O que é um memorial descritivo na arquitetura?

O memorial descritivo na arquitetura é um documento que reúne as informações mais importantes em relação ao projeto, resumindo suas etapas, serviços executados, materiais e outros elementos.

Esse documento faz parte do projeto executivo de arquitetura, onde também estão todos os desenhos, imagens e orientações para a correta execução do projeto.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

Além de ser um resumo do projeto para os profissionais que serão responsáveis pela execução, o memorial também é necessário para regulamentar a obra e funciona como uma forma de garantia para o cliente e o arquiteto.

Uma vez que nesse documento consta a descrição e o detalhamento de cada serviço incluso no projeto, segurando as duas partes do acordo acertado.

Por isso, o memorial descritivo é uma etapa fundamental no seu projeto de arquitetura!

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para você saber como fazer o seu memorial descritivo de arquitetura.

Como esse artigo está estruturado

Quais são as principais informações que devem conter no memorial descritivo de arquitetura?

Dependendo do tipo de projeto, o memorial descritivo pode contar diversos tipos de informações, como por exemplo em projetos de interiores residenciais as principais informações são os materiais e o detalhamento da reforma.

Memorial descritivo arquitetura: ilustrado
Memorial descritivo arquitetura: ilustrado

Já em projetos de grande porte arquitetônico como um prédio comercial você deve incluir informações da estrutura ao acabamento, descrevendo as etapas da obra e seus prazos.

Porém independente disso, você deve sempre incluir as normas regulamentadoras no seu memorial descritivo, de acordo com o tipo e as especificidades de cada projeto.

Além disso também é fundamental incluir cálculos e demonstrativos das soluções adotadas no projeto, como por exemplo cálculo de estrutura ou quantitativos de materiais.

Lembre-se que o memorial também deve incluir um breve resumo da obra e seus objetivos, e você pode integrar isso com informações sobre as soluções empregadas para atingir cada objetivo.

Passo a passo: Memorial Descritivo Arquitetura

Saber quais informações adicionar no seu memorial descritivo é o primeiro passo para construir esse documento.

Memorial Descritivo Arquitetura
Memorial Descritivo Arquitetura

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você saber como criar o seu memorial descritivo na arquitetura:

  1. Dados da obra
  2. Etapas da obra
  3. Sobre o projeto
  4. Normas e cálculos
  5. Detalhes

1. Dados da obra

O primeiro passo é reunir todos os principais dados da obra, de forma a identificar o tipo de memorial e o tipo de projeto.

Além disso também é importante incluir os dados dos clientes, como nome e contato.

2. Etapas da obra

No memorial você deve colocar um breve cronograma da obra, contendo cada etapa e o prazo estimado para conclusão.

Dependendo do tipo da obra o cronograma pode ser totalmente previsível ou não, assim como alguns documentos são mais longos do que outros, dessa forma, podendo ser anexados como complemento.

Você pode dividir em tópicos, por exemplo, um projeto de reforma residencial pode ser dividido em:

3. Sobre o projeto

Nesse ponto do memorial descritivo você deve falar sobre o partido e o conceito adotados para o projeto, além de apresentar as problemáticas que guiaram a elaboração do programa de necessidades.

Isso ajuda a manter o projeto mais transparente entre arquiteto e cliente, e serve como forma de garantia para ambas as partes.

Você pode incluir o briefing como anexo complementar, mas é fundamental que faça uma descrição com as seguintes informações:

  • Solicitações do cliente;
  • Problemática identificadas;
  • Soluções propostas;
  • Revisões;
  • Conceito final;
  • Partido final.

4. Normas e cálculos

De acordo com o tipo de projeto você precisa indicar os cálculos feitos para a realização de algumas etapas, como a estrutura por exemplo.

Você pode incluir o demonstrativo de cada cálculo realizado, dando mais foco para os seus resultados e o comparativo com os valores de referência.

Alguns cálculos necessários em projetos arquitetônicos são os índices urbanísticos, que devem constar também na planta de situação no conjunto de pranchas entregue.

Esses cálculos comprovam que a obra está de acordo com os índices recomendados para determinada localização.

Para indicar acabamentos ou projetos de marcenaria você também pode incluir os quantitativos de materiais necessários para cada etapa individualmente.

Dessa forma é possível ter mais controle da execução da obra, com custos e prazos pré-estabelecidos.

Além disso, lembre-se de incluir a referência das normas que guiam os tipos de projetos ou os materiais utilizados, como por exemplo:

5. Detalhes

Esse tópico se refere a outros detalhes que podem ser relevantes ao memorial descritivo de um projeto de arquitetura.

Antes de sua elaboração é necessário que o projeto executivo já esteja em fase final, pois dessa forma já existe uma previsão de tópicos que devem ser abordados.

Memorial descritivo: lista de reforma
Memorial descritivo: lista de reforma

O memorial descritivo serve como um resumo do projeto, ou seja, a descrição desde a concepção do projeto até a fase final de execução.

Dessa forma, o memorial descritivo de arquitetura pode variar de acordo com cada tipo de projeto, podendo ser:

  • Residencial;
  • Comercial;
  • Execução de piscina;
  • Desmembramento;
  • Unificação;
  • Residência para demolição;
  • Tanque séptico e fossa.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre memorial descritivo arquitetura, como fazer e os principais pontos a serem observados.

O memorial descritivo na arquitetura pode auxiliar o entendimento acerca de um projeto, e é fundamental para uma boa dinâmica de concepção e execução.

Incluir um memorial descritivo nos seus projetos pode servir como uma garantia de acordo para ambas as partes, além de tornar o projeto mais transparente e previsível.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito de memorial descritivo, bem como orientações gerais para sua escolha.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de memorial descritivo ou outros assuntos relacionados a arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com emissão de certificados.