O que é Programa de Necessidades?

O Programa de Necessidades é o conjunto de informações sociais e funcionais dos habitantes e usuários de um determinado espaço arquitetônico. Seu objetivo principal é ser o suporte inicial para o seguimento do projeto arquitetônico.

Desse modo, o programa de necessidades se constitui como um dos elementos motivadores para o progresso do projeto de arquitetura, se desenvolvendo em conjunto com o partido arquitetônico e com as demais informações inerentes ao projeto.

O programa de necessidades possui importância significativa para começar o projeto, pois é com base na coleta de informações realizadas nele, que se torna possível elaborar o anteprojeto que deve considerar desde os gostos e estilos pessoais dos clientes até o orçamento acessível.

projeto arquitetônico e programa de necessidades
O Programa de Necessidades é uma etapa fundamental para o encaminhamento do projeto arquitetônico

Dessa forma, essa etapa necessita ser realizada com muita observação e cautela, já que exerce influência de maneira geral sobre todo o projeto, se caracterizando como uma fase decisiva para o início e execução do projeto.

Pensando nisso, separamos algumas orientações fundamentais que irão auxiliar na elaboração do programa de necessidades, sendo importante que Arquitetos além de as adotar, busquem entender mais sobre as características que as compõe e sua importância para a realização de um projeto arquitetônico eficiente.

Como este artigo está estruturado?

Qual a importância de elaborar um programa de necessidades?

Como já sabemos, o programa de necessidades é primordial para as fases iniciais do projeto, pois é por meio dele que são tomadas as decisões cruciais para o encaminhamento do projeto.

Assim, o programa de necessidades se estabelece como a demonstração das necessidades dos clientes e suas expectativas futuras em relação a obra em questão.

reuniao clientes
O programa de necessidades é uma demonstração das necessidades dos clientes

Um projeto cujo programa de necessidades é mal desenvolvido pode trazer muitos transtornos para a construção a longo prazo, além de gerar insatisfação e frustação nos clientes. Por outro lado, quando bem desenvolvido ele tende a encaminhar o projeto e garantir um resultado satisfatório.

Dessa forma, é importante que Arquitetos entendam que o programa de necessidades é uma etapa indispensável durante o desenvolvimento de um projeto de arquitetura, entendendo que sua elaboração deve observar todos os anseios dos clientes e outros fatores relevantes para o projeto como: os dimensionamentos necessários, os aspectos sociais e culturais, o orçamento, o planejamento da obra dentre outros.

Qual a diferença entre o Briefing e o programa de necessidades?

O Briefing e o programa de necessidades são dois termos constantemente empregados durante o processo de obtenção de informações dos clientes para o desenvolvimento de algum projeto. Apesar disso, os dois termos não significam exatamente a mesma coisa.

Briefing e programa de necessidades
A composição de Briefings ocorre por meio da coleta de informações dos clientes em relação ao projeto

O Briefing é essencial para alcançar resultados satisfatórios para a o cliente, pois de uma forma geral ele é a coleta de dados para captar informações e orientações que serão utilizadas no projeto, em outras palavras o Briefing consiste em uma reunião inicial entre o Arquiteto ou Designer com o cliente.

Geralmente durante a realização do Briefing com o cliente surgem questões como:

  • Os hábitos dos clientes;
  • Número de pessoas que habitam ou usarão o projeto;
  • Gostos pessoais e hobbies;
  • Desejos e necessidades;
  • Dentre outros questionamentos.

Já o programa de necessidades ocorre após a definição do perfil do cliente, que é alcançada a partir do Briefing.

É através do programa de necessidades que serão definidos os ambientes e outras informações referentes a composição do projeto arquitetônico. Geralmente ele ocorre em forma de tabelas com descrições dos ambientes e suas dimensões.

Ao questionar um cliente a respeito de seus desejos para o projeto, ele provavelmente dirá que deseja uma quantidade específica de ambientes, mas se tratando de um programa de necessidades é necessário ir além dessa simples informação, entendendo como ele se ajustará a esses espaços, ou seja, quais atividades ele desempenhará em cada um desses ambientes especificados.

programa de necessidade reuniao
Para o programa de necessidades é importante além de entender quais os ambientes do projeto, como serão seus usos

Desse modo, é possível perceber que o Briefing e o programa de necessidades estabelecem uma relação de dependência entre si, pois para que se torne possível o desenvolvimento do programa de necessidades é necessário que ocorra o Briefing previamente.

