O que são comandos do Autocad?

Os comandos do Autocad são atalhos que ativam funções dentro do software Autocad da Autodesk. Os comandos de um modo geral, tem como objetivo ativar determinadas ferramentas dentro de algum tipo de software.

Por esta razão, conhecer os principais comandos dentro de um software auxilia a otimizar e acelerar o desenvolvimento de projetos e outras atividades relacionadas.

comandos autocad
Conhecer os principais comandos do Autocad é importante para aumentar a produtividade e otimizar a elaboração de projetos.

Após algum tempo utilizando o Autocad é certo que desenvolvemos um conjunto favorito de comandos para determinadas funções. Apesar disso, é sempre válido conhecer novos comandos ou recordar outros que podem ser igualmente uteis.

Dessa forma, ao longo deste artigo, separamos os 50 comandos do Autocad que todo o profissional que atua com projetos na construção civil deve saber a fim de auxiliar e acelerar o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e afins.

Como este artigo está estruturado?

Qual a importância de saber utilizar o Autocad?

O AutoCad é um software que atende ao conceito CAD (Computer Aided Design – projeto auxiliado por computador) criado pela Autodesk em 1982, sendo amplamente utilizado na elaboração de desenhos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D).

Devido a sua versatilidade, esse software é frequentemente utilizado para o desenvolvimento de desenhos técnicos nos âmbitos da construção civil e da engenharia mecânica.

projeto de arquitetura autocad
Projeto arquitetônico desenvolvido no Autocad

Para Arquitetos, Urbanistas, Designers de Interiores e Engenheiros, o AutoCad é considerado um software necessário, devido ao fato de ser capaz de auxiliar todas as etapas de projeto. Através dele, a compreensão de desenhos técnicos como plantas baixas, cortes e elevações tornou-se simplificada, o que otimiza o trabalho.

Além disso, o AutoCad também pode ser utilizado para elaborar projetos complementares, paisagísticos e de interiores de qualquer tipo de ambiente.

Dessa forma, ele possui uma enorme contribuição nas mais diversas fases dos projetos de arquitetura e complementares, constituindo-se uma ferramenta de trabalho essencial para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharias.

Lista de Comandos importantes para utilizar no Autocad

  1. ADCENTER
  2. APPLOAD
  3. AREA
  4. ARC
  5. BACKGROUND
  6. BOX
  7. BLOCK
  8. BREAK
  9. CHSPACE
  10. CIRCLE
  11. COPY
  12. DIMALIGNED
  13. DIMEDIT
  14. DIST
  15. DIVIDE
  16. ERASE
  17. EXPLODE
  18. EXTEND
  19. FILLET
  20. HATCH
  21. INSERT
  22. LAYER
  23. LINE
  24. LINETYPE
  25. LIST
  26. MATCHPROP
  27. MIRROR
  28. MOVE
  29. MTEXT
  30. OFFSET
  31. OOPS
  32. OVERKILL
  33. PEDIT
  34. PLINE
  35. POINT
  36. POLYGON
  37. PURGE
  38. QLEADER
  39. QSAVE
  40. RECOVER
  41. RECTANG
  42. REGEN
  43. REGION
  44. ROTATE
  45. SCALE
  46. SHOWMAT
  47. SPLINE
  48. STRETCH
  49. TRIM
  50. VPORTS

Sabendo da importância dos comandos do Autocad para auxiliar o desenvolvimento dos projetos neste software, aqui está uma lista de comandos importantes de conhecer.

ADCENTER

Este comando apresenta uma janela pela qual é possível realizar pesquisas em busca dos conteúdos de desenho. Para ser utilizado o atalho é ADC.

APPLOAD

Este comando é interessante, pois pode definir ações especificas a ser carregadas durante a inicialização do Autocad, sendo importante para computadores que não suportam adequadamente o software.

comandos autocad appload
Comando Appload sendo utilizado no Autocad

AREA

Este comando serve para informar a área e o perímetro de determinado desenho realizado por pontos ou polilinhas. Para utilizá-lo ative a tecla AA.

ARC

Ativado pela tecla A, este comando serve para desenhar arcos.

BACKGROUND

Comando capaz de definir uma imagem de fundo na área de trabalho do Autocad, podendo estas serem: uma cor (solido), um gradiente ou uma imagem.

BOX

Com este comando, é possível criar uma caixa tridimensional (3D), estabelecendosua altura, largura e profundidade.

BLOCK

Ativado pela tecla B, o comando block é capaz de criar “blocos” a serem usados dentro do desenho.

Comandos autocad block
Alguns tipos de blocos na tela do Autocad

BREAK

Este comando é ativado pelo atalho BR, servindo para quebrar linhas, circulos, arcos e outras figuras em um ou dois pontos.

