Qual o papel das lajes em uma edificação?

Os tipos de lajes são aplicados de diferentes formas em uma edificação, dependendo do seu projeto de arquitetura e dos cálculos estruturais.

A laje é um dos componentes principais para uma edificação, podendo ser considerada laje de piso térreo, superior ou até teto quando aplicada uma camada impermeabilizante.

Tipos de lajes
Tipos de lajes

É fundamental escolher o tipo de laje com atenção e cuidado, pois isso influencia diretamente diversos fatores na obra, como custos e prazos de entrega.

Além disso é necessário antes ter os cálculos estruturais necessários para a sua obra, pois somente dessa forma você poderá escolher o tipo de laje que supre as suas necessidades.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre Tipos de Lajes: Guia Completo.

Como esse artigo está estruturado

Quais são os principais tipos de lajes

Existem diversas soluções para tipos de lajes atualmente, e embora todas utilizem concreto, algumas possuem menor quantidade, o que pode diminuir o custo da obra, a depender do tipo de projeto.

No geral, as lajes geralmente representam em aproximadamente metade do consumo de concreto de uma edificação comum.

Tipos de lajes
Tipos de lajes

Além disso, ainda há outros materiais aplicados para finalizar o acabamento das lajes, como em casos de lajes para cobertura é necessária a aplicação de uma camada impermeabilizante.

Outros casos de lajes para cobertura também utilizam as telhas cerâmicas com madeiramento, utilizando a laje para isolamento térmico e acústico.

Preparamos uma lista com os principais tipos de lajes para ajudar você a decidir qual o melhor para o seu projeto:

1. Laje maciça

A laje maciça é a mais comum no mercado de projetos de arquitetura, pela facilidade da mão de obra e por ser feita in loco, facilitando a adaptação a forma do projeto.

laje maciça
Laje maciça

Essa laje é feita a partir de uma forma moldada no local, com aço e concreto, e necessita de um período de cura para dar continuidade no andamento da obra.

Pontos PositivosPontos Negativos
fácil execuçãopouco sustentável

2. Laje nervurada

 A laje nervurada é mais comum para construções com grandes vãos livres, como galpões e galerias, porém apresenta uma grande espessura para constituir as nervuras da laje.

Laje nervurada
Laje nervurada

Apesar disso sua estrutura é leve e econômica, pois utiliza menos ferragens e menos concreto nas regiões de tração.

Esse tipo de laje também é feito in loco, com moldes e formas para permitir a concretagem. Sua parte inferior pode ser lisa, com a utilização de um forro, para esconder as nervuras aparentes típicas desse tipo de laje.

Pontos PositivosPontos Negativos
leve e econômicamaior espessura

3. Laje alveolar

As lajes alveolares são compostas por uma estrutura em concreto protendido, ou seja, com pré-tração, o que permite que a laje vença um vão de até vinte metros.

Laje alveolar
Laje alveolar

Porém é importante avaliar de acordo com o projeto, uma vez que quanto maior o vão a ser vencido, maior a sua espessura.

Pontos PositivosPontos Negativos
vence grandes vãosgrande espessura

4. Laje pré-moldada

A laje pré-moldada é descrita como placas pré-fabricadas que vão para a obra somente para a instalação.

Laje pré-moldada
Laje pré-moldada

Isso pode poupar bastante o tempo de execução da obra, diminuindo os custos gerais de estrutura.

As lajes pré-moldadas podem aparecer em três diferentes modelos e materiais:

  • Pré-moldada de poliestireno;
  • Pré-moldada de cerâmica;
  • Pré-moldada painéis treliçados.
Pontos PositivosPontos Negativos
custo mais baixolimitação de vão e carga

Como escolher o tipo de laje ideal para o seu projeto

Após conhecer os principais tipos de lajes, você deve analisar qual se adequa melhor ao seu projeto, levando em consideração alguns pontos:

1. Carga

O primeiro passo é fazer o cálculo estrutural para entender qual a carga que a sua laje precisará suportar, dessa forma fica mais fácil identificar o melhor método.

2. Tamanho do vão

O tamanho do vão também é um fator determinante, uma vez que alguns tipos de lajes têm limitações nesse quesito.

Esse ponto depende do tipo de projeto arquitetônico, e se isso está flexível para mudanças, como a diminuição do vão para se adequar ao tipo de laje.

3. Prazos

Para a execução de uma obra sempre existem os prazos ideais para a conclusão, segundo o cliente, portanto é fundamental considerar o tempo de obra na hora de escolher a laje ou os outros elementos da sua estrutura.

4. Custos

O orçamento disponível em uma obra determina diversos fatores, principalmente a estrutura, já que os gastos com a estrutura equivalem a mais da metade dos custos da obra.

Após verificar esses pontos, você poderá escolher a melhor opção que se encaixe nos seus critérios e que esteja de acordo com o projeto executivo de arquitetura.

Além da laje, é importante pensar na estrutura geral da edificação, que pode ser predominantemente de concreto ou de metal.

Tipos de lajes
Tipos de lajes

As estruturas metálicas fornecem mais possibilidades para a edificação, e podem ser mescladas com o uso do concreto, reduzindo alguns custos e prazos da obra.

Se você quer conhecer mais sobre essa área, acesse o curso Aço e Estruturas Metálicas para Construção Civil, que explica de maneira didática sobre o assunto.

A Projetou possui mais de 84 cursos de especialização prática em arquitetura, com conteúdos online, material de apoio e emissão de certificado.

É fundamental que você acrescente esses conhecimentos no seu currículo para crescer na sua carreira na área escolhida.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre tipos de lajes, como fazer e os principais pontos a serem observados.

Escolher de forma adequada entre os tipos de lajes é fundamental para a correta execução do projeto, considerando todos os pontos que podem influenciar a aplicação dessa escolha.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito de tipos de lajes, bem como orientações gerais para sua escolha.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de Estruturas Metálicas, Estruturas de Concreto Armado ou outros assuntos relacionados a arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com emissão de certificados.