a outra.

Tipos de Ventilação Cruzada
Tipos de Ventilação Cruzada

Ventilação Cruzada é um dos tipos de sistema de Ventilação Natural mais aconselhável para construções que se localizam em áreas de clima mais elevado.

As aberturas localizadas e dimensionadas de forma correta, permitem ao ambiente realizar a troca de ar do espaço, tornando-o mais fresco, ventilado, renovável, saudável e economicamente mais barato, proporcionando uma menor utilização de sistemas de ventilação artificial, como ventiladores e ar-condicionado.

Ventilação Cruzada
Ventilação Cruzada

Efeito Chaminé

O Efeito Chaminé acontece quando, ao ventilar um ambiente, o ar frio que é mais denso que o ar quente, entra no local e se aquece, com isso o ar quente sobe e é eliminado pelas aberturas mais altas do edifício, gerando o conforto térmico do espaço.

Geralmente há muita utilização do efeito chaminé em edifícios verticais. Estes edifícios muitas vezes possuem aberturas no meio do projeto fazendo com que o ar circule até sua cobertura. Dessa maneira, o vento se retira por lanternins, aberturas zenitais ou exaustores eólicos.

Edifício utilizando a estratégia do Efeito Chaminé, com o uso do Lanternim na Ventilação Natural
Edifício utilizando a estratégia do Efeito Chaminé, com o uso do Lanternim na Ventilação Natural

Caso as aberturas da construção em sua cobertura sejam localizadas voltadas para o sentido dos ventos, pode haver a inversão do efeito chaminé, ou seja, os locais determinados para a saída de ar, podem passar a servir como entrada de ar, interferindo assim na eficiência do efeito chaminé.

Para não ocorrer problemas com a orientação do vento na área, e estabelecer independência sobre ele, recomenda-se como uma alternativa, que a melhor localização para implantar aberturas de saída de ar sejam na cumeeira do edifício.

Além disso, outra forma de impedir a inversão do efeito chaminé acontece ao utilizar a ventilação cruzada na abertura de saída de ar, independente do local onde situa-se e orienta-se a zenital, que são aberturas executadas na cobertura de uma construção, como a cúpula e o lanternim.

Efeito Chaminé
Efeito Chaminé

Ventilação Natural em Diferentes Localizações

As diferentes localizações do projeto em execução influenciam na Ventilação Natural do ambiente. Dessa forma, ao realizar um projeto, torna-se necessário compreender qual o clima da região, e a intensidade dos ventos.

Ao analisar o entorno, o profissional consegue identificar se o local é mais úmido ou mais seco, quente ou frio. Isso ocasiona a escolha do melhor tipo de ventilação ao executar o projeto, buscando beneficiar os usuários do espaço.

Assim, ao realizar um Projeto Arquitetônico, existem diversas estratégias Bioclimáticas que podem ajudar no conforto do ambiente, a Ventilação Natural é uma delas, seja ela uma estratégia unilateral, cruzada ou chaminé, sua utilização em um projeto é importante para o conforto térmico.

Para conhecer mais estratégias Bioclimáticas que sejam indicadas especificamente para sua cidade, você pode acessar o site da Projeteee, e obter maiores informações sobre o local onde reside, assim você saberá qual a melhor forma de ventilação para ser utilizada no seu projeto.

Conclusão

Ao decorrer deste artigo foi possível compreender o conceito e a importância da Ventilação Natural na Arquitetura, a qual utiliza os ventos como meio de ventilação dentro das construções, de forma renovável e sem custos, ocasionando a junção do conforto com a sustentabilidade, diminuindo o uso da ventilação artificial.

Desta forma, a Ventilação Natural é muito importante para a qualidade de vida e bem estar das pessoas dentro dos ambientes, contribuindo com inúmeros benefícios para os projetos e seus usuários.

Se você acha que é importante garantir o bem estar e a qualidade de vida das pessoas dentro dos espaços, queremos te convidar para participar do 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia.

O tema do Primeiro Concurso, é um anteprojeto para a sede física da Projetou (totalmente fictícia, não será executada) com foco na qualidade de vida e bem estar, proporcionando um espaço de qualidade que influenciam positivamente alunos e colaboradores.

Venha participar! Você pode concorrer até R$ 1500,00 mais um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou! As inscrições estão abertas de 30/08/2021 até 08/10/2021 e você pode se inscrever clicando aqui!