CHSPACE

Comando que move um objeto do layout para o modelo ou o inverso. Ao chegarem no novo espaço a escala é ajustada automaticamente.

comandos autocad chspace
Comando CHSPACE sendo utilizado no Autocad

CIRCLE

Utilizado para desenhar figuras circulares, pode ser utilizado para desenhar círculos pelo centro e raio, centro e diâmetro, dois ou três pontos e outros. É ativado pelo atalho C.

COPY

Serve para copiar um elemento ou um grupo de elementos selecionados, ao adicionar a opção multiple torna-se possível copiar o mesmo elemento diversas vezes. Para usá-lo basta usar o atalho CP.

DIMALIGNED

Útil para criar uma cota alinhada a uma linha ou eixo.

DIMEDIT

Com ele é possível editar a localização dos textos nas cotas que já existem.

COMANDOS AUTOCAD DIMEDIT
Comando DIMEDIT sendo utilizado no Autocad

DIST

Ativado pelo atalho DI, este comando tem por função informar a distância entre dois pontos.

DIVIDE

Responsável por dividir um elemento em segmentos semelhantes, para usá-lo basta selecionar o objeto e depois informar o número de segmentos almejado. Sua ativação é pelo atalho DIV.

ERASE

Serve para apagar um elemento ou um grupo de objetos selecionados. Seu atalho é a letra E.

EXPLODE

Este comando desagrupa (explode) diversos elementos tais como: blocos, polilinhas, hachuras, dimensionamentos, malhas, sólidos etc. Lembrando que não é recomendável desagrupar certos elementos como as cotas por exemplo. Para utilizá-lo acione o atalho X.

autocad explode
Comando EXPLOD sendo utilizado no Autocad

EXTEND

Este comando estende uma linha, arco ou polilinha em direção a outro objeto. Para usá-lo ative o atalho EX.

FILLET

Une as pontas de duas linhas, polilinhas ou arcos. Com ele é possível ainda harmonizar linhas por meio do arco. Seu atalho é a letra F.

HATCH

Comando interessante para preencher uma área com uma hachura padronizada. As hachuras padrões podem ser definidas pelo usuário, armazenadas ou customizadas. Seu atalho é tecla H. 

HATCH AUTOCAD
Comando HATCH sendo utilizado no Autocad

INSERT

Comando usado para inserir blocos existentes no desenho. Seu atalho é a letra I.

LAYER

Este comando é responsável por gerenciar as camadas do desenho. Cada uma das camadas carrega uma informação, sendo por isso divididas em diversas dentro do projeto. Seu atalho é LA.

layers autocad
Projeto com diversas layers (camadas) no Autocad

LINE

Serve para desenhar linhas simples, que podem ser de um ponto para outro. Para utilizar o comando pressione a letra L e para finalizá-lo utilize ENTER ou ESC.

LINETYPE

Responsável por criar, organizar e selecionar diversos tipos de linhas.

LIST

Este comando produz listas com as características de um elemento, podendo estas serem: layers, cores, localização, área, perímetro dentre outras. Sua ativação ocorre pelo atalho LS

MATCHPROP

Comando responsável por copiar as propriedades de um objeto para um ou mais objetos. Seu atalho é MA.

MIRROR

Serve para espelhar um elemento ou um grupo de elementos. Para usá-lo ative o atalho MI.

autocad mirror
Comando MIRROR sendo utilizado no Autocad

MOVE

Muda a localização dos objetos selecionados. Para usar o comando o atalho é a tecla M. Ao utilizá-lo, selecione o objeto e clique no ponto inicial e depois no ponto almejado.

MTEXT

Com este comando é possível escrever com a opção de texto múltiplo. Sua ativação é pelo atalho MT.

OFFSET

Comando que cria cópias para o lado em linhas, polilinhas, arcos e círculos. Ao ativá-lo com a letra O, ele pede a distância do offset, podendo esta ser digitada manualmente ou através de cliques até o ponto desejado.

offset autocad
Comando OFFSET sendo utilizado no Autocad

OOPS

Restaura os últimos elementos que foram apagados, porém não pode ser utilizado após o uso do comando PURGE.

OVERKILL

Limpa todos os desenhos realizado. Este comando é capaz de identificar e apagar quaisquer elementos duplicados ou sobrepostos.

PEDIT

Comando responsável pela edição das polilinhas. Com ele é possível abrir ou fechar polilinhas, adicionando ou alterando segmentos, gerar curvas por meio dos vértices. Para ativá-lo use o atalho PE.

PLINE

Comando que permite o desenho de linhas de maneira contínua. Com ele também é possível desenhar arcos dentro do comando. Seu atalho é o PL.