Quais as informações a se considerar em um programa de necessidades?

Ao elaborar um programa de necessidades é importante considerar algumas informações fundamentais para o andamento do projeto.

Cada profissional possui suas maneiras de identificar as necessidades dos clientes, por isso as informações podem variar a depender do tipo de projeto que será realizado.

De forma geral, estas são as informações básicas a serem consideradas ao montar um programa de necessidades:

Orçamento disponível

A disponibilidade orçamentaria é uma informação essencial para montar o programa de necessidades. É a partir do orçamento que o arquiteto pode prever o que poderá ou não ter no projeto de acordo com os anseios do cliente.

orçamento
O orçamento é etapa fundamental na composição do programa de necessidades

Prazos para projeto e para execução

Saber do cliente quais são os prazos que ele necessita e espera ter para a realização de seu projeto é indispensável para a criação de um programa de necessidades eficiente.

prazos e projetos
Trabalhar com prazos auxilia o encaminhamento do projeto como um todo

Ao trabalhar com prazos fixos o arquiteto consegue controlar o andamento do projeto com maior precisão.

Dados referentes ao terreno

Nos casos em que o projeto será concebido totalmente do zero, as informações a respeito do terreno onde ele será construído se fazem primordiais para a elaboração do programa de necessidades.

terreno e programa de necessidades
Exemplo de planta de locação pela qual é possível analisar informações sobre o terreno

Por este motivo o arquiteto deve visitar o terreno pessoalmente e previamente, guardando informações referentes ao clima, vegetação existente, topografia, entorno, seus dimensionamentos e demais aspectos.

Ambientes que serão desenvolvidos

No programa de necessidades deverão ser identificados obrigatoriamente os ambientes que serão desenvolvidos no projeto, sendo registradas em uma planilha as informações com seus dimensionamentos em metros quadrados e tudo o que será inserido em cada um deles.

ambientes projeto arquitetônico programa de necessidades
É importante identificar os ambientes do projeto arquitetônico

Informações pessoais sobre os usuários

É indispensável para elaboração do programa de necessidades saber quantas pessoas residem (em caso de projeto residencial) ou usufruirão do projeto que será construído, tudo dependendo da tipologia de projeto. Além disso, também é importante ter acesso a informações pessoais como a faixa etária e os gostos pessoais (preferência por cores, objetos e demais informações) de todos os envolvidos.

informações programa de necessidades
Para o programa de necessidades é crucial ter acesso as informações pessoais de todos os usuários

Todas essas informações são importantes para organizar os espaços e o fluxo dos ambientes do projeto, a fim de que o projeto se torne confortável e atenda as necessidades daqueles que o usufruirão.

Atividades que serão desempenhadas no projeto

Entender quais são as atividades que serão realizadas nos espaços do projeto, é fundamental para conquistar sua plena funcionalidade, devendo esta informação ser considerada na elaboração do programa de necessidades.

Ao entender a rotina dos usuários do projeto é possível tomar medidas e buscar soluções funcionais em prol de otimizar a experiência e usabilidade dos ambientes.

Por exemplo, ao considerar uma situação na qual um cliente não possua o hábito de cozinhar em casa, seria desnecessário prever uma cozinha grande com muitos equipamentos.

cozinha simples
Exemplo de projeto de uma cozinha simples e funcional

Nesse sentido, devem ser observados os hábitos dos clientes a fim de se propor soluções que tornem os ambientes de seu projeto mais funcionais e que atendam melhor suas demandas.

Características a serem mantidas

Informações a respeito de objetos, móveis e revestimentos que serão incluídos no projeto fazem parte dos gostos pessoais dos clientes, mas em caso de reformas eles podem desejar manter algumas dessas características.

projeto sala
É importante registrar as características a serem mantidas no projeto

Por isso, é importante que no programa de necessidades isto seja levado em consideração, necessitando que estas características sejam registradas a fim de evitar que durante a obra elas sejam perdidas.

Alterações necessárias

Assim como é preciso registrar características que o cliente queira manter no projeto, é importante também registar as alterações que deverão ser realizadas de acordo com os desejos e possibilidades orçamentárias deles.

projeto quarto
É fundamental registrar as alterações necessárias no projeto

Ao obter todas essas informações, finalmente será possível elaborar um programa de necessidades eficiente que atenda todas as demandas almejadas pelo cliente.

