O que é a arquitetura bioclimática

A arquitetura bioclimática é o conjunto de diversas soluções sustentáveis aplicadas na construção civil, com o objetivo de reduzir o impacto negativo das obras no meio ambiente.

Com o avanço das tecnologias construtivas e soluções sustentáveis, a arquitetura bioclimática se torna cada vez mais utilizada nos projetos de arquitetos e engenheiros.

O uso dessas soluções e técnicas bioclimáticas influencia diretamente na experiência e qualidade de vida dos usuários, além de diminuir custos de obra e contribuir com a preservação ambiental.

As preocupações com o meio ambiente estão se tornando cada vez mais comuns no contexto arquitetônico, uma vez que estudos mostram as vantagens e a relevância de levar esse tema em consideração nos projetos executivos de arquitetura.

Arquitetura bioclimática
Arquitetura bioclimática

Portanto preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a Arquitetura Bioclimática e como aplicar em seus projetos.

Como esse artigo está estruturado

Quais são as principais características da arquitetura bioclimática

O primeiro objeto de estudo da aplicação da arquitetura bioclimática em um projeto é a sua localização, uma vez que as soluções são elaboradas de acordo com o contexto urbano e ambiental de cada obra.

Após a coleta de dados das condições climáticas e topografia do local são desenvolvidas e aplicadas as soluções sustentáveis no projeto, com o melhor aproveitamento possível das características naturais.

Entre as soluções adotadas pela arquitetura bioclimática, as principais características levadas em consideração são:

  1. Eficiência energética;
  2. Custo da obra;
  3. Redução de impactos ambientais.

1. Eficiência energética

A eficiência energética está relacionada a economia e ao conforto térmico de uma construção, de maneira a reduzir o uso dos recursos naturais para utilizar a mesma quantidade de energia.

Arquitetura bioclimática
Arquitetura bioclimática

A energia é utilizada durante todo o tempo de vida de uma construção, desde a obra e fabricação dos materiais, até a sua manutenção ou demolição. Por isso é fundamental aplicar soluções de eficiência energética.

Dessa forma, os impactos são reduzidos e a edificação se torna mais sustentável e econômica.

2. Custo da obra

O gerenciamento de obras consiste na organização do processo da construção, incluindo etapas como orçamentos de materiais e elementos utilizados na construção.

Uma construção eficiente e sustentável visa o melhor aproveitamento de tempo e material, evitando desperdícios e consequentemente custos e recursos naturais.

A arquitetura bioclimática visa gerar menos impacto com as obras, reaproveitando recursos naturais e controlando o descarte correto dos resíduos gerados.

Bioconstrução
Bioconstrução

Para isso é fundamental que exista um planejamento e gerenciamento de projeto, com cálculos quantitativos e orçamentários. Evitando desperdícios e fazendo o descarte de maneira consciente, com reciclagem ou reaproveitamento.

3. Redução de impactos ambientais

Um projeto que utiliza a arquitetura bioclimática deve ser desenvolvido especificamente para determinado local, com estudos de clima, vegetação e topografia.

Quando todos os aspectos naturais são considerados, o projeto deve ser desenvolvido de maneira a valorizar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos com o uso de tecnologias sustentáveis.

Bioconstrução
Bioconstrução

Uma opção para construções residenciais é o uso da iluminação e ventilação naturais para otimizar e conscientizar o uso da energia, diminuindo a necessidade de luz artificial e ar-condicionado.

Técnicas sustentáveis utilizadas na arquitetura bioclimática

Dentro de cada aspecto analisado nos tópicos acima podemos identificar soluções e técnicas para tornar a arquitetura cada vez mais eficiente e sustentável.

No desenvolvimento do projeto executivo de arquitetura você deve priorizar os objetivos e trabalhar nas soluções.

Por exemplo, primeiro é tomada a decisão de adotar conforto térmico de maneira natural, e após isso são adotas soluções como jardins, sombreamentos e posição das esquadrias.