POINT

Usado para desenhar um ponto que divide linhas, polilinhas e arcos em dimensões iguais. Seu atalho é PO

POLYGON

Responsável pelo desenho de polígonos (polilinhas fechadas). Para ativá-lo use o atalho POL.

polygon autocad
Comando POLYGON sendo utilizado no Autocad

PURGE

Este comando remove do arquivo todas as estruturas criadas e não utilizadas como: os blocos, camadas, fontes etc. É muito útil para amenizar o tamanho do arquivo. Para usá-lo ative o atalho PU.

QLEADER

Comando responsável pela criação de setas de chamada para realizar comentários, pode ser utilizado por exemplo em fluxogramas e organogramas. O atalho para ativá-lo é o LE

qleader autocad
QLEADER sendo utilizado no Autocad

QSAVE

Ao ser ativado pela tecla tal, salva o arquivo de maneira automática, sendo importante em momentos que o Autocad para de funcionar de repente.

RECOVER

Recupera um arquivo que foi danificado.

RECTANG

Comando usado para desenhar retângulos. Pede apenas dois pontos em diagonal na tela. Seu atalho é REC.

REGEN

Comando importante que executa uma recuperação da tela, mostrando os elementos como curvas de arcos e círculos da maneira que eles são. Para utilizá-lo use o atalho RE.

REGION

Cria uma face a partir de elementos que já existem, tendo maior funcionalidade em desenhos tridimensionais (3D). Seu atalho é REG.

 region
Comando REGION sendo utilizado no Autocad

ROTATE

Comando usado para rotacionar objetos ou grupos de objetos a partir de um ponto base. Seu atalho é o RO.

SCALE

Atua modificando a escala de um elemento ou grupo de elementos selecionados. Para aumentar a escala deve se usar um valor maior que 1 e para diminuir deve ser menor que 1. O comando funciona por meio de um ponto de base. É ativado pelo atalho SC.

scale
Comando SCALE sendo utilizado no Autocad

SHOWMAT

Expõe um grupo de informações de um objeto específico. Estas informações podem ser espessura da linha, dimensões, raios e áreas.

SPLINE

Comando responsável por criar curvas spline. Para ativá-lo digite SPL.

STRETCH

Serve para esticar objetos selecionados. Para usá-lo pressione a letra S.

TRIM

Utilizado para cortar linhas, polilinhas e arcos quanto a um outro elemento. Para ser usado os elementos devem estar se cruzando. Seu atalho é TR.

TRIM
Comando TRIM sendo utilizado no Autocad

VPORTS

Realiza a alternância entre as janelas do Autocad quando se está trabalhando em arquivos 2D e 3D.

Por que é importante aprender a usar o AutoCad?

Apesar de alguns considerá-lo um software ultrapassado, principalmente em comparação com os softwares que adotam a metodologia BIM, o AutoCad continua sendo um dos softwares mais utilizados para elaborar projetos voltados para a Arquitetura e as Engenharias.

arquiteto trabalhando no computador
O AutoCad é uma importante ferramenta de trabalho para Arquitetos e outros profissionais da construção civil

Mesmo com avanço da tecnologia BIM, o AutoCad permanece sendo uma opção viável especialmente para o desenvolvimento de projetos, pois ele é um software completo que pode ser utilizado nas mais diversas atividades que vão desde realizar cálculos estruturais, interpretação de desenhos técnicos, projetos complementares e muitos outros.

Nesse sentido, a Projetou disponibiliza cursos voltados para o seu domínio, auxiliando estudantes e profissionais da construção civil a alcançarem maior otimização e fluidez aos seus projetos.

arquiteta trabalhando no software
O AutoCad é um dos softwares mais utilizados nas diversas áreas da construção civil

O curso de AutoCad do Básico ao Avançado ensinará você de forma simples e objetiva a dominar as ferramentas avançadas e técnicas de desenho do AutoCad, servindo tanto para iniciantes quanto para profissionais e estudantes com nível mais avançado, que desejam se aprimorar cada vez mais.

O curso de AutoCad para Projetos de Prefeitura é destinado para todos os níveis e engloba a aprendizagem das ferramentas de desenho do software em conjunto com os recursos mais avançados, como tabelas dinâmicas, utilização de XREFs e outros recursos que podem auxiliar na elaboração de projetos executivos.

Conclusão

Ao longo desse artigo abordamos os 50 comandos mais importantes e que podem ser utilizados no Autocad, auxiliando a produtividade e agilidade na elaboração de projetos.

Ao aprender a utilizar o AutoCad, você será capaz de elaborar projetos e desenhos técnicos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) com eficiência.

Por esta razão, ele é uma importante ferramenta a ser dominada, já que atribui praticidade para a elaboração e otimização de projetos de arquitetura e complementares.

A finalidade deste artigo é disponibilizar uma lista com os melhores comandos utilizados no Autocad.

Se você quer aprender mais sobre o uso do AutoCad ou outros softwares relativos à Arquitetura, entendendo como eles podem contribuir em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.