Como elaborar um programa de necessidades?

  1. Conversar com os usuários do projeto
  2. Pesquisar referencias para o projeto
  3. Consultar livros, manuais, normas técnicas e legislações
  4. Elaborar um fluxograma
  5. Elaborar um organograma
  6. Elaborar tabelas

Primeiramente, para elaborar um programa de necessidades que atenda os desejos e demandas dos clientes é preciso entender que além de obter informações inerentes ao projeto, é preciso saber como organizá-las.

Para elaborar um programa de necessidades eficaz é preciso prestar atenção em alguns detalhes e seguir algumas etapas fundamentais:

1.Conversar com os usuários do espaço

A primeira etapa e mais importante como dito anteriormente, é conversar com os usuários do espaço que será projetado.

reunião clientes
Conversar previamente com os clientes é importante para captar as informações relevantes para o projeto

Ao conversar com os clientes é possível entender sobre tudo o que eles esperam e desejam para o projeto, extraindo todas as informações importantes. A partir dessa conversa se torna possível prever tudo aquilo que será necessário para o projeto.

2. Pesquisar referencias para o projeto

Buscar referencias de projetos que possuam semelhanças em aspectos como: uso, dimensionamento, dados sobre o terreno etc. auxilia a entender e melhorar a usabilidade e funcionalidade dos ambientes, além de potencializar novas necessidades e identificar erros que devem ser evitados.

referencias projeto
Buscar referencias auxilia na composição do projeto

3.Consultar livros, manuais, normas técnicas e legislações

A consulta em bibliografias, manuais arquitetônicos, normas técnicas e legislações são primordiais para a realização do programa de necessidades e para o encaminhamento do projeto como um todo.

mulher lendo
Estudar normas, leis e manuais de arquitetura contribui para o programa de necessidades eficiente

As informações obtidas por estes meios podem auxiliar em questões como conceitos de projeto, dimensionamento e a existência de alguns tipos de restrições no projeto.

Ao obter tais informações, é importante fazer a organização delas de modo que se torne viável resolver questões previamente e entender fatores determinantes referentes ao projeto.

4. Elaborar fluxogramas

A elaboração de fluxogramas consiste em um método de representação das etapas de um processo específico. Na arquitetura é utilizado para ilustrar de forma intuitiva acessos e fluxos entre os diferentes ambientes de um projeto, sendo importantes para setorizar áreas.

fluxograma arquitetura
Exemplo da elaboração de um fluxograma arquitetônico

5. Elaborar organogramas

Os organogramas são gráficos organizacionais que demonstram itens segundo a sua distribuição, aproximação e hierarquização.

organograma arquitetura
Exemplo da elaboração de um organograma arquitetônico

Por meio dele é possível estabelecer áreas e a proximidade entre si determinando quais são as que necessitam ser destacadas e como deve ser a sua distribuição.

6. Elaborar tabelas

A partir da elaboração do fluxograma e do organograma é que será possível elaborar tabelas que possuam os nomes dos ambientes, os dimensionamentos, as áreas e demais informações necessárias para o programa de necessidades.

tabela programa de necessidades
Exemplo de tabela em um programa de necessidades

É recomendado que as tabelas se separem em categorias a fim de facilitar a leitura e compreensão das informações.

As tabelas podem ser elaboradas de diversas maneiras, tudo dependendo do tipo e da complexidade do projeto em questão. O importante é que nelas não faltem as informações obtidas nas etapas anteriores.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância da elaboração do programa de necessidades ao iniciar um projeto de arquitetura, entendendo qual a diferença entre ele e o briefing e quais as informações que devem constar nele.

Projetos que utilizam programas de necessidades, possuem maiores chances de serem bem-sucedidos facilitando sua execução e atendendo as expectativas e desejos dos clientes.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da elaboração de programas de necessidades, bem como orientações gerais para a sua elaboração.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades de sua elaboração.

Se você quer entender mais a respeito de programa de necessidades ou outros assuntos relacionados a Arquitetura, entendendo como eles implicam na melhoria da qualidade dos projetos, acesse a plataforma da Projetou para encontrar cursos feitos especialmente para você!