Veja abaixo as principais técnicas sustentáveis utilizadas na arquitetura bioclimática:

  1. Ventilação e iluminação natural;
  2. Terraço jardim;
  3. Materiais sustentáveis.

1. Ventilação e iluminação natural

Para garantir o conforto térmico de uma construção é necessário um estudo climático, levando em consideração a insolação e a direção dos ventos.

A partir disso são elaboradas soluções como o uso da ventilação cruzada nos ambientes, esquadrias com marquises, brises verticais e horizontais ou aberturas gerais.

Conforto térmico
Conforto térmico

O ponto inicial é identificar como otimizar e aproveitar os benefícios dos recursos naturais nos melhores horários, como priorizando a entrada de iluminação até às 9h da manhã ou a partir das 16h da tarde.

2. Terraço jardim

O terraço jardim é uma solução para a coberta de uma construção, e pode ser utilizado com ou sem o acesso dos usuários.

O terraço coberto por vegetação ou painéis solares protege a edificação da insolação direta e provoca o resfriamento através da evaporação.

Terraço jardim
Terraço jardim

Apesar de exigir cuidados específicos e manutenção mais constante, o terraço jardim apresenta diversas vantagens, como a diminuição de ilhas de calor, o conforto térmico e acústico, além da possibilidade do reaproveitamento e drenagem da água da chuva.

3. Materiais sustentáveis

A bioconstrução consiste no uso de materiais de baixo impacto e compatíveis com o clima local, favorecendo a arquitetura vernacular.

Arquitetura vernacular
Arquitetura vernacular

O uso de recursos naturais disponíveis no local garante um melhor aproveitamento, menor custo da obra e diminui os impactos ambientais da construção.

As técnicas empregadas variam de acordo com cada localidade e tipo de projeto, podendo ser utilizada em conjunto com outras técnicas.

Como utilizar a arquitetura bioclimática no seu projeto

A aliança entre a arquitetura e a sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço, uma vez que métodos de bioconstrução apresentam mais vantagens a longo prazo.

A redução de danos ambientais se torna mais essencial ao passar dos anos, e arquitetos e engenheiros tem um papel fundamental na aplicação de técnicas e soluções bioclimáticas.

A construção civil é uma das áreas que mais causa danos e impactos ambientais, seja durante a construção ou durante o seu uso, com o consumo de energia e recursos naturais.

Tornar esse processo mais consciente faz parte da evolução da arquitetura e garante maior qualidade de vida aos usuários, fazendo o aproveitamento correto das características naturais de cada local.

Arquitetura bioclimática
Arquitetura bioclimática

Apesar de considerar influências externas, como projetos de grandes escritórios e referências, é fundamental que você saiba projetar de acordo com os aspectos naturais, levando em consideração o terreno, seu contexto urbano e ambiental e as condições climáticas.

Desenvolver projetos com identidade e adequados climaticamente para a sua localização aumenta suas chances de se destacar e ser reconhecido no mercado de trabalho.

Uma vez que a importância da aplicação da sustentabilidade está ganhando cada vez mais visibilidade e espaço na arquitetura.

Conclusão

Ao longo desse artigo foram apresentados conceitos, características e técnicas para o uso da arquitetura bioclimática em seus projetos.

O uso da sustentabilidade e da bioconstrução beneficia o meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida dos usuários da edificação. Ou seja, empregar essas soluções pode otimizar o seu projeto executivo de arquitetura.

Aplicar esses conhecimentos em seus projetos pode aumentar suas chances de se destacar e ser reconhecido por sua identidade arquitetônica no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do seu 1º Concurso de Arquitetura e Engenharia cujo objetivo é alcançar a otimização dos espaços arquitetônicos em benefício do bem-estar dos usuários, mediante a realização de um anteprojeto fictício para a sua sede física.

As inscrições para participar do Concurso têm início a partir do dia 30 de agosto de 2021 e se encerram as 23h59 do dia 08 de outubro 2021, sendo realizadas através do site concurso.projetou.com.br. Venha participar para concorrer R$ 1500 mais um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou e outros 10 prêmios incríveis!